Raquel Rolnik

Universidade de São Paulo.

Raquel Rolnik é arquiteta e urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, por dois mandatos (2008-2011, 2011-2014).

Foi diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1992), coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis (1997-2002) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), entre outras atividades profissionais e didáticas relacionadas à política urbana e habitacional.

É autora dos livros “A Cidade e a Lei”, “O que é Cidade” , “Folha Explica: São Paulo” e Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças.

Eduardo Alcantara Vasconcellos

Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP

É engenheiro, sociólogo e doutor em Ciência Política (políticas públicas). É assessor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e Diretor do Instituto Movimento. Seu livro Mobilidade Urbana e Cidadania (Editora Senac) foi indicado para o prêmio Jabuti 2013.

Júlia Maria D'Andréa Greve

São Paulo

Médica fisiatra, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Participou e participa de projetos de pesquisa na área de epidemiologia e prevenção de acidentes de trânsito ligado ao uso de bebidas alcoólicas. Coordenou durante 4 anos o Programa Vida Urgente São Paulo, programa voltado ao jovem sobre beber e dirigir e prevenção de acidentes.

César Ricardo Simoni Santos

Universidade de São Paulo.

Professor do Departamento de Geografia da USP credenciado ao Programa de Pós-graduação em Geografia Humana (PPGH), possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), concluiu mestrado em Geografia Humana também pela USP (2006) e obteve o título de Doutor em Geografia nesta mesma instituição (2013), faz parte da rede internacional Spatial Justice/Justice Spatiale, nucleada na França, é membro do Grupo de Estudos de Teoria Urbana do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e é coordenador do convênio acadêmico firmado com o Geographischen Institut da Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, Alemanha.

Joice Berth

São Paulo

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Nove de Julho e Pós graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Feminista Interseccional Negra e integrante do Coletivo Imprensa. Feminista

Felipe Gonçalves

Fundação Getulio Vargas

Doutorando em Sistemas Computacionais da Engenharia Civil e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Engenheiro de Produção com mais de 15 anos de experiência na gestão de operações, otimização de sistemas produtivos e planejamento estratégico organizacional. Após atuação no setor de varejo – onde participou do projeto desenvolvimento do Arranjo Produtivo Sul Fluminense em convênio com o Governo do Estado do RJ – atuou como Engenheiro de Processos do Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS, gerenciando projetos de Business Intelligence e de automação do acompanhamento da integração de usinas e linhas de transmissão ao SIN. Em 2010 se tornou Superintendente da Rede de Conveniadas da FGV, sendo responsável pela gestão da rede cursos de educação executiva e MBA com mais de 1.000 turmas simultâneas e um total de 40.000 alunos. Desde 2014 participa da criação e implantação do Think Tank FGV Energia, Centro de Estudos em Energia da FGV.

Francisco Garonce

Brasilia

Graduado em Administração Pública pela Academia da Força Aérea, em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cursou extensões acadêmicas em Relações Públicas e Cerimonial na FAAP-SP e Docência do Ensino Superior na UnB.

Especialista em Educação a Distância e Continuada, Mestre em Tecnologias na Educação e Doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília. Pós-Doutorado em E-learning na NationalDefenseUniversity, Washington-DC, nos Estados Unidos da América.

Pesquisador do Grupo Ábaco da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Ingressou no serviço público federal em 1985. Exerceu as funções de Assessor de Imprensa, Relações Públicas, Cerimonialista e Professor Universitário. Trabalhou no Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento do Comando da Aeronáutica, na Universidade da Força Aérea e na Vice-Presidência da República.

 

Suzana Nogueira

São Paulo

Arquiteta urbanista, graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Políticas Públicas. Experiência de 15 anos na área de transportes, com foco em transportes coletivos e modos ativos, tendo exercido atividades tanto na Administração Pública, como em consultoria para diferentes municípios, assim como na participação em publicações sobre os temas. Atuou na equipe de coordenação do Programa CicloviaSP,  que implantou 400 km de infraestrutura cicloviária entre 2013 e 2016 na cidade de São Paulo .

Angélica Amorim

UEG

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG (Câmpus CCET/ Anápolis), é arquiteta e urbanista (UFPR), especialista em Desenhos e Gestão Municipal, mestre em Urbanismo (Puccamp), doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU/US)

André Jonas de Campos

Adfego

Possui graduação em Direito pela PUC Goiás. Há anos milita nas causas da Associação dos Deficientes Físicos de Goiás de Goiás (ADFEGO), da qual foi estagiário, Assessor Jurídico e Advogado da instituição há mais de uma década, Vice-Presidente, e, atualmente é Secretário da atual Diretoria.

 

Érika Cristine Kneib

FAV/UFG

Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa- IST. Atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. É coordenadora da equipe de Mobilidade Metropolitana no Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Desenvolve pesquisas relacionadas à mobilidade urbana e metropolitana; acessibilidade (relação transporte & uso do solo); planejamento das cidades e dos sistemas de transporte na escala urbana e metropolitana; centralidades e transporte público coletivo. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes.

Vinícius Polzin Druciaki

UEG/ Cora-Coralina

Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás-UEG, campus Cora Coralina, Cidade de Goiás. Doutor em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho -UNESP, campus Rio Claro-SP. Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-UEM, e Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO. Atua principalmente nos seguintes áreas: Geografia dos Transportes, Geografia urbana e Planejamento Urbano/Regional, através dos temas: urbanização, redes, mobilidade e acessibilidade, transporte público, e direito a cidade. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudos em Geografia, Transportes e Mobilidade-GEOMOBILIDADE, e coordenador do Curso de Geografia. É também conselheiro no Conselho Estadual das Cidades do Estado de Goiás.

Pastor Willy Gonzales Taco

UnB/Ceftru

Engenheiro Civil pela Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa UNSA - (1991), Mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília - UnB (1997) e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (2003). Professor Associado a Dedicação exclusiva do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC/UnB), Programa de Pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (PPGT/UnB), Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), membro da Comissão de Avaliação de Área da Engenharia Civil do ENADE período 2014 - 2016, ex-Coordenador por duas vezes do Programa de Pós-Graduação em Transportes, ex-Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil, ex-Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Civil, Tutor do Grupo DEXTRA inteligência em mobilidade, transportes e logística, orientador do coletivo Bicicleta Livre UnB, líder do Grupo de pesquisa do CNPq Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias (CTNT), orientador do Carona Phone, com áreas de pesquisa em Planejamento dos Transportes, Abordagem de Viagens Baseadas em Atividades, Análise Comportamental em Transportes, Sistemas de Informações Geográficas em Transportes, Novas Tecnologias em Transportes, Inovação e Tecnologias Disruptivas nos Transportes, Sistemas Inteligentes em Transportes e Mobilidade, Veículos Autônomos, Neuro-comportamento em Transportes; Confiabilidade, Vulnerabilidade e Resiliência em Redes de Transportes. Representante da UnB no Conselho do Sistema de Trasnporte Público de Brasília/DF.

Otaliba Libânio de Morais Neto

IPTSP/UFG

É graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás desde 1992. Atua como docente e Orientador no curso de Medicina da UFG e nos programas de Pós-Graduação de Medicina Tropical e Saúde Pública e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG. É pesquisador nas temáticas de mortalidade Infantil e materna, vigilância de doenças cronicas não transmissíveis, vigilância de violências e acidentes de transporte terrestre. Apresenta experiência em gestão de serviços de saúde, tendo sido Secretario Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia-Goiás no período de 2001 a 2004 e Diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde do Brasil no período de 2005 a janeiro de 2012.

Fernando Camargo Chapadeiro

CCET/UEG

Mestre em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes - PPGT da Universidade de Brasília - UnB (2011). Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2001), com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGOIÁS (1999). É professor estatutário, lei n.10460, classe DES III NÍVEL 2, da Universidade Estadual de Goiás - UEG e professor assistente I na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGOIÁS. Membro do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás - CETRAN/GO. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade urbana, planejamento cicloviário, projetos de edifícios, representação e expressão gráfica.

Cristiano Farias Almeida

FCT/UFG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Transportes pelo Nagoya Institute of Technology no Japão e pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás. Professor permanente do mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP) em rede nacional, mais especificamente na UFG/CAP/FCT. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (FAV/UFG). Coordenador no Núcleo de Pesquisa em Transportes (NPT-UFG). Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte rodoviário semiurbano de passageiros, modelagem de redes transportes, planejamento de transportes e desenvolvimento econômico regional, planejamento, gestão e controle dos transportes, análise espacial aplicada ao planejamento dos transportes, geografia dos transportes, transporte hidroviário interior.

Glauco Roberto Gonçalves

CEPAE/UFG

É professor adjunto da Universidade Federal de Goiás onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Ensino e Pesquisa aplicada a Educação (CEPAE). Fez seu doutorado e seu mestrado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. Bacharelado e licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Foi bolsista de doutorado da Fapesp e de mestrado do CNPq. Tem suas pesquisas centradas em Geografia Humana envolvendo sobretudo o urbano, o cotidiano e o lúdico, bem como sobre educação democrática e ensino de Geografia.

Hugo Alexandre Dantas do Nascimento

INF-UFG

Hugo Nascimento é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e PhD in Science pela University of Sydney (2003). Professor associado da Universidade Federal de Goiás, Hugo pesquisa em Visualização de Informações, Otimização Combinatória e Interação Humano-Computador, bem como na integração entre essas áreas. Os seus projetos de pesquisa recentes incluem o desenvolvimento de algoritmos para modelagem, simulação e melhoria das condições do tráfego urbano, o estudo de algoritmos em desenho de grafos e a construção de artefatos interativos para Arte & Tecnologia.

Marta Maria Alves da Silva

Vigilância de Violências e Acidentes - VIVA

Médica, Mestrado em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Residência em Medicina Preventiva e Social pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública/Universidade Federal de Goiás (UFG)-INAMPS (1992). Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco (1997).  Especialista em Epidemiologia e Serviços de Saúde pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (2015). Docente do Programa de Pós Graduação Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente atua como médica do Núcleo de Vigilância de Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (desde fevereiro de 2017), e na Unidade de Regulação Assistencial do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (a partir de julho de 2016). Atuou como Coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes de setembro de 2005 a setembro de 2012.  Foi Coordenadora Geral na Coordenação de Vigilância e Prevenção de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de setembro de 2012 a junho de 2016. Possui experiência em Gestão nas áreas de Planejamento, Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, com ênfase em Vigilância Epidemiológica de Doenças transmissíveis, de Doenças e Agravos não Transmissíveis, de Violências e Acidentes e em Saúde do Trabalhador, tendo publicações nestas áreas de conhecimento. No Ministério da Saúde foi responsável pela coordenação da implantação da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), em 2006 e do Programa Vida no Trânsito, em 2010. Foi uma das representantes do Governo Brasileiro na 1ª Conferência Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito (Moscou, 2009) e uma das responsáveis pela organização da 2ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito (Brasília, 2015).