HENRIQUE SARTORI DE ALMEIDA PRADO

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e CNE/MEC

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudo Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (IREL-UNB) e Bacharel em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Foi Ministro da Educação Substituto (MEC), Secretário-Executivo do Ministério da Educação (SE/MEC), Secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC). Recebeu a comenda, no grau de Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo, condecoração da Presidência da República Federativa do Brasil. Ex- Chanceler do Grupo Estácio. Foi Secretário de Governo e Gestão Estratégica do município de Dourados - MS. Professor adjunto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (Licenciado - TIP). Atualmente é Conselheiro Nacional de Educação e membro da Câmara de Educação Superior do CNE/MEC.

DANIELE SILVA ROCHA

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Sorocaba)

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial na área da Deficiência Auditiva (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Marília/SP. Possui Pós-Graduação "Lato Sensu" - Modalidade Especialização em Surdez: Desenvolvimento e Inclusão (2012), do Programa de Aprimoramento para profissionais de nível superior, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoranda e mestra (2017) em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba/SP. Participa como membro do Grupo de Pesquisa Linguagem na Diferença (GP-LnD/CNPq) liderado pela Prof.ª. Dra. Aryane Santos Nogueira e Prof.ª. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento. Com formação e experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Linguística e Bilíngue de surdos atuando nos seguintes temas: a) ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os cursos de Licenciatura e Bacharelado; b) formação de professores bilíngues (Libras e Língua Portuguesa para surdos); c) processos de ensino-aprendizagem de língua de sinais e português para surdos com uso de tecnologias digitais; d) produção e elaboração de materiais e recursos didáticos com uso de tecnologias digitais no ensino de línguas; e) pesquisas em translinguagem, práticas translíngues, (multi)letramentos e língua(gens).

MARIANA MARTHA DE CERQUEIRA SILVA

Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Educação (2021) pela UFSCar, com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2023), com auxílio de bolsa FAPESP (Processo n. 2022/02481-5). Compôs a equipe da Comissão de Trabalho Mista do Município de Sorocaba (2020-2021) e integrou o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (2011-2012) . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área das relações étnico-raciais da Ed. Básica ao Ens. Superior. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS-UFSCar); integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais (IPUSP) e da Coletiva Corpos Insubmissos. Atua em projetos, estudos e pesquisas voltados à temática da Diversidade, Educação para Relações Étnico-Raciais, Currículo e Movimentos Sociais. Tem experiência na docência e coordenação/orientação pedagógica de instituições educacionais de âmbito público, privado e em organizações não-governamentais.

JOSÉ RENATO POLLI

Universidade de Sorocaba - UNISO

Professor Adjunto junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Sorocaba (Uniso), atuando na linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação. Professor Colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, atuando na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Possui graduação em Filosofia pela PUCCamp (1989), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Augusto Amaral (1999), mestrado em História Social pela PUC-SP (1995) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2006). Pós-doutorado em Educação junto à Faculdade de Educação da UNICAMP, na linha de pesquisa Política, ética e educação (2019), com supervisão de César Nunes e período de estudos em Portugal sob a cossupervisão de Rui Trindade (Universidade do Porto). Pós-doutorado em estudos interdisciplinares junto ao Centro de estudos interdisciplinares do século 20 da Universidade de Coimbra (Portugal), com supervisão de Joaquim Luís Medeiros Alcoforado. Foi Pesquisador Colaborador junto à Faculdade de Educação da UNICAMP (2019-2021). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Escolar, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Sorocaba, membro e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (PAIDEIA), do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP e editor adjunto da Revista Filosofia e Educação (FE-UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia (GEPEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro convidado e cocoordenador do EIP (Grupo de Estudos Ensino e Inovação Pedagógica) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Membro do Comitê Científico e do Conselho Fiscal do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos (INPPDH). Atuou como músico e compositor entre 1981 e 1996. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, Ética e educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas Educacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, pensamento freireano, ética, formação de professores, construção curricular, história econômica e social e filosofia da religião. Tem experiência como docente na educação básica e no ensino superior. Publicou 32 livros (entre autorais e organizados), 44 capítulos de livros e artigos científicos em revistas especializadas. Também possui experiência como gestor educacional, tendo sido diretor de escola cooperativista (2005-2012), Assessor especial educacional (secretário adjunto) (2013-2015) e secretário municipal de educação de Jundiaí-SP (2015-2016).

WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (Mestrado) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizou Estágio de Pesquisa (Licença Capacitação) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisador e Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD). Compõe a Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na condição de Parecerista Ad Hoc do GT 15 - Educação Especial. Coordenador do GT 15 - Educação Especial da ANPEd Centro-Oeste (2023-2024). Integra a Rede Educação Especial do Campo. Mediador do GT Pessoas com Deficiência em Escolas Públicas do Campo - Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Foi Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), no período 2018-2021. Foi Bolsista Pesquisador Ingressante da UFGD (2018-2019), na área de Ciências Humanas. Desenvolve estudos e pesquisas em Educação e em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Políticas e Gestão da Educação Especial para Inclusão Escolar, Interfaces Educação Especial e Educação do Campo, Direito à Educação, Educação e/em Direitos Humanos.

MARCELO FRANCA ALVES

UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera/UNIDERP/LFG, Bacharel em Direito pelo UNASP, Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (UNIB), Licenciando em Pedagogia pelo UNASP e Técnico em Contabilidade pelo Colégio UNASP. Na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), mantida pela Instituição Adventista de Educação e Assistência Social Norte Brasileira (IAEASNB), atua como Coordenador do Curso de Direito, Procurador/Recenseador Institucional e Assessor da Diretoria Acadêmica. No UNASP é membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Educação e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Inovação - GEPPPI. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Direito Educacional - NEDUC (PUC/SP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE (UFSCAR). É advogado, ex-membro da Comissão Especial de Direito Constitucional e da Comissão do Direito da Sociedade da Informação na OAB-SP. Trabalhou por vários anos (lecionando e em escritório) nas áreas de computação e contabilidade. Áreas de atuação profissional e pesquisa: Educação Superior, Gestão da Educação Superior e Direito Educacional.

ELIDIA VICENTINA DE JESUS RIBEIRO

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (2021) e Mestra em Educação (2018) pela mesma Universidade. Atualmente é Docente Efetiva na Área de Didática e Avaliação da Aprendizagem, Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia e atua como membro titular da COER - Comissão Local de Heteroidentificação na UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. É membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e GEPLAGE/ UEMG Passos, realizando pesquisas em rede, ambos cadastrados junto ao CNPq. Atuou como Supervisora de Ensino - SEDUC/SP (2004 a 2020). É Pós-Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - UFF/RJ - Universidade Federal Fluminense (2013), Pós-Graduada em Gestão da Rede Pública - USP - Universidade de São Paulo (2013), Pós-Graduada em Gestão Educacional - UNICAMP/SP (2006) e Pós-Graduada em Educação pela Unicastelo/SP (1992). Possui Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Fundação Santo André/SP (1989). A ênfase de estudos científicos e acadêmicos compreende os eixos da política e gestão da educação, planejamento educacional, supervisão de ensino e intersetorialidade entre universidade e Educação Básica.

PETULA RAMANAUSKAS SANTORUM E SILVA

GEPLAGE - UFSCar Sorocaba

Doutora em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP (2021) e membro efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Possui mestrado em Educação pela UFSCar campus Sorocaba (2018), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2010), em Gestão Escolar através da Escola de Gestão da UFSCar Sorocaba (2015) e em Teologia Prática pela Universidade Mackenzie (2015). Possui graduação (licenciatura) em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2008) e (bacharelado) em Teologia pela Unicesumar (2015). Atualmente é diretora de escola na Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Gestão da Educação e suas políticas.