Proponente: Prof. Timóteo Pereira Fernandes (Ciências contábeis – UFAL / Campus do Sertão)

Resumo: O curso visa instruir os alunos para executar a gestão de equipes tomando por base conceitos de Administração Geral e utilizando algumas tecnologias digitais disponíveis no mercado. As quais serão: Google Agenda, para planejamento e organização profissional; Google Drive, para edição, armazenamento e acesso de arquivos; Evernote, para organização das informações e Trello, para planejamento, organização, direção e controle de projetos. O curso é divido em duas partes. Na primeira, os discentes receberão instrução básica sobre conceitos de Administração Geral, abordando teorias e ferramentas administrativas básicas. Serão apresentadas teorias de gestão de pessoas, comunicação organizacional, planejamento estratégico, liderança etc. Já sobre as ferramentas, os alunos serão apresentados aos modelos de fluxo de processos e fluxo de produção, este último utilizando o conceito Kanban. Já na segunda parte, estes irão conhecer as tecnologias abordadas para pôr em prática, de forma mais eficiente e eficaz, os conceitos de gestão aprendidos na primeira parte. Prosseguindo, será demonstrado, por meio de projetos fictícios, como as ferramentas são utilizadas, desde suas funcionalidades, limitações, abordagens e até a integração entre elas. Ao final do curso, os discentes terão que construir e apresentar uma proposta de gestão de equipes que utilizo tudo que foi aprendido durante os estudos, desde os conceitos até a operacionalização das ferramentas digitais. Ao final do curso, espera-se que os alunos compreendam os conceitos básicos de Administração Geral, podendo aplicá-los na gestão de equipes, tendo como meio, para maior eficiência e eficácia, o uso de tecnologias digitais citadas nesta proposta.

Metodologia: Aulas expositivas a distância, em formato de videoconferência, utilizando o Google Meets, com o cronograma disponível na plataforma moodle e frequência mínima de 75% exigida. Ocorrerá também atividades, chats, compartilhamento de arquivos e avaliação, tudo via plataforma Moodle.

Carga horária: 30h

Público-alvo: Alunos de graduação da área de negócios(administração, contabilidade e economia), empreendedores e empresários

Período de realização: 01/06 a 10/07 de 2020 (terças e quintas-feiras)

Horário: Das 19:00 às 22:00

Plataforma para realização da atividade: Por videoconferência, utilizando o Google Meets, com o cronograma disponível na plataforma Moodle.

Número de vagas: 30 vagas

Compartilhe!