Minicurso: Letramento racial nas aulas de espanhol: por uma educação linguística decolonial - Acássia dos Anjos Santa Rosa (UFS)
Profa. Dra. Acássia dos Anjos Santa Rosa (UFS)
Este minicurso tem como objetivo promover reflexões que integrem o letramento racial (Ferreira e Gomes,2019) no ensino de língua espanhola, contribuindo para uma educação linguística decolonial (Silva Junior, Matos, 2019; Fukumoto, 2022) e antirracista (Beatriz Nascimento 2021,2022; Cida Bento, 2022; Sueli Carneiro, 2023). Parte-se do entendimento de que a linguagem é espaço de disputa e de construção de identidades, sendo atravessada por questões de raça, gênero e classe. Nesse sentido, o ensino de espanhol deve ir além da dimensão estrutural da língua, integrando reflexões críticas sobre racismo, colonialidade e desigualdades sociais que marcam a Améfrica Ladina, como defende Lélia Gonzáles (2020). A partir da Lei 10.639/2003 e de referenciais teóricos da decolonialidade e do letramento racial crítico, o minicurso propõe atividades que articulam práticas de leitura, escrita e oralidade com o debate sobre representações raciais, narrativas históricas e produções culturais hispânicas. Desta forma, busca-se promover o debate com exemplos de atividades didáticas que articulem a educação linguística de língua espanhola, antirracismo e interseccionalidade.