Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicar seus trabalhos. Para tanto, observe as normas para os autores aqui. Os temas dos Grupos de Trabalho (GTs), suas respectivas ementas e coordenadores são os seguintes:

GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.

Coordenação:

Me. Alfonso Valenzuela (RILEP, Chile)

Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)

Me. Nathália Ferreira de Sousa Martins (UFJF)

Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)


GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Angela Cristina Borges (Unimontes)

Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas)

Dr. Lourival Martins Filho (UDESC)

Dra. Lurdes Caron (PICMAR/SC)

Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)

 

GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especificamente na área de Ensino Religioso.

Coordenação:

Me. Martha Nancy Vinasco Ortiz (UCP, Colômbia)

Dra. Nelise Wielewski Narloch (EECR/UNA e ASOFER, Costa Rica)

Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER/FONAPER)

Dra. Taciana Brasil dos Santos (FONAPER)

 

GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.

Coordenação:

Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)

Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)

Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó e FONAPER)

Dr. Juan Manuel Fajardo Andrade (EECR/UNA, Costa Rica)

Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)

 

GT 5 - Formação continuada: interconectividade entre currículo e práticas
Propõe discutir, socializar pesquisas e relatos de experiências, na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, que envolva articulação entre os sujeitos na interlocução teórica das Ciências da Religião em diálogo com as Ciências da Educação. Acolhe propostas de comunicação que discutam aspectos teóricos, metodológicos e reflexões críticas acerca dos processos de formação continuada para professores de Ensino Religioso e suas implicações sobre a educação e a sociedade contemporânea.

Coordenação:

Me. Brígida Karina Liechocki (Assintec)

Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)

Dr. José Mario Méndez Méndez (EECR/UNA, Costa Rica)

Me. Selma Correia Rosseto (PUC-Minas e FONAPER)

Me. Sônia Maria Dias (PUC-Minas e FONAPER)

 

GT 6 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que discutam a busca de uma epistemologia e uma didática decolonial para as Ciências da Religião e para o Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Adecir Pozzer (SED/SC e FURB)

Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP, SEMED-Tutoia-MA, UESPI)

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)

Dra. María Cecilia Leme Garcez (EECR/UNA)

 

GT 7 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.

Coordenação:

Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)

Drando. Flávio Fortunato Cardoso (FURB)

Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

 

GT 8 -  Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas

Objetiva acolher trabalhos como foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Eliane Farias

Dr. Lusival Barcellos (UFPB)

Dr. Heiberle H. Horácio (Unimontes)

Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)

 

GT 9: Religião, Educação e Gênero

Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.

Coordenação:

Dr. André S. Muskkopf (UFJF)

Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)

Me. Kattia Isabel Castro Flores (EECR/UNA, Costa Rica)

Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)

 

GT 10: Diálogo Inter-religioso e Cultura da Paz

Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito e tolerância à diversidade cultural e religiosa.

Coordenação:

Me. Ana Raquel da Silva (UFTM)

Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)

Dr. Ricardo Lindemann (CONER-DF)

Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)

Me. Wellington Félix Cornélio (UFTM)

 

GT 11: Ensino Religioso e Cultural Digital

Este GT acolhe trabalhos decorrentes de pesquisas e relatos de experiência acerca do uso das Tecnologias Digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Aprendizagem Criativa nas aulas de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Elói Corrêa dos Santos (ASSINTEC e SEED/PR)

Esp. Giordano Cassio da Silva Costa (SEDUC Amazonas e SEMED Manaus)

Me. Glória Maria Barros Vargas (SME de Petrópolis/RJ)

Me. Karin Willms (SME Curitiba/PR)

 

GT 12: Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências

Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalarez e histórico-sociais.

Coordenação:

Dr. Carlos André Cavalcanti (CGCR/UFPB)

Dr. Douglas Cabral Dantas (Instituto Humanitas Paraíba/UNICAP)

Dr. José Adalberto Fernandes Oliveira (Nave/INCA-RJ)

Me. Naiara Ferraz (UEPB)

 

GT 13: Estado, Pessoa e Ensino Religioso: formação e atuação de docentes

Este GT reúne estudos, pesquisas e relatos de experiência que versem sobre a formação e atuação de docentes de Ensino Religioso, a partir da experiência dos povos latino-americanos: Estado, ideias e instituições; Estado, direitos humanos e homotransfobia; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); historiobiografias (histórias pessoais); religiões, literaturas e existência; história das religiões na América Latina.

Coordenação:

Dr. Everaldo dos Santos Mendes (ISTEIN e FATAN)

Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC-Chile)

Me. José Oliveira de Assis (PUC-Minas)

Me. Marildo de Oliveira Lopes (UFBA)

 

GT 14: Cosmovisões, Formação Humana e Educação
O GT recepciona ensaios, artigos e pesquisas que refletem sobre influência das cosmovisões no contexto do ensino e no processo da formação, a partir de um olhar multidisciplinar e transversal.

Dra. Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)

Dr. Leandro Abrantes (PUCRIO)

Dra. Monica Pinz Alves (Faculdade Pioneira-RS)

Dr. Reinaldo Arruda Pereira (FABAPAR)