MANIFESTO DO EVENTO - PALAVRA DE ABERTURA

É com alegria, muita honra e esperança que abrimos nosso II Webinário convocado pelo Grupo de Pesquisa MensMeminí: Religião, Memórias e Trajetórias e organizado, desta vez, em parceria com GEPEEP: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular (coordenado pela profa. Dra. Betânia Oliveira) e o Grupo de Pesquisa HIPESH: História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos (coordenado pela profa. Dra. Maria Aparecida Custódio).

Ano passado, sob o título de “Webinários LCH/PPGS” visávamos alcançar a graduação (LCH-Sociologia) e a Pós-graduação de Sociologia da UFMA/Imperatriz. Como nosso alcance foi muito além do esperado, neste ano, decidimos ampliar o escopo e as parcerias entre as graduações e pós-graduações do nosso campus, buscando assim somar esforços com os cursos de Pedagogia e Ciências Humanas, além dos mestrados de Sociologia e de Pedagogia (Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas-PPGFOPRED).

Firmando o propósito do diálogo permanente entre as áreas das ciências humanas e os saberes existentes para além da academia, nosso II ciclo de Webinários define-se, desde agora, sob o título de “Religião e Humanidades”. Assim, é com certa ousadia e com algum temor que nos propomos discutir o tema da “Religião e Educação”, tão pertinente nesses nossos tempos de negacionismos, anticientificismos e autoritarismos.

Fazemos a provocação de debater “Religião e Educação na Fronteira Amazônica: a partir das Histórias, Culturas e Resistências das sociedades que habitam esses espaços (por perto onde estamos, na UFMA/Imperatriz). Ou seja, não queremos perder de vista a dimensão plural desses espaços, a violência desumanizadora da exploração capitalista, a riqueza cultural milenar dos povos originários e dos povos africanos que, mesmo forçados à migração e ao trabalho, legaram-nos sabedorias das suas tradições, espiritualidades e formas de re-existência que reverberam até nossos dias, através das suas lutas por território, por reconhecimento, pelo bem viver; em suma, pelo direito à vida.

É muito importante falar de tudo isso, vinculando-o às temáticas da Religião e Educação. Especialmente quando vivenciamos uma crise de saúde agravada pela ação genocida dos altos escalões da república, expressa nos mais de 500 mil mortos, porém tornada ainda mais evidente na deliberada desassistência aos povos indígenas e comunidades quilombolas. Não podemos nos calar contra esses absurdos e, ao mesmo tempo, a multiplicação deles aliada à certa resignação de boa parte da população deve nos inquietar: como chegamos nisso? Será que a educação que temos feito contribuiu para nos trazer onde estamos? Será que os nossos processos educativos formais e informais tem, no fim das contas, nos conduzido para a intolerância ao diferente, para o racismo, para o machismo, para a homofobia, para hostilidade à ciência? O que podemos aprender dessa crise que não é só sanitária, mas é também uma crise cognitiva, de falta de entendimento básico dos riscos e das soluções?

Enfim, como se vê, cada um de nós enquanto educadores, pesquisadores, religiosos, ativistas e cidadãos temos um desafio enorme colocado diante de nós pelo nosso tempo e suas crises. Não cremos que respostas a tais perguntas difíceis sejam alcançáveis em um único ciclo de debates como esse, mas temos a convicção que o caminho é esse: o diálogo aberto, humilde e responsável daquele saber que convencionamos chamar de “ciência” (e em específico, do nosso campo das ciências humanas), com aqueles múltiplos saberes (antiquíssimos) dos povos que a mais tempo que nós, convivem, respeitam e se nutrem desta Pacha Mama. Este diálogo é o melhor caminho para começarmos a mudar nossa situação, ou, pelo menos, como nos diz o Ailton Krenak, que possamos ter melhores “ideias para adiar o fim do mundo”.

Que esses diálogos nos levem a uma nova consciência humana/terrestre/social e a devotar nossa luta intelectual, política e, por que não dizer, espiritual para que tenhamos um outro amanhã. É nesse espírito que desejo a todas, todos e todes boas-vindas e um tempo bem proveitoso no nosso “II ciclo de Webinários: Religião e Humanidades”.

Muito obrigado!

Dr. Rogério de Carvalho Veras

Coord. do Grupo de Pesquisa MensMeminí

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO:

Após o sucesso da nossa primeira série de webinários, o Grupo de Pesquisa MensMeminí: Religião, Memórias, Trajetórias, este ano em parceiria com o GEPEEP: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e o Grupo de Pesquisa HIPESH: História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos, tem o enorme prazer de convidá-la e convidá-lo para participar destes Webinários que dão continuidade aos primeiros realizados em junho/julho de 2020 sob o título de "Webinários LCH/PPGS", em 2021 traz como temática: "Religião e Educação: História, Culturas e Resistências".

Os encontros acontecerão de forma virtual através da plataforma Google Meet, os links de acesso estarão disponíveis no campo "programação" na semana de cada debate e também, estarão disponíveis no nosso grupo de whatsapp exclusivo para este evento. Os webinários serão ministrados por professores de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH/UFMA-ITZ) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFMA-ITZ), bem como do Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED/UFMA-ITZ), além de convidados, como indígenas e de religiões de matriz africana. Os webnários serão pautados em artigos dos expositores e falas dos convidados. As mesas terão a seguinte metodologia: Exposição, seguido de reações e provocações ao debate.

Atenção para os links abaixo:

LINK DA SALA GOOGLE MEET - II WEBINÁRIOS RELIGIÃO E HUMANIDADES - link único para os 4 encontros.

Clique aqui para participar do grupo de whatsapp exclusivo do evento Religião e Humanidades

Clique aqui para baixar os textos dos 4 webinários

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Comissão Organizadora: Discentes: Jullyana Cristhina Almeida Freitas (PPGFOPRED/UFMA), Edineia Silva Alves (PPGS/UFMA) e Geremias de Assis Lima (PPGS/UFMA), Polyana Almeida Frota (LCH/UFMA) , Wellisson Rafael Barros Silva (PPGS/UFMA), Simone Caldas Leão (LCH/UFMA) , Francisca Alice Florêncio da Cruz (LCH/UFMA) , Deyziane dos Anjos Silva (IFTO/TO), Fausto Ricardo Silva Sousa (PPGFOPRED/UFMA) e Andrea Silva de Castro (PPGFOPRED/UFMA); Docentes: Maria Aparecida (PPGS/UFMA); Betânia Barroso (PPGFOPRED/UFMA); Salvador Tavares (LCH/UFMA), Agnaldo Silva (LCH/UFMA), Rogério Veras (PPGS/LCH- UFMA).

Data do evento

23 de junho de 2021, 16h00 até 21 de julho de 2021, 16h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
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