VI Enccult - Encontro Científico Cultural de Alagoas- Multidisciplinar

22 de novembro de 2016, 14h00 até 25 de novembro de 2016, 18h00

Campus II, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Santana do Ipanema, AL

Sobre

O VI Enccult, Encontro Científico Cultural de Alagoas, é um evento multidisciplinar, com bases consolidadas em sua VI Versão, contemplando várias áreas da Ciência, congregando cientistas de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba etc. Pesquisadores professores e alunos, profissionais, produtores privados etc são nosso querido público.

Tema do Evento: RURALIDADES E DESENVOLVIMENTO

O ENCCULT é um evento do Campus II, Uneal, Santana do Ipanema como promotor e tem diversas Universidades parceiras, IFAL, UFAL, UFRPE, UFCG,UFSE, USP, UEBA, UFPE, entre outras.

Nossas principais áreas de trabalhos são: Ciencias Humanas, Biológicas, Agrárias, Sociais, Saúde, Ambientais, Econômicas e Cultural.

Sua presença será sempre um privilégio para nós da Comissão Organizadora do Evento, liderada pelo prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva, Uneal.

No Enccult você participará de apresentações de trabalhos de forma oral, palestras, minicursos, atividades culturais, concurso de fotografia etc..

O edital do 3ºconcurso defotografias você pode baixar em www.enccult.org

LOCAIS DO VI ENCCULT 2016

DIA 22: ABERTURA; 14:00 - 20:00 h - COLEGIO DIVINO MESTRE, CAMPUS UFAL / CENTRO/ SANTANA DO IPANEMA

DIA: 23 A 25 POR ATIVIDADE:

14:00 - 22:00 h : - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - COLEGIO DIVINO MESTRE,CAMPUS UFAL / CENTRO/ SANTANA DO IPANEMA (observe seu horário)

- PALESTRAS - ESCOLA ESTADUAL PROFª LAURA MARIA CHAGAS DE ASSIS (LAURA CHAGAS - CAMOXINGA)

- MINICURSOS - ESCOLAESTADUAL PROFª LAURA MARIA CHAGAS DE ASSIS (LAURA CHAGAS - CAMOXINGA)

Local do evento

Campus II, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - 57500-000, BR 316 Km 87,5 , Bebedouro, Santana do Ipanema, Alagoas

Palestrantes

  • Amanda Ramalho de Freitas Brito

    Amanda Ramalho de Freitas Brito - UNEAL / UFPB

    Procura-se nesta palestra discutir a criação lírica na linguagem cinematográfica, observando as relações dialógicas existentes entre texto poético e texto fílmico. Para fomentar a discussão, analisarei como se manifesta o lirismo nos filmes: Hiroshima, meu amor (Hiroshima, mon amour – 1959) de Alain Resnais; Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso – 1988) de Giuseppe Tornatore e As pontes de Madison (The Bridges of Madison Coutry – 1995) de Clint Eastwood. Destacando ainda como a linguagem cinematográfica está presente na poesia contemporânea, em textos de Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e Carlos Drummond de Andrade. De acordo com Brito (2006), o texto literário é um dos maiores intertextos mundiais. Isso motivou, como reflete o crítico, o amadurecimento da nova narrativa (audiovisual). Aliás, o principio estético-imaginativo do cinema dialoga com o sistema semiótico literário, especialmente com aquele concretizado pelo romance do século XIX. Viagem à lua (1902), de George Méliès, é um exemplo de como não só o romance influenciou o cinema com sua linguagem narrativa, mas também percebemos traços poéticos em sua composição através da cena clássica do choque da nave com o olho da lua. A personificação da lua reverbera o caráter metafórico da linguagem poética, e como se trata de um texto visual, o grau de símile é efetuado na própria imagem.  

    24/11 - 14h00 Palestra - A criação lírica no cinema: uma relação dialógica entre o texto poético e o texto fílmico

  • ABERTURA - Palestra - O Nordeste na atualidade. Prof. Dr. Cícero Péricles, Economista UFAL.

    ABERTURA - Palestra - O Nordeste na atualidade. Prof. Dr. Cícero Péricles, Economista UFAL. - FEAC - Ufal

    Prof. Cícero Péricles, Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Economia pela Universidad de Córdoba - Espanha (1998). Autor de três livros sobre economia regional; "Economia Popular - uma via de modernização para Alagoas" (7a ed. Edufal:2016) e "Reestruturação produtiva da agroindústria sucroalcooleira" (3a ed. Edufal: 2009) e "Formação Histórica de Alagoas" (4a ed., Edufal: 2016). Professor do Programa de Mestrado em Geografia/IGDEMA-UFAL. Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

    22/11 - 14h00 Abertura do VI Enccult

  • Leônidas de Santana Marques

    Leônidas de Santana Marques - Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

    Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão.  Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na linha de Análise Regional. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É pesquisador dos Grupos GEPAR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional) da UFAL, GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais) e PROGEO (Relação Sociedade Natureza e Produção do Espaço Geográfico) da UFS. É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Aracaju. Tem trabalhado principalmente com: metodologia do ensino de geografia; formação de professores; Estado e políticas públicas; geografia agrária. Coordenador de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Campus do Sertão.

    23/11 - 16h20 Palestra - Formação de professores: reflexões sobre a construção das identidades docentes

  • Carolina Corrêa de Figueiredo Monteiro

    Carolina Corrêa de Figueiredo Monteiro - Uneal / Santana do Ipanema

    Palestra ministrada pela Prof. Carolina Corrêa de Figueiredo Monteiro que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010), graduação em Agriculture and Life Sciences/Ruminant Production - Texas Agricultural & Mechanics University (2008) e mestrado em Ciência Animal e Pastagems pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas e discente doutorado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e produção de ruminantes.

    24/11 - 14h00 Palestra - Influência da dieta sobre sobre a produção de leite, composição do leite normal e leite instável não ácido (LINA).

  • Conceição Maria Dias de Lima

    Conceição Maria Dias de Lima - Uneal / Santana do Ipanema

    Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Especialista em Associativismo e Cooperativismo, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Graduada em Engenharia de Pesca (1998) e em Licenciatura em Ciências Agrárias (2003), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) da UNEAL. Tem experiência nas áreas de cooperativismo, extensão rural e desenvolvimento local, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, gestão de cooperativas, comunicação rural, planejamento e gestão, incubadoras tecnológicas de cooperativas, empreendimentos econômicos solidários, gestão de desenvolvimento local e territorial.

    24/11 - 15h20 Palestra - Metodologias Participativas aplicadas à extensão rural

  • Edvania da Conceição Pontes

    Edvania da Conceição Pontes - Uneal /USP / CENA

    Edvania da Conceição Pontes, Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2006), sob orientação do Profa. Dra. Priscila Vieira Rosa Logato. Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (ESALQ) sob a orientação do Prof. Dr. Adibe Luiz Abdalla na área de nutrição em peixes com utilização de isótopos estáveis. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Organismos Aquáticos, Biologia Molecular e isótopos estáveis atuando principalmente nos seguintes temas: Variabilidade genética, desempenho produtivo, digestibilidade e uso de ingredientes alternativos com as principais espécies de peixe Oreochromis niloticus, Clossoma macropomum e Piaractus mesopotamicus.

    24/11 - 16h00 Palestra - Isótopos estáveis como ferramenta na aquicultura

  • Ricardo Santos de Almeida

    Ricardo Santos de Almeida - UFAL / Delmiro, UAB

    Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve atividades de pesquisa vinculadas as temáticas relacionadas ao agronegócio, território e territorialidades, e processos de ensino-aprendizagem. Professor Pesquisador Nível II conteudista no curso Geografia Licenciatura EaD na Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL-UAB) sendo o responsável pela diagramação, layout e finalização dos livros das disciplinas. Professor Substituto Auxiliar B do curso Geografia Licenciatura presencial da UFAL campus do Sertão/Delmiro Gouveia. É editor técnico e layout da Revista Reflexões e Práticas Geográficas: http://www.seer.ufal.br/index.php/repgeo/. Vinculado oficialmente ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL) desde 2009 e é Integrante do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR-UFAL).

    23/11 - 16h20 Palestra - Formação de professores: reflexões sobre a construção das identidades docentes

  • Sara Ingrid Borba

    Sara Ingrid Borba - UFAL

    Pedagoga, professora de Filosofia na rede estadual de Alagoas no curso do PREMEM; Professora tutora no curso de Pedagogia em Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas; Mestra em Educação Popular Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba; Maceió-AL saraingridb@gmail.com

    23/11 - 14h00 Palestra - Aspectos Teóricos acerca da educação rural e da educação do campo

  • Elton Lima Santos

    Elton Lima Santos - UFAL / Rio Largo

    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2005), mestrado e doutorado em Zootecnia (Nutrição Animal) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e (2010) atualmente é Professor nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia e nos cursos de Mestrado profissional em Energia da Biomassa do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zootecnia, produção e nutrição de animais não-ruminantes e Piscicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: ingredientes alternativos, aditivos, nutrientes, digestibilidade, manejo alimentar, piscicultura, suinocultura, desenvolvimento sustentável de assentamentos rurais, biodigestores rurais e extensão rural.

    25/11 - 15h00 Palestra - Biodigestores rurais uma alternativa para o pequeno produtor alagoano.

  • Jakes Halan de Queiroz Costa

    Jakes Halan de Queiroz Costa - UFAL / CECA

    Possui Graduação em Tecnologia da Administração Rural pela Universidade Federal de Alagoas (1978), Graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2011), Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988). Doutorado em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cooperativismo, Extensão Rural e Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, extensão rural, estudantes, pesquisa de opinião, comercialização agrícola, cooperativismo e perfil socioeconômico.

    24/11 - 16h40 Palestra - Processos de cooperação em assentamentos rurais do Litoral Norte do estado de Alagoas

  • Abertura Oficial - Prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva - Coordenador Geral do Enccult

    Abertura Oficial - Prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva - Coordenador Geral do Enccult - Uneal / Santana do Ipanema

    O Prof. José Crisólogo de Sales Silva tem graduação em Agronomia, CECA, UFAL, mestrado pela Universität Georg Augst Göttingen, Alemanha, doutorado em Ciências pela Quimica e Biotechnologia, Ufal e Pós-doutorado pelo Centro de Enercgia Nuclear na Agricultura, CENA, USP. Professor Titular do Curso de Zootecnia em Plantas Forrageiras, Santana do Ipanema.

    22/11 - 14h00 Abertura oficial do VI Enccult

  • Ruben Heck

    Ruben Heck - Universidade de HfWU Nuertingen-Geislingen

    O palestrante Ruben Heck é estudante de „Sustainable Product Management“ Bachelor of Arts (Bacharelado) na Universidade de HfWU Nuertingen-Geislingen, Alemanha,  Matérias envolvidas: Economia, Direito, Sustentabilidade. Atualmente é estagiario voluntario no Instituto Naturagro, Maceió, até janeiro de 2016.

    23/11 - 19h30 Palestra - Pobreza: causas, consequências e medidas de combate

  • Maria Aparecida Vieira Melo

    Maria Aparecida Vieira Melo - UFRPE/FUNDAJ

    Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ. Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas (concluída, 2016), pela UFRPE/RENAFOR. Especialista em Psicopedagogia (concluída, 2012), Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica (concluída, 2013), ambas pela UPE. Educação em Direitos Humanos e Diversidade (concluída, 2014) e Educação do Campo (concluída, 2016), ambas pela UFAL. Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora da Faculdade Educacional de Araucária (disciplina avaliação no ensino superior). Professora da FAMASUL (Estágio supervisionado ) e Professora pelo PARFOR (modalidade presencial, legislação e PCCC III e IV), professora pela UNEAL (modalidade presencial, didática, legislação educacional, história da educação, filosofia da educação, educação brasileira, políticas públicas) e professora pesquisadora pela IFAL (EAD - Gestão da Educação). Professora Tutora pela FUNDAJ (EAD - Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio e memória).Tutora pela UFAL (Educação para as relações étnico-raciais - EAD). Palestrante pela UNEAL (Tecnologias da informação e comunicação). Professora pelo Programa Paulo Freire. Interesses em: Educação do campo, educação popular, EAD, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade. Formação de professores.

    23/11 - 17h00 Palestra - A formação docente e suas ações

  • Maria Aparecida Cruz

    Maria Aparecida Cruz - IFPE no Polo Santana de Ipanema desde o ano de 2010

    Maria Aparecida Cruz, Possui graduação em Pedagogia com Orientação Educacional - pela  FAFIRE Faculdade de Filosofia do Recife.      Especialista em: Supervisão Escolar pela Universo- Universidade Salgado de Oliveira. Psicopedagogia pela UPE- Universidade de Pernambuco, Educação Profissional em PROEJA- IFPE  Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco. Atualmente atua como Professora Tutora a Distância nas Disciplina Pedagógicas no Curso de  Licenciatura em Matemática no Polo Santana de Ipanema- AL  e servidora  efetiva do cargo de Técnico  Adminisitrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PE - IFPE      Possui experiência como: Professora da Educação Básica - Rede Estadual de PE, Técnica Pedagógica - Secretaria de Educação do Estado de PE . E experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social - PROEJA - Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos. 

    24/11 - 15h00 Palestra - A Ética ancorada na essência do Ser Humano

  • Katia Santos Bezerra

    Katia Santos Bezerra - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL, CAMPUS I, ARAPIRACA, CIENCIAS BIOLOGICAS

    Professora Drª Katia Santos Bezerra, possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas e Professora pesquisadora do Curso de Ciências Biológicas UAB IFAL. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia aquática, Ecologia geral, Aquicultura e Nutrição de peixes.

    24/11 - 16h00 Palestra - Ecologia de Paisagem: Um caminho para o desenvolvimento sustentável das cidades

  • Edson José de Gouveia Bezerra - Uneal/ Campus I - Arapiraca

    palestra Ministrada pelo prof Dr. Edson Bezerra

    24/11 - 19h00 Palestra - Em busca de uma Alagoas profunda

Programação

Horário Atividade Descrição
22/11
14h00 Auditorio da Uneal, Santana do Ipanema Abertura do VI Enccult
Abertura
ABERTURA - Palestra - O Nordeste na atualidade. Prof. Dr. Cícero Péricles, Economista UFAL.

Abertura do evento com autoridades presentes...

TEMA; RURALIDADES E DESENVOLVIMENTO

RESP; GRUPO CAATINGA

14h00 Sala 1 Abertura oficial do VI Enccult
Abertura
Abertura Oficial - Prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva - Coordenador Geral do Enccult

Abertura oficial do VI Enccult pelo Coordenador do Projeto Enccult, Prof Dr. José Crisólogo de Sales Silva, Líder do Grupo de Pesquisa Caatinga, CNPq. / Uneal.

Graduado em Agronomia, pela UFAL,  Mestrado pela Universidade Göttingen, Alemanha, Doutorado em Ciências, Quimica e Biotecnologia, UFAL e Pós doutorado pelo CENA / USP.

15h00 Auditorio da Uneal, Santana do Ipanema Palestra de abertura - O Nordeste na atualidade
Palestra

Palestra com o Prof. Cícero Péricles, UFAL, Maceió. tema da palestra  O Nordeste na atualidade

17h00 Hall da Uneal Campus Santana do Ipanema Confraternização cultural
Coffee break

Confraternização de abertura, apresentação cultural

23/11
08h00 Salas de aula Uneal, Santana do Ipanema Apresentação Oral de trabalhos tema Educação e ensino
Apresentação de Artigos

Apresentação de trabalhos em power point de forma oral, em 10 salas de trabalhos, com discussão dos trabalhos apresentados em grupo

09h00 Sala 3 Minicurso - Fundamentos teóricos e analíticos para aplicação em economia agrícola e rural
Minicurso

 

Minicurso Fundamentos teóricos e analíticos para aplicação em economia agricola e rural. Ministrado pelo Prof. Dr. André Maia Lages - Economia FEAC, Ufal, Maceió.

14h00 sala 5 Minicurso - Cultivo intensivo da Palma forrageira
Minicurso

inistrado pelo Tec. Ideginaldo Rogério da Costa Correia,  Atualmente faz parte do projeto fazenda eficiente "metodologia Balde Cheio"

14h00 sala 03 Minicurso - Planejamento Forrageiro
Minicurso

Ministrado pela Prof. Dra. Ana Paula Maia  dos Santos, prof. do Curso de Zootecnia, Uneal. 

14h00 Sala 1 Palestra - Aspectos Teóricos acerca da educação rural e da educação do campo
Palestra
Sara Ingrid Borba

 Palestra ministrada pela Prof. Sara Ingrid Borba. A palestra busca contribuir com a discussão da educação do campo a partir dos aspectos da educação rural, despertando para a tomada de consciência de que a educação para a classe trabalhadora sempre foi tratada com descaso ou com finalidades voltadas para os interesses da classe dominante. Neste sentido será feita duas abordagens: a primeira reflete sobre a educação rural no contexto das tensões políticas e econômicas do país; a segunda ressalta aspectos da educação do campo enquanto processo desencadeador de promoção dos sujeitos do campo. Por fim, ressaltamos a importância do debate no contexto atual da Educação, considerando as demandas excludentes, as quais precisamos nos contrapor, na tentativa de educação de qualidade para todas as pessoas, independente de sua condição étnica, gênero, classe, inclusive a sua situação geográfica. Ressaltamos a necessidade de continuidade nos investimentos para a construção de processos efetivos de ações contra a exclusão social, a qual persiste em se evidenciar no contexto social, inclusive educacional, tornando-se um desafio no contexto social.

16h20 sala 1 Palestra - Formação de professores: reflexões sobre a construção das identidades docentes
Palestra
Leônidas de Santana Marques, Ricardo Santos de Almeida

Palestra ministrada pelos Prof Ricardo Santos  de Almeida, UFAL, Delmiro Gouveia, Curso de Geografia, Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve atividades de pesquisa vinculadas as temáticas relacionadas ao agronegócio, território e territorialidades, e processos de ensino-aprendizagem. Professor Pesquisador Nível II conteudista no curso Geografia Licenciatura EaD na Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL-UAB) sendo o responsável pela diagramação, layout e finalização dos livros das disciplinas. Professor Substituto Auxiliar B do curso Geografia Licenciatura presencial da UFAL campus do Sertão/Delmiro Gouveia. É editor técnico e layout da Revista Reflexões e Práticas Geográficas: http://www.seer.ufal.br/index.php/repgeo/. Vinculado oficialmente ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL) desde 2009 e é Integrante do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR-UFAL).

17h00 Sala 1 Palestra - A formação docente e suas ações
Palestra
Maria Aparecida Vieira Melo

Palestra ministrada por Maria Aparecida Melo, Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ. Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas (concluída, 2016), pela UFRPE/RENAFOR. Especialista em Psicopedagogia (concluída, 2012), Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica (concluída, 2013), ambas pela UPE. Educação em Direitos Humanos e Diversidade (concluída, 2014) e Educação do Campo (concluída, 2016), ambas pela UFAL. Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora da Faculdade Educacional de Araucária (disciplina avaliação no ensino superior). Professora da FAMASUL (Estágio supervisionado ) e Professora pelo PARFOR (modalidade presencial, legislação e PCCC III e IV), professora pela UNEAL (modalidade presencial, didática, legislação educacional, história da educação, filosofia da educação, educação brasileira, políticas públicas) e professora pesquisadora pela IFAL (EAD - Gestão da Educação). Professora Tutora pela FUNDAJ (EAD - Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio e memória).Tutora pela UFAL (Educação para as relações étnico-raciais - EAD). Palestrante pela UNEAL (Tecnologias da informação e comunicação). Professora pelo Programa Paulo Freire. Interesses em: Educação do campo, educação popular, EAD, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade. Formação de professores.

19h30 Sala 1 Palestra - Pobreza: causas, consequências e medidas de combate
Palestra
Ruben Heck

Palestra Ministrada por Ruben Heck, Desde 03/2014 estuda „Sustainable Product Management“ Bachelor of Arts na Universidade de HfWU Nuertingen-Geislingen, Alemanha, Matérias envolvidas: Economia, Direito, Sustentabilidade 

20h10 Sala 1 Palestra - Introducão a uma perspectiva sustentável da gestão de cadeia de suprimento
Palestra

Palestra ministrada por Nolwen Graver da Belgica

A palestra iniciará com a introdução de assuntos de gestão de cadeia de suprimento nas empresas e da sustentabilidade em geral. Em seguida, vamos examinar como ambos temas articulam-se juntos. 

 
20h30 Sala 1 Palestra - Os APL's como perspectivas de desenvolvimento Local em economias periféricas
Palestra

Palestra ministrada pelo Prof.  Mauricio Siqueira Silva, Prof. de Economia da Ufal, 

24/11
13h00 Casa do Mel Minicurso - Criação de abelhas Nativas (sem ferrão)
Minicurso

Minicurso ministradpo pela Profª Maria do Carmo Carneiro, Uneal, Santana do Ipanema.

14h00 Sala 3 Minicurso - Agroecologia e estratégias de reprodução socioeconômica para as famílias rurais
Minicurso

Minicurso - Agroecologia e estratégias de reprodução socioeconômica para as famílias rurais 

Prof. Luciano Barbosa, Ufal, Santana do Ipanema 14:00 h - 22:00 h

14h00 Salas de aula Uneal, Santana do Ipanema Palestra - A criação lírica no cinema: uma relação dialógica entre o texto poético e o texto fílmico
Palestra
Amanda Ramalho de Freitas Brito

Palestra ministrada pela Profª. Mestre Amanda Ramalho de Freitas Brito (UNEAL/UFPB)

14h00 Sala 1 Oficina - Teatro: introdução aos jogos teatrais
Oficina

Oficina ministrada por Dayvton Almeida, estud de psicologia, tecnico em radio  e tv pela Univ. Mauricio de Nassau e teatro pela escola de Artes João Pernambuco. Moreno - PE.

14h00 Sala 1 Minicurso - Construção de projetos de pesquisa em educação
Minicurso

CARGA HORÁRIA: 4 horas

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Maria Lenilda Caetano França (Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona/Lisboa-PT; Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe)

PÚBLICO ALVO: Graduandos do 7º e 8º Períodos e graduados de cursos de Licenciatura.

EMENTA: Revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas que delimitam a pesquisa na área educacional. Abordagem sobre Estado da Arte. Elementos definidores do processo de investigação científica. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa em educação.

14h00 sala 5 Oficina - Diferentes linguagens e ensino de geografia
Oficina

Ministrantes: Felipe Santos Silva, Gabriel da Silva Veras, Ivia Rejane Ferreira Silva, Jucileide da Silva Sobreira

Objetivo: propor a utilização de diferentes abordagens metodológicas para o ensino de Geografia, considerando jogos, imagens (fotos e desenhos) e filmes (curta e longa metragens).

Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional – GEPAR

14h00 sala 2 Palestra - Influência da dieta sobre sobre a produção de leite, composição do leite normal e leite instável não ácido (LINA).
Palestra
Carolina Corrêa de Figueiredo Monteiro

Palestra ministrada pela Prof.ª Doutouranda Camila Corrêa de Figueiredo Monteiro, Prof. de Nutrição Animal, Uneal, Santana do Ipanema. / Doutoranda pela UFRPE.

14h00 sala 6 Minicurso - Programas de Educação no Brasil: Mais Educação, PDDE e PNLD
Minicurso

Minicurso ministrado pelo prof. Ferdinando Melo, Uneal, Campus II, Santana do Ipanema, 24 e 25 de nov. das 14 as 18 h, com 8 horas de duração.

15h00 Sala 1 Palestra - A Ética ancorada na essência do Ser Humano
Palestra
Maria Aparecida Cruz

Palestra ministrada pela Profª Maria Aparecida Cruz, com experiência na área de formação de professores, servidora do IFPE e Tutora a Distância da EAD do IFPE no Polo Santana de Ipanema desde o ano de 2010.

15h20 sala1 Palestra - Metodologias Participativas aplicadas à extensão rural
Palestra
Conceição Maria Dias de Lima

Palestra ministrada pela Profª Drª Conceição Maria Dias de Lima, Zootecnia, Uneal, Santana do Ipanema, Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Especialista em Associativismo e Cooperativismo, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Graduada em Engenharia de Pesca (1998) e em Licenciatura em Ciências Agrárias (2003), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) da UNEAL. Tem experiência nas áreas de cooperativismo, extensão rural e desenvolvimento local, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, gestão de cooperativas, comunicação rural, planejamento e gestão, incubadoras tecnológicas de cooperativas, empreendimentos econômicos solidários, gestão de desenvolvimento local e territorial.

16h00 Sala 1 Palestra - Isótopos estáveis como ferramenta na aquicultura
Palestra
Edvania da Conceição Pontes

Palestra ministrada pela Profª. Drª Edvania da Conceição Pontes, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2006), sob orientação do Profa. Dra. Priscila Vieira Rosa Logato. Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (ESALQ) sob a orientação do Prof. Dr. Adibe Luiz Abdalla na área de nutrição em peixes com utilização de isótopos estáveis. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Organismos Aquáticos, Biologia Molecular e isótopos estáveis atuando principalmente nos seguintes temas: Variabilidade genética, desempenho produtivo, digestibilidade e uso de ingredientes alternativos com as principais espécies de peixe Oreochromis niloticus, Clossoma macropomum e Piaractus mesopotamicus.

16h00 Sala 1 Palestra - Ecologia de Paisagem: Um caminho para o desenvolvimento sustentável das cidades
Palestra
Katia Santos Bezerra

Plaestra ministrada pela Profª Katia Santos Bezerra, C. Biologicas, Uneal, Arapiraca. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas e Professora pesquisadora do Curso de Ciências Biológicas UAB IFAL. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia aquática, Ecologia geral, Aquicultura e Nutrição de peixes.

16h40 Sala 1 Palestra - Processos de cooperação em assentamentos rurais do Litoral Norte do estado de Alagoas
Palestra
Jakes Halan de Queiroz Costa

Palestra ministrada pelo Prof. Dr. Jakes Halan Costa, CECA, UFAL, Rio Largo.

19h00 sala1 Oficina - Elaboração de recursos de aprendizagem adaptados à pessoa com deficiência
Oficina

Oficina ministrada pelo Prof. Ferdinando Santos de Melo, Uneal, dias 24 e 25 de novembro das 19 as 22 h. com 8 horas de duração.

19h00 Sala 3 Palestra - Em busca de uma Alagoas profunda
Palestra

Palestra ministrada pelo Prof. Edson  José de Gouveia Bezerra, Uneal, Campus I, Arapiraca.

25/11
13h00 sala 4 Minicurso - A ensinagem no processo metodológico interdisciplinar
Minicurso

Minicurso ministrado pela Prof. Maria Aparecida Melo. Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ.

14h00 sala 6 Oficina - Literatura: a materialização de um sonho
Oficina

Ministrado pelo Prof. Dayvton Almeida, est de psicologia, tecnico em radio e tv pela Mauricio de Nassau, escritor editora Kazua.

14h00 sala 4 Minicurso - Compostagem
Minicurso

Ministrante: Maria Josemeire do Vale

Objetivo: Debater sobre os tipos de lixos existentes em povoados e cidades, criticando a responsabilidade do tratamento do lixo; pretende-se refletir sobre a construção de composteiras, propondo a colaboração entre família e vizinhança para armazenamento do lixo orgânico.

14h00 sala 6 Minicurso - O uso de agrotóxicos no campo brasileiro: uma epidemia silenciosa e violenta
Minicurso

ojjetivo da Palestra é debater sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para os trabalhadores do campo, a população em geral e o meio ambiente.

Ministrado pelas profas  Karla Christiane Ribeiro Tanan UFSE e Prof Sandra Freitas Santos.

15h00 1 Palestra - Biodigestores rurais uma alternativa para o pequeno produtor alagoano.
Palestra
Elton Lima Santos

alestra ministrada pelo Prof. Dr. Elton Lima Santos, Zootecnia, UFAL, Rio Largo.

Inscrições

Organizador

  • Universidade Estadual de Alagoas, Uneal, Campus II, Grupo Caatinga
    Grupo Caatinga - Grupo de pesquisa científica do Campus II - UNEAL.
    Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação do Campus II - UNEAL.
    Entre em contato