A partir das aulas de Metodologia e Prática do Ensino de Teatro I, ocorridas no primeiro semestre de dois mil e dezesseis, os alunos juntamente com sua professora propõem uma oficina de teatro para a sala de aula, na qual será abordado alguns autores que sustentam o teatro na educação e sua importância para a construção do conhecimento. A oficina terá 3h de duração e tem como objetivos conhecer abordagens que justificam o ensino da arte e do teatro, diferenciar conceitos e metodologias para seu ensino e vivenciar experiências teatrais. Os procedimentos da oficina se desenvolverão em quatro etapas.  A primeira será de aquecimento com jogos dramáticos, introduzindo partes da história do teatro para busca não racional dos corpos e tipos dramáticos, esses tipos seriam características fortes que se repetem em determinado personagem, uma corcunda, ou um modo de agir, rabugento, por exemplo. A segunda será de ambientação cênica para introduzir o contexto de representação, buscando um entre lugar, da realidade e da ficção. Por meio de jogos e exercícios teatrais introduziremos os princípios da Viola Spolin, Peter Slade, Jean-Pierre Ryngaert e Beatriz Cabral, tais como: o ponto de concentração, improvisação, conceito de palco/plateia, localização e identificação da personagem; o jogo dramático infantil; os indicadores de jogo; e o drama como método de ensino. Na última etapa, compartilharemos a experiência à luz dos objetivos propostos e das abordagens teatrais vivenciadas com uma breve discussão.  Provocaremos com as questões: a partir da vivência prática foi possível compreender melhor os objetivos e o papel do teatro na educação? Poderiam nomear o que foi compreendido ou não?  A reflexão será em torno dos questionamentos/estranhamentos levantados. Finalizaremos com um jogo dramático e de sensibilização.

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