Sobre
VII Jornada de Ciência Humanas — LCH 10 anos: conquistas e perspectivas no ensino, pesquisa e extensão para a formação interdisciplinar de professores.
O objetivo da VII Jornada do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, com habilitação em sociologia da Universidade Federal do Maranhão – LCH/UFMA é celebrar e apresentar à comunidade científica, bem como à sociedade em seu contexto geral, o processo de desenvolvimento do curso e suas conquistas ao longo de seus 10 anos de constituição. Além disso, construir debates que colaborem para uma ação dialógica no âmbito das perspectivas e dos eixos: Ensino, Pesquisa e da Extensão universitária para a formação interdisciplinar de professores e professoras das Ciências Humanas.
Nesse sentido, o curso de Licenciatura em Ciências Humanas/UFMA é constituído por cinco grandes áreas: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Educação. Estas fazem parte da composição do Projeto Político Pedagógico que visa a integração interdisciplinar entre as áreas citadas do conhecimento. Ao longo dos 10 anos do curso, tanto os diálogos quanto os debates, ocorrem em reuniões colegiadas, junto ao Núcleo Docente Estruturante, reunindo discentes e grupos de estudo, e ocorrem com o foco em ampliar o debate e a qualidade da relação dialética entre essas áreas para a formação interdisciplinar dos futuros/as professores/as.
Por sua própria condição de existência, o Curso de LCH busca construir uma identidade própria, tendo em vista a história sócio-política da cidade de Imperatriz, pertencente ao Estado do Maranhão, a qual se encontra localizada às margens do Rio Tocantins e em fronteira com o próprio estado do Tocantins e em área de fronteira estado do Pará. Assim, sua localização está centrada na região conhecida como “Bico do Papagaio”, por sugerir a imagem cartográfica de um “bico”, pois se encontra na fronteira entre as regiões norte e nordeste do país, portanto, apresentando uma grande biodiversidade. Por esses fatores e outros, é uma região implicada em grandes enfrentamentos quanto a disputa de terra e território e devastação do bioma amazônico, com os desmatamentos, queimadas, cortes das palmeiras dos babaçuais, bem como a ditadura da indústria do agronegócio.
Nesse sentido, há uma ampla atuação dos movimentos sociais, como o Movimento dos trabalhadores/as Rurais – MST, movimento indígena, movimento quilombola, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCB, o Fórum de Mulheres de Imperatriz, o movimento da comunidade LGBTQI+, a mobilização dos sindicatos, dentre outras entidades, que realizam ações e movimentos conscientizados e conscientizadores contra a realidade que afeta e ameaça os espaços, territórios e o bem viver do campo de da cidade, assim como o desenvolvimento integral de Imperatriz.
Diante desse contexto, o Curso de Ciências Humanas tem trabalhado e dado relevância às questões postas acima, na perspectiva de possibilitar uma relação de unidade com a comunidade imperatrizense, por meio de Eventos, Projetos e Programas articulados com a intervenção do Ensino, Pesquisa e Extensão universitária, em colaboração com ações socioeducativas significativas para a transformação da sociedade, tendo em vista efetivar o objetivo do sentido de Universidade e sua tríade.
Para a realização do Evento, estamos dando relevância ao contexto abordado anteriormente, todavia, metodologicamente, respeitando a grave situação sanitária atual no mundo, o da pandemia pelo COVID-19. Assim, nossa metodologia de trabalho para realização da VII Jornada – LCH 10 anos: conquistas e perspectivas no ensino, pesquisa e extensão para a formação interdisciplinar de professores ocorrerá exclusivamente, por meio virtual, onde trabalharemos com duas plataformas de comunicação: Google meet e You Tube.
Nesse sentido, as atividades ocorrerão de 23 a 26 de fevereiro, onde teremos no primeiro dia a “mesa de abertura” do Evento e uma mesa que tratará da temática “Revisitando a nossa História”. Nos 3 dias seguintes, as atividades darão continuidade com as temáticas das mesas de Conferências e Rodas de Conversas.
A Conferência I consistirá no debate sobre “Ciências Humanas e Contemporaneidade”; a Conferência II abordará a temática “Ciências Humanas: Epistemologia e Práxis”; a Conferência III trará a discussão sobre, “Ciências Humanas: a interdisciplinaridade na Fronteira Amazônica”; e a Conferência IV debaterá sobre a temática “Ciências Humanas e a tríade da Formação Universitária”, ou seja, os eixos Ensino Pesquisa, Extensão e as perspectivas para a formação de professores/as de Licenciatura em Ciência Humanas.
Quanto às Rodas de Conversas, estas ocorrerão com a participação de professores convidados e discentes egressos do curso, que dialogarão a partir de seus relatos de experiências formativas em LCH, colaborando com as temáticas pertinentes à cada roda de conversa. Nesses termos, construiremos os debates a partir dos seguintes temas: Roda de conversa I: “O ensino universitário e a interlocução com a Rede Pública de Ensino de Imperatriz/MA”; Roda de conversa II: “A pesquisa Universitária e suas dimensões”; Roda de Conversa III: “A Extensão Universitária e os desafios práxicos para a formação docente”.
Assim, temos a satisfação de convidar à todos/as interessados/as para participarem da VII Jornada — LCH 10 anos: conquistas e perspectivas no ensino, pesquisa e extensão para a formação interdisciplinar de professores/as, que ocorrerá entre os dias 23 a 26 de fevereiro de 2021, para que juntos/as possamos celebrar esse momento de construção histórica, sócio-educativa e acadêmica do Curso de Ciências Humanas, que, embora com muitos desafios e enfrentamentos, alcançou conquistas e expectativas futuras.
Local do evento
Evento online
Link: https://youtu.be/Y9DKVl9CiH0
Palestrantes
-
Profa. Dra. Betania Oliveira Barroso - UFMA – Campus Imperatriz
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), é Especialista em psicopedagogia clínica e institucional pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2006), Mestre em Educação, na linha de pesquisa Educação e Ecologia Humana pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2008) e Doutora pelo mesmo Programa na Área de concentração Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. É Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Imperatriz. Participante do Grupo cadastrado no Diretório do CNPq: de Ensino Pesquisa - Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - GENPEX/FE/UnB e Coordenadora do Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Popular - GEPEEP/LCH/UFMA. Desenvolve Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural da Escola de Vygotsky; Teoria da Aprendizagem Situada e Aprendizagem Expansiva. Foi Coordenadora Pedagógica da Universidade Paulista (UNIP/Brasília). Tem experiência na área de Psicologia da Educação com ênfase nos seguintes temas: subjetividade, singularidade, aprendizagem e desenvolvimento, aprendizagem situada, aprendizagem expansiva, Alfabetização de Jovens e Adultos e trabalho docente. Também, tem atuação pedagógica na área de Didática, Prática de Ensino das Ciências Humanas, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Educação Especial. Atualmente, também é professora titular no programa de pós-graduação em formação docente em práticas educativas. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/2424166976246375
-
Prof. Dr. Rogério de Carvalho Veras - UFMA – Campus Imperatriz
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2018), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2008), graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2005). É professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia (UFMA/ Imperatriz-MA), do Mestrado Profissional em Ensino de História (UFMA/ São Luís-MA) e do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (UFMA/Imperatriz-MA). Desenvolve pesquisas na área de Memória e Biografia, História e Antropologia da Religião com ênfase no protestantismo. Áreas de interesse e atuação profissional: História, Biografia e Memória, História do Protestantismo, História do Maranhão, Antropologia da Religião. Coordena o grupo de pesquisa MensMemini: Religião, Memórias e Trajetórias (UFMA). E integra os grupos de pesquisa REHCULT: História, Religião e Cultura Material (UFMA) e MEMENTO: Memórias, Trajetórias e Biografias (UNESP/ASSIS). (Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/3009770629664175)
-
Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai - UFMA – Campus Imperatriz
Doutorado em Filosofia (PUCRS) com estágio doutoral sanduíche no Institut für Sozialforschung - Europa Universität Flensburg com o apoio da CAPES/PDSE sob a orientação do prof. Dr. Hauke Brunkhorst. Mestrado em Filosofia (UFC). Especialização em Didática do Ensino Superior (FAMA - MA). Licenciatura em Filosofia (USF - SP). Professor efetivo de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Curso de Ciências Humanas (UFMA - LCH) (Fonte CV: http://lattes.cnpq.br/6044033543458140)
-
Prof. Dr. Flávio Henrique Albert Brayner - UFPE
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e Doutorado em Sciences de L' Education - Université Paris V- René Descartes (1993), Pós-Doutorado em Sciences de l´Education pela Université de Paris VIII-Saint Denis (2000). Atualmente é Professor Titular aposentado de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, espaço público, escola pública, republicanismo. Membro do Comitê Científico da Anped (GT 06, 2010-2012). Foi Maître de Conférence Invité da Universidade de Montpellier III (2001-2003). Foi Secretário Adjunto de Educação da Cidade de Recife (2009). Vice-diretor do Centro de Educação da UFPE (2012-2016). Coordenador do GT 06/Educação Popular (ANPED, 2012-2014). Membro do Grupo de Apoio ao Planejamento Estratégico da UFPE (2013). Vice-Coordenador do GT 06 (Educação Popular) da ANPEd (2014-2016). Membro do Conselho Editorial da Ed. Massangana (Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. MEC. 2015-2016). Membro do Conselho Editorial da Ed. Universitária (UFPE. 2016-2017). Membro do Comitê Editorial do Conselho de Educação de Pernambuco. Prêmio Antônio de Brito Alves de Melhor Ensaio (Academia Pernambucana de Letras (2013, 2015 e 2016).Membro da União Brasileira de Escritores (Pernambuco). Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/0395265190671613
-
Prof. Dr. Agnaldo José da Silva - UFMA – Campus Imperatriz
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Maranhão. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/9342673736030694
-
Prof. Ms. Salvador Tavares de Moura - UFMA – Campus Imperatriz
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) (2008). Atualmente é professor de História no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, campus Imperatriz, na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação para as relações etno-raciais, afro-religião, migração, memória e história oral. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/9390107740183277
-
Profa. Jeassimonne Paulino de Carvalho Roch - Escola Dorgival Pinheiro de Sousa
Diretora Escola Dorgival Pinheiro de Sousa Bióloga. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Analista Comportamental. -Especialista em Gestão Escolar. -Especialista em Administração Educacional. -Pós-graduada em Didática do Ensino Superior. -Mestra em Psicologia Educacional.
-
Prof. Artur Alexandre Barros da Costa - Escola Dorgival Pinheiro de Sousa
Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco(USF/SP). Especialista em História e Geografia Econômica do Brasil pela faculdades Integradas de Amparo (FIA/SP). Atual professor de Filosofia e Sociologia na SEDUC-MA. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/5619746150150024
-
Dra. Cristiane Sousa da Silva - Curso Médio Integrado-IFCE
Doutora em Educação (UFC) e Mestra em Educação (UFC) focado na linha de pesquisa vinculada a movimentos sociais, educação popular e escola no eixo de relações étnico-raciais. Atuou como professora no Instituto Superior de Teologia Aplicada e no Centro Universitário Católica de Quixadá, onde criou o NUMEQ - Núcleo Multidisciplinar em Ensinamentos Quilombolas- grupo de estudo e pesquisa sobre relações étnico-raciais na perspectiva do cumpremento da Lei nº 10.639, que torna obrigatório do ensino básico ao superior a história e cultura africana. Atualmente é professora do IFCE campus Jaguaribe e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), atuando em projetos de pesquisa e extensão que contribuem para a construção de identidades negras e a luta por uma educação mais inclusiva e anti-racista no vale do Jaguaribe. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/5068264987468676
-
Prof. Dr. Edson Ferreira da Costa - UFMA – Campus Imperatriz
Bacharel Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Doutorado Sanduíche/CAPES na Universidad de Salamanca/Espanha (USAL/Esp). Atua como professor Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação - GEPEE e, compõe o corpo editorial da Revista Humanidades & Educação. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/0397615456476946
-
Prof. Dr. Alexandre Peixoto Faria Nogueira - UFMA – Campus Imperatriz
Professor da Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (2010). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Membro do Centro de Estudos Geografia do Trabalho - CEGeT e do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP/UFPE. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Agrária; Educação do Campo; Ensino de Geografia; Epistemologia da Geografia; Geografia e Movimentos Sociais; Geografia da América Latina. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/8319485379167973
-
Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja - UFMA – Campus Imperatriz
Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, Campus II, Doutora em Antropologia, Universidade Federal do Pará - UFPA, Mestre em Antropologia, UFPA, Bacharel e Licenciada em Geografia, UFPA. Líder do Núcleo de Pesquisa sobre Religião e Religiosidade da Universidade Federal do Maranhão. Membro do grupo de pesquisa "Simbolismo, Religião e Saúde" do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Pará e Núcleo de Estudos Sociedade e Cultura na Amazônia Oriental ? NESCAO. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Catolicismo Popular, Pentecostalismo, Território e Desenvolvimento. (Fonte CV: http://lattes.cnpq.br/0726443231355944)
-
Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira - UFMA – Campus Imperatriz
Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSOC-UFMA). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais (2008) e História (2007) pela mesma instituição. Possui também licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT-UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia Visual, História Social, Sociologia Política, Sociologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana. (Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/1961690584395600
-
Prof. Ms. Manoel Pinto Santos - UFMA – Campus Imperatriz
Professor Assistente na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduado em Pedagogia com Especialização em Supervisão Escolar. Mestre em Educação. Tem experiência em formação continuada de professores da educação básica, em coordenação de processos educativos e como assessor pedagógico de secretarias municipais de educação. Há mais de quinze anos vem acumulando experiência de assessoria a organizações sócio-comunitárias do campo e da cidade nas áreas de associativismo, cooperativismo e economia solidária; também na coordenação de projetos focados na questão da sustentabilidade sócio-ambiental com agricultores familiares e comunidades tradicionais. No âmbito da Gestão Pública julgo pertinente destacar a experiência como Assessor de Ações e Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz Maranhão, sendo, na condição de cargo comissionado, titular da pasta da Coordenadoria de Projetos Especiais na gestão 2001 a 2004. Neste posto além da elaboração de Projetos Pedagógicos fui Co-autor de um Programa Municipal de Formação Continuada de Professores e Coordenador da Constituinte da Educação que culminou com a elaboração e aprovação do Plano Decenal de Educação do Municipio de Imperatriz (Lei Ordinária nº 1057 de 23 de Dezembro de 2002). Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/3808893687645443
-
Prof. Dr. Bruno Cezar Pereira Malheiros - UNIFESSPA
É Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Campus de Marabá. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará, é mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA - UFPA) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência docente nos níveis fundamental, médio, superior e pós-graduação. Em termos de pesquisa, atua nos seguintes temas: Mineração e conflitos territoriais na Amazônia; Geografia dos Grandes Projetos de desenvolvimento; Discurso e produção do espaço; Questão agrária e urbana na Amazônia; Educação do campo; e Geografia e Pensamento decolonial. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/3831534929083590
-
Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses - FE/UnB
Professor Associado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pós-doutorando na Universidade de Londres (SOAS-Faculdade de Estudos Orientais e Africanos) e Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia do Trabalho e da Educação. Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade de Brasília (UnB).Foi professor de Sociologia na Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordenador de Programas de Extensão de Democratização do Acesso à Educação Superior: FORMANCIPA (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa. Coordenador de Projeto de Extensão sobre Democratização do Acesso ao Livro e a Leitura (LeiA - Leitura e Ação Lúdico-Pedagógica com Crianças). Cofundador e membro da Rede Internacional de Pesquisadores(as) sobre Associativismo e Sindicalismo dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (Rede ASTE). Diretor (2016-2018) e membro da Diretoria Executiva (2018-2020) do ANDES-SN. Tem experiência na área de Sociologia; Políticas Públicas de Educação; Currículo; Epistemologias; Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Metodologia da Pesquisa; Educação em Direitos Humanos, Educação em Prisões, Gênero, Raça e Classe. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/8519891607184656
-
Mônica Juliana de Jesus Oliveira - UFMA – Campus Imperatriz
Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão, membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular (GEPEEP/UFMA) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Social e Teoria Crítica (GEPFSTC/UFMA/UFPI). Tenho coautoria em duas publicações em periódico especializado, ambas no campo da Educação em reflexão filosófica: Educação, Crítica e Emancipação: Uma Leitura Filosófico-Social do IEMA (Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade/RICS, 2019) e Habemus Ideologia: breves considerações sobre ideologia e educação na experiência do PIBID (Revista Humanidades e Educação, 2020). Meu campo de pesquisa se localiza ao entorno desses temas, tanto na abordagem filosófica, quanto sociológica. Atualmente tenho um work in progress na mesma área dos artigos anteriores que deverá ser publicado no final de 2020 intitulado Education and Social Justice com a coautoria do Prof. Dr. José Henrique de Sousa Assai (UFMA). Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/9527474629999444
-
Jullyana Cristhina Almeida de Freitas - UFMA – Campus Imperatriz
Pós-graduanda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED). Graduada em Licenciatura em Ciências Humanas com habilitação em Sociologia da Universidade Federal do Maranhão. Foi bolsista pesquisadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID financiado pela CAPES, durante o periodo de setembro de 2016 a março de 2018, coordenado pelo Profº Dr. Agnaldo Silva. Pesquisadora do Programa de Residencia Pedagogica, financiado pela CAPES. Atualmente integrante desde 2015 do Grupo de ensino, pesquisa e extensão em epistemologia e educação, GEPEEE, que desenvolve o Projeto de Extensão "As formação de alfabetizadores (as) da Educacao de Jovens e Adultos da zona rural de Imperatriz/MA: Projeto Eacola Comunidade Viva Deus". Possui interesse na área da Educação popular, investigando processos de Constituição Humana em sujeitos inseridos em contextos de luta popular. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/4591504728140895
-
Suzana Rossi Pereira Chaves de Freitas - UFMA – Campus Imperatriz
Graduada do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Pesquisa os impactos da chegada da empresa Suzano Papel Celulose nas comunidades rurais da Estrada do Arroz. Atualmente vem se dedicando aos estudos de gênero, principalmente, a partir da organização da I Jornada Sobre Estudos de Gênero da Região Tocantina. Atua principalmente com os temas de Gênero, trabalho e campesinato. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/0243813374784673
-
Francisco Wilson Leite da Silva - UFMA – Campus Imperatriz
Graduando no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão. Participou do Programa Residência Pedagógica (RP/UFMA/CAPES) da disciplina de Sociologia ensino médio e PROEJA no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente participa do Grupo de Estudo e Pesquisa: Epistemologia e Educação (GEPEE) pesquisando na linha de pesquisa Epistemologia e Educação.
-
Francisco Pinheiro Pimentel - UFMA – Campus Imperatriz
Francisco Pinheiro Pimentel
-
Marcos Moreira Lira - UFMA – Campus Imperatriz
Pós-Graduando em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED/CCSST/UFMA/ITZ. Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Maranhão, onde já fui bolsista de pesquisa pelo PIBIC/UFMA/CNPq (2015-2016), Bolsista permanência UFMA (2016-2018), componente da comissão organizadora do VER-SUS Imperatriz (2016-2017), atual coordenador do projeto de pesquisa e extensão Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde de Montes Altos (VER-SUS MONTES ALTOS), componente do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular- GEPEEP/LCH/UFMA. Trabalhando com áreas da Educação do Campo, Educação Popular, Movimentos Sociais, Antropologia, Geografia e etc. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/6031634918313086
-
Jean Pierr de Sousa - UFMA – Campus Imperatriz
Graduando em Ciências Humanas/Sociologia. Professor residente no Programa de Residência Pedagógica - PROEN/UFMA/CAPES. Pesquisador no Projeto: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular - GEPEEP, coordenado pela professora doutora Betania Oliveira Barroso. Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/9537824283784264
-
Dona Zenilde - Liderança Comunidade Viva Deus/GEPEEP
Trabalhadora e agricultora da Comunidade Viva Deus; Feminista e militante do Movimento das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e do Partido Comunista Brasileiro; colaboradora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Educação em Educação Popular - GEPEEP/UFMA.
-
Rosalva Gomes - MIQCB
Assessora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), na Região Tocantina e militante do movimento do Tribunal dos povos do Cerrado; militante do Fórum de Mulheres de Imperatriz/MA e colaboradora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular - GEPEEP/UFMA.
-
Prof. Ms. Jose Mario Riquelme Hernández - UFMA – Campus Imperatriz
Professor Assistente A nível I de Sociologia do Departamento de Licenciatura de Ciências Humanas (LCH) do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST ) campus II da Universidade Federal de Maranhão UFMA-Brasil. Atualmente, Doutorando do "Programa de Post Graduación en Ciencias Sociales, linea de Ciencias Sociales, Cambio social y Políticas públicas, eje en Sociologia Rural, Departamento de Post Graduación CEDEP, Universidad Pablo de Olavide, Sevilla Espanha", período 2017-2021. Mestre em Extensão Rural/Sociologia Rural do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa - UFV- (2008). Graduação (Bacharelado- Licenciatura) Antropologia Social pela "Universidad Academia Humanismo Cristiano"- Santiago Chile (2005). Temática; Desenvolvimento rural. Área de pesquisa; Sociologia rural, Ruralidades e Relação campo-cidade.
-
Alda Dantas do Rêgo - UFMA – Campus Imperatriz
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Especialização em Estatística Aplicada às Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Fui professora da Educação Básica (Anos Iniciais) na rede pública municipal. Atualmente, sou técnico em educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/4349177951585888
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
23/02 | ||
18h00 PRIMEIRO DIA: 23/02/2021 |
Mesa de Abertura
Abertura |
Prof. Dr. Daniel Duarte (Diretor do Campus de Imperatriz); |
18h30 PRIMEIRO DIA: 23/02/2021 |
Mesa: Revisitando a Nossa História
Mesa Temática |
Prof. Dr. Rogério de Carvalho Veras — Licenciatura em Ciência Humanas — LCH/UFMA. Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai — Licenciatura em Ciência Humanas — LCH/UFMA. Prof. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja — Licenciatura em Ciência Humanas — LCH/UFMA. Prof. Ms. Manoel Pinto Santos — Licenciatura em Ciência Humanas — LCH/UFMA. Prof. Dr. Agnaldo José da Silva — Licenciatura em Ciência Humanas — LCH/UFMA. Alda Rego — Técnica Administrativa — LCH/UFMA. Aryel — Representação Estudantil — CALCH/UFMA. |
19h00 PRIMEIRO DIA: 23/02/2021 |
Conferência I: Ciências Humanas e Contemporaneidade.
Conferência |
Conferencista: Prof. Dr. Flávio Henrique Albert Brayner — Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação/UFPE. Mediador: Prof. Dr. Agnaldo Silva |
24/02 | ||
18h00 SEGUNDO DIA: 24/02/2021 |
Roda de Conversa I: O Ensino Universitário e a interlocução com a Rede Pública de Ensino de Imperatriz/MA
Roda de Conversa |
Coordenador: Prof. Ms. Salvador Tavares de Moura — Licenciatura em Ciências Humanas — LCH/UFMA; Convidados: Profa. Diretora Jeassimone Paulino de C. Rocha — Escola Dorgival Pinheiro de Sousa Prof. Arthur Alexandre — Escola Dorgival Pinheiro de Sousa Wilson Leite — LCH/GEPEE (Estudante egresso de LCH) LINK PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE: https://meet.google.com/oqa-rqwt-ckn |
20h00 SEGUNDO DIA: 24/02/2021 |
Conferência II: Ciências Humanas: Epistemologia e Práxis
Conferência |
Relatos de experiência: Francisco Pinheiro Pimentel e Marcos Moreira Lira Conferencista: Prof. Ms. José Mario Riquelme Hernández — Licenciatura em Ciências Humanas LCH/UFMA; Profa. Dra. Cristiane Sousa — Curso Médio Integrado/IFCE Mediadora: Pesquisadora Mônica Juliana — LCH/UFMA/GEPEEP LINK DO YOUTUBE PARA PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA: https://www.youtube.com/watch?v=PBKlax6k6gA |
25/02 | ||
18h00 TERCEIRO DIA: 25/02/2021 |
Roda de conversa II: A Pesquisa Universitária e suas dimensões
Roda de Conversa |
Coordenador: Prof. Dr. Edson Ferreira da Costa — Licenciatura em Ciências Humanas – LCH/UFMA. Convidados: Professores/as: Alexandre Peixoto, Rogério Veras, Betânia Barroso, Vanda Pantoja, José Henrique Assai e Jesus Marmanillo. LINK PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE: https://meet.google.com/oqa-rqwt-ckn |
20h00 TERCEIRO DIA: 25/02/2021 |
Conferência III: Ciências Humanas: a interdisciplinaridade na fronteira amazônica.
Conferência |
Apresentação: Programa de pós-graduação em sociologia (PPGS) Coordenador: Prof. Dr. Jesus Marmamillo - PPGS/UFMA; Corpo docente e discente do Programa CONFERÊNCIA: 20:30 — 21:30 Conferencista: Prof. Dr. Bruno Malheiros – UNIFESPA Mediador: Prof. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja - LCH/UFMA LINK DO YOUTUBE PARA PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA: https://youtu.be/Y9DKVl9CiH0 |
26/02 | ||
18h00 QUARTO DIA: 26/02/2021 |
Roda de Conversa III: A Extensão Universitária e os desafios práxicos para a formação docente.
Roda de Conversa |
Coordenadora: Profa. Dra. Betania Oliveira Barroso — Licenciatura em Ciência Humanas — LCH/UFMA. Convidados: Dona Zenilde — liderança Comunidade Viva Deus/GEPEEP Rosalva Gomes — MIQCB Pesquisador Jean Pierr de Sousa V. Figueiredo — LCH/UFMA/GEPEEP Mestranda Jullyana Cristhina — FOPRED/UFMA/GEPEEP LINK PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE: https://meet.google.com/oqa-rqwt-ckn |
20h00 QUARTO DIA: 26/02/2021 |
Conferência IV: Ciências Humanas e a tríade da Formação Universitária.
Conferência |
Relatos de Experiência: Estudantes egressos de LCH: Suzana Rossi e Jullyana Cristhina Lançamento do Livro: Autobiografia educacional: narrativas a partir de uma hermenêutica vivencial Organizador: Prof. Dr. Edson Ferreira da Costa Conferencista: Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses — Faculdade de Educação — FE/UnB. Prof. Dr. Alexandre Peixoto F. Nogueira — UFMA Mediador: Prof. Ms. Manoel Pinto — UFMA LINK DO YOUTUBE PARA PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA: |
21h00 QUARTO DIA: 26/02/2021 |
Encerramento: Momento Cultural
Sarau |
Momento cultural |
Inscrições
Organizador
-
Curso de LCH/UFMA/IMPERATRIZ
Entre em contato