Profa. Dra. Maria Aparecida Correa Custódio

UFMA/ITZ

Realizou a graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP (1994), o mestrado em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (2001), o doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2011). Atualmente é Profa. Associada da Universidade Federal do Maranhão (campus Imperatriz), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Sociologia. É coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos/UFMA e está vinculada ao Grupo de Estudos de História da Educação e Religião/UERJ e Grupo FOCUS/UNICAMP. Tem experiência na área de Educação e Ciências da Religião. Trabalha os seguintes temas: História da educação e religião, História da educação dos indígenas, Educação e questões étnico-raciais, Políticas educacionais inclusivas, Religião e Gênero.

Drda. Elizânia Sousa do Nascimento

UEMASUL

É Professora Assistente I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). É Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Bacharel em Teologia com Concentração em Educação Cristã pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte (1999). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Especialista em Teologia pela Escola Superior de Teologia do Rio Grande do Sul (2008). Atua no ensino superior desde 2012 e desenvolve pesquisas no campo da História da Educação desde a graduação, concentrando-se especialmente nas seguintes áreas: História da Educação e Reforma Protestante, História da Educação Gênero e Religião e História do Ensino Secundário no Maranhão. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas e História da Educação - NEPHE / UEMASUL (2016). Atualmente cursa o Doutorado na Universidade de São Paulo - FEUSP e desenvolve pesquisas sobre internatos religiosos no interior do Maranhão entre as décadas de 1950 a 1970, sob a orientação da Profa. Dra. Marta Maria Chagas de Carvalho. 

Profa. Dra. Betania Oliveira Barroso

UFMA/ITZ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), é Especialista em psicopedagogia clínica e institucional pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2006), Mestre em Educação, na linha de pesquisa Educação e Ecologia Humana pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2008) e Doutora pelo mesmo Programa na Área de concentração Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. É Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Imperatriz. Participante do Grupo cadastrado no Diretório do CNPq: de Ensino Pesquisa - Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - GENPEX/FE/UnB e Coordenadora do Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Popular - GEPEEP/LCH/UFMA. Desenvolve Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural da Escola de Vygotsky; Teoria da Aprendizagem Situada e Aprendizagem Expansiva. Foi Coordenadora Pedagógica da Universidade Paulista (UNIP/Brasília). Tem experiência na área de Psicologia da Educação com ênfase nos seguintes temas: subjetividade, singularidade, aprendizagem e desenvolvimento, aprendizagem situada, aprendizagem expansiva, Alfabetização de Jovens e Adultos e trabalho docente. Também, tem atuação pedagógica na área de Didática, Prática de Ensino das Ciências Humanas, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Educação Especial. Atualmente, também é professora titular no programa de pós-graduação em formação docente em práticas educativas.

Prof. Dr. Thiago Lima dos Santos

UFMA/SLZ

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão. Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA). Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, abordando temas como sociedade e religião, religião e cultura popular, práticas terapêuticas religiosas e história e cultura afro-brasileira.

Juliete Torres - Mãe de Santo

Umbanda/ITZ

Juliete Torres é Mãe de Santo do Terreiro de Nossa Senhora Sant’Ana, localizado na Avenida Jacob no bairro Redenção II no município de Imperatriz/MA. A origem desse terreiro vem desde 1970 quando seus Decanos, pessoas que iniciam a Umbanda em um determinado local, vieram da cidade de Carolina no sul do Maranhão.

Amaury Juruna

Terra indígena Juruna

Membro do slow food; Agente cultural especialista em projetos; Educador patrimonial ; Vivencia em 22 países. Mora na Terra indígena Juruna