Grupos de Trabalho
GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.
Coordenação:
Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)
Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)
Dra. Nathália Ferreira de Sousa Martins (SEDU/ES, FUV e FONAPER)
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)
GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso e sua contribuição à educação integradora.
Coordenação:
Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas e RELER)
Dr. Gustavo Claudiano Martins (FONAPER e SEMED Viana/ES)
Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)
GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Acolhe propostas de trabalho, que problematizem, discutam e socializem referenciais teórico metodológicos, políticas, pesquisas, relatos de experiências de processos de formação docente inicial e continuada, preferencialmente em Ciências da Religião - Ensino Religioso, à luz dos princípios democráticos, da laicidade e da educação integral e integradora cujos projetos e práticas enfrentem toda forma de discriminação, intolerância e violência contra as liberdades e a dignidade humana.
Coordenação:
Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER)
Dra. Taciana Brasil dos Santos (UFMG, SEEMG e FONAPER)
Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)
Dra. Selma Correia Rosseto (FONAPER)
Dra. Sônia Maria Dias (FONAPER)
GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.
Coordenação:
Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)
Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)
Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó)
Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)
GT 5 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que discutam o bem-viver em suas conexões com a construção de uma epistemologia e uma didática decolonial para as Ciências da Religião e para o Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Adecir Pozzer (SED/SC; FURB; FONAPER)
Dra. Clélia Peretti (PUCRS)
Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)
Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP; SEMED Tutoria-MA)
GT 6 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.
Coordenação:
Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)
Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)
GT 7 - Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas
Objetiva acolher trabalhos com foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; c) nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso; d) no Bem-Viver Andino e sua contribuição às Ciências da Religião e ao Ensino Religioso.
Coordenação:
Dra. Eliane Farias (FONAPER)
Dr. Lusival Barcellos (UFPB)
Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)
Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes (UFRR)
GT 8: Religião, Educação e Gênero
Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.
Coordenação:
Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)
GT 9: Diálogo Inter-religioso e Cultura de Paz
Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito à liberdade de crença e tolerância à diversidade cultural e religiosa.
Coordenação:
Dr. Paulo César Nodari (UCB)
Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)
Me. Wellington Félix Cornélio (UFTM)
Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)
Esp. Gustavo Albuquerque (UNICAP)
GT 10: Ensino Religioso e Cultura Digital
Este GT acolhe trabalhos decorrentes de pesquisas e relatos de experiência acerca do uso das Tecnologias Digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Aprendizagem Criativa e Integrada nas aulas de Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula (UERN)
Dr. Eraldo Pereira Madeiro (SEMED Jacundá/Marabá/PA)
Esp. Giordano Cassio da Silva Costa (SEMED Manaus)
Me. Katilene Willms Labes (FURB)
GT 11: Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências
Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalares e histórico-sociais.
Coordenação:
Dr. Carlos André Cavalcanti (UFPB e FONAPER)
Me. Lívia Borges (CONER/DF)
Dra. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (UNIDA)
GT 12 - Espiritualidades, direitos humanos e da Terra: Territórios e territorialidades de/em resistência
Este GT acolhe estudos, pesquisas e relatos de experiências, que socializam e discutem concepções e práticas formativas integradoras, que abordam e visibilizam toda forma de negação aos direitos humanos e da terra; saberes, espiritualidades e identidades historicamente marginalizados; banalização da vida e morte, cujos territórios e territorialidades r-existem em concepções e práticas epistemetodológicas de enfrentamento a todo tipo de discriminação, intolerância e violência nos contextos social, religioso e educacional.
Coordenação:
Dr. José Mário Méndez Méndez (UNA/Costa Rica)
Dra. Cecília Leme Garcéz (UNA/Costa Rica)
Dra. Geórgia Fontoura (FURB)
GT 13 - Estética e Ensino Religioso: perspectivas e práticas da arte e sua diversidade
Desde os tempos primordiais, a humanidade se expressa artisticamente para manifestar as suas religiões, as suas religiosidades e as suas mais diversas formas de transcendência. Assim, aceitamos trabalhos que apresentem a relação entre a arte (poesia, teatro, música, mitos etc.) e o Ensino Religioso em suas perspectivas e em suas práticas, demonstrando o amplo potencial da Estética para a percepção simbólica da diversidade.
Coordenação:
Dra. Michelle Bianca Santos Dantas (UFPB)
Ma. Marineide Felix de Queiroz Brito (UFPB)
Ma. Leide Rosane Silva Souza de Alcântara (UFPB)
Ma. Carlos Augusto da Silva Junior (UFPB)
GT 14 - Textos Sagrados e Ensino Religioso
Narrativas mítico-simbólicas estruturam as tradições religiosas. E são transmitidas de uma geração para outra através da oralidade ou como textos escritos. Este GT acolhe pesquisas que considerem temas e questões sobre o uso de textos sagrados (orais ou escritos) nas aulas de Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Alexandre de Jesus dos Prazeres (UFS)
Dr. Cláudio Vianney Malzoni (UNICAP)
GT 15: Estado, educação e cultura em direitos humanos: formação e atuação de docentes - ensino religioso
Este GT reúne estudos, pesquisas e relatos de experiência – interdisciplinares e transdisciplinares - que versem sobre interlocuções entre Estado, educação e cultura em direitos humanos, imbricadas em formação e atuação de docentes - ensino religioso. Partindo da experiência de povos originários e indígenas, judeus, muçulmanos, africanos, latino-americanos e caribenhos, privilegia-se os seguintes temas de investigação, circunscritos em antropologia, história e religião na contemporaneidade: Estado, educação e direitos humanos: diversidade religiosa, cultural e social; Estado, religião e instituições; Estado, políticas públicas e direitos humanos; historiobiografia: história pessoal e sentido da vida; arte, arquitetura e [r]existência; língua, cultura e religião; literatura, cultura e religião; discurso: cultura, história e sociedade; Estado, povos originários e indígenas e direitos humanos; educação, linguagens e tecnologias; educação, religião e museologia; ex-votos.
Coordenação:
Dr. Everaldo dos Santos Mendes (UC/PUC-SP/UFBA)
Dra. Hilda Teixeira Souto Santana (UNESP)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)
Dr. Marildo de Oliveira Lopes (UFBA)
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