Apresentação

A assistência à saúde da mulher, antes direcionada apenas para sua capacidade reprodutiva, vem conquistando nas ultimas décadas uma importância particular, devido às mudanças significativas que ocorreram no quadro epidemiológico da mortalidade feminina, ocasionadas principalmente pela crescente incidência de neoplasias malignas, com destaque para câncer de colo de útero e de mama.
De acordo com Oliveira (2012), as estimativas para o ano de 2010 e 2011, no Brasil, apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer. À exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, os mais incidentes no sexo feminino serão os cânceres de mama e do colo do útero e, no sexo masculino, os cânceres de próstata e de pulmão.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. No Brasil, as taxas de mortalidade devido a este tipo de câncer continuam elevadas, mesmo sendo considerado um câncer de bom prognóstico quando diagnosticado e tratado adequadamente. Provavelmente, isto se deve ao fato da doença ser diagnosticada em estágios avançados (OLIVEIRA, 2012).
O câncer cervical está entre os mais incidentes no sexo feminino, ocupando o segundo lugar no mundo. No Brasil, estima-se que a neoplasia do colo do útero seja a terceira mais comum na população feminina, com uma mortalidade em primeiro lugar na região norte e segundo no nordeste. Para o estado do Ceará, no ano de 2008, a incidência estimada do câncer cervical foi de 17,8/100.000 mulheres (DIÓGENES et al., 2011).
Dentre as medidas preventivas para o combate ao câncer de colo de útero, deve-se destacar a detecção precoce da neoplasia por meio do exame de Papanicolau como sendo um dos métodos de melhor eficácia de rastreamento coletivo, pois além da sua efetividade, trata-se de um exame de baixo custo econômico e fácil execução, consistindo numa técnica de rastreamento ou screening compreendida pela colpocitologia oncológica.
A fisioterapia, quando iniciada precocemente, desempenha um importante papel na busca da prevenção das complicações advindas do tratamento do câncer da mama, favorecendo o retorno às atividades de vida diária, e melhor qualidade de vida.
O profissional enfermeiro tem um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção das doenças, com a função de acompanhar e orientar principalmente durante a consulta de enfermagem, onde é prestada uma assistência personalizada à cliente e sua família, e é criada uma situação de ensino/aprendizagem com os objetivos de contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade de mulheres por câncer uterino, programar de forma fundamentada e sistematizada ações preventivas de manutenção e recuperação da saúde da mulher.
Este projeto procura proporcionar conhecimento sobre o câncer de mama e colo uterino e conscientizar as mulheres da importância da prevenção, assim como proporcionar atendimento àquelas que não têm acesso ou têm acesso dificultado à realização do exame de Papanicolaou, buscando a diminuição da morbimortalidade desta doença na região de Quixadá-CE.

Objetivo Geral

Promover o compromisso social da FCRS, sobretudo no que tange as ações de melhoria da qualidade de vida das mulheres quanto sua saúde ginecológica.

Metodologia

Mulher Saudável: Em dia com a prevenção do Câncer Ginecológico.

O atendimento às mulheres será realizado no laboratório de enfermagem da FCRS.

Na prévia do atendimento, haverá uma realização da educação em saúde através de palestras, para promover a divulgação com a apresentação de material educativo e distribuição de folhetos explicativos que visam informar sobre os fatores de risco do câncer do colo uterino.
A posteriori ocorrerá anamnese, na qual serão coletados os dados pessoais e antecedentes ginecológicos, sexuais e familiares das pacientes e, posteriormente, será realizada a coleta da citologia cervicovaginal, conforme preconizado, pelos acadêmicos sob supervisão e orientação do docente e preceptor enfermeiro. 
O material coletado será enviado para análise no laboratório de citopatologia do curso de farmácia da FCRS, onde os discentes do curso de Farmácia irão fazer a leitura das lâminas e formatarão os laudos destes exames. Referidos resultados dos exames serão entregues às pacientes, para que os mesmos apresentem o resultado na Unidade de Atenção Primária de Saúde responsável por atender este paciente.

Compartilhe!

Patrocinadores