Ensalamento
Disponibilizamos a seguir o ensalamento dos trabalhos no 18º CBPE em Manaus e na fronteira Brasil/Colômbia/Peru.
ENSALAMENTO – MANAUS
COMUNICAÇÕES LIVRES
04/11/2019 – Segunda-Feira – 09h30 às 12h00
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
O papel da autonomia na aprendizagem na formação de professores de espanhol
O espanhol como língua franca e seus obstáculos ideológicos
A prática tradutória e sua contribuição na formação do professor de Espanhol como Língua Estrangeira
De la clase tradicional hacia la clase invertida – los cambios de rol del profesor y del alumnado
Análisis del uso de las Tecnologías de Información y Comunicación en el aprendizaje de Lengua Española
¿Qué español enseñar? A desestabilização do paradigma monolíngue pela ressignificação de seus pressupostos
|
I e II Mostras de Cinema Latino-Americano: contribuições para o ensino aprendizado na voz dos discentes do Instituto Federal de Educação do Amazonas-campus Manacapuru
Ritmos latinos na escola
Interação com hispânicos em contexto acadêmico
Aluno estrangeiro no contexto escolar da Educação Infantil: uso de estratégias de aprendizagem e comunicação intermediada
Competencia intercultural y pedagogía crítica en la formación docente en español en el Instituto Federal de Brasília
|
La vida de uno es la muerte del otro: las relaciones de poder en Dos veces junio
Deudores por el azar: luto e memória em Los Planetas
Nas cartas de Gabriel García Márquez: os traços de um projeto literário
El dominó verde, de Emilia Pardo Bazán: lectura y traducción
O portunhol na literatura – aquém e além das fronteiras
Abreu e Lima e a defesa da ditadura de Simón Bolivar mediante documentos
|
SALA 4 |
SALA 5 |
SALA 6 |
A avaliação formativa no ensino de línguas: políticas educacionais e ensino/aprendizagem de E/LE
Vocabulário e desenvolvimento da competência comunicativa em aulas de E/LE
Aprendizaje significativo como estrategia metodológica para la enseñanza de la Lengua Española: diez clases, diez juegos
O uso dos marcadores discursivos "desde luego" e "por cierto" por brasileiros
La incorporación de la información extralingüística en los artículos lexicográficos del léxico de Turismo
Relato de experiência PIBID/Espanhol: Língua Espanhola e a (re) leitura de autorretratos |
A presente reflexão se propõe a transmitir a experiência possibilitada pelo PIBID...
A sociolinguística, a política e o planejamento linguístico e a glotopolítica: discussões em torno do ensino de língua espanhola
Nada de violência, bullying, desrespeito ou outra coisa qualquer: o ensino da Língua Espanhola por uma cultura de paz!
Mapeamento do Ensino de Língua Espanhola nas Escolas Municipais de Pelotas-RS
A construção do componente de Língua Espanhola para o currículo estadual de referência no Amazonas |
La adquisición del componente cultural a través de la literatura en español
Silencio y narrativa durante la experiencia literaria en la clase de Lengua Española
La enseñanza del género cuento y el enfoque intercultural: contribuciones en el aprendizaje del Español como Lengua Extranjera
A monografia como escrita acadêmica dos alunos do curso de Letras-Espanhol da UESPI: uma análise sobre o resumo
Análisis de libros didácticos de Español como Lengua Extranjera |
MINICURSOS
04/11/2019 – Segunda-Feira – 09h00 às 11h00
Centro de Mídias da SEDUC/AM |
A BNCC e as metodologias ativas: uma nova forma de (re)construir nossa prática pedagógica |
05/11/2019 – Terça-Feira – 8h00 às 10h00
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
La subtitulación en el aula de Español – parte 1 |
El cine en las clases de Lengua Española: preparando actividades didácticas para la enseñanza de aspectos culturales |
(Re)conhecer gêneros discursivos: como e por quê? |
SALA 4 |
SALA 5 |
SALA 6 |
Match de improvisación teatral: practica oral para formadores y aprendices de ELE – parte 1 |
Cultura popular e dialogia: o ensino de Língua Espanhola como exercício de interculturalidade crítica |
Livros, filmes e séries: as linguagens da ficção no ensino de Espanhol |
SALA 7 |
SALA 8 |
SALA 9 |
Materiales que hacen pensar: derechos e igualdad en la clase de Español |
Comparativismo, intertextualidade e residualidade na literatura hispânica |
La variedad lingüística del español: una mirada hacia los aspectos morfosintácticos, léxicos y fonético-fonológicos |
SALA 10 |
SALA 11 |
SALA 12 |
Educação indígena intercultural bilíngue – a experiência mexicana – parte 1 |
Poesia espanhola: Não amanhece o cantor, de José Ángel Valente, e Uma temporada no paraíso, de Claudio Rodríguez Fer |
O Panorama da oferta de ensino de Língua Estrangeira Moderna em Pernambuco |
SALA 13 |
SALA 14 |
SALA 15 |
Taller de prácticas pegadógicas sobre la enseñanza de Lengua Española realizadas en el programa Ampliando Horizontes en Semed/ Manaus |
De la lengua meta a la lengua propia y de vuelta a la lengua que queremos aprender. Un enfoque metodológico innovador centrado en el alumno y sus resultados |
|
06/11/2019 – Quarta-Feira – 8h00 às 10h00
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
La subtitulación en el aula de Español – parte 2 |
Uso e variação das formas de tratamento na língua espanhola: questões de ensino e tradução |
De las TIC a las TAC: plataformas digitales para alumnos de primaria y secundaria |
SALA 4 |
SALA 5 |
SALA 6 |
Match de improvisación teatral: practica oral para formadores y aprendices de ELE – parte 2 |
Elaboração de propostas avaliativas com foco na competência comunicativa oral em LE |
La lectura para aprender y para escribir en la escuela: un enfoque pedagógico basado en los géneros discursivos aplicado a ELE |
SALA 7 |
SALA 8 |
SALA 9 |
La BNCC en la práctica diaria de las clases de ELE: cursos y transcursos hasta el fin del laberinto |
Mi caja de recursos de Español para niños: ¡por una clase más diversa y divertida! |
Estrategias de trabajar la literatura en el nivel superior en curso de Letras - Español |
SALA 10 |
SALA 11 |
SALA 12 |
Educação indígena intercultural bilíngue – a experiência mexicana – parte 2 |
América Latina: construcción de un imaginario |
O português e o espanhol nas fronteiras amazônicas: políticas linguísticas e integração transnacional
|
SALA 13 |
SALA 14 |
SALA 15 |
A parte escrita do Celpe-Bras sem mistérios: preparando hispanofalantes para realizar as tarefas do exame
|
O medo de falar e de errar nas aulas de Espanhol: causas, consequências e possibilidades de superação |
|
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS – COMUNICAÇÕES COORDENADAS
05/11/2019 – Terça-Feira – 14h00 às 16h30
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
ST: A formação de professores de Espanhol: iniciativas desafios e perspectivas |
ST: A Língua Espanhola nos Colégios de Aplicação e Instituições Tecnológicas de Ensino: reflexões sobre o ensino e o trabalho docente |
ST: ¿Qué Español enseñar? Caminhos e direções para além da heterogeneidade linguística |
O tecer-diário na formação inicial de professoras de Língua Espanhola
A formação de professores de Espanhol na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai: o profissional que temos X a língua que queremos
Interculturalidade crítica e pedagogias decoloniais: princípios norteadores e experiências do Laboratório de Formação Docente - Espanhol como Língua Estrangeira
O ensino da leitura na prática docente do Espanhol no Programa de Residência Pedagógica da UFRRJ: análise de materiais didáticos
A reforma do Ensino Médio, a BNCC e a Residência Pedagógica e suas implicações para a formação de professores de Espanhol
Produção e uso das videoaulas na percepção de técnicos, docentes e alunos do curso de Letras Português-Espanhol da UFMS
|
O Espanhol no Colégio Universitário da UFMA: uma análise das práticas de letramento no ensino médio
Percepções sobre a aprendizagem de Língua Espanhola por uma aluna surda no IFPR – Pinhais
Políticas de ensino de Língua Espanhola na fronteira Brasil-Venezuela
Panorama sobre o ensino de Espanhol no IF Goiano
O uso da plataforma Google Classroom como auxílio do Ensino da Língua Espanhola no Ensino Médio
O texto fílmico como prática de letramento em Língua Adicional na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ): a sala de aula como espaço de (des) construção na Educação Básica |
Variedades diatópicas: estudiando las actitudes de nuestros estudiantes
Um histórico da gramaticografia hispânica: de onde viemos e para onde podemos ir
Atitudes de estudantes brasileiros sobre a variação linguística no uso das formas de tratamento pronominais em espanhol
¿Qué Español enseñar? – para além da heterogeneidade linguística
A variação linguística dos países hispânicos: um estudo através da música
Las variedades lingüísticas de la lengua española en el libro didáctico de la enseñanza media aprobado por el PNLD 2018
Aspectos fônicos da interlíngua de crianças brasileiras aprendizes de E/LE
La consciencia intercultural como sendero para reconocer los saberes locales en las "variedades del español"
|
SALA 4 |
SALA 5 |
SALA 6 |
ST: FicaEspanhol: como está a situação do Espanhol nas escolas? Que trabalhos estão sendo feitas nas escolas e universidades para manter o ensino de Espanhol |
ST: Livros, materiais e recursos didáticos de Espanhol e as demandas contemporâneas de formação docente |
ST: O Espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica: abordagens de trabalho reflexões sobre sua presença e perspectivas futuras |
Ações e agentes glotopolíticos relacionados à implementação do ensino de Espanhol na rede pública municipal de ensino de Manaus
El español y la BNCC : ¿Y ahora qué?
Os impactos do projeto “Manaus Internacional: integrando culturas por meio da Língua Espanhola” na rede pública municipal de ensino de Manaus
Políticas Linguísticas: os impactos da reforma da BNCC para a formação de professores de Língua Espanhola em Roraima
A formação dos professores de Língua Espanhola no contexto da BNCC através do Referencial Curricular Amazonense
La situación del docente de la enseñanza de Lengua Española en el estado de Mato Grosso y sus consecuencias con la exclusión de la enseñanza de la lengua en la Base Nacional Común Curricular
A diplomacia colombiana e o ensino de Espanhol em Manaus
|
Materiales didácticos para el aprendizaje del Español en el ámbito universitario: prácticas discursivas e interculturales
Ressignificando atividades didático-pedagógicas das dimensões linguística-oral e artística-literária nas aulas de Espanhol como LE
O livro didático de Espanhol no discurso de professores: um estudo em escolas públicas de Manaus
As novas tecnologias aplicadas ao ensino da Língua Espanhola: relato de uma vivência no município de Lago do Junco-MA
O uso das músicas brasileiras como estratégia para o ensino da Língua Espanhola |
El uso de la tecnología móvil para un aprendizaje autónomo del Español
A Língua Espanhola e o uso das TIC no Centro de Idiomas do IFAM
Actividades con canciones y producción de cuentos en cartoneras, en el laboratorio de lenguas del Instituto Federal do estado de Mato Grosso (IFMT)
Ensino de Espanhol no Ensino Médio/Técnico da Rede Federal do Rio de Janeiro: uma abordagem de trabalho com gêneros discursivos
O ensino de Espanhol na cidade Alcântara/ MA: metodologias e perspectivas em uma comunidade de resistência versus os avanços tecnológicos
Os eventos culturais de Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação do Amazonas - campus Manacapuru: contribuições para a comunidade discente interna e hispânica local
O formador de professores de Espanhol nos Institutos Federais: análise do trabalho mediante narrativas docentes
|
SALA 7 |
SALA 8 |
SALA 9 |
ST: Na prática a teoria é... fundamental |
ST: Mobilidade cultural, gênero e identidade: representações do deslocamento na narrativa hispânica |
ST: Decolonialidade e interculturalidade na educação linguística e literária em Espanhol |
O ensino da gramática na aula de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil
Os avanços na descrição linguística e o ensino da Língua Espanhola orientados pelas perspectivas teóricas gerativa e sociolinguística
La influencia interlingüística de las oraciones relativas especificativas oblicuas del español de los hablantes de portugués brasileño
As construções com o verbo gustar: uma abordagem a partir do participante experienciador
Crenças de professores de Espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
A diversidade cultural entre os países de língua espanhola no contexto socioeducativo
Enseñanza/aprendizaje de la competencia comunicativa intercultural en clases de ELE
|
Nuances da autoria: análise comparativa entre Le regret d'Héraclite, de Jorge Luis Borges, e El arrepentimiento de Heráclito, de Agustín Fernández Mallo
Soy hispano/I am hispano: la evolución de la identidad hispana en la literatura y movimientos culturales en los Estados Unidos de América
“Cuando llegar al paraíso es un infierno”: representações do espaço em dois testemunhos de imigrantes subsaarianos radicados na Espanha
A interação entre os espaços simbólicos no romance de Luís Sepúlveda
A identidade transnacional na narrativa hispano-americana contemporânea: uma leitura das obras Una vez Argentina, de Andrés Neuman, e Árbol de familia, de María Rosa Lojo
Identidade/Alteridade no romance de Luís Sepúlveda
|
Linguística Aplicada, ensino de Espanhol e decolonialidade: criar, resistir e transgredir nas práticas Eescolares
Memória e (de)colonialidade em Antígona González
A Literatura na perspectiva decolonial: uma via para a descolonização epistemológica, a construção e a criação de novas subjetividades
Educação linguística, literária e intercultural na formação de professores em Curso de Licenciatura em Letras
As identidades afro-diaspóricas nas obras da cubana Teresa Cárdenas
A presença da mulher na literatura latino-americana: um projeto de Iniciação Científica com alunos do Colégio Pedro II
A imagem cultural latino-americana pelo viés cinematográfico
Eu sou diferente, logo, existo. Discursos e estéticas de mulheres que se expressam em Espanhol
Ensino de Espanhol e a proposta SULear: diálogos por uma prática a partir do/para o Sul |
SALA 10 |
SALA 11 |
SALA 12 |
ST: Descolonização do currículo de Letras e formação de professores de Espanhol |
ST: Educação literária e formação de professores de Língua Espanhola |
ST: Las narrativas breves en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera |
O currículo de Letras e uma aula de Língua Espanhola desobediente
O curso de Letras/Espanhol da UNIFESP e os dez anos da expansão universitária
A Lei 11.645 no ensino de Língua Estrangeira: Espanhol como língua de expressão indígena
Que Espanhol ensinar? Desconstruindo e conhecendo a diversidade
Rompendo fronteiras nas aulas de Espanhol no ensino superior
Política linguística e currículo de Letras: conexões seminais para formação de professores |
Análisis y reflexión del artículo de Juan José Millás Buenos días nos dé Dios, publicado en El País el 17 de agosto de 2005
La importancia de la enseñanza-aprendizaje de literatura en las clases de Español como Lengua Extranjera
A experiência da tradução enquanto reescrita criativa de microficções
Literatura e ensino de Língua Espanhola – a construção de algumas imagens
Poema del día: relato de experiência sobre a leitura de poemas em sala de aula num curso de Espanhol como Língua Estrangeira.
O ensino das leituras textuais da língua espanhola para a reinterpretação dos alunos na educação brasileira |
Gênero textual na aula de Língua Estrangeira Moderna no sexto/sétimo ano da Educação de Jovens e Adultos no Cabo de Santo Agostinho
A intertextualidade nos micros contos: um caminho para conversação em língua espanhola.
El cuento en la clase de Español como Lengua Extranjera
A narrativa de enigma como produto da violência: um relato de experiência no estágio supervisionado em língua espanhola na educação básica.
O ensino da Língua Espanhola através da leitura expressiva: um relato de experiência
A leitura literária no ensino de Língua Espanhola na educação básica: análise das coleções didáticas do PNLD 2018
O ensino-aprendizagem do Espanhol com o auxílio do conto popular: o conto como mediador intercultural
|
SALA 13 |
SALA 14 |
SALA 15 |
ST: A Literatura Latino-Americana na Amazônia e em países andinos: diálogos entre memória, fronteiras, identidade e espaços literários |
ST: Mídias, tecnologias, artes e multiletramentos na formação de professores de Espanhol como Língua Adicional/Estrangeira |
ST: Os estudos do texto e do discurso e o processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira |
La estética latinoamericana en la Carta de Jamaica y la propuesta de un futuro distinto
Liberdade sexual feminina no poema Tú me quieres blanca, de Alfonsina Storni, como uma expressão de resistência ao machismo no início do século XX
La vida porteña marginal y popular de Guayaquil representadas en la obra El rincón de los justos, de Jorge Velasco Mackenzie
La crítica feminista presente en Felicidad clandestina, de Clarice Lispector
Vozes silenciadas na tradução e na literatura
Memória, espaços ficcionais e imaginário andino: uma leitura de Los ríos profundos, de José María Arguedas |
Tiras cómicas: multiletramentos en la enseñanza-aprendizaje de Español
Teletandem: desafios, sucessos e reflexões sobre a expressão oral em Espanhol como LE na UFS
Projetos interdisciplinares e ensino de Espanhol no ensino médio: experiências de práticas docentes em uma rede federal
As imagens presentes nas questões de Língua Espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
O uso do tablet nas aulas de Espanhol do ensino médio: uma abordagem contemporânea
Propuesta pedagógica para la enseñanza de Español en la perspectiva de las multiliteracidades
Leitura, gênero e identidade: desenvolvendo letramentos críticos na escola pública
Direitos humanos, multiletramentos e oralidade: uma proposta para a disciplina de Compreensão e Expressão Oral |
O gênero textual no planejamento de futuros professores de Espanhol como Língua Estrangeira
Implicações semânticas do uso dos verbos “quedar/quedarse” em um corpus de aprendizes
Espanhol para Turismo: contribuições dos gêneros discursivos
Os ‘erros’ da interlíngua na produção escrita de aprendizes de Língua Espanhola: um estudo com alunos de curso de idiomas no Instituto Federal do Amazonas
Contribuições do uso dos gêneros textuais em língua espanhola e o material didático como recurso para a aprendizagem da leitura na escola pública
|
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS – COMUNICAÇÕES COORDENADAS
06/11/2019 – Quarta-Feira – 14h00 às 16h30
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
ST: A formação de professores de espanhol: iniciativas desafios e perspectivas |
ST: A Língua Espanhola nos Colégios de Aplicação e Instituições Tecnológicas de Ensino: reflexões sobre o ensino e o trabalho docente |
ST: ¿Qué Español enseñar? Caminhos e direções para além da heterogeneidade linguística |
“Como fazer estágio se na escola não tem Espanhol?” Os desafios da formação inicial de professores de Espanhol
Pibid e Residência Pedagógica nas aulas de E/LE: Contribuições no processo ensino/aprendizagem e na formação de futuros professores
O ensino da gramática no enfoque comunicativo: uma proposta para professores em formação
Recursos de Google: aplicaciones prácticas
Mobilidade discente na elaboração de planos de aula em espanhol no estágio supervisionado colaborativo
Criação de um dicionário infantil para a reflexão pedagógica no curso de Espanhol para crianças do NELE
A ressignificação da identidade latino-americana de egressos do curso de Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): um relato de experiência |
O papel do PIBID na implementação da disciplina de Espanhol no CAp UFRJ
O letramento crítico como perspectiva de ensino de Espanhol no ensino médio integrado dos IFs
Políticas Linguísticas nos editais e nas provas de concurso público para professor de Espanhol do IFRJ
Espanhol no CAp UFRJ e no IFB: o que esperar diante da implementação da Lei nº 13.415?
O ensino de Espanhol no campus IFPR Ivaiporã: desafios e perspectivas
Ações de mobilidade acadêmica como incentivo para o ensino de Espanhol no IFSC
O professor de Espanhol da Rede Federal: grupo de discussão para produção de saberes sobre o seu trabalho
|
¿Por qué María ustedea a la gente?: o sujeito discursivo e as formas de tratamento na língua espanhola presentes nos livros didáticos do PNLD
Possibilidades para a inclusão de literatura (não canônica) no ensino médio: Me llamo Rigoberta Menchú y así me nació la conciencia na sala de aula
¿Qué español enseñar dentro del contexto de los negocios?
Para não arrancar os cabelos, nem chorar as pitangas: considerações sobre tradução, parêmias e culturemas
Nas labirínticas e bifurcadas veredas por onde passa a voz vinda d’alhures: reflexões sobre tradução, paremiologia e culturemas
Língua Espanhola para crianças em ambientes não convencionais de aprendizagem
|
SALA 4 |
SALA 5 |
SALA 6 |
ST: FicaEspanhol: como está a situação do Espanhol nas escolas? Que trabalhos estão sendo feitas nas escolas e universidades para manter o ensino de Espanhol |
ST: Livros, materiais e recursos didáticos de Espanhol e as demandas contemporâneas de formação |
ST: O Espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica: abordagens de trabalho reflexões sobre sua presença e perspectivas futuras |
Propuesta de enmienda a la Constitución que obliga la enseñanza del Español en los colegios públicos del estado de Rio Grande do Sul
O movimento FicaEspanhol e a nova esperança para os licenciandos em Língua Espanhola.
Traçando caminhos: ensino de Língua Espanhola no IFTM, campus Patos de Minas
O movimento #FicaEspanhol no Rio Grande do Sul: uma experiência de formação docente cidadã
#FicaEspanholSergipe: resistência sergipana em defesa da pluralidade linguística
Ensino bilíngue na escola intercultural de Espanhol da rede estadual do Rio de Janeiro: um estudo político-discursivo
O impacto da reforma do ensino médio na oferta da Língua Espanhola no contexto da cidade de Ilhéus
|
Material didático e a formação inicial de professores de Espanhol no Amazonas: uma experiência de iniciação científica na Faculdade de Letras da Ufam
Un análisis crítico del aspecto étnico-racial en los libros didácticos de Español del PNLD 2018-2020
Tecnologias da Informação e da Comunicação e o livro didático de Espanhol do PNLD
El abordaje de la evaluación en un libro de Lengua Española seleccionado por el PNLD 2018 – enseñanza media
Afinal, como se dá a escolha do livro didático de Espanhol no Amazonas?
A leitura nas aulas de E/LE: um comparativo entre diferentes realidades de ensino das escolas estaduais do estado do Rio de Janeiro
Leitura, letramento emocional e formação de professores de ELE |
Operação IFronteiras: aproximando culturas e diminuindo desigualdades entre falantes de português e espanhol por meio de ações de extensão
¿Por qué estudiar español? Sentidos e dizeres de aprendizes de Língua Espanhola em um contexto formal de aprendizagem
Espanhol no ensino médio do campus São Paulo. De obrigatória a optativa: memória e presença.
Panorama sobre as ações de internacionalização no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG
La enseñanza de la Lengua Española para alumnos de palenque en la Amazonía
Ensino de Língua Espanhola: uma experiência de interação linguística e cultural no Centro de Idiomas do IFAM |
SALA 7 |
SALA 8 |
SALA 9 |
ST: Na prática a teoria é... fundamental |
ST: Mobilidade cultural, gênero e identidade: representações do deslocamento na narrativa hispânica |
ST: Decolonialidade e interculturalidade na educação linguística e literária em Espanhol |
Contribución de las relaciones léxico-semánticas para los procesos de lectura y escritura en E/LE
La influencia interlingüística de las oraciones relativas especificativas oblicuas del español de los hablantes de portugués brasileño
La enseñanza-aprendizaje de los pronombres personales sujeto en la clase de ELE: de la teoría a la práctica
¿Devuelve? ¿Devuélveme?… Devuélvemelo
Lugares de reflexión en la formación de profesores de lenguas
Sobre pragmática y enseñanza de lenguas: descripción de la actividad de imagen en la publicidad y en el discurso político |
Mi negro pasado: problematizações sobre a independência feminina na contemporaneidade
Lembrar para mim, para eles e para outros: memória e ficção em O espírito dos meus pais continua a subir na chuva
Águas: espaços fluídos e transformadores a partir da perspectiva do olhar da personagem Miranda, na obra Mar afuera, de Grecia Cáceres
O projeto editorial Eloísa Cartonera: sobre corpos e escritas em movimento
O exílio alterando geografias em Mario Benedetti
La obsesión por la invasión y por la partida en la Cuba de Fidel. Fronteras y paranoia social en El antitrión, de Ernesto Peña (2011)
A presença do gênero jornalístico crônica na obra Crónica de una muerte anunciada, de Gabriel García Márquez |
Análise de aspectos interculturais na coleção Cercanía Joven do PNLD (2015-2017)
A escola viçosense e as experiências de imigração venezuelana: questões linguístico-culturais de uma nova demanda
Saberes afro e a decolonialidade no ensino de Espanhol
O que a língua espanhola tem a ver comigo? Reflexões sobre o trabalho docente e propostas de ensino interculturais
Sequências didáticas para fins específicos: o ensino da Língua Espanhola e sua cultura no contexto do ensino básico técnico e tecnológico
Práticas decoloniais no ensino de Espanhol da UFRRJ/IM
Formação continuada e interculturalidade: formas de rupturas com a colonialidade para o ensino de Espanhol
Educação linguística intercultural em língua espanhola: decolonizando o currículo
|
SALA 10 |
SALA 11 |
SALA 12 |
ST: Ensino de Língua Espanhola na fronteira |
ST: Relações de poder, ideologia e política linguística: o currículo como espaço de disputas e construções na América Hispânica |
ST: Da Psicanálise e do Fantástico nas manifestações da Literatura Hispano-Americana |
Análise de discursos sobre a escola argentina de Barracón
Crenças e atitudes linguísticas em fronteiras plurilíngues: um estudo com Escolas de Educação Básica de Bela Vista e Porto Murtinho/MS
El español de la tríplice frontera Brasil, Colombia, Perú: la particularidad del léxico amazónico
Imaginários e identidades linguísticas no Amapá: implicações no ensino e na formação de professores de Espanhol
Contribuições da extensão universitária na formação de professores e no ensino de Espanhol no município de Barcelos/AM
Espanhol da fronteira Brasil com Paraguai: a diversidade cultural e a influência da língua espanhola no ambiente Kaiowá
O ensino de Espanhol em uma região de fronteira com a Argentina: estereótipos e o desconhecimento do outro (vizinho)
O Espanhol como língua pluricêntrica em contexto de contato de fronteira |
Prescrições federais e suas interpretações locais: proximidades e distâncias nos currículos do ensino superior em Minas Gerais
A implementação da BNCC no Amazonas: a inclusão da Língua Espanhola, desafios e perspectivas
O sistema paraguaio de educação: discurso e historicidade no currículo escolar
La política lingüística del "español global"
'Queerizar' o currículo de Língua Espanhola: reflexões a respeito da 'ideologia de gênero' e o ensino de línguas
O ensino de Língua Estrangeira e a Base Nacional Comum Curricular brasileira: diálogos com o mundo neoliberal |
A neurose e as hesitações no conto El río, de Julio Cortázar
Sobre la soledad femenina en dos cuentos de Amparo Dávila
Do fantástico em Luvina, de Juan Rulfo
Resistência indígena na Amazônia: tragédia e angústia na crônica de Bettendorff (séc. XVIII)
O sonho como elemento fantástico na poesia de Jorge Luis Borges |
SALA 13 |
SALA 14 |
SALA 15 |
ST: La visibilización de los escritores afrohispánicos, indígenas y criollos |
ST: Práxis e perspectivas para o ensino de literatura em língua estrangeira |
ST: Idiomas sem Fronteiras: teorias e práticas |
Manos negras que escriben historias: el protagonismo de la mujer afrodescendiente en los poemas uruguayos
El análisis del testimonio y memoria en la obra Nueva corónica y buen gobierno, de Felipe Guamán Poma de Ayala
Las marcas del criollismo literario en la obra En este país, de Luis Manuel Urbaneja Achepohl
A resistência e reexistência na poesia negro-colombiana de Lucrecia Panchano
A identidade cultural indígena de Briceida Cuevas Cob através da escrita maia
A escrivivência de Victoria Santa Cruz como resistência através da poesia afro-hispânica
El discurso como instrumento de identidad del criollo en el personaje Josefina Macapo en En este país, de Luis Manuel Urbaneja Achelpohl |
O ensino das literaturas hispânicas na formação do professor de Espanhol na Bahia
Literatura: Arte e Direito Humano
Leitura literária em língua espanhola no ensino médio
La literatura juvenil en las clases de ELE: una propuesta didáctica
O jogo dramático: uma atividade lúdica para o desenvolvimento da competência comunicativa
La poesía en escena: el cruce de lenguajes en la didáctica de Español como Lengua Extranjera |
Aspectos da elaboração de um curso de Espanhol na modalidade blended-learning no âmbito do IsF-UFSCar: desafios para a formação docente
Reflexión sobre las bases teóricas de un curso de Español del NucLi IsF-UFPB: la interrelación entre práctica docente y teoría en la búsqueda de una docencia personalizada
O papel multifacetado do Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal da Paraíba
O ensino de Espanhol para a comunidade acadêmica da UFAL: um relato de experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras
Ensino de Língua Espanhola para fins acadêmicos: relato de experiências no âmbito das Ciências da Saúde
Temas léxico-gramaticais de relevância em cursos de Espanhol para fins acadêmicos
|
PÔSTERES
06/11/2019 – Quarta-Feira – 16h30 às 17h30
UFAM – Setor Norte
|
Centro de Convivência |
|
Avaliação da competência leitora em Espanhol/L2 em estudantes do ensino básico
Andrés Bello e a questão do voseo no Chile
O ensino da Língua Espanhola mediada pela música e dança no contexto sociocultural no ensino médio
Teatro: língua, cultura e literatura. Ferramenta para o ensino/aprendizagem de Língua Espanhola
Projeto escolar: ritmos latinos
Comitê de Espanhol no Fórum ONU CEMETRO
El discurso feminista frente al patriarcado: la autonomización del sujeto político
Cuentos infantiles y leyendas amazónicas como recursos de enseñanza y aprendizaje en las escuelas estaduales Isaías Vasconcelos, Iranduba-AM, y Francisco das Chagas de Souza Albuquerque, Manaus-AM
Apresentações culturais: o papel da cultura no ensino aprendizagem da Língua Estrangeira
Prácticas pedagógicas en la enseñanza de ELE en escuelas públicas. Trabajando la festividad: Día de los Muertos
O Tremendismo em literatura espanhola: la familia de Pascual Duarte
La gamificación como una vertiente para la adquisición léxica en la enseñanza de Español como Lengua Adicional |
La comprensión auditiva en la enseñanza de Español: posibilidades en la perspectiva de la pedagogía de las multiliteracidades
El género digital meme como recurso didáctico en la enseñanza de Español como Lengua Adicional
O lúdico como ferramenta de ensino na formação do educador de Língua Espanhola: uma análise comparativa do ensino superior público e privado em Manaus
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de Língua Espanhola no ensino médio
Breve panorama sobre as contribuições do PARFOR na formação de indígenas professores de Espanhol em São Gabriel da Cachoeira
CAA/Centro de Autoacceso: implicaciones de un programa de formación complementar en un curso de Licenciatura-Letras Espanhol
Espanhol para servidores terceirizados do IFAM Campus Presidente Figueiredo
O ensino do Espanhol no Alto Rio Negro/AM: a importância dos projetos de extensão no curso de Letras-Língua Espanhola em São Gabriel da Cachoeira
A política de inclusão da Língua Espanhola no Brasil: avanços e desafios |
Tecnologias digitais como estratégia de aprendizado de Língua Espanhola: relatos pessoais dos alunos da Escola Técnica Estadual de São Paulo
O ensino de Espanhol nas escolas públicas da comunidade manauara
Seminário internacional de ensino de línguas: o ensino de línguas no ensino médio na fronteira - a formação do professor em perspectiva
Na ponta da língua: sons, cores e sabores românicos
A BNCC e o ensino de línguas: diálogos possíveis em região de fronteira
Programa de nivelamento em Língua Espanhola no Instituto de Natureza e Cultura-INC: foco na oralidade
Aprendizagem de Língua Espanhola: praticando a oralidade por meio do gênero textual poema
Poesía con sabor a historias de mujeres migrantes. ¿Recetas de vida?
A importância da prática durante o processo de formação inicial do professor de Língua Espanhola
A inclusão da Língua Espanhola nas escolas públicas municipais de Manaus
Marcadores culturales en Don Segundo Sombra: hacia una propuesta didáctica para el aula de ELE
La enseñanza de ELE para la tercera edad: relato de experiencia FUNATI/ UEA |
ENSALAMENTO – FRONTEIRA BRASIL/COLÔMBIA/PERU
PÔSTERES
06/11/2019 – Quarta-Feira – 16h30 às 17h30
UFAM Benjamin Constant
Centro de Convivência – Instituto de Natureza e Cultura |
Projeto escolar: ritmos latinos
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de Língua Espanhola no ensino médio
O ensino do Espanhol no Alto Rio Negro/AM: a importância dos projetos de extensão no curso de Letras-Língua Espanhola em São Gabriel da Cachoeira
O ensino de Espanhol nas escolas públicas da comunidade manauara
Seminário Internacional de Ensino de Línguas: o ensino de línguas no ensino médio na fronteira - a formação do professor em perspectiva
Na ponta da língua: sons, cores e sabores românicos
A BNCC e o ensino de línguas: diálogos possíveis em região de fronteira
Programa de nivelamento em Língua Espanhola no Instituto de Natureza e Cultura-INC: foco na oralidade
Aprendizagem de Língua Espanhola: praticando a oralidade por meio do gênero textual poema
Comitê de Espanhol no Fórum ONU CEMETRO |
MINICURSOS
09/11/2019 – Sábado – 19h00 às 21h00
Escola Municipal Olavo Bilac - Benjamin Constant
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
Educação indígena intercultural bilíngue – a experiência mexicana |
De la lengua meta a la lengua propia y de vuelta a la lengua que queremos aprender. Un enfoque metodológico innovador centrado en el alumno y sus resultados |
Poesía, literacidad, desarrollo léxico
|
SALA 4 |
SALA 5 |
SALA 6 |
A parte oral do Celpe-Bras sem mistérios: preparando hispanofalantes para a interação face a face do exame
|
El uso de las TIC en la educación (17h30 às 19h00) |
|
Divulgue sua marca parceira no 18º CBPE, entrando em contato: xviiicbpe@gmail.com
Dados enviados com sucesso!
Fique tranquilo, assim que o organizador visualizar seu dados ele entrará em contato!
Divulgue sua marca parceira no 18º CBPE, entrando em contato: xviiicbpe@gmail.com
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.