GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.

Coordenação:

Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)

Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)

Dra. Nathália Ferreira de Sousa Martins (SEDU/ES, FUV e FONAPER)

Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)

 

GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso e sua contribuição à educação integradora.

Coordenação:

Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas e RELER)

Dr. Gustavo Claudiano Martins (FONAPER e SEMED Viana/ES)

Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)

 

GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Acolhe propostas de trabalho, que problematizem, discutam e socializem referenciais teórico metodológicos, políticas, pesquisas, relatos de experiências de processos de formação docente inicial e continuada, preferencialmente em Ciências da Religião - Ensino Religioso, à luz dos princípios democráticos, da laicidade e da educação integral e integradora cujos projetos e práticas enfrentem toda forma de discriminação, intolerância e violência contra as liberdades e a dignidade humana.

Coordenação:

Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER)

Dra. Taciana Brasil dos Santos (UFMG, SEEMG e FONAPER)

Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)

Dra. Selma Correia Rosseto (FONAPER)

Dra. Sônia Maria Dias (FONAPER)

 

GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.

Coordenação:

Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)

Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)

Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó)

Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)

 

GT 5 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que discutam o bem-viver em suas conexões com a construção de uma epistemologia e uma didática decolonial para as Ciências da Religião e para o Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Adecir Pozzer (SED/SC; FURB; FONAPER)

Dra. Clélia Peretti (PUCRS)

Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)

Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP; SEMED Tutoria-MA)

 

GT 6 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.

Coordenação:

Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)

Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

 

GT 7 -  Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas

Objetiva acolher trabalhos com foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; c) nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso; d) no Bem-Viver Andino e sua contribuição às Ciências da Religião e ao Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Eliane Farias (FONAPER)

Dr. Lusival Barcellos (UFPB)

Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)

Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes (UFRR)

 

GT 8: Religião, Educação e Gênero

Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.

Coordenação:

Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)

Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)

 

GT 9: Diálogo Inter-religioso e Cultura de Paz

Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito à liberdade de crença e tolerância à diversidade cultural e religiosa.

Coordenação: 

Dr. Paulo César Nodari (UCB)

Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)

Me. Wellington Félix Cornélio (UFTM)

Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)

Esp. Gustavo Albuquerque (UNICAP)

 

GT 10: Ensino Religioso e Cultura Digital

Este GT acolhe trabalhos decorrentes de pesquisas e relatos de experiência acerca do uso das Tecnologias Digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Aprendizagem Criativa e Integrada nas aulas de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula (UERN)

Dr. Eraldo Pereira Madeiro (SEMED Jacundá/Marabá/PA)

Esp. Giordano Cassio da Silva Costa (SEMED Manaus)

Me. Katilene Willms Labes (FURB)

 

GT 11: Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências

Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalares e histórico-sociais.

Coordenação:

Dr. Carlos André Cavalcanti (UFPB e FONAPER)

Me. Lívia Borges (CONER/DF)

Dra. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (UNIDA)

 

GT 12 - Espiritualidades, direitos humanos e da Terra: Territórios e territorialidades de/em resistência

Este GT acolhe estudos, pesquisas e relatos de experiências, que socializam e discutem concepções e práticas formativas integradoras, que abordam e visibilizam toda forma de negação aos direitos humanos e da terra; saberes, espiritualidades e identidades historicamente marginalizados; banalização da vida e morte, cujos territórios e territorialidades  r-existem em concepções e práticas epistemetodológicas de enfrentamento a todo tipo de discriminação, intolerância e violência  nos contextos social, religioso e educacional.

Coordenação:

Dr. José Mário Méndez Méndez (UNA/Costa Rica)

Dra. Cecília Leme Garcéz (UNA/Costa Rica)

Dra. Geórgia Fontoura (FURB)

 

GT 13 - Estética e Ensino Religioso: perspectivas e práticas da arte e sua diversidade

Desde os tempos primordiais, a humanidade se expressa artisticamente para manifestar as suas religiões, as suas religiosidades e as suas mais diversas formas de transcendência. Assim, aceitamos trabalhos que apresentem a relação entre a arte (poesia, teatro, música, mitos etc.) e o Ensino Religioso em suas perspectivas e em suas práticas, demonstrando o amplo potencial da Estética para a percepção simbólica da diversidade.

Coordenação:
Dra. Michelle Bianca Santos Dantas (UFPB)
Ma. Marineide Felix de Queiroz Brito (UFPB)
Ma. Leide Rosane Silva Souza de Alcântara (UFPB)
Ma. Carlos Augusto da Silva Junior (UFPB)

 

GT 14 - Textos Sagrados e Ensino Religioso

Narrativas mítico-simbólicas estruturam as tradições religiosas. E são transmitidas de uma geração para outra através da oralidade ou como textos escritos. Este GT acolhe pesquisas que considerem temas e questões sobre o uso de textos sagrados (orais ou escritos) nas aulas de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Alexandre de Jesus dos Prazeres (UFS)

Dr. Cláudio Vianney Malzoni (UNICAP)

 

GT 15: Estado, educação e cultura em direitos humanos: formação e atuação de docentes - ensino religioso


Este GT reúne estudos, pesquisas e relatos de experiência – interdisciplinares e transdisciplinares - que versem sobre interlocuções entre Estado, educação e cultura em direitos humanos, imbricadas em formação e atuação de docentes - ensino religioso. Partindo da experiência de povos originários e indígenas, judeus, muçulmanos, africanos, latino-americanos e caribenhos, privilegia-se os seguintes temas de investigação, circunscritos em antropologia, história e religião na contemporaneidade: Estado, educação e direitos humanos: diversidade religiosa, cultural e social; Estado, religião e instituições; Estado, políticas públicas e direitos humanos; historiobiografia: história pessoal e sentido da vida; arte, arquitetura e [r]existência; língua, cultura e religião; literatura, cultura e religião; discurso: cultura, história e sociedade; Estado, povos originários e indígenas e direitos humanos; educação, linguagens e tecnologias; educação, religião e museologia; ex-votos.


Coordenação: 
Dr. Everaldo dos Santos Mendes (UC/PUC-SP/UFBA)
Dra. Hilda Teixeira Souto Santana (UNESP)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)
Dr. Marildo de Oliveira Lopes (UFBA)