Dr. José Maria Guzman Ferraz

EMBRAPA Meio Ambiente

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Agronomia ( Microbiologia Agrícola ) pela Universidade de São Paulo -ESALQ - USP (1978) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1985). Pós doutorado em Agroecologia pela Universidade de Córdoba (UCO) Córdoba Espanha. Atualmente é pesquisador convidado do Laboratório de Engenharia Ecológica da Unicamp - , professor do Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar Campus de Araras, professor convidado da Universidade Estadual de Campinas, onde coopera na disciplina de Agroeclogia. Membro da CTNBio como especialista em Meio Ambiente, diretor regional Suideste da ABA- Agroecologia . Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de agroecossistemas, Gestão Ambiental, Indicadores de sutentabilidade, Educação Ambiental , Agroecologia, Metodologias Participativas. Pesquisador da Embrapa de 1976 até 2009, participou de inúmeros projetos de pesquisa, foi coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Defesa da Agricultura PNPDA. Os últimos projetos em que participou destacam-se O de Construção de Indicadores de Sustentabilidade do quel foi lider, um projeto temático financiado pela FAPESP, e outros dois financiados pela Embrapa, respectivamente: Diagnóstico Ambiental da Agricultura no Estado de São Paulo: bases para um desenvolvimento sustentável, Ecopeixe- Avaliação dos sistemas de produtivo pesqueiro nos estados de Mato Grosso do Sul, Sta Catarina e São Paulo, e Educação Ambiental - Formação de multiplicadores em E.A. Participa como colaborador no projeto Manejo Florestal na Amazônia.

Dr. Durval Dourado Neto

Universidade de São Paulo (USP)

Graduado (Engenheiro Agrônomo) em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984). Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (1989). Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-Doutor em física do solo e modelagem em agricultura junto à Universidade da Califórnia (1993-1995) (FAPESP). Livre-Docente (1999) em Fitotecnia junto ao Departamento de Produção Vegetal [Esalq] da Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador Científico do CNPq (1A), Professor Colaborador da Fundação Getúlio Vargas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (dez/2014 a Dez/2016), Professor Titular (2006) do Departamento de Produção Vegetal e Vice-Diretor da Esalq (Quadriênio 2015-2018), Universidade de São Paulo. Tem experiência nacional e internacional (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Benin, Burkina Faso, Canadá, Chile, China - Hong Kong, Cingapura, Colômbia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Guiana, Índia, Holanda, Hungria, Indonésia, Inglaterra, Itália, Malásia, Marrocos, México, Paraguai, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Suriname, Togo, Turquia e Uruguai) na área de Agronomia, com ênfase em Modelagem em Agricultura.

Dr. Altamiro Ferraz Junior

Universidade Estatual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1990), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão pertence ao quadro de professores do Programa de Pós Graduação em Agroecologia . Desenvolve trabalhos na área de Agroecologia, com ênfase em agroecossistemas sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, produção orgânica de hortaliças e uso de resíduos industriais na agricultura.

Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1982), mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999) e doutorado em Agronomia pela Universidade Técnica de Lisboa (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência em desenvolvimento rural com ênfase em diagnóstico e planejamento de agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: territórios rurais, desenvolvimento sustentável e impactos ambientais das criações animais e das agroindústrias.

Hérika Polyana Silva Martins Rabêlo

Faculdade Estácio de São Luis

Possui titulação de Bacharel em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha - CEST. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA e pós-graduanda em Docência do Ensino superior no Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF. Trabalhei na Faculdade de Educação São Francisco - FAESF no curso superior de nutrição, no Instituto Florence de Ensino no curso de técnico nutrição dietética, atualmente professora e coordenadora de extensão da Faculdade Estácio de São Luis no curso de nutrição. 

Marcio Augusto Ribeiro Sant' Ana

Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

 Professor efetivo do Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria e Cozinha e do Curso superior em Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - São Luis / Maracanã) Participo do grupo de pesquisa: Ciência & Tecnologia Agroalimentar (IFMA - campus São Luis - Maracanã) Possui formação acadêmica de graduação em Licenciatura Plena e Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Possui mestrado em em Saúde Pública e Meio Ambiente (FIOCRUZ), e especializações em: Administração em Serviços de Alimentação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? UFRRJ; Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química - CEFETEQ/RJ e Processamento e Controle de Qualidade em carne, leite e ovos, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.. Além da formação técnica em Turismo & Hotelaria pelo Colégio Técnico da Universidade Rural - CTUR / UFRRJ. Antes de ser professor da rede federal atuava no Estado do Mato Grosso, na região do Baixo Araguaia como Extensionista Rural em Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária. Área de interesse da pesquisa: Saúde Pública, Tecnologia de Alimentos, Gestão de Sistemas da Segurança Alimentar, Agroindustrialização, Tecnologia de Leite e Derivados, Extensão Rural, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Consumo e Economia Doméstica. 

Dr. Marcelino Silva Farias Filho

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão, doutor em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, mestre em Agroecologia e graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão e em História pela Universidade Federal do Maranhão. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Edafologia e Pedologia - GEPEPE.

Dra. Guilhermina Maria Vieira Cayres Nunes

EMBRAPA Cocais

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará-FCAP, atual Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (1989), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1999) e Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental (2009) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA da Universidade Federal do Pará-UFPA (conceito 5-CAPES). Foi consultora de projetos de desenvolvimento na Amazônia. Foi Diretora de Integração Territorial, Assessora e Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Integração Territorial do Pará (SEIR). Em 2011 ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na unidade Embrapa Cocais, em São Luís (MA), como pesquisadora da área de Agricultura Familiar, subárea de Desenvolvimento Rural Sustentável. De 2011 até 2014 assumiu a função de Secretária Executiva do Comitê Técnico Interno (CTI). Ainda em 2014 foi Chefe Interina de Pesquisa e Desenvolvimento e, no mesmo ano, assumiu a função de Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Unidade, permanecendo nesta última até fevereiro de 2016. Tem experiência interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, planejamento e desenvolvimento regional, sistemas sociais, participação, intervenção, articulação e gestão institucional, certificação e relações comunitárias no manejo florestal.

Dra. Audirene Amorim Santana

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Engenheira de Alimentos, mestre em Engenharia Química com especialidade em biofilmes biodegradáveis e doutora em Engenharia Agrícola-Alimentos com especialidade em microencapsulação de pós utilizando spray dryer.

Dra. Alana das Chagas Ferreira Aguiar

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), mestrado em Agrofloresteria Tropical pelo Centro Agronomico Tropical de Investigación y Ensenanza (2001) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de cultivo em aléias, integração lavoura-pecuária, agricultura familiar, reciclagem de nutrientes.

Ariadne Enes Rocha

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui doutorado em Agronomia, com área de concentração em Ecologia e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2011), graduação no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Atualmente é professora Adjunto II do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Recursos Florestais, Conservação e Manejo de Agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, educação ambiental, composição florística, fitossociologia, indicadores de qualidade do ambiente, recuperação de áreas degradadas e alteradas, e produção de mudas de espécies florestais nativas. Coordenadora da Especialização em Educação do Campo desde 2014, modalidade EAD, UEMA. Associada da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA Agroecologia. Associada da Associação Agroecológica Tijupá-Maranhão.

Eleuza Gomes Tenório

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e Doutorado em Zootecnia pela UNESP - Jaboticabal (2011). Atualmente é professora adjunto-I da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em utilização dos animais, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de abelhas, etologia, abelhas sem ferrão, melissopalinologia e qualidade do mel.

Talmir Quinzeiro Neto

EMBRAPA Cocais

Possui mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é analista A - Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis (CPACP). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de produção, sistemas silvopastoris, produção animal, bubalino e caprino-ovinocultura, sustentabilidade, agricultura familiar, pequena produção e agroecologia.