Roberto DaMatta

Professor PUC-Rio /Emérito da Universidade de Notre Dame/EUA

Antropólogo e escritor, também faz parte da Academia Brasileira de Ciências, da American Academy of Arts and Sciences e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. DaMatta é autor, entre outros, de “Fé em Deus e pé na tábua ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil", "Carnavais, Malandros e Heróis”; “A casa & a rua”; “Conta de Mentiroso”, “Tocquevilleanas” e “A bola corre mais do que os homens”. 

Prof. Dr. Vinícius Polzin Druciaki

Docente do curso de Geografia na UEG

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP, campus Rio Claro-SP. Docente do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás-UEG, campus Cidade de Goiás, e coordenador do Grupo de pesquisa em Geografia, Transporte e Mobilidade-GEOMOBILIDADE. Atua principalmente nos seguintes temas: transporte público no espaço urbano e regional; mobilidade e acessibilidade urbana; Mobilidade e direito a cidade no Estado de Goiás. 

Erika Cristine Kneib

Docente da UFG

- Curriculum Lattes   Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e  Cidade. Desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Pesquisa temas relacionados à mobilidade urbana; planejamento urbano e de transportes; centralidades urbanas; transporte coletivo; acessibilidade; polos geradores de viagens e análise espacial. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UFT.  

Marta Maria Alves da Silva

Ministério da Saúde

Marta Maria Alves da Silva, Médica Sanitarista, especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco, Residência em Medicina Preventiva e Social pela UFG e Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp. Coordenadora da Coordenação Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Otaliba Libânio de Morais Neto

IPTSP/UFG

Médico, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professor Adjunto do IPTSP/UFG.

Marco Antonio Vivas Motta

Ministério das Cidades

É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em engenharia de transportes pela Coordenação de Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE.Participou de treinamento técnico na Grã-Bretanha nas áreas de transporte público e segurança de trânsito. Foi diretor do DENATRAN e gerente regional da EBTU. Desenvolveu atividades de consultoria em transporte urbano e atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Foi aprovado em concurso público como analista de infraestrutura do Ministério do Planejamento. Atualmente é diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Claudio de Senna Frederico

Membro do Conselho Diretor da ANTP

Engenheiro Mecânico de Produção pela PUC do Rio de Janeiro. Consultor em transporte urbano e aplicações de sistemas eletrônicos na área de transportes. Membro do Conselho Diretor da ANTP, presidente de sua Comissão de Ônibus, tutor do seu curso de Mobilidade Urbana, juiz do seu Prêmio de Qualidade e também do Prêmio de Marketing. Foi Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Secretário de Serviços e Obras da Cidade de São Paulo, diretor comercial da VASP, primeiro diretor de operações do Metrô do Rio de Janeiro e primeiro gerente de operações do Metrô de São Paulo.

Maria de Fátima Rodrigues

Secretaria de Estado da Saúde

Assistente Social, servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde, com especialização em Saúde Pública, Epidemiologia e Gerontologia. Desde 2011 responde pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Violências e Acidentes da Gerência de Vigilância em Saúde/ Superintendência de Vigilância em Saúde e pela coordenação do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás.  

Paulo Guimarães

Observatório Nacional de Segurança Viária

Engenheiro civil, especialista em Gestão e Normatização de Trânsito; cursou, também, pós-graduação em Engenharia de Custos e MBA em Mobilidade e Segurança. Participou de diversos treinamentos e cursos de capacitação na área de mobilidade urbana e liderança. É também professor/instrutor em diversos cursos de formação técnica e pós-graduação na área de mobilidade urbana, participando na formação técnica de profissionais nas cidades de São Sebastião/SP, Tatuí/SP, Maringá/PR, Jacareí/SP. Sorocaba/SP, Caraguatatuba/SP, Mairinque/SP, Taubaté/SP e São José dos Campos/SP. Trabalhou em diversas áreas do Departamento de Trânsito da cidade de São José dos Campos – SP, tendo iniciado sua carreira como estagiário e ocupando diversos cargos hierárquicos incluindo os cargos de supervisor de Sinalização Viária, chefe de Divisão de Fiscalização e Operação de Trânsito, diretor do Departamento de Serviços de Trânsito e assessor de Planejamento da Secretaria de Transportes. Nos últimos anos, tem atuado como líder no planejamento e gestão de programas voltados à segurança viária. Liderou equipes técnicas na conquista de vários prêmios relevantes, incluindo o “Prince Michael International Road Safety Awards 2009”, prêmio oferecido pela coroa britânica em reconhecimento a ações em prol da segurança viária.