André Filipe Pastor da Silva

Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IFSertão Campus Floresta

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE) - 2008. Mestre e Doutor em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 2011/2017. Possui Pós-Doutorado pela Universidade do Texas (UTRGV) - 2020. Tem experiência na área de Genética molecular humana e de patógenos causadores de viroses (dengue, Zika e COVID-19) e parasitoses (Filariose linfática). Professor do IFSertão-PE campus Floresta desde 2016. Atualmente faz parte dos grupos de pesquisa da FIOCRUZ-PE que visam produzir testes de imunodiagnóstico para viroses e parasitoses humanas; e  relacionar arranjos genéticos complexos humanos com o desenvolvimento das doenças virais dengue, Zika e COVID-19. Além disso, faz parte do grupo da UTRGV-USA que tem o objetivo de estabelecer o gambá Monodelphis domestica como modelo animal para o estudo de anomalias associadas ao Zika vírus. 

Iran Alves Torquato

Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IFSertão Campus Floresta

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), Graduação em Licenciatura Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), Especialização em Bovinocultura Leiteira pela Universidade Federal de Lavras (2007) e Mestrado em Ciência Animal pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (2013). Atualmente Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Floresta. Coordenador do Núcleo de Estudos Agroecológicos/NEA no IF SERTÃO/PE- Campus Floresta. Doutorando em Biotecnologia na Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Mauricio José Ramos Pereira

Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Especialista em Design Estratégico pelo CESMAC, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL e Licenciatura em História pelo CESMAC, além do curso Técnico em Edificações pelo atual IFAL. Atua desde 1994 nas áreas de Educação Básica, Técnica e Superior e na área de Projetos e Consultoria em Arquitetura e Design. Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Palmeira dos Índios, em regime de Dedicação Exclusiva desde 2011. Atua principalmente como professor da área de Desenho Técnico, Desenho em CAD, Desenho Arquitetônico, História, História da Arte e Arquitetura e Bases Histórico-Filosóficas da Educação.

Marlos Alan Pereira Santos

Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios

Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Administração de Alagoas. Graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade Figueiredo Costa. Especialização em Ergonomia e Qualidade de Vida... na Faculdades Integradas de Patos. Especialização em Higiene Ocupacional na Faculdades Integradas de Patos. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Faculdade Figueiredo Costa. Mestrando em Tecnologias Ambientais pelo Instituto Federal de Alagoas.

Experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção Industrial; pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, sendo esta última formação a minha principal base acadêmica e profissional para o mercado de trabalho. Levando, desta forma, a outras especializações específicas da área de engenharia de segurança como por exemplo: minha formação na segunda turma de pós-graduação do estado de Alagoas em Ergonomia e Qualidade de Vida e a primeira turma de pós-graduação em Higiene Ocupacional. Mestrado em Tecnologias Ambientais, desenvolvendo projetos na área de resíduos eletroeletrônicos.

Marcelo Queiroz Schimidt

Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)

Graduação em Administração pela Fundação de Assistência e Educação (1992) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Sistemas de Informação. Atualmente pesquisando os seguintes temas: educação, educação jovens e adultos, IoT, Realidade Virtual, Industria 4.0 e Telemedicina.

Pablo Gustavo Soares Tiburcio

Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios

Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Alagoas (2007). É Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e doutorando em Ciência da Computação na UFPE. Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Simulação Numérica, Redes, Sistemas Operacionais e Sistemas Distribuídos.

Sheyla Karolina Justino Marques

Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios

Graduação em Tecnologia da Produção da Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2008). Mestrado, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito CAPES 7) e Pós doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
Em 2015 teve projeto aprovado com bolsa pelo CNPq para participar do Programa VET - Teacher for the Future na Tampere University of Applied Sciences, TAMK, Tampere, Finlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase na área de materiais compósitos, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, economia circular e gestão ambiental. 
Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Palmeira dos Índios, atuando no curso de Engenharia Civil com as disciplinas de Materiais de Construção I, Introdução à Engenharia e Empreendedorismo e Inovação, e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, com as disciplinas Design para o Meio Ambiente, Desenvolvimento de Materiais de Interesse Ambiental e Metodologia Científica.

Mahelvson Bazilio Chaves

Instituto Federal de Alagoas

Graduação em Engenharia Ambiental em Sanitária pela UFAL (2008-2013) e mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL (2013-2015) onde defendeu dissertação na área de hidrometeorologia, contribuindo para o desenvolvimento de um matemático de atmosfera-hidrologia acoplada. Também têm experiência em geoprocessamento com ênfase em processos ambientais. Atualmente é professor da área de Hidráulica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Foi Analista Técnico (Engenheiro Ambiental) na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) onde atuou principalmente nas áreas de gestão de resíduos sólidos, planejamento urbano e licenciamento ambiental.

Rafael Thyago Antonello

Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012), com período sanduíche na Universidade de Ottawa/Canadá. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Pernambuco (2008) com ênfase em análise e modelagem estatística aplicada a redes de computadores. Tem experiência de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em redes de computadores e análise de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e modelagem estatística (utilizando ferramentas como linguagem R e Tableau), classificação de tráfego e Deep Packet Inspection(DPI). Tem experiência na área de extração de informações da Web, em específico em informações da bolsa de valores brasileira. Foi pesquisador convidado nos Laboratórios da Ericsson na Suécia. É professor do Instituto Federal de Alagoas desde 2011. Tem experiência em gestão pública como coordenador de curso e coordenador de pesquisa. É membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) do Instituto Federal de Alagoas, mandato 2018-2020. É avaliador institucional no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Tem interesse na análise de indicadores da rede federal de ensino, e atualmente está aplicando técnicas estatísticas para a análise de eficiência do ensino superior brasileiro. Tem interesse, também, na área de CriptoAtivos e BlockChain, principalmente na criação de robôs de investimento e análise do comportamento de CriptoAtivos.

Maria Clara Magalhães

Be.Labs

Brasileira, de Alagoas, Maria Clara é daquelas pessoas ousadas. Ousou tanto que até inventou o nome da sua profissão: Engenheira de Futuros. É muito eclética nas suas atividades e ama se envolver com iniciativas de impacto social, todas guiadas pelo seu propósito de trazer equilíbrio ao mundo através da liberdade do feminino. Assim ela é Worldwide under 35 change-maker for The Economy of Francesco, Embaixadora da Brazil Conference at Harvard&MIT, empreendedora social, futurista, projetando futuros desejáveis, desenvolvendo novas ferramentas a partir da perspectiva de construir um mundo mais empático, especialmente para as mulheres. É formada em Engenharia Elétrica e também tem formação de Design de Futuros pelo Institute For The Future. Já compartilhou sua casa com pessoas de mais de 17 países diferentes. Ela também viveu nas Filipinas por um tempo, onde estudou Formação Humana Global e Treinamento Prático em Responsabilidade Social. Além disso, ela é TEDxSpeaker e fotógrafa.

José Henrick Viana Ramalho

Instituto Federal de Alagas (IFAL), Campus Arapiraca

Graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário CESMAC (2014). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica móvel , enxame de robôs, microeletrônica; microcontroladores; instrumentação; controle e automação; processamento de sinais.

Renata Vieira Guedes da Silva

Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas

Engenheira Mecânica, especialista em Gestão de projetos de Desenvolvimento e Mestranda em Negócios Internacionais na Instituição de ensino Must University, localizada na Flórida. Atualmente, Gestora de Projetos da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas. 

Milena Marinho Arruda

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutoranda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, Brasil. Obteve os títulos de Engenheira Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma universidade em 2015 e 2018, respectivamente. Sua pesquisa é realizada no Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas (IQuanta) na área de Eletrônica e Telecomunicações com ênfase na área de Teoria da Informação para Processamento da Informação. As linhas de pesquisa de seu interesse são aplicações da Teoria da Informação e Codificação em sistemas Clássicos e Educação em Engenharia. Participou da reativação do Ramo Estudantil da UFCG em 2013 e é voluntária desde então. Atuou em diferentes cargos destacando a presidência do grupo IEEE Women in Engineering (WIE) UFCG em 2017 e coordenadora do projeto Engenheiras da Borborema (submetido ao II Edital "Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas e realizado em parceria com o Fundo ELAS, Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres) em 2018.

Anny Querubina de Souza Barros

Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Palmeira dos Índios

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003); mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005); mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016) e Especialização em Psicodrama Educacional pela FACHO (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda). Tem experiência na área de Ensino de Língua Materna; Educação (com ênfase em Formação de Professores), atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Sociolinguística Interacional, Análise do Discurso, Ensino de Língua Materna, Estudos do consumo (discurso de convencimento e manipulação de estímulo ao consumo), Consumo de Cultura pelas classes populares e Desenvolvimento Social etc.

Gicelle de Souza Silva

Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Palmeira dos Índios

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (2013). Ministra palestras, oficinas e minicursos em Normalização Bibliográfica, Plágio e Investigação em rede. Atualmente é Bibliotecária do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Coordena a Biblioteca Professor Amaro Nascimento Mendes do Campus Palmeira dos Índios.

Eliamare Alves da Silva

Associação Um Litro de Luz, LITRO DE LUZ, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrotécnica.

Renata Cardoso Cavalcante Vilela

Universidade Federal de Campina Grande

O contato mais assíduo com ciência e tecnologia começou em 2009, com o ingresso no curso técnico de Eletrotécnica pelo IFAL. Durante os 4 anos de curso, foram incontáveis as experiências enriquecedoras, desde pequenos experimentos em laboratório até apresentações de projeto de extensão em outro estado. O interesse pela tecnologia teve continuidade ao começar a cursar Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, em 2013, onde foi possível se aprofundar ainda mais na elétrica e, em abril de 2017, começar uma jornada no que seria a experiência mais transformadora da vida: O Litro de Luz. No decorrer desses 3 anos de voluntariado, houve uma mudança de curso para Engenharia de Produção, participações em diversas áreas dentro da organização, contribuição em algumas ações na Paraíba, Goiás, Bahia e Piauí, participações em alguns eventos em São Paulo e o compromisso com um desafio no final de 2018: a liderança do Litro de Luz Campina Grande, que durou 1 ano e 3 meses e permitiu aprender e enxergar a importância do trabalho em equipe, do compromisso e da responsabilidade.