PROPOSTA
Este encontro internacional surgiu como proposta de grupos de pesquisa que compõem a Rede Mover, liderada pelo Grupo de Pesquisa Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais - CNPq/UFSC. O encontro implementará as relações de cooperação com pesquisadoras e pesquisadores, educadoras e educadores que atuam em vários contextos, promovendo a construção de mediações de diálogo crítico e cooperação decolonial com lideranças, comunidades e movimentos socioculturais de povos originários, no sentido de contribuir para seu empoderamento e protagonismo político-sociocultural.
A relevância desse movimento se consolida na medida em que avança numa perspectiva crítica e decolonial. Tal perspectiva pode ter efeitos sociopolíticos e ecológicos importantes. Ao se incorporar os princípios epistêmicos do Bem Viver, (relacionalidade, complementaridade, reciprocidade e integralidade) como critérios de “cientificidade” da produção dos saberes, se reconhece a contribuição das culturas ancestrais para o entendimento e enfrentamento radical dos impasses globais que estamos vivendo neste limiar de milênio.
OBJETIVO GERAL
Realizar o encontro entre grupos de universidades que atuam em parceria com movimentos populares de raízes ancestrais, para promover o diálogo intercultural e a cooperação científica voltados para potencializar processos educacionais e de pesquisas decoloniais, na perspectiva do Bem Viver.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Organizar Grupos de Trabalho para promover a articulação de projetos interinstitucionais de cooperação científica intercultural e internacional;
• Realizar Sessões de Debate presenciais liderados pelos grupos de trabalho, acessíveis à interlocução on-line;
• Editar publicações e organizar meios de divulgação e articulação dos projetos e trabalhos desenvolvidos pelos grupos e instituições participantes.
Report sent successfully!
Report this event
Please describe below the reason for your complaint.