Infâncias desobedientes: reflexões a partir de referenciais não eurocêntricos
Obá Eniolá [Fabson]
Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira
Luciano Henrique da Silva Amorim
A construção de uma educação para as relações étnico-raciais requer uma postura transgressora e radical, uma vez que a estrutura brancocêntrica historicamente dada atua como uma armadilha que aprisiona os corpos e as mentes de crianças negras, quilombolas, indígenas e periféricas, enquadrando-as em um modelo escolarizante de educação. Para romper efetivamente com a hegemonia do pensamento ocidental e criar um espaço educacional pluriversal, é fundamental trazer à tona uma diversidade de ""olhares Outros"" que reconheçam a produção de conhecimento por parte de sujeitos que, durante muito tempo, foram colocados às margens da sociedade. Nesse contexto, o minicurso ""Infâncias desobedientes: reflexões a partir de referenciais não eurocêntricos"" se propõe a explorar e destacar as contribuições cruciais das epistemologias negras e decoloniais para a reflexão sobre uma educação que respeite e celebre as existências que não se conformam com a lógica branca-colonial-ocidental. Ao proporcionar um espaço para a reflexão crítica e a discussão desses referenciais, o minicurso visa a formação dos/das participantes para questionar as normas estabelecidas, reconhecendo a complexidade das infâncias desobedientes que, frequentemente, desafiam as normas impostas pelos adultos e pelos sistemas de poder que afetam as experiências infantis em contextos diversos.

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