MEDIAÇÃO: Alyssandra Viana Fonseca

                       Melissa Leandra Dantas 

SUPORTE TÉCNICO: Morgana Sousa. 

COORDENADORA: Letícia dos Santos Carvalho 

 

OFICINA EUH

TEMA: Criação de podcasts 

PERÍODO: 21 de setembro de 2021 

HORÁRIO: 9h às 12h

PÚBLICO-ALVO: Inscritos no EUH

VAGAS: 25

 

RESUMO: 

A  presente oficina almeja apresentar algumas ferramentas de criação de podcasts com o objetivo de contribuir na formação inicial e continuada dos (futuros) profissionais da educação. Dessa forma, a oficina será realizada a partir da exposição dialogada sobre os referidos recursos, mostrando suas funcionalidades, vantagens, desvantagens e modos de uso. Ao final, os participantes irão produzir, editar e divulgar podcasts voltados para a educação, utilizando alguma das ferramentas apresentadas, com o intuito de evidenciar a habilidade do uso de tais ferramentas pelos participantes. 

Palavras-chave: Formação inicial e continuada, Produção de podcast, Ensino remoto. 

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

 

  • Conhecer as características do podcast voltadas para o seu uso no ensino. 

  • Elaborar um roteiro para o podcast.

  • Elaborar um podcast, fazendo uso de ferramentas digitais. 

  • Produzir, editar e divulgar um podcast com finalidade educativa.

  • Compartilhar as atividades práticas propostas com os demais participantes. 

 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS 

As atividades acontecerão em formato síncrono, via Google Meet, para a exposição das ferramentas digitais de produção de audiovisuais, envio de questionários Google Forms e compartilhamento das produções dos participantes. 

 

Cronograma de execução

 

Atividade 

CH 

Explanação interativa, com uso em aula das ferramentas de produção de áudio (Anchor e Discord) e suas aplicações no ensino 

1h

Produção do podcast 

1h30

Apresentação em das produções 

30min

 

RECURSOS UTILIZADOS: 

A atividade será oferecida no formato remoto, sendo necessária a disponibilidade de computador e celular com acesso à internet. 

 

AVALIAÇÃO: 

? Produção do roteiro e do podcast utilizando alguma das ferramentas apresentadas durante a oficina. 

 

REFERÊNCIAS:

CARVALHO, Ana Amélia A. Os Podcasts no Ensino Universitário: Implicações dos Tipos e das Duração na Aceitação dos alunos. In: CARVALHO, Carlos Vaz de; NISTAL, Martín Llamas; SILVEIRA, Ricardo (Coord.). TICAI 2008: TIC’s para a Aprendizagem da Engenharia. Porto: Editora Politema, 2008.

CARVALHO, Saulo Rodrigues; OLIVEIRA, Ilena Aparecida; OLIVEIRA, Sabrina Aparecida de. PODCAST COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO. v.2. Guarapuava, PR: Revista aproximação, 2020.

CRUZ, Sónia Catarina. O Podcast no Ensino Básico. Tese de doutorado. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd. 2009. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf>. Acesso em 25 de junho de 2021.

Compartilhe!