Proponentes: Professoras Lílian Kelly de Almeida Figueiredo (Pedagogia – UFAL / Campus do Sertão) e Débora Masmann (Letras – UFAL /Campus do Sertão)

Resumo: A partir desta proposta, buscamos oferecer aos alunos de diferentes cursos de graduação do campus Sertão, em especial, de Letras e Pedagogia, um espaço de reflexão sobre o funcionamento da linguagem tomando como ponto de partida os estudos discursivos tais como propostos por Pêcheux (1969) e Orlandi (2002). O objetivo é compreender e analisar a relação que se estabelece entre linguagem, sociedade, tecnologia e história produzindo gestos de leitura que se sustentam em diferentes materialidades significantes (postagens em redes sociais, memes, recortes de discursos políticos, entre outros). Considerando a leitura como uma prática social, história e discursiva, no decorrer deste curso, refletiremos sobre o processo de produção de sentidos e seus efeitos na discursividade do digital que tem como temática a pandemia.

Metodolgia: Aulas on-line para fins de exposição de aspectos gerais da teoria discursiva voltados à análise de diferentes materialidades significantes. Haverá um encontro por semana, com a carga horária semanal de 60 min.

Carga horária: 30h

Público-alvo: Discentes do Campus do Sertão

Período de realização:08/06/2020 até 30/06/2020

Horário: Das 15:00 às 18:00

Plataforma para realização da atividade: Moodle e WebConferência (RNP)

Número de vagas: 80 vagas

 

Compartilhe!