O jogo de xadrez, além de esporte e lazer, é um instrumento auxiliar para o desenvolvimento cognitivo e terapêutico. Nas escolas, a utilização do jogo de xadrez contribui para que crianças possam interagir e aprender de forma lúdica outras disciplinas, dentre elas a matemática. Como instrumento terapêutico, o jogo de xadrez chegou a hospitais psiquiátricos, consultórios psicopedagógicos e psicológicos, com resultados satisfatórios para pacientes, tais como, dependentes químicos, autistas, portadores de esquizofrenia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, entre outros. Professores de xadrez tem formado grupos de idosos que buscam no jogo uma alternativa prazerosa de exercitar o raciocínio. A literatura a respeito do xadrez terapêutico tem crescido nos últimos anos, porém ainda é pouco conhecida dos profissionais que lidam com as atividades de estimulação cognitiva.

Objetivos: Divulgar as possibilidades terapêuticas com o jogo de xadrez como instrumento de estimulação e reabilitação cognitiva. Conhecer as abordagens terapêuticas de estimulação e reabilitação cognitiva com o jogo de xadrez. Conhecer as pesquisas com o jogo de xadrez na área da saúde, em particular da psicologia. Exemplificar casos com o jogo de xadrez como estimulação e reabilitação cognitiva.

Critérios de Frequência e Aproveitamento: 80% de presença

Critérios de Certificação: Entrega de redação com proposta de intervenção (virtual) e questionário (virtual).


Programação da Atividade

  • Xadrez Terapêutico, suas possibilidades para a intervenção e reabilitação a partir da literatura científica;
  • Estudos de casos de intervenção e reabilitação com o jogo de xadrez;
  • Debates sobre o xadrez terapêutico;
  • Elaboração de proposta de intervenção.

Inscrições no link https://doity.com.br/xi-feira-regional-de-ciencias-do-litoral-do-parana/inscricao

Compartilhe!