Celsa Alonso

Universidade de Oviedo

Celsa Alonso é professora titular do Departamento de História da Arte e Musicología da Universidade de Oviedo. A música espanhola dos séculos XIX e XX (canção, teatro lírico, músicas populares, cinema), nacionalismo e identidades musicais constituem suas principais linhas de pesquisa. É autora do livro La canción lírica española en el siglo XIX (1998). Publicou quatro edições críticas de canções espanholas do século XIX (1994 a 2005), que tiveram como resultados importantes gravações discográficas (com a participação de Teresa Berganza e Montserrat Caballé, dentre outras). Em 2010 organizou o livro Creación musical, cultura popular y construcción nacional en la España contemporánea. Em 2014 publicou a biografía crítica Francisco Alonso. La otra cara de la modernidad, tendo sido bem recebida nos meios acadêmicos. Desde 2013, coordena o Grupo de Investigación (GIMCEL) da Universidade de Oviedo, grupo que estuda a música contemporânea espanhola e latinoamericana.

Fernando Iazzetta

Universidade de São Paulo

Fernando Iazzetta é compositor e professor titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da USP. É coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia onde desenvolve atividades que aliam a prática artística e a pesquisa acadêmica. Graduou-se em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP e realizou seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Tem trabalhado especialmente na produção de performances interativas que envolvem elementos sonoros, visuais e gestuais. Suas composições para diferentes formações instrumentais e meios eletrônicos foram apresentadas em diversos teatros e festivais no Brasil (Festivais Música Nova, Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Encontro de Compositores Latino-Americanos, Encontro Internacional de Música Eletroacústica, FILE – Festival Internacional de Arte Eletrônica, Mostra Sesc de Artes, Dança Brasil, Mostra de Artes do Fórum Cultural Mundial, LiveCinema, Emoção Art.ficial, entre outros), e exterior (Festival International de Musiques et Créations Electroacoustiques, Burges; Festival Acousmatique International, Bruxelas; Festival des zeitgenössischen brasilianischen Tanzes, Berlin; Visiones Sonoras, México, entre outros), além de gravadas em CD. Como pesquisador e artista tem explorado formas experimentais de criação artística, a interconexão entre linguagens e a discussão crítica a respeito do papel das tecnologias na arte atual. Foi representante da área de Música no CNPq entre 2011 e 2013 e é coordenador da área de Artes na Fapesp desde 2009. É pesquisador do CNPq e autor dos livros Música: Processo e Dinâmica (AnnaBlume, 1993) e Música e Mediação Tecnológica (Perspectiva, 2009).

Micael Herschmann

Universidade Federal do Rio de Janeiro

É historiador com formação pós-graduada em Comunicação e Ciências Sociais. Vem trabalhando há vários anos na qualidade não só de professor da ECO/UFRJ, mas também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, coordena o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-ECO/UFRJ) e é pesquisador 1D do CNPq. Dentre a sua produção cientifica mais recente se destacam os seguintes livros: Cidades Musicais (Ed. Sulina, 2018), Música nas ruas do Rio de Janeiro (Ed. Intercom, 2014), Indústria da Música em Transição (Editora Estação das Letras e das Cores, 2010), Lapa, cidade da música (Editora Mauad X, 2007), e O funk e hip hop invadem a cena (Editora UFRJ, 2000).

Paulo Assis

Universidade de São Paulo

Paulo Assis é artista sonoro, engenheiro de mixagem e masterização e consultor em acústica e processamento de áudio. Arquiteto de formação (FAU-USP, 2002), participa de projetos em eletrônica, marcenaria e software voltados à música. Mestrando em música pela ECA-USP, investiga as relações entre masterização e situações de escuta individualizada. É pesquisador e membro do NuSOM, Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP e proprietário e engenheiro de áudio do Estúdio Audioclicks. www.pauloassis.com.br 

Cleide Campelo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Cleide Riva Campelo é doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP), autora de Cal(e)idoscorpos: Um Estudo Semiótico do Corpo e Seus Códigos, Editora Annablume. É autora de vários artigos em revistas especializadas. Foi professora da PUCSP, no curso de graduação Comunicação das Artes do Corpo, por quase uma década. É pesquisadora nas áreas de Comunicação, Semiótica da Cultura, Comunicação Corporal, Linguagens da Performance, e Arte e Cultura Brasileira, desenvolvendo uma pesquisa de aplicação integrada dessas áreas no trabalho com atores e performers, com diversos trabalhos realizados nos últimos anos. Desde 2008, coordena e dirige o grupo “Tutu-Marambá, Pesquisas das Artes do Corpo” (www.tutumaramba.com.br). É pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUCSP). É membro da Academia Sorocabana de Letras, ocupando a cadeira Mário de Andrade.

Fátima Carneiro dos Santos

Universidade Estadual de Londrina

Fátima Carneiro dos Santos é professora associada do Depto. de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); doutora em Música (UNICAMP), com pós-doutorado em Criação Musical (UNICAMP); autora do livro Por uma escuta nômade:a música dos sons da rua (EDUC/FAPESP); co-autora do site Uma cartografia sonora de Londrina (UEL)

Livio Tragtenberg

Universidade de São Paulo

Livio Tragtenberg é compositor, escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia. Recebeu bolsas de composição de VITAE e Guggenheim Foundation. Recentemente criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, cujo CD NEUROPOLIS foi lançado pelo Selo SESC, criou também a Nervous City Orchestra em Miami, USA, Berliner Strassenmusiker Orchester em Berlim, e a Orquestra Mediterrânea. Tem vários Cds editados, entre eles, Othello. Compõe para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras. Tem vários livros editados, entre eles, O Oficio do Compositor Hoje, Música de Cena e Contraponto. Em 2017 criou a Sound Bridges Experience em Frankfurt, Alemanha, reunindo músicos refugiados de paises como Afeganistão, Síria, Eritreia, entre outros.  

Rodrigo Felicissimo

Universidade de São Paulo - USP

Rodrigo Felicissimo é regente, pesquisador pós-doc em musicologia pela Universidade de São Paulo e pesquisador visitante da Faculdade de Artes da Universidade de Helsinque, sob a supervisão dos Professores Paulo de Tarso Salles e Eero Tarasti, respectivamente. É PhD em processos de criação musical, obtido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2014), com a tese “Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas, utilizada nas peças orquestrais: New York Sky-Line Melody e Sinfonia No. 6 de Heitor Villa-Lobos”, orientador maestro Gil Jardim. Rodrigo é mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2007) com a dissertação “Paisagem Sonora do Espaço Migrante,” orientador Heinz Dieter Heidemann. Ele é bacharel em regência obtido na Faculdade Santa Marcelina (FASM, 2008), sob a supervisão do maestro Lutero Rodrigues. Também é bacharel em Geografia (FFLCH-USP, 2003). Nascido em São Paulo, começou sua educação musical na Waldorf, Escola Rudolf Steiner de São Paulo. Possui experiência no campo da pesquisa, coro e orquestra, com atividades vinculadas a educação musical no Instituto Acaia (ONG), Orquestra Antunes Câmara (OAC), Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp, 1998-2008) e Orquestra Sinfônica da Zona Leste (2017). Ao longo dos últimos anos, Rodrigo tem participado de diversos Master Classes e Festivais de Música em diversos países (Estados Unidos, República Tcheca e Brasil), sob as direções dos maestros Kirk Trevor, Ênio Antunes, Donald Schleicher, Kenneth Kieslier, Lanfranco Marcellette, Maurice Peress e Kurt Masur. Durante o período de 2012-2014, Rodrigo foi membro do conselho da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Em 2016, Rodrigo iniciou estudo e aperfeiçoamento em regência, sob a orientação do maestro Roberto Duarte (UFRJ e ABM). É autor do livro Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas de Villa-Lobos pela editora NEA (OmniScriptum Publishing Group, 2017).

Paulo Chagas

Universidade da Califórnia, Riverside

Paulo C. Chagas é Professor de composição na Universidade da Califórnia, Riverside. Tem mais de 150 obras escritas para orquestra, música de câmara, música eletroacústica, audiovisual e multimídia. Suas obras são executadas na Europa, Estados Unidos, Rússia e Brasil. Paulo C. Chagas é autor de Unsayable Music [Música Indizível] (Leuven University Press, 2014), uma série de reflexões críticas e analíticas sobre a estética e a criatividade da música contemporânea abrangendo temas de semiótica musical, música eletroacústica e digital. Paulo C. Chagas publica regularmente artigos em livros e jornais internacionais. Fundou e dirige EARS (Experimental Acoustic Research Studio) Paulo C. Chagas colabora com o MusiMid desde o 3º encontro, em 2007. Minha gratidão com o MusiMid por ter proporcionado tantas experiências enriquecedoras durante todos esses anos.

Anselmo Guerra

Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor Titular da Universidade Federal de Goiás, atuando como professor da Escola de Música e Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Música. Formado em Piano pelo Conservatório Musical de Santos/SP. Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília - CIC/UnB(1992) ; doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego - UCSD (1995/6). Possui Pós-Doutorado em Composição Musical pelo programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, música computacional, música eletroacústica, música contemporânea. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. Lidera o Núcleo de Música, Inter-disciplinaridade e Novas Tecnologias - UFG do Diretório de Pesquisa do CNPq. É o criador e coordenador do Laboratório de Pesquisa Sonora da UFG desde 2001. Atualmente é editor da Música Hodie, periódico do Programa de Pós-graduação em Música da UFG.

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Instituto de Artes- Unesp

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada – é professora Livre Docente em Técnicas de Musicalização pela UNESP, Doutora em Antropologia e Mestre em Psicologia da Educação, ambas as titulações pela PUCSP. Bacharel em Música pelo Instituto Musical São Paulo.  Diretora do Instituto de Artes da UNESP (2000/2004) e da Escola Municipal de Música de São Paulo (1977/1985). Responsável pela criação e instalação da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística (1980/81) e da ETEC de Artes, do Centro Paula Souza, em São Paulo (2008/2009). Autora de livros e artigos sobre música, educação musical e ecologia acústica. Tradutora de Murray Schafer para o português, com quem tem trabalhado há muitos anos. Membro fundador do FLADEM – Fórum Latino-americano de Educação Musical, do Fladem Brasil e do WFAE – The World Forum for Acoustic Ecologie; membro da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical e de The Wolf Project, no Canadá, grupo dedicado à vivência ecológica de obra artística de Murray Schafer. Coordenadora da área de Educação musical do Projeto “Caminhos sonoros”, em Mairiporã (FAREARTE, Prefeitura de Mairiporã e Holcin, 2007 a 2014), e do Projeto Educação Musical pela Voz, da UNESP (Pró-Reitoria de Extensão da UNESP – 1989/2013). Coordenadora do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical sediado no Instituto de Artes da Unesp e Certificado pelo CNPq desde 1997.   

Sílvia Lopes Raimundo

Instituto das Cidades (Unifesp/Campus Zona Leste)

Silvia Lopes Raimundo é geógrafa formada pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Geografia Humana pela mesma Universidade dedica-se, como pesquisadora, ao estudo dos temas ligados aos movimentos sociais, produção do espaço e formação do território urbano nas periferias de São Paulo. Hoje, trabalha como docente no Instituto das Cidades (Unifesp/Campus Zona Leste), na área de Educação, Cultura e Cidade

Livio Tragtenberg

Compositor, escritor, diretor de projetos multimídia

Livio Tragtenberg é compositor, escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia. Recebeu bolsas de composição de VITAE e Guggenheim Foundation. Recentemente criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, cujo CD NEUROPOLIS foi lançado pelo Selo SESC, criou também a Nervous City Orchestra em Miami, USA, Berliner Strassenmusiker Orchester em Berlim, e a Orquestra Mediterrânea. Tem vários Cds editados, entre eles, Othello. Compõe para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras. Tem vários livros editados, entre eles, O Oficio do Compositor Hoje, Música de Cena e CONTRAPONTO. Em 2017 criou a SOUND BRIDGES EXPERIENCE em Frankfurt, Alemanha, reunindo músicos refugiados de paises como Afeganistão, Síria, Eritreia, entre outros.

Giuliano Obici

Universidade Federal Fluminense - UFF

Giuliano Obici (Maringá 1977) artista-pesquisador sonoro com formação em artes, comunicação e psicologia. Professor adjunto do departamento de artes UFF. Tem apresentado e desenvolvido projetos em festivais, galerias, residências e universidades pelo mundo, entre eles o festival Imatronic (Karlsruhe), Relevante Musik (Berlim), Novas Frequências (Rio de Janeiro), 319 Scholes (NY), Wien Modern (Viena), London University of the Arts, Next Generation (Karlshue), Norwegian Academy of Music, Univesität der Kunst e Technische Universität em Berlim, Gotland School of Composition (Visby), Ultima Academy (Oslo) entre outros. Escreveu o livro "Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros" e artigos diversos. Recebeu prêmios como Giga-Hertz-Preis do Centro de Arte e Mídia (ZKM - Karlsruhe) e Experimental Studio (Freiburg), Redbull Station e bolsas de pesquisa do DAAD, FAPESP e CAPES. Forma o duo de música experimental Ene menos Um com Alexandre Fenerich. Trabalhos recentes: Simulacrum Piano, Intensidades Brutalistas,Para Colorir Frequências, Vozes Sintéticas, Vozes Simulacrum, Simulacrum Chamber Orquestra, Laptop Choral, Lan House Concert e Compro Auri

Daniel Atilano

Universidade Central da Venezuela

Daniel Atilano é doutor em Arquitetura pela Universidade Central da Venezuela (U.C.V., 2015). Mestre em Musicologia Latinoamericana de la U.C.V (2003). Professor na Faculdade de Arquitetura de la Universidade Central da Venezuela. Fundador, coordenador e autor do programa do curso de música do Colegio Integral El Ávila e do Fundador do Grupo de Investigação em Educação do mesmo Colegio, desde 2011. Também atua na Escola Nacional de Cinema como professor da cátedra Audiovisão. Compositor, é membro da Sociedade Venezuelana de Musicologia, na qual participa como membro da Diretoria. Suas linhas de pesquisa principais são as relações entre música e arquitetura. É autor do libro Música y arquitectura: genealogía de una relación (2016

Mauricio Ribeiro da Silva

Universidade Paulista

Mauricio Ribeiro da Silva é doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP) e Pós-doutorando na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Arquiteto e urbanista pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) . Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), membro do Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP). Desenvolve pesquisas em Comunicação vinculadas à Teoria da Mídia e à Teoria da Imagem a partir da perspectiva do imaginário. É autor dos livros "Mobilidade, Espacialidade, Alteridades" (Edufba, 2018), "Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida" (Bluecom, 2012), CISC 20 Anos: comunicação, cultura e mídia (Bluecom, 2012) e O Espírito do Nosso Tempo (Annablume, 2004).

Paula Guerra

Universidade do Porto

Paula Guerra é doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Professora no Departamento de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da mesma universidade (IS-UP). Foi Professora Associada Visitante nos Programas de Pós-Graduação de Artes, Cultura e Linguagens e de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. É cofundadora e cocoordenadora da Rede Todas as Artes. Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes. Foi Professora/Investigadora visitante em mais de 20 universidades. É coordenadora e fundadora da KISMIF Conference e do KISMIF Project. É autora de mais de 200 textos entre artigos científicos e livros. A sua última publicação (em coautoria com Andy Bennett) é o edited book DIY Cultures and underground music scenes (Oxford: Routledge, 2018),

Martín de la Cruz López Moya

Universidade de Chiapas

Martín de la Cruz López Moya (Chiapas, México)é sociólogo, antropólogo e Doutor em Ciências Sociais – Comunicação e Política pela Universidad e Autônoma Metropolitana-Xochimilco. É profesor e pesquisador no Centro de Estudos Superiores de México e  América Central, da Universidade de Ciências e Artes de Chiapas (CESMECA-UNICACH) e membro do Sistema Nacional de Investigadores. Coordena o corpo acadêmico “Culturas urbanas y prácticas creativas en el sur de México” e o projeto de pesquisa: “Juventudes urbanas, creatividades y agencias culturales en la frontera sur, istmo y caribe mexicano”. Membro da IASPM-AL (Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana) e do grupo de pesquisa interinstitucional “Antropología de la música en el sur de México”. Autor dos livros Caleidoscopio Sonoro. Músicas urbanas en Chiapas (2017); Hacerse hombres cabales. Masculinidad entre tojolabales (2010) e organizador de Etnorock. Los rostros de una música global en el Sur de México (2014).

Heloísa de Araújo Duarte Valente

Universidade Paulista

Heloísa de A. Duarte Valente: Pesquisadora do CNPq, é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Deptº de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). É autora e organizadora de várias obras nas áreas de música e mídia. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid  é vinculada Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP (professora titular e ao Programa de Pós-Graduação em Música, na Universidade de São Paulo, ), no qual exerce atividades de ensino e pesquisa. Suas principais linhas de investigação incluem as áreas de semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia.  

Simone Luci Pereira

Universidade Paulista

Simone Luci Pereira é pesquisadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP. Doutora em Ciências Sociais - Antropologia. Realizou Pós-Doutorado em Música Popular (Unirio); Pós-Doutorado em Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO); Pós-Doutorado em Comunicação (UFRJ). Pesquisadora da rede internacional de pesquisa do GT CLACSO "Juventudes e Infâncias na América Latina". Pesquisadora e vice coordenadora do Centro de Estudos em Música e Mídia- MusiMid. Vice-presidente da IASPM-LA (Associación Internacional para el Estudio de la música popular – Rama Latinoamericana) (2018-2020). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM. Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, articuladas às culturas urbanas e juvenis; migrações/diásporas e  identidades articuladas às práticas musicais-midiáticas. Autora de vários artigos em revistas e capítulos de livros, bem como organizadora de publicações nacionais e estrangeiras

Nancy Alves

cantora e professora

Nancy Alves é Professora de francês, consultora pedagógica e pesquisadora musical,é formada em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo, mestre junto à Faculdade de Letras da USP. tendo defendido a dissertação A França na Música Popular Brasileira: visões e impressões de sambistas e chansonniers Há muitos anos vem desenvolvendo projetos de educação e treinamento para empresas, universidades e escolas de idiomas no país e no exterior. No ano de 2012, lançou o CD Bossambá, com bossas e sambas em francês. Um livro sobre esse tema específico encontra-se em preparação, assim como uma o projeto de realizar um novo show (com orquestra) sobre os sambas em francês da Rádio Nacional. Sua pesquisa atual versa sobre as canções da Nouvelle Vague Paralelamente à sua atividade musical, obteve duas especializações no exterior: Linguística Aplicada, pela Universidade de Paris XIII, e Formateurs de formateurs (formadora de professores) pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP - Belc), mantido pelo Ministério de Educação da França

Yuri Behr

Universidade de São Paulo

Yuri Behr. Compositor, oboísta e regente. Doutorando em Processos de Criação Musical na USP, sob a orientação de Silvio Ferraz. Concluiu o mestrado em Musicologia-Etnomusicologia no qual dedicou-se a análise do Makrokosmos I de George Crumb. Atualmente integra o Duo Multiartes com o compositor e violonista Daniel Mendes, e desenvolve também estudos sobre o imaginário das canções populares do Brasil na década de 1970 junto ao MusiMid.

Daniel Mendes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Mendes. Nascido em 1984, violonista, compositor e professor de música com atuação em São Paulo e região. Seus projetos são relacionados à composição e interpretação musical, sobretudo direcionado à música de concerto para violão. Integra o Amao Quartet e o Duo Multiartes com o compositor e oboísta Yuri Behr. Sou graduado em violão na UERGS, mestre em teoria/composição musical pela UNESP e doutor em composição musical na pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Raphael Fernandes Lopes Farias

Universidade Paulista - UNIP

Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, ambos como bolsista CAPES. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, com bolsa de Iniciação Científica e Licenciado em Música. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e membro da organização dos Encontros Internacionais de Música e Mídia. Estudou piano clássico, participou de corais e atuou como professor em escolas livres, técnicas e de ensino regular. Fez extensões em História, Estética e Apreciação das Artes. Tem se dedicado à pesquisa da  canção das mídias e criação musical, especialmente nos anos 1940 e 1950, e suas relações com o cenário midiático da época, e ao deslocamento e a ressignificação do repertório de concerto e das performances musicais na cultura midiática e suas implicações na paisagem sonora. Participou de projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, como "Uma vereda tropical: a suave e morna batida do bolero memória e nomadismo da canção hispânica no Brasil" e "A canção romântica italiana: Paisagem sonora, consumo cultural e imaginário do Brasil nos anos de chumbo". Pesquisa as áreas de Música, Comunicação e Artes e suas intersecções.

Fabiana Coelho

Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo – USP.  Mestre em Música/Performance pela UFMG e graduada em Música pela Unicamp. Sua pesquisa de doutorado analisa a influência do trato vocal na sonoridade da flauta. Possui diversas publicações na área. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em Música e Mídia – MusiMid. Foi Professora de Flauta e Percepção Musical na Universidase do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Como instrumentista, atuou junto à Sinfônica Jovem do Palácio das Artes e OSPM. 

Darlem Batista

Universidade Estadual Paulista - UNESP

 Iniciou seus estudos de música na EMAV - Escola de Música Antonio Vivaldi com a Mara Onishi e com o Sidney Onishi. Estudou piano e violino pelo programa Fábrica Cultural da prefeitura de Santos com os professores João Antonio Parizoto e Leonardo Mallet. No momento, é bacharelando em piano na UNESP sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Danieli Longo Benedetti.