Grupos de Trabalho
Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicar seus trabalhos. Para tanto, observe as normas para os autores aqui. Os temas dos Grupos de Trabalho (GTs), suas respectivas ementas e coordenadores são os seguintes:
GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.
Coordenação:
Me. Alfonso Valenzuela (RILEP, Chile)
Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)
Me. Nathália Ferreira de Sousa Martins (UFJF)
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)
GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso.
Coordenação:
Dra. Angela Cristina Borges (Unimontes)
Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas)
Dr. Lourival Martins Filho (UDESC)
Dra. Lurdes Caron (PICMAR/SC)
Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)
GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especificamente na área de Ensino Religioso.
Coordenação:
Me. Martha Nancy Vinasco Ortiz (UCP, Colômbia)
Dra. Nelise Wielewski Narloch (EECR/UNA e ASOFER, Costa Rica)
Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER/FONAPER)
Dra. Taciana Brasil dos Santos (FONAPER)
GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.
Coordenação:
Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)
Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)
Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó e FONAPER)
Dr. Juan Manuel Fajardo Andrade (EECR/UNA, Costa Rica)
Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)
GT 5 - Formação continuada: interconectividade entre currículo e práticas
Propõe discutir, socializar pesquisas e relatos de experiências, na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, que envolva articulação entre os sujeitos na interlocução teórica das Ciências da Religião em diálogo com as Ciências da Educação. Acolhe propostas de comunicação que discutam aspectos teóricos, metodológicos e reflexões críticas acerca dos processos de formação continuada para professores de Ensino Religioso e suas implicações sobre a educação e a sociedade contemporânea.
Coordenação:
Me. Brígida Karina Liechocki (Assintec)
Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)
Dr. José Mario Méndez Méndez (EECR/UNA, Costa Rica)
Me. Selma Correia Rosseto (PUC-Minas e FONAPER)
Me. Sônia Maria Dias (PUC-Minas e FONAPER)
GT 6 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que discutam a busca de uma epistemologia e uma didática decolonial para as Ciências da Religião e para o Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Adecir Pozzer (SED/SC e FURB)
Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP, SEMED-Tutoia-MA, UESPI)
Dra. Clélia Peretti (PUCPR)
Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)
Dra. María Cecilia Leme Garcez (EECR/UNA)
GT 7 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.
Coordenação:
Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)
Drando. Flávio Fortunato Cardoso (FURB)
Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)
GT 8 - Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas
Objetiva acolher trabalhos como foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso.
Coordenação:
Dra. Eliane Farias
Dr. Lusival Barcellos (UFPB)
Dr. Heiberle H. Horácio (Unimontes)
Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)
GT 9: Religião, Educação e Gênero
Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.
Coordenação:
Dr. André S. Muskkopf (UFJF)
Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
Me. Kattia Isabel Castro Flores (EECR/UNA, Costa Rica)
Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)
GT 10: Diálogo Inter-religioso e Cultura da Paz
Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito e tolerância à diversidade cultural e religiosa.
Coordenação:
Me. Ana Raquel da Silva (UFTM)
Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)
Dr. Ricardo Lindemann (CONER-DF)
Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)
Me. Wellington Félix Cornélio (UFTM)
GT 11: Ensino Religioso e Cultural Digital
Este GT acolhe trabalhos decorrentes de pesquisas e relatos de experiência acerca do uso das Tecnologias Digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Aprendizagem Criativa nas aulas de Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Elói Corrêa dos Santos (ASSINTEC e SEED/PR)
Esp. Giordano Cassio da Silva Costa (SEDUC Amazonas e SEMED Manaus)
Me. Glória Maria Barros Vargas (SME de Petrópolis/RJ)
Me. Karin Willms (SME Curitiba/PR)
GT 12: Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências
Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalarez e histórico-sociais.
Coordenação:
Dr. Carlos André Cavalcanti (CGCR/UFPB)
Dr. Douglas Cabral Dantas (Instituto Humanitas Paraíba/UNICAP)
Dr. José Adalberto Fernandes Oliveira (Nave/INCA-RJ)
Me. Naiara Ferraz (UEPB)
GT 13: Estado, Pessoa e Ensino Religioso: formação e atuação de docentes
Este GT reúne estudos, pesquisas e relatos de experiência que versem sobre a formação e atuação de docentes de Ensino Religioso, a partir da experiência dos povos latino-americanos: Estado, ideias e instituições; Estado, direitos humanos e homotransfobia; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); historiobiografias (histórias pessoais); religiões, literaturas e existência; história das religiões na América Latina.
Coordenação:
Dr. Everaldo dos Santos Mendes (ISTEIN e FATAN)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC-Chile)
Me. José Oliveira de Assis (PUC-Minas)
Me. Marildo de Oliveira Lopes (UFBA)
GT 14: Cosmovisões, Formação Humana e Educação
O GT recepciona ensaios, artigos e pesquisas que refletem sobre influência das cosmovisões no contexto do ensino e no processo da formação, a partir de um olhar multidisciplinar e transversal.
Dra. Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)
Dr. Leandro Abrantes (PUCRIO)
Dra. Monica Pinz Alves (Faculdade Pioneira-RS)
Dr. Reinaldo Arruda Pereira (FABAPAR)
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