Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV) é uma parceria entre a UEG e o Detran de Goiás que visa a aplicação de provas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Contudo, as ações do EVV ultrapassam a emissão e aplicação de provas de CNH: é, também, um projeto de extensão da UEG que desenvolve atividades que buscam a adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum, favorecendo a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito, estimulando o respeito e a valorização da vida.

Como extensão da UEG, o EVV desenvolve diversas ações com o objetivo de melhorar a qualidade do trânsito, a fim de transformá-lo em local mais fraterno, educado e harmonioso; empenhando-se na causa para diminuir a violência ocasionada por veículos automotores terrestres, no estado de Goiás.

Workshop e Seminário

A Universidade por meio do Programa Educando e Valorizando a Vida – EVV realiza ações na Semana Nacional de Trânsito que visam contribuir significativamente para a consciência crítica a respeito da temática trânsito no estado. Para ampliar as discussões e incentivar a comunidade acadêmica, em 2014, realizou-se o 1º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana: o que tenho a ver com isso? O evento possibilitou o contato com temas atuais e relevantes da área de mobilidade urbana, proporcionando espaço para pesquisadores e profissionais da área apresentarem suas pesquisas, atualizações ou atividades especificas. Para o ano de 2015, a Universidade realizará o Workshop Mobilidade Urbana e Trânsito, juntamente com o III Seminário de Trânsito e Saúde Pública, cuja a expectativa é ampliar a discussão e envolver mais participantes para na Semana de Trânsito da UEG, a fim de aprofundar e buscar novas medidas, estimulando amenizar e solucionar os problemas que estão diretamente ligados aos conflitos entre o veículo automotor terrestre e a sociedade.

Objetivos 

Geral: Promover debates e apresentações de projetos, com foco na cooperação na Semana Nacional de Trânsito. 

Específicos: 
• Abrir a jornada de ações promovidas pela Universidade Estadual de Goiás para a Semana Nacional de Trânsito;
• Reunir pesquisadores, educadores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como demais profissionais da área;
• Promover o intercâmbio de experiência, conhecimento e pesquisa a respeito do tema;
​• Abranger o maior número possível de pessoas (crianças, jovens e adultos) na conscientização e participação por um trânsito mais seguro.

Público-alvo:

Poderão participar pesquisadores, professores, alunos das escolas públicas, acadêmicos, agentes de trânsito, consultores, autoridades e profissionais interessados no setor.