X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e V Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS)

ATENÇÃO

Convidamos os autores que apresentaram suas comunicações ao X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e ao V Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), realizado de 3 a 6 de novembro de 2021, e que tiveram seus resumos publicados nos Anais (https://sapis.eco.br/anais-2021/), a enviarem seus manuscritos na forma artigo completo ou relato de experiência, conforme modelo em anexo, para publicação de um livro na forma de Ebook.

  • Serão aceitos somente os manuscritos apresentados por autores que participaram do evento (envio das apresentações em vídeo) e que seguirem o modelo prescrito.
  • Os manuscritos deverão ser enviados para o E-mail: xsapis2021@gmail.com
  • Os autores deverão seguir o calendário com datas aprazadas e o modelo de manuscrito conforme templates em anexo.
  • Lançamento da chamada: 28 de dezembro de 2022
  • Prazo final para envio do manuscrito: 28 de fevereiro de 2023
  • Previsão para o lançamento: 30 de abril de 2023

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL COM O MODELO DE ARTIGO


Acesse a programação do evento clique aqui

Programação Atualizada 04.11 (10h30)


Clique aqui e veja os vídeos dos trabalhos que serão apresentados


Toda a programação do X SAPIS e V ELAPIS tem como referência o horário de Brasília



PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS PARALELOS


LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

Clique no link acima e acesse a lista de trabalhos aprovados pela comissão científica.


EVENTO CULTURAL

Participe da viagem online da Braziliando com os indígenas Baré da Amazônia. A experiência será realizada no dia 13 de novembro, às 10 horas (horário de Brasília) e o prazo para inscrição é até o dia 05 de novembro (sexta-feira).

Inscreva-se clicando na imagem


EVENTO CULTURAL

Amazônia ConsCiência é um podcast, ao vivo, onde vamos falar sobre a região, curiosidades e desafios de expedições científicas.

A Amazon Share é uma agência de turismo, incubada no Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia - INPA com o propósito de compartilhar conhecimentos da região por meio de autênticos roteiros ????



ATENÇÃO PARA INFORMAÇÕES SOBRE O ENVIO DE VÍDEOS

PRAZO ENCERRADO

Siga as orientações:

  • Para gravar o seu vídeo utilize uma câmera filmadora ou um telefone celular;
  • Se gravar com um celular, recomendamos que o faça com o aparelho na posição horizontal;
  • Procure um local iluminado ou utilize algum recurso como uma luminária para melhorar a qualidade da gravação;
  • Os vídeos gravados devem ser publicados na plataforma Youtube. Não serão aceitos vídeos que estejam em outros sites;
  • Neste link você aprende como subir vídeos no Youtube: CLIQUE AQUI
  • O tempo de vídeo não deverá exceder 10 minutos;
  • Neste formulário é preciso inserir o link público do vídeo;

Clique aqui para preencher o formulário e enviar o vídeo.


DATA PARA RECEBIMENTO DOS VÍDEOS

Os vídeos devem ser enviados até o dia 23 de outubro.


Sobre o evento

O Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e o Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), constituem relevantes eventos acadêmicos que tratam da temática da proteção ambiental e a inclusão social no Brasil e na América Latina, abordando assuntos atuais e complexos, com abordagem interdisciplinar a partir de olhares de diferentes segmentos da sociedade.

Este importante seminário teve a sua origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), no ano de 2005. Desde então, já foram realizadas edições no Rio de Janeiro (2005 e 2006), Teresópolis (2007), Belém (2009), Manaus (2011), Belo Horizonte (2013), Florianópolis (2014), Niterói (2017), e Recife (2019). Ao longo dos anos, a produção técnica do evento foi organizada e disponibilizada em publicações dos anais, e desde 2013 ganhou um caráter internacional, quando passou a ser realizado conjuntamente com o Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS).

Clique e leia a Carta de Recife: Declaração do IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (IX Sapis) e IV Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (IV Elapis): Áreas Protegidas e Inclusão Social em Cenários de Mudanças

Os eventos têm ofertado relevantes contribuições a partir de diálogo entre diferentes saberes, com repercussões nas esferas social, econômica, ecológica, política e cultural. O X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e V Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS) apresentam como tema central “Autogestão e desenvolvimento territorial sustentável de áreas protegidas: diálogos, aprendizagens e resiliência”.

A gestão dos espaços protegidos vem vivenciando uma série de desafios, em parte trazidos pelas pressões da pandemia de COVID-19 e pelo acirramento das ações de degradação ambiental, gerando uma sinergia preocupante para sua efetiva proteção. Esta sinergia, associada a uma mudança das políticas públicas definidas para estes espaços, faz com que o SAPIS e ELAPIS sejam espaços estratégicos e de referência, para discutir as consequências, e propor medidas necessárias para o avanço da gestão territorial que traga sustentabilidade às Áreas Protegidas e Inclusão Social dos atores chaves desta gestão.

Atividades Planejadas: Semana condensada e preparatórias

De 3 a 6 de novembro de 2021 (semana condensada do SAPIS / ELAPIS) serão oferecidas conferências e mesas redondas, os convidados terão foco no tema central do evento: autogestão e desenvolvimento sustentável. Além disso, estão previstas pelo menos 3 outros tipos de atividades: reuniões de grupos de temáticos, eventos paralelos e visitas virtuais. Até a semana do evento, ao longo do ano de 2021, também acontecerão os webinars preparatórios e atividades no espaço Maloca Virtual. Todas essas atividades planejadas até o momento seguem detalhadas abaixo:

  • Conferências magnas e Mesas redondas: serão compostos por palestrantes e debatedores convidados, e a participação da audiência, comentários e perguntas serão possíveis pelo chat das plataformas de transmissão.
  • Grupos de trabalho (GTs): os interessados em apresentar trabalhos poderão fazê-lo nos GTs nas modalidades comunicação científica e relatos de experiência: Comunicação científica: trabalhos acadêmicos de profissionais e estudantes realizados a partir de pesquisa científica com dados primários, secundários ou bibliográficos. Relato de experiência: trabalhos de lideranças comunitárias e de movimentos sociais, profissionais de organizações da sociedade civil e gestores públicos que queiram explanar sobre experiências ou resultados de iniciativas ou projetos.

Este ano, Comunicações científicas e Relatos de experiência serão apresentados na forma de vídeos com até 10 minutos de duração e que irão compor a programação assíncrona (não-presencial) do evento. Os momentos síncronos (coletivos virtuais) servirão para debater os trabalhos disponibilizados em vídeo e outros assuntos relacionados a cada GT. Os temas dos GTs serão publicados em breve no edital do evento.

  • Eventos paralelos: espaços alternativos de trocas e reuniões, exposições fotográficas e audiovisuais, lançamentos de livros, intervenções artísticas, oficinas e colóquios, entre outros. A submissão de propostas de eventos paralelos deverá seguir as orientações do edital de convocação que será publicado em breve. Cada proponente poderá submeter apenas um evento paralelo com duração de no máximo 2 horas. Eventos paralelos acontecerão entre 17h e 19h (3 a 6 de novembro) mediante aprovação das comissões organizadora e científica.
  • Visitas virtuais: na semana condensada do evento será oferecido aos participantes a oportunidade de se inscreverem em visitas virtuais aos atrativos da região Amazônica, incluindo o Bosque da Ciência do INPA, o Museu da Amazônia (Musa) e comunidades ribeirinhas envolvidas com turismo de base comunitária no Rio Negro. Esta programação e as formas de acesso serão divulgadas oportunamente.
  • Webinars preparatórias: tem por objetivo promover espaços para debates com vistas à disseminação de visões sobre conceitos e contextos atuais, apresentação de iniciativas inovadoras em curso e acumular reflexões e proposições que subsidiem a semana condensada do evento. Realizadas periodicamente, com participação de convidados, poderão ser em forma de palestras, mesas-redondas ou painéis temáticos, com perguntas e comentários por meio da participação no chat.
  • Maloca Virtual: tem por objetivo promover espaços para que organizações e representações aglutinadoras do movimento social de base, dos diversos segmentos atuantes em Áreas Protegidas, possam organizar e propor seus próprios eventos. Espera-se que do conjunto de atividades da Maloca emerjam pontos de convergência, buscas comuns e sinergias que se materializem na integração de esforços direcionados a temas inerentes à temática do evento. Cada organização convidada poderá ocupar o espaço exclusivamente somente uma vez. As atividades terão duração máxima de 2h e não há formato pré-definido.

Para ampliar a acessibilidade ao evento, serão realizados esforços junto a organizações parceiras (instituições de ensino superior e organizações com projetos in loco) para promoção de espaços de acesso à participação denominados Núcleos de Irradiação. Esses espaços permitirão a participação de moradores de áreas protegidas que tenham dificuldades de acesso à internet em locais que possibilitem o acesso seguro à rede. Incluem salas de educação à distância, centros de comunicação e espaços de reuniões coletivas. Serão ofertados (e oportunamente divulgados) à medida em que sejam identificadas organizações parceiras que possam disponibilizar, oferecer suporte ou financiar funcionamento desses núcleos em eventos pontuais, seriados e/ou durante a semana condensada do evento. A Comissão Organizadora do evento vai iniciar em breve o chamamento para manifestações de instituições interessadas em apoiar esses núcleos. Os núcleos de irradiação serão divulgados no site do evento.



Atividades realizadas

Webinar Preparatória 1 - Realizada em 2 de março de 2021

Webinar de Lançamento X SAPIS / V ELAPIS

Webinar Preparatória 2 - Realizada em 7 de abril de 2021

Parcerias e Autogestão para o Turismo e o Lazer em Áreas Protegidas???????

Webinar Preparatória 3 - Realizada em 1º de junho de 2021

REDD+ e PSA como oportunidades para a inclusão social em áreas protegidas???????

Referências citadas durante a Webinar

Webinar Preparatória 4 - Realizada em 6 de julho de 2021

Autogestão, Gestão Integrada e Desenvolvimento Regional: Avanços e Desafios em Mosaicos de Áreas Protegidas Brasileiras

Webinar Preparatória 5 - Realizada em 27 de julho de 2021

Áreas Protegidas e Conservadas - Da Amazônia à Caatinga: Inovações Premiadas de Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade.

Webinar Preparatória 6 - Realizada em 30 de setembro de 2021

Impacto de iniciativas comunitárias de vigilância e monitoramento de territórios

Maloca Virtual


ATENÇÃO AO FAZER A SUA INSCRIÇÃO

TODOS INSCRITOS no X SAPIS/V ELAPIS tem direito à participar das atividades de até 3 Grupos de Trabalho (GTs)* entre os 9 oferecidos. As atividades nesses GTs serão simultâneas entre 3 deles ao longo dos 3 primeiros dias do evento. No ato da inscrição o participante deve escolher 1 GT por dia para participar.



X SAPIS - Pedido de isenção taxa de inscrição - Clique aqui


Comissão Científica

NOME INSTITUIÇÃO
Alba Simon UNIRIO
Altair Sancho Pivoto dos Santos UFJF
Andrea Rabinovici Unifesp
Annelise Fernandez UFRRJ
Bruno Dantas Muniz Brito UERR
Camila Rodrigues UFRRJ
Cláudio Maretti Consultor Independente
Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo UEA
Cristiane da Silveira UEA
Davis Gruber Sansolo Unesp
Elimar Nascimento UnB
Erika Fernandes Pinto ICMBio
Fabrício Siqueira UFPA
Giovanni Seabra UFPB
Glaubécia Teixeira da Silva UEA
Henyo Trindade Barretto Filho UnB
Iara Vasco Ferreira ICMBio
Ivani Faria UFAM
Jocilene Gomes da Cruz UEA
Kátia Helena Schweikardt UFAM
Marcelo Derzi Vidal ICMBio
Maria Inês Higuchi INPA
Milton Mariani UFMS
Odaleia Queiroz ESALQ/USP
Paula Soares Pinheiro ICMBio
Pedro Rapozo UEA
Reinaldo Pacheco USP
Sidnei Raimundo USP
Thiago Mota Cardoso UFAM
Vanice Selva UFPE
Veridiana Vizoni Scudeller UFAM
Wilson Madeira Filho UFF
Zysman Neiman Unifesp
Helena Doris de Almeida Barbosa UFPA
Marcílio Sandro de Medeiros LTASS/ILMD/Fiocruz Amazônia
Eloise Silveira Botelho UNIRIO

INFORMAÇÕES DE APOIO

Material institucional do evento: certificados, logomarcas do evento e dos patrocinadores etc.

SALA DE SUPORTE: apoio para participantes do evento com dúvidas na utilização da plataforma, além de informações sobre a programação.

Leia mais... →

Data do evento

3 de novembro de 2021, 09h00 até 6 de novembro de 2021, 18h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.