Ciclo de conferências: Perspectivas socioeconômicas para o Brasil
Título: Perspectivas socioeconômicas para o Brasil
Proponente: Rafael de Oliveira Rodrigues (UFAL)
Resumo (até 200 palavras): O principal objetivo deste ciclo de conferência é divulgar os trabalhos produzidos pelo Centro de Estudos em Ecodesenvolvimento, Ruralidades, Gestão (CEERG), vinculado ao Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), visando à construção de uma agenda para pensar os atuais desafios impostos no desenvolvimento socioeconômico brasileiro.
Objetivos: Apresentar um panorama sobre os desafios socioeconômicos do Brasil na atualidade, tomando como base a produção dos pesquisadores do CEERG.
Metodologia: Conferências abertas à questões ao final das apresentações.
Carga horária: 24h (50% via plataforma RNP e 50% de preparação do material).
Público-alvo: Estudantes da UFAL e demais interessados no tema.
Período de realização: 22 de julho a 26 de agosto, todas às quartas-feiras, entre as 19:00 e 21:00.
Plataforma para realização da atividade: plataforma RNP/CIED e AVA/UFAL
Número de vagas: 70
Programação
22/07. Primeira conferência: Patrimônio cultural e mercado de turismo: reflexões sobre os impactos da Covid-19 nos centros históricos.
Conferencista: Prof. Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues (UFAL)
Mediadora: Profa. Msc. Tatiana Frey Biehl Brandão (UFAL)
29/07. Segunda conferência: Experiências de participação em grupo de pesquisa durante a graduação e pós-graduação
Conferencistas: Isrraela Rodrigues Alves e Natascha Jordane Silva Oliveira Ciências Contábeis UFAL/Campus do Sertão e integrante do grupo de pesquisa CEERG; Danessa Rafaela da Silva, Doutoranda do programa PGDR da UFRGS, egressa do Curso de Ciências Econômicas da UFAL/Campus Sertão
Mediadores: Profa. MSc.Tatiana Frey Biehl Brandão (UFAL/Campus Sertão), Prof. Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues (UFAL)
05/08. Terceira Conferência: Responsabilidade socioambiental, economia e crises: algumas respostas ambientais e econômicas para estas crises e o reflexo da covid-19 nas ciências contábeis. Conferencistas: Prof. Msc. Maurício de Siqueira Silva (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde); Profa. Msc. Maria do Rosário da Silva. (Professora do Centro Universitário dos Guarapes-UNIFG).
Mediadores: MSc.Tatiana Frey Biehl Brandão (docente UFAL/Campus Sertão), Dr. Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa (docente UFAL/Campus Sertão)
12/08. Quarta Conferência: Possíveis cenários para o sistema agroalimentar frente aos impactos gerados pela Pandemia de Covid-19
Conferencista: Prof. Dr. Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa (UFAL)
Mediadores: MSc.Tatiana Frey Biehl Brandão (docente UFAL/Campus Sertão), Prof. Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues (UFAL)
19/08. Quinta conferência: Relatos de experiências das mulheres na gestão e na pesquisa. Conferencistas: Mariana Martins. Administradora Pública, Mestra em Administração (CEPEAD/UFMG). Responsável pelo Departamento de Mulheres, Jovens e Idosos da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) e voluntária na Organização das Nações Unidas Para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) na Campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos;
Sany Spínola Aleixo. Zootecnista, Doutora Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP). (Professora da UNIRP);
Alexandra Filipak. Pedagoga, Doutora em Ciências sociais (UNESP). Foi consultora do Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS/ Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), coordenação de Sistemas Públicos Agroalimentares Locais e do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais. (Professora do Instituto Federal de São Paulo e pesquisadora do CNPQ).
Mediadores: Profa. MSc.Tatiana Frey Biehl Brandão (docente UFAL/Campus Sertão); Prof. Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues (UFAL)
26/08. Sexta conferência: Relatos críticos de experiências: o processo de elaboração de uma dissertação de mestrado e seus resultados. Pontos para reflexão.. Conferencistas: José Adeilton da Silva Filho (professor do Centro Universitário CESMAC) e André Maia Gomes Lages (Professor da graduação e mestrado em economia da FEAC/UFAL) – mediador e debatedor.
MSc.Tatiana Frey Biehl Brandão (docente UFAL/Campus Sertão), Dr. Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa (docente UFAL/Campus Sertão)