CADA INSCRITO(A) PODERÁ ESCOLHER PARTICIPAR DE DUAS OFICINAS UMA NO DIA 18/10 E UMA NO DIA 19/10

 

OFICINAS DO DIA  18/10 (SEXTA-FEIRA)

 

Oficina 1: Circularidade Pedagógica: Dança Circular no Ensino Religioso

Ementa: O Ensino Religioso, tal como proposto pela BNCC, nos conduz a pensar a aplicabilidade de seu currículo para além das metodologias e pedagogias convencionais. Desse modo, propomos, a partir dessa Oficina Pedagógica, a construção e reflexão acerca da aplicação da Dança Circular como uma metodologia possível no Ensino Religioso, a partir de sua promoção do reconhecimento das identidades, alteridades e dos espaços corpóreos sensoriais de espacialidade, coletividade, individualidade e convivência.

Proponente: 

Prof. Dr. Dartagnan Abdias Silva (UFS)

 

Oficina 2: Explorando a ludicidade na Ensino Religioso: atividades para o Ensino Fundamental

Ementa: Nesta oficina, exploraremos o papel da ludicidade no componente curricular de Ensino Religioso para alunos do Ensino Fundamental I. O objetivo é enriquecer a formação docente, oferecendo novas perspectivas e ferramentas para integrar atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes irão descobrir como o uso de recursos metodológicos criativos pode facilitar a compreensão das diversas temáticas, promovendo uma educação mais engajadora e significativa. Abordaremos diversas técnicas e atividades práticas que podem ser implementadas em sala de aula, alinhadas às habilidades propostas pela BNCC.

Proponentes:

Profa. Dra. Sônia Maria Dias (PUCMinas e SEMED Sen. Canedo/GO)

Profa. Dra. Selma Correia Rosseto (SEMEC Vila Velha/ES e  FONAPER)

Prof. Mestrando Giordano C. da S. Costa (SEMED Manaus/AM e FONAPER)

 

Oficina 3: Literatura de Cordel no Ensino Religioso 

Ementa: Na literatura de cordel, tradicional expressão popular nordestina, o repertório religioso é uma constante, tramado com uma liberdade poética que mistura irreverência e santidade sem escrúpulos dogmáticos. A proposta da oficina é explorar esse potencial criativo e hermenêutico, com vistas à metodologia pedagógica de desenvolvimento de projeto em Ensino Religioso a partir de pesquisa, produção textual e confecção de livretos de cordel.

Proponente: 

Prof. Dr. Joe Marçal G. Santos (UFS)

 

Oficina 4: Autoconhecimento e cuidado como recurso pedagógico no Ensino Religioso

Ementa: Esta oficina tem por objetivo vivenciar práticas de autoconhecimento e cuidado como recurso pedagógico para o Ensino Religioso nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da competência específica nº 3 do Ensino Religioso na BNCC: "Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza enquanto expressão de valor da vida”. Além de contemplar as competências socioemocionais e do ER da BNCC através de vivências práticas, faz uma ponte com os pilares da educação para o século XXI, da UNESCO. 

Proponente:

Profª Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)

 

Oficina 5: Ensino Religioso e mitos da criação
Ementa: Esta oficina objetiv abordar pedagogicamente a habilidade prevista na BNCC-ER para o 5º ano: “(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte)”.

Proponentes:

Prof. Dr. Elcio Cecchetti  (UnoChapecó)

Profa. Greice de Deos Vieira (FURB/UNESC)

Profa. Joice de Souza Avelina Costa (FURB/UNESC)

 

Oficina 6: Ensino Religioso e Educação Antirracista

Ementa: Esta oficina tem como objetivo explorar pedagogicamente a habilidade EF09ER06 da BNCC-ER, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado sobre questões relacionadas ao preconceito, ao racismo religioso e a discriminação racial,  promovendo a sensibilização sobre  a importância da educação antirracista, através de  ferramentas e estratégias pedagógicas que problematizem e desconstruam preconceitos para promover a equidade racial no ambiente escolar e na sociedade.

Proponentes:

Profa. Esp. Mary Hellen Cruz David Soares (FURB/UNESC)

Prof. Dr. Adecir Pozzer (FURB e SED/SC)

 

OFICINAS DO DIA  19/10 (SÁBADO)

 

Oficina 7: Metodologias Ativas em Ensino Religioso

Ementa: Trabalhar metodologias ativas no ensino religioso é de importância e relevância na busca de alternativas inovadoras para promover um ensino mais eficaz e significativo na área. Além disso, destaca a necessidade de compreender as metodologias ativas como ferramentas capazes de estimular a participação dos alunos, desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma aprendizagem mais colaborativa e autônoma. O objetivo é vivenciar a prática de uma experiência no ER.

Proponente: 

Prof. Paulo Ferreira da Silva Junior (SEMED/João Pessoa)

 

Oficina 8: A música como recurso pedagógico no Ensino Religioso

Ementa: Nesta oficina serão discutidas possibilidades de utilização da música como recurso pedagógico para o Ensino Religioso nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir dos objetivos de aprendizagem da BNCC

Proponente: 

Profª Drª Taciana Brasil dos Santos (UFMG, SEEMG e FONAPER)

 

Oficina 9: Danças de Paz Universal: uma prática de Diálogo Inter-religioso, Saúde Integral e Bem-Viver

Ementa: As Danças da Paz Universal têm semelhanças com o formato das Danças Circulares, em círculo, mas diferem em conteúdo ao reverenciarem, explicitamente, algumas das religiões mais conhecidas e, também, por serem exclusivamente cantadas e tocadas, ao vivo, ao som de mantras cíclicos e repetitivos que proporcionam uma meditação em movimento. Esta oficina se propõe a ser, enquanto uma vinculação entre o GT09 e o GT11, uma introdução de formação aos professores que queiram proporcionar uma vivência de Diálogo Inter-religioso, Diversidade Cultural, Saúde Integral, Cultura de Paz e Bem-Viver como metodologia de Ensino Religioso. Instrumentos musicais percussivos e melódicos são bem-vindos!

Proponente: 

Prof. Esp. Gustavo Albuquerque (UNICAP).

 

Oficina 10: Interligando os saberes da Educação Infantil e do Ensino Religioso para uma aprendizagem Intercultural: tecendo possibilidades a partir de Yara no Planeta Oculares

Ementa: “O ser-criança é ser de religiosidade”. A educação da dimensão religiosa é garantida pela Constituição da República (Brasil, 1988) e se encontra na Lei nº 9.475 do artigo 33 da LDBEN nº 9.394/96 como “parte integrante da formação básica do cidadão”, aspecto muito significativo do Ensino Religioso. A Secretaria de Educação de Petrópolis/RJ entende que a qualidade da educação está definida não apenas pela garantia das aprendizagens escolares, mas da associação da garantia desse direito às aprendizagens ao desenvolvimento integral. Significa pensar as crianças como sujeitos integrais, pensar no seu desenvolvimento em todas as suas dimensões, uma vez que todos os marcos legais brasileiros, da educação brasileira, vão observar o desenvolvimento integral como um direito. Isto significa que para além das aprendizagens escolares, é preciso olhar para um conjunto de interações e de aprendizagens que implicam em outras linguagens e nestas se encontra a religiosidade. (Vargas, 2023, p. 2). Os eixos estruturantes da Prática Pedagógica na Educação Infantil - as interações e brincadeiras - são argumentos para o início da proposta com a personagem Yara.

Proponente: 

Profª Glória Maria Barros Vargas (SEMED/Petrópolis/RJ)

 

Oficina 11: Game On! Desvende o Ensino Religioso

Ementa: A oficina apresentará alguns jogos para introdução ou recomposição de conceitos essenciais para o Ensino Religioso, através de auto estudo e usando de metodologias ativas. Os jogos desafiam o pensar crítico, a resolução de problemas, o relacionamento colaborativo e a troca de conhecimentos e experiências em turmas do Ensino Fundamental.

Proponentes:

Profa. Me. Katilene Willms Labes  (FURB e SEMED/Gaspar)
Profa. Me. Kelli Cristine dos Santos (SEMED/Gaspar)

 

Oficina 12: A gamificação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Ensino Religioso 

Ementa: Na contemporaneidade as tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das pessoas. Na BNCC, as tecnologias digitais são consideradas nas competências gerais da educação básica.  Esta oficina propõe desenvolver exercícios de gamificação para aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental,  numa perspectiva de educação inclusiva.

Proponentes: 

Prof. Juliano Vargas (UNESC/FURB);

Dra. Simone Riske Koch (FURB e RELER);

Profa. Litieli da Silva Moreira (UNESC/FURB)

 

CADA INSCRITO(A) PODERÁ ESCOLHER PARTICIPAR DE DUAS OFICINAS UMA NO DIA 18/10 E UMA NO DIA 19/10