DA APRESENTAÇÃO - CÍRCULOS DE CONVERSAÇÃO NAS RAMADAS

As apresentações de trabalho serão híbridas (presencial e online) durante o VI Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul, na Aldeia Zawara Uhu da Terra Indígena do Alto Rio Guamá - Santa Luzia do Pará/Brasil, nos dias, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023, conforme ensalamento a ser divulgado na página do VI Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul, até o dia até 26/11/2023.

Cada sessão contará com um(a) Coordenador(a) responsável pela organização do tempo e debate.

Cada autor(es) terá 10 minutos para realizar sua comunicação, sendo obrigatória a presença de pelo menos um(a) autor(a)/coautor(a) de cada trabalho.

Para apresentação seguir o modelo (CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD E CONSULTE O MODELO DE APRESENTAÇÃO).

30/11/2023 - 8:30-11:30h - CÍRCULOS DE CONVERSAÇÃO - COORDENAÇÃO DE CÍRCULOS DE CONVERSAÇÃO NAS RAMADAS: 1 - Povos das Amazônias e Território - Coordenador: Prof. Doutorando. John Cleber Sarmento Santiago - Universidade do Estado do Pará (UEPA); 2 - Povos das Amazônias e Educação: Coordenador: Prof. Doutorando Henrique de Moraes Junior - Universidade do Estado do Pará (UEPA); e 3 - Povos das Amazônias e Cultura - Coordenadora: Profª. Mestranda. Bianca de Araújo Neves - Universidade do Estado do Pará (UEPA)

01/12/2023 -  08:30 - 11:30h - CÍRCULOS DE CONVERSAÇÃO - COORDENAÇÃO DE CÍRCULOS DE CONVERSAÇÃO NAS RAMADAS: 2 - Povos das Amazônias e Educação: Coordenadora: Profª. Mestranda. Silvana de Almeida Sarmento Ferreira - Universidade do Estado do Pará (UEPA); 4 e 5- Povos das Amazônias e Saúde e 5 - Povos das Amazônias e Envelhecimento: Coordenadoras: Profª. Drª. Beltrina da Purificação da Còrte Pereira - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Profª. Doutoranda. Teresa Chistina da Cruz Bezarra; e 6 - Povos das Amazônias e Universidade, Ciência e Produção de Conhecimento: Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Roberto Moraes Corrêa - Universidade do Estado do Pará (UEPA).

1. Povos das Amazônias e Território - 30/11/2023 - 8:30-11:30h

  1. A LUTA DOS POVOS TRADICIONAIS E RIBEIRINHOS DO RIO XINGU, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA E A RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL DA COMUNIDADE PALHAL NO ASSURINI - RONALDO DOS SANTOS LEONEL E ANDRÉIA DE OLIVEIRA CASTRO
  2. POVOS ORIGINÁRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE: ENTRE O RACISMO AMBIENTAL E A LUTA PELA PRESERVAÇÃO DE SUAS TERRAS. - CARLOS MATHEUS MATOS SANTOS DOS SANTOS, JOANA TAYANE QUARESMA E KARINE MONTEIRO DA VERA
  3. UMA CRÍTICA DO LIXÃO DE MARITUBA (PA) SOB A PERSPECTIVA DA JUSTIÇA AMBIENTAL - FABRÍCIO TAVARES DE MORAES E RODRIGO CORRÊA DINIZ PEIXOTO
  4. CADASTRO AMBIENTAL RURAL E POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO USADO, DE MILTON SANTOS – LAYSE PEREIRA FAVACHO DA ROCHA E RODOLPHO ZAHLUTH BASTOS
  5. EM TERRA DE ÍNDIO, A MINERAÇÃO BATE À PORTA - ALESSANDRA MARCHIONI E RODRIGO FERREIRA DOS SANTOS
  6. A RAZÃO MAPUCHE - CARLO ZARALLO VALDÉS
  7. EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA EM DEFESA DO CORPO-TERRITÓRIO-TERRA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ - JOHN CLEBER SARMENTO SANTIAGO E VANUZA DA CONCEIÇÃO CARDOSO
  8. EPISTEMICÍDIOS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS ATINGIDOS POR ATIVIDADES ECONÔMICAS E DESASTRES - PEDRO HENRIQUE MOREIRA DA SILVA, TERESA HARARI ALVES DE ARAÚJO E ARMÍNDO DOS SANTOS DE SOUSA TEODÓSIO
  9. CONFLITOS TERRITORIAIS NA AMAZONIA LEGAL: A BUSCA POR CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E PROTEÇÃO DE TERRITÓRIOS DEMARCADOS - CARLOS MATHEUS MATOS SANTOS DOS SANTOS E PAULA CRISTINA LUZ FERREIRA
  10. PROTOCOLO DE CONSULTA PRÉVIA E O FORTALECIMENTO DA LUTA POR DIREITOS NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA TERRA DA LIBERDADE, CAMETÁ-PA - TIAGO SABOIA E MANOEL LIDUINO
  11. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE DO POÇÃO- ILHA DE COTIJUBA - LUCIANA MEIRELES PINHEIRO, STÉFFANI DOS SANTOS MENDONÇA E WALDENOR PINHEIRO DOS SANTOS
  12. RESISTÊNCIA NO TERRITÓRIO ESTADUAL QUILOMBOLA DE PORTO DE MOZ – PA - RONALDO HENRIQUE SANTANA E ERNANDO BRITO DUARTE
  13. “TEJIENDO TERRITÓRIO”: O MURALISMO COMO METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO POPULAR COM MULHERES E CRIANÇAS DE SUACHA(COLÔMBIA) - MARLEN LORENA OLIVEIRA SOARES E JHON EDISON PACHECO HORTÚA
  14. AMAZÔNIA INDÍGENA: SOBREVIVÊNCIA E RESISTÊNCIA DOS POVOS NO TERRITÓRIO TOCANTINO - MARIA GORETE CRUZ PROCÓPIO, KEILA DE JESUS MORAIS LOBATO E MIGUEL COSTA SILVA
  15. CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: OS RASTOS DO MINERODUTO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA - RONILSON SANTOS DOS SANTOS E ELIANA TELES RODRIGUES
  16. AMAZÔNIA QUINTINISTA: IMAGINÁRIO, MEMÓRIAS E RESISTÊNCIA - ANTONIO EDSON FARIAS
  17. CAMINHADAS E MEMÓRIAS DOS COLETIVOS DE MULHERES DO XINGU (2018-2023) - CLEIDE SANTOS DE SOUSA E MARTA GENÚ SOARES

2. Povos das Amazônias e Saúde - 01/12/2023 - 8:30-11:30h

  1. AS REPRESENTAÇÕES RITUALÍSTICAS E CULTURAIS DOS TEMBÉ DIANTE DA COVID-19 - JOSÉ AUGUSTO CARVALHO DE ARAÚJO
  2. ENFERMAGEM, CUIDADOS EM SAÚDE, VIDA QUILOMBOLA: VIVÊNCIA NO ÂMBITO DA CARTOGRAFIA SOCIAL E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E TERRITÓRIO - MARTA GIANE MACHADO TORRES
  3. A UTILIZAÇÃO DA FAUNA E DE FITOTERÁPICOS SILVESTRES COMO RECURSO MEDICINAL PELO POVO TEMBÉ DO GUAMÁ - FABRÍCIO CÉSAR C. RODRIGUES, ANGÉLICA REIS DE SOUZA TEMBÉ E ROSÂNGELA DA SILVA PITANGA FARO
  4. AS VÁRIAS CONCEPÇÕES DE ADOECIMENTO: UMA ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS DE CURA REALIZADAS NO BARRACÃO DE IEMANJÁ EM OEIRAS DO PARÁ - ELOÍSA CAMARÃO OLIVEIRA E DILMA MARIA DA SILVA

3. Povos das Amazônias e Cultura - 30/11/2023 - 8:30-11:30h

  1. O MUNDO-VIDA DA MANDIOCA: A ROÇA, O PUÇÃO E A CASA DO FORNO - MIGUEL DE NAZARÉ BRITO PICANÇO
  2. IGARAPÉ-MIRI: O AÇAÍ NO EPICENTRO DA CULTURA E ECONOMIA AMAZÔNICA - CRISTIANO MORENO VALENTE SANTOS, FRANCINEI BENTES TAVARES E YVENS ELY MARTINS CORDEIRO.
  3. PREFERÊNCIAS E TABUS ALIMENTARES NA COMUNIDADE DE MANGUEIRAS (ILHA DO MARAJÓ – PARÁ) - ANAEL SOUZA NASCIMENTO E NEUSANI OLIVEIRA IVES-FELIX
  4. LITERATURA TOUR: UM CLUBE DE LEITURA ITINERANTE NO INTERIOR DAS AMAZÔNIAS - FRANKLIN YAGO DE SOUZA HIPÓLITO, BRUNA CASSIMIRO DA SILVA SOUZA E ALANA LIMA DA SILVA
  5. AS FACES DA DEUSA: UM ESTUDO SOBRE O SIMBOLISMO DA DEUSA NA CONTEMPORANEIDADE AMAZÔNICA - LEANDRO DE SOUSA ROCHA, ESTER SOUZA ROLO E PRISCILA DO SOCORRO DOS SANTOS GOMES
  6. A FESTA DE SÃO TIAGO DE MAZAGÃO VELHO À LUZ DA COLONIALIDADE DO SABER - JOSEANE NUNES SALHEB
  7. “VÂO DEIXANDO A CULTURA PRA TRÁS” EPISTEMICÍDIO AMAZÔNICO - KALY NANCY LISBOA REGO E SIMONE DE JESUS DA FONSECA LOUREIRO
  8. CARIMBÓ, CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: INTERLOCUÇÕES INICIAIS - BIANCA DE ARAÚJO NEVES, AMANDA CAROLINE FERREIRA RABELO E JHULIE HELEN CABRAL DA SILVA
  9. SABERES TRADICIONAIS E RESISTÊNCIA: PRÁTICAS DE XAMANISMO NA OBRA A QUEDA DO CÉU: PALAVRAS DE UM XAMÃ YANOMAMI - PAULA NATASHA SIQUEIRA BARROS
  10. ZAWAR: A HISTÓRIA VIVA DO POVO TEMBÉ - CRISTIANA DE PAULO MARTINS, ANTÔNIO EDUARDO OLIVEIRA E GABRIEL DA COSTA ARAUJO

4. Povos das Amazônias e Educação - 30/11/2023 - 8:30-11:30h

  1. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA “ITAPUTYR” TEMBÉ TENETEHARA E O ENSINO DE FILOSOFIA: OLHAR DECOLONIAL E INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA PARAENSE - HENRIQUE DE MORAES JUNIOR, IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA E KÔKÔIXUMTI TEMBÉ JATHIATI PARKATEJÊ
  2. EPISTEMOLOGIA DO SABER TEMBÉ E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NA ALDEIA - VANDERLÚCIA DA SILVA PONTE, BEWÃNI FARIAS REIS (TEMBÉ) E LOURDES VASCONCELOS (TAPAJÓ)
  3. EDUCAÇÕES “OUTRAS” QUE EMERGEM DA VIDA: NARRATIVAS DE EDUCANDOS E EDUCANDAS DO CÍRCULO DE CULTURA DE MOJU-PA - SILVANA DE ALMEIDA SARMENTO FERREIRA
  4. “NÓS NÃO ESTAMOS NO TERRITÓRIO, NÓS NÃO SOMOS DO TERRITÓRIO, NÓS SOMOS TERRITÓRIO”: PERCURSOS DE PESQUISAS PARA AMAZONIZAR A EDUCAÇÃO E O MUNDO - SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ HAGE E ÁLIDA ANGÉLICA ALVES LEAL
  5. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA – MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO, KOKOIXUMTI TEMBÉ JATHIATI PARKATEJE E NÚBIA ALENCAR
  6. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS CONTADAS POR TIA DALVA: NARRATIVAS ORAIS E O FORTALECIMENTO DAS IDENTIDADES QUILOMBOLAS NA EMEIF DE TOMÁZIA, CAMETÁ-PA - GLAUCIA BORGES E TIAGO SABOIA
  7. FOTOGRAFIA E POVOS ORIGINÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES DE RODOLFO KUSCH PARA A EDUCAÇÃO - NAIANA LEME CAMOLEZE SILVA
  8. OS MOVIMENTOS DE DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO POVO INDÍGENA TEMBÉ: A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - ANTONIA ZELINA NEGRÃO DE OLIVEIRA, ELIANA RUTH DE SOUSA E GLEYCE TEMBÉ
  9. LITERATURA INDÍGENA, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR - MARÍLIA NEIDE LIMA SENA, MAYARA HAYDÉE LIMA SENA E MARIA DO PERPETUO SOCORRO LIMA SENA
  10. COMUNIDADES DE APRENDIZAJE DOCENTES SOBRE DISEÑO UNIVERSAL DEL APRENDIZAJE (DUA): GENERANDO ENTORNOS MÁS COLABORATIVOS E INCLUSIVOS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR - JAVIERA MENA RUIZ-TAGLE
  11. PAULO FREIRE E DIVERSIDADE:PENSANDO A ETNOEDUCAÇÃO - SULIVAN FERREIRA DE SOUZA E LOUISE RODRIGUES CAMPOS
  12. A FORMAÇÃO DE ETNOEDUCADORES/AS: POR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA - SULIVAN FERREIRA DE SOUZA
  13. INVISIBILIZADOS: ENTRE A EXCLUSÃO E A INCLUSÃO - SUJEITOS QUILOMBOLAS NO ESPECTRO AUTISTA E OS DESAFIOS DA DIVERSIDADE - ALCIONE FIEL DE FREITAS, DHENEFFER CANTÃO RODRIGUES E TÂNIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
  14. A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR DE INDÍGENAS, IMIGRANTES E REFUGIADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM - PATRÍCIA PERDIGÃO, NÚBIA ALENCAR E GIDEON LIMA                                                                                                                                                                                           4. Povos das Amazônias e Educação - 01/12/2023 - 8:30-11:30h
  15. POVOS AMAZÔNIDAS E SEUS SABERES/FAZERES OUTROS: ELEMENTOS DE PRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS AO CAPITALISMO - GILMARA NATIVIDADE DAMASCENO, JOSÉ WILLON GIRARD DE MATOS E LICIANE DE SOUZA E SOUZA
  16. AÇÕES DECOLONIAIS E DIALÓGICAS DA PAJÉ ZENEIDA LIMA E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO MARAJOARA - HUBER KLINE GUEDES LOBATO, RITA DE NAZARETH SOUZA BENTES E HELEN DO SOCORRO RODRIGUES DIAS
  17. SABERES ANCESTRAIS E O (RE) EXISTIR: POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR ESPECÍFICA QUILOMBOLA - LUCILA LEAL DA COSTA ARAÚJO E SÉRGIO ROBERTO MORAES CORRÊA
  18. MODOS DE HABITAR E CONVIVER DOS POVOS INDIGENAS: POR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTIRAL - MAYRE DIONE MENDES DA SILVA MASCARENHAS
  19. LITERATURAS INDÍGENAS E HISTÓRIA CULTURAL: ORALIDADE, REEXISTÊNCIA E BEM VIVER - THAÍS TAVARES NOGUEIRA E MARIA BETÂNIA BARBOSA ALBUQUERQUE
  20. POVOS INDÍGENAS EM FOCO: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PPGED UEPA? - FÁBIO AUGUSTO TEIXEIRA RODRIGUES, HENRIQUE DE MORAES JUNIOR E CAROLINE BARROS DA SILVA
  21. O PPGEEI NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO - JOELMA CRISTINA PARENTE MONTEIRO ALENCAR E LOURDES DE VASCONCELOS BENTES
  22. AS VOZES DA RESISTÊNCIA FEMINISTA NA AMAZÔNIA – MARÍLIA SEABRA PANTOJA E LUCÉLIA DE MORAES BRAGA BASSALO
  23. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DO CAMPO: A EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE O GERAL E O ESPECÍFICO - ADMA CONCEIÇÃO DANIN DE LIMA, FELIPE SAUL DA SILVA FERREIRA E JOSEANE NUNES SALHEB
  24. O PROJETO NEOLIBERAL DE EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA RESISTÊNCIA - VINICIUS SANTIAGO FERREIRA E JOSÉ WILLON GIRARD DE MATOS
  25. ETNOMATEMÁTICA E PEDAGOGIA FREIREANA: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E UBIRATAN D' AMBROSIO - KYMBERLI LUANA SANTOS RAMOS
  26. OUTRAS PEDAGOGIAS: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO COMO UM PROCESSO CULTURAL - LYANDRA LAREZA DA SILVA MATOS, CAROLINE BARROS DA SILVA E HENRIQUE DE MORAES JUNIOR
  27. COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA, GÊNERO E JUVENTUDE EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS E INDÍGENAS DO RIO NEGRO - CESAR ALVES FERRAGI, RENAN SIMIONATO E JULIANA GONÇALVES

5. Povos das Amazônias e Envelhecimento - 01/12/2023 - 8:30-11:30h

  1. A VIOLÊNCIA FINANCEIRA ÀS PESSOAS IDOSAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, DE BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA, FACE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - LETICIA MARTINS BITAR DE MORAES E MARIA DAS GRAÇAS BENDELACK SANTOS

6. Povos das Amazônias, Universidade, Ciência e Produção de conhecimento - 01/12/2023 - 8:30-11:30h

  1. ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO ENSINO DE ECOLOGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA INTERAÇÃO ENTRE POVOS DAS AMAZÔNIAS, UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO - ANDRÉIA DE OLIVEIRA CASTRO E RONALDO DOS SANTOS LEONEL
  2. ENTRE ENCONTROS, ENCANTOS E ENCANTARIAS: UM BANZEIRO DE CONHECIMENTOS E SABERES POPULARES VIVIDOS NO FESTIVAL TORÓ - JOLIENE KATE NASCIMENTO PINTO, ALANA TEREZINHA RODRIGUES FEIO E VERA SOLANGE PIRES GOMES DE SOUSA
  3. PRÁTICAS E HÁBITOS ALIMENTARES ENTRE OS TENTEHAR DA ALDEIA OLHO D’ÁGUA, MARANHÃO, BRASIL - NEUSANI OLIVEIRA IVES-FELIX, ANAEL SOUZA NASCIMENTO E LUIZA NAKAYAMA
  4. (RE)EXISTÊNCIAS CULTURAIS: UM DIÁLOGO ENTRE CORPO, SAMPLEADOS E AMAZÔNIA PARAENSE - JOLIENE KATE NASCIMENTO PINTO, ALANA TEREZINHA RODRIGUES FEIO E VERA SOLANGE PIRES GOMES DE SOUSA
  5. PROGRAMA CIÊNCIA E ARTE POVOS DA AMAZÔNIA – CAPAM: UNIVERSIDADE, SABERES E DECOLONIALIDADE - BRUNA DO SOCORRO OLIVEIRA TRINDADE E RUTH CARDOSO LIMA
  6. ANÁLISE DIALÓGICA DAS IDEIAS DE AILTON KRENAK PARA ADIAR O FIM DO MUNDO - BIANCA DA SILVA SOUZA, JAMILLY BASTOS DE OLIVEIRA E JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES
  7. POVOS ORIGINÁRIOS: ENTRE LUGAR DO “CORPO” E SABERES NAS FRONTEIRAS SIMBÓLICAS DO “CONHECIMENTO” - GEÓRGIA PEREIRA LIMA
  8. O PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE DA CRISE DEMOCRÁTICA NA SOCIEDADE E UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO CONTEXTO DO GOVERNO BOLSONARO – VITÓRIA ALCÂNTARA ALMEIDA, DOUGLAS AMERICO DE SOUZA E SÉRGIO ROBERTO MORAES CORREA
  9. SAÚDE INDÍGENA, POLICLÍNICA ITINERANTE NAS ALDEIAS ARAWETÉ/KARARAÔ: RELATO DE EXPERIÊNCIA E A PANDEMIA DO COVID-19 - MARTA GIANE MACHADO TORRES E ELIENE RODRIGUES PUTIRA SACUENA
  10. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA OU ETNOMATEMÁTICA NA CULTURA INDÍGENA - ALINE SILVEIRA MACHADO E BARBARA GAIA BARRETO DA SILVA
  11. PODCAST WYKA KWARA - ANA CAROLINA MACÊDO CARDOSO
  12. ECOS: DIÁLOGOS DE SOBREVIVÊNCIA AMAZÔNIDA - VERA SOLANGE PIRES GOMES DE SOUSA E JOLIENE KATE NASCIMENTO PINTO

 

Prazo para Submissão de Trabalhos: até 19/11/2023.

Resultados das Avaliações dos Trabalhos: até 23/11/2023.

Prazo para Inscrição no Evento Sem Submissão de Trabalhos: até 28/11/2023.

 

INFORMAÇÕES PARA SUBMISSÃO

Somente participantes com a inscrição realizada e paga podem submeter textos para o VI Colóquio Diálogos Sul-Sul. Orientamos que o pagamento seja realizado com, no mínimo, dois dias de antecedência.

Será admitida a submissão de até 03 (três) textos por autor(a) na categoria Resumo Expandido, Podcast e/ou Vídeo: 01 (um) como autor(a) e 02 (dois) como coautor(a), ou 03 (três) como coautor(a). Cada texto pode ter até 3 (três) autores: 01(um) autor(a) e 2 (dois) coautores;

A forma de envio do trabalho será: Resumo Expandido, Podcast ou Vídeo (CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD E CONSULTE AS NORMAS PARA SUBMISSÃO).

Resumos Expandidos (CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD E CONSULTE O MODELO PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO) - (CLIQUE AQUI LINK PARA SUBMISSÃO RESUMO EXPANDIDO).

Podcasts (CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD E CONSULTE O MODELO PARA SUBMISSÃO DE PODCAST) - (CLIQUE AQUI LINK PARA SUBMISSÃO PODCAST).

Vídeos (CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD E CONSULTE O MODELO PARA SUBMISSÃO DE VÍDEO) - (CLIQUE AQUI LINK PARA SUBMISSÃO VÍDEO)

Poderão integrar a apresentação como autor(a) e coautor(a) dos Trabalhos: Liderança, Membros de Movimentos Sociais e Organizações Sociais, pesquisadores(as) membros de grupos de pesquisas, professores(as) de Instituições de Ensino Superior, professores(as) EBTT – Educação Básica de cursos Técnicos e Tecnológicos, professores(as) da Educação Básica e demais pesquisadores(as) mestres(as) ou doutores(as); estudantes de doutorado e de mestrado; graduandos(as).

Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente pela página do evento (https://doity.com.br/vi-coloquio-internacional-dialogos-sul-sul/), na área destinada à submissão, através do acesso/cadastro do(a) responsável pela submissão, sendo desconsiderada qualquer outra forma de submissão.

Os Resumos Expandidos, Podcasts e/ou Vídeos aprovados serão publicados nos Anais do evento, em formato digital, em sítio a ser informado, após o encerramento do VI Colóquio Diálogos Sul-Sul.

 

DO FORMATO E AVALIAÇÃO DAS SUBMISSÕES

Os Resumos Expandidos, Podcasts e Vídeos serão avaliados por membros da Comissão Científica, conforme os seguintes critérios: 1 - relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa; 2 - consistência e rigor conceitual na abordagem teórico e metodológica e na argumentação; 3 - interlocução com a produção da área e contribuição para o avanço do conhecimento; 4 - respeito às normas cultas da língua portuguesa (coerência, coesão, correção ortográfica e gramatical) e as normas de formatação; 5 - cumpre todos os itens presentes no template do evento, conforme modelo disponibilizado.

Ética: os(as) autores(as) deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa.

Após avaliação da Comissão Científica a submissão (conjunto de textos enviados) será considerada: APROVADO ou APROVADO COM RECOMENDAÇÕES (enviado via e-mail).

Não serão devolvidos valores de inscrição caso o trabalho submetido não seja aprovado.

 

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica e Comissão Organizadora.