Proponente: Prof. Ismar Inácio dos Santos Filho (Letras – UFAL / Campus do Sertão)

Resumo: No contexto de isolamento social, devido à Covid-19, o curso “Esquenta em Linguística Queer em Quarentena” é um curso livre que objetiva discutir temáticas que gerem saberes acerca da relação “linguagem, gênero, sexo e sexualidade” em perspectiva queer que sirvam como suporte às discussões a serem realizadas na disciplina eletiva “Linguística Queer”, ofertada no semestre 2020.01. No Bloco 01, o tópico em discussão foi “Noções de gênero (e sexualidade)”. Nesse Bloco 02, a discussão é sobre o movimento e os estudos queer, denominada de “O que é/quer o queer?”. O propósito geral desse curso livre é produzir saberes a respeito dos princípios e da necessidade nos dias atuais de uma Linguística Queer, na formação docente em Letras e na Educação Básica. O estudo é realizado em Grupo no Facebook, no qual também outras ferramentas são utilizadas, tais como o Youtube, o Soudcloud e o Skype Conversation. A metodologia é de base ativa. A avaliação é processual. Alguns estudos dão base às reflexões, tais como Bento (2016; 2017), Bezerra (2017), Borba e Silva (2016), Butler (2015; 2017), Louro (2007; 2008; 2015; 2016), Miskolci (2009; 2015) e Santos Filho (2017; 2020a; 2020b), dentre outros.

Objetivos: Este curso tem como objetivos: a) Compreender as acepções para a palavra “queer” e b) Discutir/problematizar o grande movimento (social e acadêmico) denominado de queer, de modo a c) Entender os princípios e as necessidades de uma “Linguística Queer”.

Metodologia: Com base em princípios de metodologias ativas, aquelas que esperam postura ativa do(a)s aprendentes (e dá condições para isso), os estudos, que ocorrem em uma plataforma digital, tendo um eixo/tema central, acontecem a partir da postagem de uma atividade (semanal) na qual há a orientação docente (seguida de processos de mediação ao longo do prazo indicado). A atividade perpassa pela proposição de uma questão a ser discutida/problematizada e ou respondia com base em uma exposição temática, seja por vídeo, texto ou áudio – material já disponível ou produzido para esse fim. O(a)s participantes/estudantes do Grupo são solicitado(a)s a postarem “comentários” (dúvidas, destaque, ampliação etc.), que podem ou não se configurarem como discussão entre participantes. Tais comentários recebem feedback do docente/mediador, seja por comentário-resposta ou por áudio, em podcast. Os podcasts são também usados pelo docente para resumo-comentário-problematização do “conteúdo” em discussão. No decorrer dos estudos, dois encontros on-line ocorrerão, para reunião do(a)s participantes, socialização das aprendizagens, esclarecimentos de dúvidas e discussão a respeito do processo virtual de ensino e aprendizagem. Ao longo do percurso, frente a determinadas demandas, outros materiais podem ser indicados. Ao final, um formulário avaliativo deve ser respondido. Público-alvo: Estudantes de Letras matriculado(a)s na disciplina eletiva “Linguística Queer” e que já tenham cursado o Bloco 01.

Carga horária: 21h

Período de realização: 03/05 a 20/06/2020

Plataforma para realização da atividade: Grupo do Facebook [com apoio de outras plataformas, tais como Youtube, SoundCloud e Skype Conversation e Plataforma Moodle.]

Compartilhe!