Oficina Criação de Podcasts
MEDIAÇÃO: Alyssandra Viana Fonseca
Melissa Leandra Dantas
SUPORTE TÉCNICO: Morgana Sousa.
COORDENADORA: Letícia dos Santos Carvalho
OFICINA EUH
TEMA: Criação de podcasts
PERÍODO: 21 de setembro de 2021
HORÁRIO: 9h às 12h
PÚBLICO-ALVO: Inscritos no EUH
VAGAS: 25
RESUMO:
A presente oficina almeja apresentar algumas ferramentas de criação de podcasts com o objetivo de contribuir na formação inicial e continuada dos (futuros) profissionais da educação. Dessa forma, a oficina será realizada a partir da exposição dialogada sobre os referidos recursos, mostrando suas funcionalidades, vantagens, desvantagens e modos de uso. Ao final, os participantes irão produzir, editar e divulgar podcasts voltados para a educação, utilizando alguma das ferramentas apresentadas, com o intuito de evidenciar a habilidade do uso de tais ferramentas pelos participantes.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada, Produção de podcast, Ensino remoto.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
-
Conhecer as características do podcast voltadas para o seu uso no ensino.
-
Elaborar um roteiro para o podcast.
-
Elaborar um podcast, fazendo uso de ferramentas digitais.
-
Produzir, editar e divulgar um podcast com finalidade educativa.
-
Compartilhar as atividades práticas propostas com os demais participantes.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
As atividades acontecerão em formato síncrono, via Google Meet, para a exposição das ferramentas digitais de produção de audiovisuais, envio de questionários Google Forms e compartilhamento das produções dos participantes.
Cronograma de execução
Atividade |
CH |
Explanação interativa, com uso em aula das ferramentas de produção de áudio (Anchor e Discord) e suas aplicações no ensino |
1h |
Produção do podcast |
1h30 |
Apresentação em das produções |
30min |
RECURSOS UTILIZADOS:
A atividade será oferecida no formato remoto, sendo necessária a disponibilidade de computador e celular com acesso à internet.
AVALIAÇÃO:
? Produção do roteiro e do podcast utilizando alguma das ferramentas apresentadas durante a oficina.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Ana Amélia A. Os Podcasts no Ensino Universitário: Implicações dos Tipos e das Duração na Aceitação dos alunos. In: CARVALHO, Carlos Vaz de; NISTAL, Martín Llamas; SILVEIRA, Ricardo (Coord.). TICAI 2008: TIC’s para a Aprendizagem da Engenharia. Porto: Editora Politema, 2008.
CARVALHO, Saulo Rodrigues; OLIVEIRA, Ilena Aparecida; OLIVEIRA, Sabrina Aparecida de. PODCAST COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO. v.2. Guarapuava, PR: Revista aproximação, 2020.
CRUZ, Sónia Catarina. O Podcast no Ensino Básico. Tese de doutorado. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd. 2009. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf>. Acesso em 25 de junho de 2021.