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MODELO DE RESUMO 

CADERNO DE RESUMOS 2016/17

MODELO DE BANNER / PAINEL 

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO

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REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS – 2018

A Comissão Cientifica convida a todos os interessados nos temas relacionados à Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde a apresentarem propostas de resumos para participação nos Grupos Temáticos (GTs) do 5° Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito: direito à cidade e do V Seminário de Saúde Pública e Trânsito, que acontecerão nos dias 12 e 13 de setembro de 2018, na Câmara Municipal de Goiânia/GO.

1. INSCRIÇÃO

1.1 Podem participar do processo de submissão de resumos os trabalhos de autoria acadêmica e profissional da área cuja temática seja convergente com questões referentes à Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde, podendo ser caracterizados como investigativos, descritivos, de revisões e elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento.

1.2 Para submeter o trabalho, o autor e co-autores, se houver devem estar inscritos no Fórum e preencher a ficha de Expositor, através deste site.

1.3 Os trabalhos deverão ser compostos por até três pessoas, podendo ser: autor, co-autores e/ou orientador;

1.4 O proponente deve no ato do envio do trabalho, escolher a Categoria e o Grupo Temático (GT), conforme o item 4.

1.5 Os resumos selecionados serão publicados no Caderno de Resumo de Mobilidade Urbana e Trânsito – MUT/2018 (ISSN 2594-6226), que será lançado no dia 13 de setembro, durante a programação do evento.

1.6 Os trabalhos que serão apresentados nos Gts devem, preferencialmente, enfatizar soluções práticas implantadas, descrevendo os resultados obtidos, visando favorecer o intercâmbio.

1.7 O formato do resumo deve obedecer o item 5 e ser organizado conforme modelo disponibilizado no site do evento;

1.8 A submissão do trabalho deverá ser feita em formato PDF, através do e-mail eventosevv@gmail.com até o dia 10 de agosto de 2018.

2. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 Os trabalhos poderão ser selecionados como "Comunicação Oral" ou "Apresentação de Painel";

2.2 Os trabalhos selecionados para a modalidade “Apresentação Oral” terão a oportunidade de compor os Grupos Temáticos que serão divididos por categorias e deverão observar as seguintes orientações:

a) As sessões de apresentações dos trabalhos ocorrerão de acordo com a programação do evento;

b) As apresentações dos resumos selecionados ocorrerão em sessões de até 10 (dez) minutos para cada trabalho, podendo o “autor apresentador” fazer uso de projetor de vídeo.

c) No momento da submissão o “autor apresentador” deverá definir a CATEGORIA, entre: mobilidade; trânsito; educação; saúde e tecnologia e o GRUPO TEMÁTICO: GT1 - Mobilidade Urbana: os desafios inerentes ao transporte coletivo, pedestres e ciclistas e sua relação com a cidade; GT2 – Mobilidade Urbana: para que e para quem?; GT3 - Trânsito Sustentável: a cidadania pela vida; GT4 - Planejamento, Gestão, Operação e Segurança do Transporte Urbano Voltados ao Desenvolvimento de Cidades Inteligentes; GT5 - Educação para o Trânsito: a (trans)formação dos sujeitos para viabilizar melhores condições de mobilidade; GT6 - Contribuições da Vigilância, Prevenção, Atenção Integral e Promoção da Saúde para a Mobilidade e Trânsito Seguros; GT7 - Inovações Tecnológicas para Mobilidade e Trânsito.

2.3 Painel

2.3.1 Os trabalhos que não forem selecionados para a Comunicacão Oral, serão apresentados como Painel, conforme programação;

2.3.2  As apresentações serão divididas em sessões, de acordo com os temas dos GTs;

2.3.3  Pelo menos um autor deverá permanecer durante a sessão para apresentar e discutir o trabalho, conforme dia e horário da programação;

2.3.4 Os autores serão responsáveis pela colocação e retirada de seus painéis.

3. TIPOS DE TRABALHOS

a) Estudo de Caso - este tipo de trabalho se refere (geralmente) ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio de exemplo.

b) Pesquisa Científica – este tipo de trabalho se refere à realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.

c) Projeto de Extensão – este tipo de trabalho se refere à ação desenvolvida de uma universidade junto à comunidade, público externo à universidade.

4. CATEGORIAS E GRUPOS TEMÁTICOS

CATEGORIA

GRUPOS TEMÁTICOS - GTS


 


 


 


 

MOBILIDADE


 

 

GT1 - MOBILIDADE URBANA: OS DESAFIOS INERENTES AO TRANSPORTE COLETIVO, PEDESTRES E CICLISTAS E SUA RELAÇÃO COM A CIDADE

Proponente: Dra. Erika Cristine Kneib (FAV/UFG)

Muitos são os desafios relacionados à mobilidade urbana, mesmo a partir da base legal existente sobre o tema. As cidades e seus cidadãos enfrentam prejuízos sociais e econômicos, majorados dia a dia pelas precárias condições de mobilidade urbana. A necessidade de melhor infraestrutura e segurança para o pedestre e o ciclista, a dificuldade de entender e valorizar o transporte coletivo enquanto serviço público essencial, além da estreita relação entre a disposição das atividades e densidades no território com a mobilidade, só majoram os desafios relativos a esta temática. É neste contexto de investigação das problemáticas que este grupo temático se apresenta, procurando revelar e socializar, seja na escala urbana, seja na metropolitana, estudos e pesquisas referentes a este tema, seus desafios e possíveis soluções que possam contribuir para mudar o paradigma até então adotado nas cidades brasileiras.

 

GT2 – MOBILIDADE URBANA: PARA QUE E PARA QUEM?

Proponentes: Dr. Vinícius Polzin Druciaki (UEG/ Cora-Coralina) e Me. Fernando Camargo Chapadeiro (CCET/UEG)

A mobilidade urbana é um fenômeno que releva, ainda que em partes, a dinâmica da vida na escala do lugar. Este tema demanda uma visão holística, que seja capaz de aproximar os elementos que condicionam e até determinam a qualidade e o ritmo de vida das pessoas. Nesse sentido, o Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Urbana: para que e para quem? no V Fórum Estadual de Mobilidade Urbana, tem como intuito reunir discussões oriundas de pesquisas científicas, relatos de experiências, atuação de movimentos sociais e demais atuações, a fim de ter uma leitura e um panorama da mobilidade urbana no Estado de Goiás. Diante da realidade em que o direito à mobilidade urbana tem sido negado em várias realidades, seja do pequeno aglomerado urbano a metrópole, convidamos acadêmicos, técnicos, professores, gestores, militantes dos movimentos sociais e demais interessados para refletirmos a cidade que vivemos, o acesso que temos, e a mobilidade urbana que queremos.


 


 


 


 


 

TRÂNSITO

GT3 - TRÂNSITO SUSTENTÁVEL: A CIDADANIA PELA VIDA

Proponente: Dr. Pastor Willy Gonzales Taco (UnB/Ceftru)

A falta de convivência no trânsito, os valores alarmantes de acidentes, a superação do fatalismo dos acidentes, o excesso de velocidade, o descumprimento da lei, a necessidade de redesenho do espaço, da via e dos seus elementos, são alguns dos motivadores de discussão do GT. Discutir sobre trânsito nas cidades está fortemente relacionado com a cidadania, e ao falar da cidadania não há como deixar de se falar do respeito ao outro, que também transita, do respeito pela vida. Assim, o objetivo deste GT é apresentar as diversas facetas do trânsito e dos seus atores no contexto das nossas cidades, numa perspectiva sustentável. Procura-se discutir de forma ampla os vários olhares da sociedade em relação ao trânsito no intuito de apresentar os seus problemas, desafios e elencar soluções e reunir experiências que possibilitem a construção de um trânsito sustentável e seguro, da cidadania pela vida. Temas: gestão do trânsito; o trânsito e a cidade; trânsito sustentável; segurança no trânsito; transporte de carga na cidade e o trânsito; a bicicleta e o trânsito; o pedestre e o trânsito; as políticas e a legislação de trânsito; o diagnóstico do trânsito nas cidades e nas metrópoles; a saúde e o trânsito; os corredores de ônibus e o trânsito urbano; o idoso e trânsito; os pólos geradores e o trânsito; consumo de energia e espaço no trânsito urbano; planejamento do trânsito; a via e o trânsito; monitoramento do trânsito; a motocicleta e o trânsito; o sistema nacional de trânsito; a cidadania no trânsito; projetos e programas de trânsito; veículos autônomos e o trânsito; estatísticas do trânsito; comportamento seguro no trânsito.

GT4 - PLANEJAMENTO, GESTÃO, OPERAÇÃO E SEGURANÇA DO TRANSPORTE URBANO VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES

Proponentes: Dr. Cristiano Almeida (FCT/UFG) e Me. Poliana de Sousa Leite (FCT/UFG)

Nos últimos anos, vários países do mundo vem trabalhando no desafio de planejar e implantar ações usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida urbana. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura, informação e serviços de transporte com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. É com este enfoque que este grupo temático procura discutir os principais problemas inerentes ao planejamento, gestão, operação e segurança do transporte urbano voltado ao desenvolvimento de cidades inteligentes de forma a atender às necessidades atuais e futuras da sociedade.


 


 


 


 


 


 

EDUCAÇÃO

GT5 - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: A (TRANS)FORMAÇÃO DOS SUJEITOS PARA VIABILIZAR MELHORES CONDIÇÕES DE MOBILIDADE

Proponentes: Dra. Odália Bispo de Souza e Silva (UEG/EVV) e Dr.: Glauco Roberto Gonçalves Gonçalves (CEPAE/UFG)

Este grupo temático possui como objetivo reunir professores, estudantes e demais interessados na discussão sobre temas relativos à educação para o trânsito como um dos fatores condicionantes para viabilizar a formação de sujeitos com atitudes humanizadas que reflitam a consciência dos papéis individuais nas relações que se estabelecem nos deslocamentos. Nesse caso, parte-se do princípio de que os trabalhos aqui congregados sejam resultantes de pesquisas, projetos de extensão, grupos de estudos, relatos de experiência, entre outros voltados para temas como “a pertinência da educação para o trânsito nas escolas”, “ações educativas de trânsito”, “prática educativa a partir da transversalidade com a questão da mobilidade urbana e o trânsito”, etc. Compreende-se, nessa perspectiva, que a ausência de ações articuladas de educação para o trânsito contribui para dimensionamento das trágicas estatísticas nos indicadores de problemas com os sujeitos e sua mobilidade, sobretudo, nos espaços urbanos. As discussões resultantes deste grupo temático devem ser orientadas para a compreensão de que, por intermédio da formação intermitente dos sujeitos, é possível não apenas transformar comportamentos e atitudes como influenciar na constituição de multiplicadores da ideia de que a mudança que tanto queremos para o trânsito só acontecerá a partir da predominância de atitudes norteadas por sentimentos de solidariedade, respeito, humanidade, cidadania etc.


 


 


 

SAÚDE

GT6 - CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO, ATENÇÃO INTEGRAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MOBILIDADE E TRÂNSITO SEGUROS

Proponente: Dr. Otaliba Libânio de Morais Neto (IPTSP/UFG) e Me. Marta Maria da Silva (SUS)

O objetivo do grupo é reunir professores, estudantes, profissionais da saúde e usuários do trânsito e dos serviços de saúde para discutir as interfaces entre saúde, mobilidade humana e segurança no trânsito. Os trabalhos apresentados devem abordar as áreas temáticas da promoção, prevenção, vigilância e atenção integral à saúde voltada para os usuários do trânsito e vítimas de lesões causadas pelos acidentes de trânsito (AT). No eixo da promoção da saúde, serão congregados os trabalhos que analisam os determinantes distais, intermediários e proximais da mobilidade humana insegura e dos acidentes de trânsito, bem como as intervenções de advocacy e de promoção da saúde com foco na melhoria da mobilidade humana e promoção da segurança no trânsito que apresentam evidência para intervir sobre as causas da mobilidade e trânsito inseguro. Além dessa abordagem, os trabalhos podem contribuir sobre como o usuário do trânsito e o poder público podem intervir, de forma intersetorial, no enfrentamento desses determinantes. No eixo da Vigilância em saúde, os trabalhos devem explorar a análise das fontes de informações das áreas da saúde, do trânsito e da mobilidade humana que abordam os dados de utilização das vias, de ocorrências de acidentes de trânsito, de lesões e mortes causadas pelo trânsito. Deve abordar ainda como a integração das fontes de dados pode potencializar as análises e subsidiar intervenções para melhorar a segurança no trânsito. Esse eixo também congrega os trabalhos que apresentam aplicações de análises que identificam os grupos de maior risco para AT, o padrão de ocorrência espacial e as tendências desses agravos na população. Os trabalhos referentes ao eixo da atenção integral à saúde devem abarcar as seguintes temáticas: (i) a prevenção dos acidentes de trânsito com foco na identificação dos fatores de risco para AT relacionados às pessoas e ao meio ambiente, seja no ambiente ocupacional ou nas vias de uso de toda a população; (ii) a atenção pré-hospitalar móvel no local do acidente e nas unidades de atenção pré-hospitalares prestadas por profissionais das várias áreas da saúde; (iii) a atenção hospitalar, seja atenção de urgência ou de internação hospitalar; e (iv) a atenção pós-hospitalar, que abarca a reabilitação física, acompanhamento clínico e psicológico das vítimas e familiares que sofreram dano à saúde de natureza física e/ou psicológica, em decorrência de um acidente de trânsito.


 


 


 


 

TECNOLOGIA

GT7 - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA MOBILIDADE E TRÂNSITO

Proponentes: Dr. Hugo Alexandre Dantas do Nascimento (INF-UFG), Dr. Ronny Marcelo Aliaga Medrano (FCT-UFG) e Dr. Marcos Paulino Roriz Junior (FCT-UFG)

Nós últimos dez anos, presenciamos o surgimento e a utilização dos aplicativos de navegação para celular baseados no conceito de crowdsourcing, como é o caso do Waze, a identificação veicular por meio de RFID, e a instalação e o emprego massivos de câmeras de vídeo nas cidades, visando monitorar a situação do trânsito. Mais recentemente, os primeiros carros autônomos começaram a ser utilizados e, apesar das questões técnicas e de legislação que ainda devem ser resolvidas, há uma grande expectativa quanto à sua popularização. O objetivo do presente GT é discutir a inovação tecnológica voltada para a mobilidade urbana e para o trânsito, considerando as demandas e as tendências atuais e o seu impacto na sociedade.

A submissão de trabalhos no escopo do GT deve focar no aspecto do uso da tecnologia para a melhoria da mobilidade e/ou do trânsito, sendo que alguns dos assuntos possíveis para discussão, de modo não exclusivo, são: sistemas de modelagem e simulação para o estudo do tráfego; inovação tecnológica para a oferta de serviços de transportes, de monitoramento e de melhoria de tráfego; Inovação tecnológica para operação de serviços de transporte público; carros autônomos; tecnologias de wayfinding ou tecnologias assistentes, incluindo aplicativos, para deslocamento nas cidades; tecnologias e equipamentos para a segurança no trânsito; videomonitoramento e sensores; Big data e novas tecnologias de coleta de dados de mobilidade; sistemas inteligentes e tecnologias para controle de sistemas semafóricos; controle de tráfego nas faixas exclusivas; fiscalização de veículos; electro mobility; atendimento a acidentes.

5. CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO:

a) até 300 PALAVRAS e obedecer estritamente às regras de formatação abaixo anunciadas.

b) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas;

c) Título: Negrito, letras em maiúscula, tamanho da fonte 14;

d) Autores: o nome completo e o endereço de e-mail;

e) Afiliação: somente é permitido uma instituição por autor.

f) Texto do resumo: consiste na apresentação concisa do conteúdo do trabalho de cunho científico, técnico ou relato de experiência. O resumo selecionado será publicação do “Caderno de Resumo de Mobilidade Urbana e Trânsito – MUT/2018” e terá a oportunidade de uma apresentação oral nos Gts.

g) Palvras-chave: de três à cinco palavras, separadas por ponto ( . ).

6. CERTIFICADO

6.1 Serão certificados somente aqueles  autores e co-autores que estiverem inscritos e presentes no momento da apresentação (Comunicação Oral ou Apresentação de Painel);

6.2 O certificado será entregue em formato eletrônico de 15 dias após o evento.

7. CALENDÁRIO:

Para a submissão e divulgação de resultados será respeitado o seguinte calendário:

2018

01 de junho

início das inscrições

10 de agosto

encerramento das inscrições

14 de agosto

pré-seleção (divulgação do resultado por e-mail)

13 de setembro

lançamento do Caderno de Resumo e apresentação dos GT