ENSALAMENTO – MANAUS

COMUNICAÇÕES LIVRES

04/11/2019 – Segunda-Feira – 09h30 às 12h00

SALA 1

SALA 2

SALA 3

O papel da autonomia na aprendizagem na formação de professores de espanhol

 

O espanhol como língua franca e seus obstáculos ideológicos

 

A prática tradutória e sua contribuição na formação do professor de Espanhol como Língua Estrangeira

 

De la clase tradicional hacia la clase invertida – los cambios de rol del profesor y del alumnado

 

Análisis del uso de las Tecnologías de Información y Comunicación en el aprendizaje de Lengua Española

 

¿Qué español enseñar? A desestabilização do paradigma monolíngue pela ressignificação de seus pressupostos

 

I e II Mostras de Cinema Latino-Americano: contribuições para o ensino aprendizado na voz dos discentes do Instituto Federal de Educação do Amazonas-campus Manacapuru

 

Ritmos latinos na escola

 

Interação com hispânicos em contexto acadêmico

 

Aluno estrangeiro no contexto escolar da Educação Infantil: uso de estratégias de aprendizagem e comunicação intermediada

 

Competencia intercultural y pedagogía crítica en la formación docente en español en el Instituto Federal de Brasília

 

La vida de uno es la muerte del otro: las relaciones de poder en Dos veces junio

 

Deudores por el azar: luto e memória em Los Planetas

 

Nas cartas de Gabriel García Márquez: os traços de um projeto literário 

 

El dominó verde, de Emilia Pardo Bazán: lectura y traducción

 

O portunhol na literatura – aquém e além das fronteiras

 

Abreu e Lima e a defesa da ditadura de Simón Bolivar mediante documentos

 

 

SALA 4

SALA 5

SALA 6

A avaliação formativa no ensino de línguas: políticas educacionais e ensino/aprendizagem de E/LE

 

Vocabulário e desenvolvimento da competência comunicativa em aulas de E/LE

 

Aprendizaje significativo como estrategia metodológica para la enseñanza de la Lengua Española: diez clases, diez juegos

 

O uso dos marcadores discursivos "desde luego" e "por cierto" por brasileiros

 

La incorporación de la información extralingüística en los artículos lexicográficos del léxico de Turismo

 

Relato de experiência PIBID/Espanhol: Língua Espanhola e a (re) leitura de autorretratos

 

A presente reflexão se propõe a transmitir a experiência possibilitada pelo PIBID...

 

A sociolinguística, a política e o planejamento linguístico e a glotopolítica: discussões em torno do ensino de língua espanhola

 

Nada de violência, bullying, desrespeito ou outra coisa qualquer: o ensino da Língua Espanhola por uma cultura de paz!

 

Mapeamento do Ensino de Língua Espanhola nas Escolas Municipais de Pelotas-RS

 

A construção do componente de Língua Espanhola para o currículo estadual de referência no Amazonas

La adquisición del componente cultural a través de la literatura en español

 

Silencio y narrativa durante la experiencia literaria en la clase de Lengua Española

 

La enseñanza del género cuento y el enfoque intercultural: contribuciones en el aprendizaje del Español como Lengua Extranjera

 

A monografia como escrita acadêmica dos alunos do curso de Letras-Espanhol da UESPI: uma análise sobre o resumo

 

Análisis de libros didácticos de Español como Lengua Extranjera

 

 

MINICURSOS

04/11/2019 – Segunda-Feira – 09h00 às 11h00

Centro de Mídias da SEDUC/AM

A BNCC e as metodologias ativas: uma nova forma de (re)construir nossa prática pedagógica

 

05/11/2019 – Terça-Feira – 8h00 às 10h00

SALA 1

SALA 2

SALA 3

La subtitulación en el aula de Español – parte 1

El cine en las clases de Lengua Española: preparando actividades didácticas para la enseñanza de aspectos culturales

(Re)conhecer gêneros discursivos: como e por quê?

SALA 4

SALA 5

SALA 6

Match de improvisación teatral: practica oral para formadores y aprendices de ELE – parte 1

Cultura popular e dialogia: o ensino de Língua Espanhola como exercício de interculturalidade crítica

Livros, filmes e séries: as linguagens da ficção no ensino de Espanhol

SALA 7

SALA 8

SALA 9

Materiales que hacen pensar: derechos e igualdad en la clase de Español

Comparativismo, intertextualidade e residualidade na literatura hispânica

La variedad lingüística del español: una mirada hacia los aspectos morfosintácticos, léxicos y fonético-fonológicos

SALA 10

SALA 11

SALA 12

Educação indígena intercultural bilíngue – a experiência mexicana – parte 1

Poesia espanhola: Não amanhece o cantor, de José Ángel Valente, e Uma temporada no paraíso, de Claudio Rodríguez Fer

O Panorama da oferta de ensino de Língua Estrangeira Moderna em Pernambuco

SALA 13

SALA 14

SALA 15

Taller de prácticas pegadógicas sobre la enseñanza de Lengua Española realizadas en el programa Ampliando Horizontes en Semed/ Manaus

De la lengua meta a la lengua propia y de vuelta a la lengua que queremos aprender. Un enfoque metodológico innovador centrado en el alumno y sus resultados

 

 

06/11/2019 – Quarta-Feira – 8h00 às 10h00

SALA 1

SALA 2

SALA 3

La subtitulación en el aula de Español – parte 2

Uso e variação das formas de tratamento na língua espanhola: questões de ensino e tradução

De las TIC a las TAC: plataformas digitales para alumnos de primaria y secundaria

SALA 4

SALA 5

SALA 6

Match de improvisación teatral: practica oral para formadores y aprendices de ELE – parte 2

Elaboração de propostas avaliativas com foco na competência comunicativa oral em LE

La lectura para aprender y para escribir en la escuela: un enfoque pedagógico basado en los géneros discursivos aplicado a ELE

SALA 7

SALA 8

SALA 9

La BNCC en la práctica diaria de las clases de ELE: cursos y transcursos hasta el fin del laberinto

Mi caja de recursos de Español para niños: ¡por una clase más diversa y divertida!

Estrategias de trabajar la literatura en el nivel superior en curso de Letras - Español

SALA 10

SALA 11

SALA 12

Educação indígena intercultural bilíngue – a experiência mexicana – parte 2

América Latina: construcción de un imaginario

O português e o espanhol nas fronteiras amazônicas: políticas linguísticas e integração transnacional

 

SALA 13

SALA 14

SALA 15

A parte escrita do Celpe-Bras sem mistérios: preparando hispanofalantes para realizar as tarefas do exame

 

O medo de falar e de errar nas aulas de Espanhol: causas, consequências e possibilidades de superação

 

 

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS – COMUNICAÇÕES COORDENADAS

05/11/2019 – Terça-Feira – 14h00 às 16h30

SALA 1

SALA 2

SALA 3

ST: A formação de professores de Espanhol: iniciativas desafios e perspectivas

ST: A Língua Espanhola nos Colégios de Aplicação e Instituições Tecnológicas de Ensino: reflexões sobre o ensino e o trabalho docente

ST: ¿Qué Español enseñar?  Caminhos e direções para além da heterogeneidade linguística

O tecer-diário na formação inicial de professoras de Língua Espanhola

 

A formação de professores de Espanhol na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai: o profissional que temos X a língua que queremos

 

Interculturalidade crítica e pedagogias decoloniais: princípios norteadores e experiências do Laboratório de Formação Docente - Espanhol como Língua Estrangeira

 

O ensino da leitura na prática docente do Espanhol no Programa de Residência Pedagógica da UFRRJ: análise de materiais didáticos

 

A reforma do Ensino Médio, a BNCC e a Residência Pedagógica e suas implicações para a formação de professores de Espanhol

 

Produção e uso das videoaulas na percepção de técnicos, docentes e alunos do curso de Letras Português-Espanhol da UFMS

 

O Espanhol no Colégio Universitário da UFMA: uma análise das práticas de letramento no ensino médio

 

Percepções sobre a aprendizagem de Língua Espanhola por uma aluna surda no IFPR – Pinhais

 

Políticas de ensino de Língua Espanhola na fronteira Brasil-Venezuela

 

Panorama sobre o ensino de Espanhol no IF Goiano

 

O uso da plataforma Google Classroom como auxílio do Ensino da Língua Espanhola no Ensino Médio

 

O texto fílmico como prática de letramento em Língua Adicional na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ): a sala de aula como espaço de (des) construção na Educação Básica

Variedades diatópicas: estudiando las actitudes de nuestros estudiantes

 

Um histórico da gramaticografia hispânica: de onde viemos e para onde podemos ir

 

Atitudes de estudantes brasileiros sobre a variação linguística no uso das formas de tratamento pronominais em espanhol

 

¿Qué Español enseñar? – para além da heterogeneidade linguística

 

A variação linguística dos países hispânicos: um estudo através da música

 

Las variedades lingüísticas de la lengua española en el libro didáctico de la enseñanza media aprobado por el PNLD 2018

 

Aspectos fônicos da interlíngua de crianças brasileiras aprendizes de E/LE

 

La consciencia intercultural como sendero para reconocer los saberes locales en las "variedades del español"

 

SALA 4

SALA 5

SALA 6

ST: FicaEspanhol: como está a situação do Espanhol nas escolas? Que trabalhos estão sendo feitas nas escolas e universidades para manter o ensino de Espanhol

ST: Livros, materiais e recursos didáticos de Espanhol e as demandas contemporâneas de formação docente

ST: O Espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica: abordagens de trabalho reflexões sobre sua presença e perspectivas futuras

Ações e agentes glotopolíticos relacionados à implementação do ensino de Espanhol na rede pública municipal de ensino de Manaus

 

El español y la BNCC : ¿Y ahora qué?

 

Os impactos do projeto “Manaus Internacional: integrando culturas por meio da Língua Espanhola” na rede pública municipal de ensino de Manaus

 

Políticas Linguísticas: os impactos da reforma da BNCC para a formação de professores de Língua Espanhola em Roraima

 

A formação dos professores de Língua Espanhola no contexto da BNCC através do Referencial Curricular Amazonense

 

La situación del docente de la enseñanza de Lengua Española en el estado de Mato Grosso y sus consecuencias con la exclusión de la enseñanza de la lengua en la Base Nacional Común Curricular

 

A diplomacia colombiana e o ensino de Espanhol em Manaus

 

 

Materiales didácticos para el aprendizaje del Español en el ámbito universitario: prácticas discursivas e interculturales

 

Ressignificando atividades didático-pedagógicas das dimensões linguística-oral e artística-literária nas aulas de Espanhol como LE

 

O livro didático de Espanhol no discurso de professores: um estudo em escolas públicas de Manaus

 

As novas tecnologias aplicadas ao ensino da Língua Espanhola: relato de uma vivência no município de Lago do Junco-MA

 

O uso das músicas brasileiras como estratégia para o ensino da Língua Espanhola

El uso de la tecnología móvil para un aprendizaje autónomo del Español

 

A Língua Espanhola e o uso das TIC no Centro de Idiomas do IFAM

 

Actividades con canciones y producción de cuentos en cartoneras, en el laboratorio de lenguas del Instituto Federal do estado de Mato Grosso (IFMT)

 

Ensino de Espanhol no Ensino Médio/Técnico da Rede Federal do Rio de Janeiro: uma abordagem de trabalho com gêneros discursivos

 

O ensino de Espanhol na cidade Alcântara/ MA: metodologias e perspectivas em uma comunidade de resistência versus os avanços tecnológicos

 

Os eventos culturais de Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação do Amazonas - campus Manacapuru: contribuições para a comunidade discente interna e hispânica local

 

O formador de professores de Espanhol nos Institutos Federais: análise do trabalho mediante narrativas docentes

 

 

 

SALA 7

SALA 8

SALA 9

ST: Na prática a teoria é... fundamental

ST: Mobilidade cultural, gênero e identidade: representações do deslocamento na narrativa hispânica

ST: Decolonialidade e interculturalidade na educação linguística e literária em Espanhol

O ensino da gramática na aula de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil

 

Os avanços na descrição linguística e o ensino da Língua Espanhola orientados pelas perspectivas teóricas gerativa e sociolinguística

 

La influencia interlingüística de las oraciones relativas especificativas oblicuas del español de los hablantes de portugués brasileño

 

As construções com o verbo gustar: uma abordagem a partir do participante experienciador

 

Crenças de professores de Espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE

 

A diversidade cultural entre os países de língua espanhola no contexto socioeducativo

 

Enseñanza/aprendizaje de la competencia comunicativa intercultural en clases de ELE

 

Nuances da autoria: análise comparativa entre Le regret d'Héraclite, de Jorge Luis Borges, e El arrepentimiento de Heráclito, de Agustín Fernández Mallo

 

Soy hispano/I am hispano: la evolución de la identidad hispana en la literatura y movimientos culturales en los Estados Unidos de América

 

Cuando llegar al paraíso es un infierno”: representações do espaço em dois testemunhos de imigrantes subsaarianos radicados na Espanha

 

A interação entre os espaços simbólicos no romance de Luís Sepúlveda

 

A identidade transnacional na narrativa hispano-americana contemporânea: uma leitura das obras Una vez Argentina, de Andrés Neuman, e Árbol de familia, de María Rosa Lojo

 

Identidade/Alteridade no romance de Luís Sepúlveda

 

Linguística Aplicada, ensino de Espanhol e decolonialidade: criar, resistir e transgredir nas práticas Eescolares

 

Memória e (de)colonialidade em Antígona González

 

A Literatura na perspectiva decolonial: uma via para a descolonização epistemológica, a construção e a criação de novas subjetividades

 

Educação linguística, literária e intercultural na formação de professores em Curso de Licenciatura em Letras

 

As identidades afro-diaspóricas nas obras da cubana Teresa Cárdenas

 

A presença da mulher na literatura latino-americana: um projeto de Iniciação Científica com alunos do Colégio Pedro II

 

A imagem cultural latino-americana pelo viés cinematográfico

 

Eu sou diferente, logo, existo. Discursos e estéticas de mulheres que se expressam em Espanhol

 

Ensino de Espanhol e a proposta SULear: diálogos por uma prática a partir do/para o Sul

SALA 10

SALA 11

SALA 12

ST: Descolonização do currículo de Letras e formação de professores de Espanhol

ST: Educação literária e formação de professores de Língua Espanhola

ST: Las narrativas breves en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera

O currículo de Letras e uma aula de Língua Espanhola desobediente

 

O curso de Letras/Espanhol da UNIFESP e os dez anos da expansão universitária

 

A Lei 11.645 no ensino de Língua Estrangeira: Espanhol como língua de expressão indígena

 

Que Espanhol ensinar? Desconstruindo e conhecendo a diversidade

 

Rompendo fronteiras nas aulas de Espanhol no ensino superior

 

Política linguística e currículo de Letras: conexões seminais para formação de professores

Análisis y reflexión del artículo de Juan José Millás Buenos días nos dé Dios, publicado en El País el 17 de agosto de 2005

 

La importancia de la enseñanza-aprendizaje de literatura en las clases de Español como Lengua Extranjera

 

A experiência da tradução enquanto reescrita criativa de microficções

 

Literatura e ensino de Língua Espanhola – a construção de algumas imagens

 

Poema del día: relato de experiência sobre a leitura de poemas em sala de aula num curso de Espanhol como Língua Estrangeira.

 

O ensino das leituras textuais da língua espanhola para a reinterpretação dos alunos na educação brasileira

Gênero textual na aula de Língua Estrangeira Moderna no sexto/sétimo ano da Educação de Jovens e Adultos no Cabo de Santo Agostinho

 

A intertextualidade nos micros contos: um caminho para conversação em língua espanhola.

 

El cuento en la clase de Español como Lengua Extranjera

 

A narrativa de enigma como produto da violência: um relato de experiência no estágio supervisionado em língua espanhola na educação básica.

 

O ensino da Língua Espanhola através da leitura expressiva: um relato de experiência

 

A leitura literária no ensino de Língua Espanhola na educação básica: análise das coleções didáticas do PNLD 2018

 

O ensino-aprendizagem do Espanhol com o auxílio do conto popular: o conto como mediador intercultural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALA 13

SALA 14

SALA 15

ST: A Literatura Latino-Americana na Amazônia e em países andinos: diálogos entre memória, fronteiras, identidade e espaços literários

ST: Mídias, tecnologias, artes e multiletramentos na formação de professores de Espanhol como Língua Adicional/Estrangeira

ST: Os estudos do texto e do discurso e o processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira

La estética latinoamericana en la Carta de Jamaica y la propuesta de un futuro distinto

 

Liberdade sexual feminina no poema Tú me quieres blanca, de Alfonsina Storni, como uma expressão de resistência ao machismo no início do século XX

 

La vida porteña marginal y popular de Guayaquil representadas en la obra El rincón de los justos, de Jorge Velasco Mackenzie

 

La crítica feminista presente en Felicidad clandestina, de Clarice Lispector

 

Vozes silenciadas na tradução e na literatura

 

Memória, espaços ficcionais e imaginário andino: uma leitura de Los ríos profundos, de José María Arguedas

Tiras cómicas: multiletramentos en la enseñanza-aprendizaje de Español

 

Teletandem:  desafios, sucessos e reflexões sobre a expressão oral em Espanhol como LE na UFS

 

Projetos interdisciplinares e ensino de Espanhol no ensino médio: experiências de práticas docentes em uma rede federal

 

As imagens presentes nas questões de Língua Espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

 

O uso do tablet nas aulas de Espanhol do ensino médio: uma abordagem contemporânea

 

Propuesta pedagógica para la enseñanza de Español en la perspectiva de las multiliteracidades

 

Leitura, gênero e identidade: desenvolvendo letramentos críticos na escola pública

 

Direitos humanos, multiletramentos e oralidade: uma proposta para a disciplina de Compreensão e Expressão Oral

O gênero textual no planejamento de futuros professores de Espanhol como Língua Estrangeira  

 

Implicações semânticas do uso dos verbos “quedar/quedarse” em um corpus de aprendizes

 

Espanhol para Turismo: contribuições dos gêneros discursivos

 

Os ‘erros’ da interlíngua na produção escrita de aprendizes de Língua Espanhola: um estudo com alunos de curso de idiomas no Instituto Federal do Amazonas

 

Contribuições do uso dos gêneros textuais em língua espanhola e o material didático como recurso para a aprendizagem da leitura na escola pública 

 

 

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS – COMUNICAÇÕES COORDENADAS

06/11/2019 – Quarta-Feira – 14h00 às 16h30

SALA 1

SALA 2

SALA 3

ST: A formação de professores de espanhol: iniciativas desafios e perspectivas

ST: A Língua Espanhola nos Colégios de Aplicação e Instituições Tecnológicas de Ensino: reflexões sobre o ensino e o trabalho docente

ST: ¿Qué Español enseñar?  Caminhos e direções para além da heterogeneidade linguística

“Como fazer estágio se na escola não tem Espanhol?” Os desafios da formação inicial de professores de Espanhol

 

Pibid e Residência Pedagógica nas aulas de E/LE: Contribuições no processo ensino/aprendizagem e na formação de futuros professores

 

O ensino da gramática no enfoque comunicativo: uma proposta para professores em formação

 

Recursos de Google: aplicaciones prácticas

 

Mobilidade discente na elaboração de planos de aula em espanhol no estágio supervisionado colaborativo

 

Criação de um dicionário infantil para a reflexão pedagógica no curso de Espanhol para crianças do NELE

 

A ressignificação da identidade latino-americana de egressos do curso de Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): um relato de experiência

O papel do PIBID na implementação da disciplina de Espanhol no CAp UFRJ

 

O letramento crítico como perspectiva de ensino de Espanhol no ensino médio integrado dos IFs

 

Políticas Linguísticas nos editais e nas provas de concurso público para professor de Espanhol do IFRJ

 

Espanhol no CAp UFRJ e no IFB:  o que esperar diante da implementação da Lei nº 13.415?

 

O ensino de Espanhol no campus IFPR Ivaiporã: desafios e perspectivas

 

Ações de mobilidade acadêmica como incentivo para o ensino de Espanhol no IFSC

 

O professor de Espanhol da Rede Federal: grupo de discussão para produção de saberes sobre o seu trabalho

 

 

 

 

 

¿Por qué María ustedea a la gente?: o sujeito discursivo e as formas de tratamento na língua espanhola presentes nos livros didáticos do PNLD

 

Possibilidades para a inclusão de literatura (não canônica) no ensino médio: Me llamo Rigoberta Menchú y así me nació la conciencia na sala de aula

 

¿Qué español enseñar dentro del contexto de los negocios?

 

Para não arrancar os cabelos, nem chorar as pitangas: considerações sobre tradução, parêmias e culturemas

 

Nas labirínticas e bifurcadas veredas por onde passa a voz vinda d’alhures: reflexões sobre tradução, paremiologia e culturemas

 

Língua Espanhola para crianças em ambientes não convencionais de aprendizagem

 

 

SALA 4

SALA 5

SALA 6

ST: FicaEspanhol: como está a situação do Espanhol nas escolas? Que trabalhos estão sendo feitas nas escolas e universidades para manter o ensino de Espanhol

ST: Livros, materiais e recursos didáticos de Espanhol e as demandas contemporâneas de formação

ST: O Espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica: abordagens de trabalho reflexões sobre sua presença e perspectivas futuras

Propuesta de enmienda a la Constitución que obliga la enseñanza del Español en los colegios públicos del estado de Rio Grande do Sul

 

O movimento FicaEspanhol e a nova esperança para os licenciandos em Língua Espanhola.

 

Traçando caminhos: ensino de Língua Espanhola no IFTM, campus Patos de Minas

 

O movimento #FicaEspanhol no Rio Grande do Sul: uma experiência de formação docente cidadã

 

#FicaEspanholSergipe: resistência sergipana em defesa da pluralidade linguística

 

Ensino bilíngue na escola intercultural de Espanhol da rede estadual do Rio de Janeiro: um estudo político-discursivo

 

O impacto da reforma do ensino médio na oferta da Língua Espanhola no contexto da cidade de Ilhéus

 

 

 

 

 

 

 

Material didático e a formação inicial de professores de Espanhol no Amazonas: uma experiência de iniciação científica na Faculdade de Letras da Ufam

 

Un análisis crítico del aspecto étnico-racial en los libros didácticos de Español del PNLD 2018-2020

 

Tecnologias da Informação e da Comunicação e o livro didático de Espanhol do PNLD

 

El abordaje de la evaluación en un libro de Lengua Española seleccionado por el PNLD 2018 – enseñanza media

 

Afinal, como se dá a escolha do livro didático de Espanhol no Amazonas?

 

A leitura nas aulas de E/LE: um comparativo entre diferentes realidades de ensino das escolas estaduais do estado do Rio de Janeiro

 

Leitura, letramento emocional e formação de professores de ELE

Operação IFronteiras:  aproximando culturas e diminuindo desigualdades entre falantes de português e espanhol por meio de ações de extensão

 

¿Por qué estudiar español? Sentidos e dizeres de aprendizes de Língua Espanhola em um contexto formal de aprendizagem

 

Espanhol no ensino médio do campus São Paulo. De obrigatória a optativa: memória e presença.

 

Panorama sobre as ações de internacionalização no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG  

 

La enseñanza de la Lengua Española para alumnos de palenque en la Amazonía

 

Ensino de Língua Espanhola: uma experiência de interação linguística e cultural no Centro de Idiomas do IFAM

SALA 7

SALA 8

SALA 9

ST: Na prática a teoria é... fundamental

ST: Mobilidade cultural, gênero e identidade: representações do deslocamento na narrativa hispânica

ST: Decolonialidade e interculturalidade na educação linguística e literária em Espanhol

Contribución de las relaciones léxico-semánticas para los procesos de lectura y escritura en E/LE

 

La influencia interlingüística de las oraciones relativas especificativas oblicuas del español de los hablantes de portugués brasileño

 

La enseñanza-aprendizaje de los pronombres personales sujeto en la clase de ELE: de la teoría a la práctica

 

¿Devuelve? ¿Devuélveme?… Devuélvemelo

 

Lugares de reflexión en la formación de profesores de lenguas

 

Sobre pragmática y enseñanza de lenguas: descripción de la actividad de imagen en la publicidad y en el discurso político

Mi negro pasado: problematizações sobre a independência feminina na contemporaneidade

 

Lembrar para mim, para eles e para outros: memória e ficção em O espírito dos meus pais continua a subir na chuva

 

Águas: espaços fluídos e transformadores a partir da perspectiva do olhar da personagem Miranda, na obra Mar afuera, de Grecia Cáceres

 

O projeto editorial Eloísa Cartonera: sobre corpos e escritas em movimento

 

O exílio alterando geografias em Mario Benedetti

 

La obsesión por la invasión y por la partida en la Cuba de Fidel. Fronteras y paranoia social en El antitrión, de Ernesto Peña (2011)

 

A presença do gênero jornalístico crônica na obra Crónica de una muerte anunciada, de Gabriel García Márquez

Análise de aspectos interculturais na coleção Cercanía Joven do PNLD (2015-2017)

 

A escola viçosense e as experiências de imigração venezuelana: questões linguístico-culturais de uma nova demanda

 

Saberes afro e a decolonialidade no ensino de Espanhol

 

O que a língua espanhola tem a ver comigo?  Reflexões sobre o trabalho docente e propostas de ensino interculturais

 

Sequências didáticas para fins específicos: o ensino da Língua Espanhola e sua cultura no contexto do ensino básico técnico e tecnológico

 

Práticas decoloniais no ensino de Espanhol da UFRRJ/IM

 

Formação continuada e interculturalidade: formas de rupturas com a colonialidade para o ensino de Espanhol

 

Educação linguística intercultural em língua espanhola: decolonizando o currículo

 

 

 

SALA 10

SALA 11

SALA 12

ST: Ensino de Língua Espanhola na fronteira

ST: Relações de poder, ideologia e política linguística: o currículo como espaço de disputas e construções na América Hispânica

ST: Da Psicanálise e do Fantástico nas manifestações da Literatura Hispano-Americana

Análise de discursos sobre a escola argentina de Barracón

 

Crenças e atitudes linguísticas em fronteiras plurilíngues: um estudo com Escolas de Educação Básica de Bela Vista e Porto Murtinho/MS

 

El español de la tríplice frontera Brasil, Colombia, Perú: la particularidad del léxico amazónico

 

Imaginários e identidades linguísticas no Amapá: implicações no ensino e na formação de professores de Espanhol

 

Contribuições da extensão universitária na formação de professores e no ensino de Espanhol no município de Barcelos/AM

 

Espanhol da fronteira Brasil com Paraguai: a diversidade cultural e a influência da língua espanhola no ambiente Kaiowá  

 

O ensino de Espanhol em uma região de fronteira com a Argentina: estereótipos e o desconhecimento do outro (vizinho)

 

O Espanhol como língua pluricêntrica em contexto de contato de fronteira

Prescrições federais e suas interpretações locais: proximidades e distâncias nos currículos do ensino superior em Minas Gerais

 

A implementação da BNCC no Amazonas: a inclusão da Língua Espanhola, desafios e perspectivas

 

O sistema paraguaio de educação: discurso e historicidade no currículo escolar

 

La política lingüística del "español global"

 

'Queerizar' o currículo de Língua Espanhola: reflexões a respeito da 'ideologia de gênero' e o ensino de línguas

 

O ensino de Língua Estrangeira e a Base Nacional Comum Curricular brasileira: diálogos com o mundo neoliberal

A neurose e as hesitações no conto El río, de Julio Cortázar

 

Sobre la soledad femenina en dos cuentos de Amparo Dávila

 

Do fantástico em Luvina, de Juan Rulfo

 

Resistência indígena na Amazônia: tragédia e angústia na crônica de Bettendorff (séc. XVIII)

 

O sonho como elemento fantástico na poesia de Jorge Luis Borges

SALA 13

SALA 14

SALA 15

ST: La visibilización de los escritores afrohispánicos, indígenas y criollos

ST: Práxis e perspectivas para o ensino de literatura em língua estrangeira

ST: Idiomas sem Fronteiras: teorias e práticas

Manos negras que escriben historias: el protagonismo de la mujer afrodescendiente en los poemas uruguayos

 

El análisis del testimonio y memoria en la obra Nueva corónica y buen gobierno, de Felipe Guamán Poma de Ayala

 

Las marcas del criollismo literario en la obra En este país, de Luis Manuel Urbaneja Achepohl

 

A resistência e reexistência na poesia negro-colombiana de Lucrecia Panchano

 

A identidade cultural indígena de Briceida Cuevas Cob através da escrita maia

 

A escrivivência de Victoria Santa Cruz como resistência através da poesia afro-hispânica

 

El discurso como instrumento de identidad del criollo en el personaje Josefina Macapo en En este país, de Luis Manuel Urbaneja Achelpohl

O ensino das literaturas hispânicas na formação do professor de Espanhol na Bahia

 

Literatura: Arte e Direito Humano

 

Leitura literária em língua espanhola no ensino médio

 

La literatura juvenil en las clases de ELE: una propuesta didáctica

 

O jogo dramático: uma atividade lúdica para o desenvolvimento da competência comunicativa

 

La poesía en escena: el cruce de lenguajes en la didáctica de Español como Lengua Extranjera

Aspectos da elaboração de um curso de Espanhol na modalidade blended-learning no âmbito do IsF-UFSCar: desafios para a formação docente

 

Reflexión sobre las bases teóricas de un curso de Español del NucLi IsF-UFPB: la interrelación entre práctica docente y teoría en la búsqueda de una docencia personalizada

 

O papel multifacetado do Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal da Paraíba

 

O ensino de Espanhol para a comunidade acadêmica da UFAL: um relato de experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras

 

Ensino de Língua Espanhola para fins acadêmicos: relato de experiências no âmbito das Ciências da Saúde

 

Temas léxico-gramaticais de relevância em cursos de Espanhol para fins acadêmicos

 

 

 

PÔSTERES

06/11/2019 – Quarta-Feira – 16h30 às 17h30

UFAM – Setor Norte

 

Centro de Convivência

 

Avaliação da competência leitora em Espanhol/L2 em estudantes do ensino básico

 

Andrés Bello e a questão do voseo no Chile

 

O ensino da Língua Espanhola mediada pela música e dança no contexto sociocultural no ensino médio

 

Teatro: língua, cultura e literatura. Ferramenta para o ensino/aprendizagem de Língua Espanhola

 

Projeto escolar: ritmos latinos

 

Comitê de Espanhol no Fórum ONU CEMETRO

 

El discurso feminista frente al patriarcado: la autonomización del sujeto político

 

Cuentos infantiles y leyendas amazónicas como recursos de enseñanza y aprendizaje en las escuelas estaduales Isaías Vasconcelos, Iranduba-AM, y Francisco das Chagas de Souza Albuquerque, Manaus-AM

 

Apresentações culturais: o papel da cultura no ensino aprendizagem da Língua Estrangeira

 

Prácticas pedagógicas en la enseñanza de ELE en escuelas públicas. Trabajando la festividad: Día de los Muertos

 

O Tremendismo em literatura espanhola:  la familia de Pascual Duarte

 

La gamificación como una vertiente para la adquisición léxica en la enseñanza de Español como Lengua Adicional

La comprensión auditiva en la enseñanza de Español: posibilidades en la perspectiva de la pedagogía de las multiliteracidades

 

El género digital meme como recurso didáctico en la enseñanza de Español como Lengua Adicional

 

O lúdico como ferramenta de ensino na formação do educador de Língua Espanhola: uma análise comparativa do ensino superior público e privado em Manaus

 

Uma análise das metodologias utilizadas por professores de Língua Espanhola no ensino médio

 

Breve panorama sobre as contribuições do PARFOR na formação de indígenas professores de Espanhol em São Gabriel da Cachoeira

 

CAA/Centro de Autoacceso: implicaciones de un programa de formación complementar en un curso de Licenciatura-Letras Espanhol

 

Espanhol para servidores terceirizados do IFAM Campus Presidente Figueiredo

 

 

O ensino do Espanhol no Alto Rio Negro/AM: a importância dos projetos de extensão no curso de Letras-Língua Espanhola em São Gabriel da Cachoeira

 

A política de inclusão da Língua Espanhola no Brasil: avanços e desafios

Tecnologias digitais como estratégia de aprendizado de Língua Espanhola: relatos pessoais dos alunos da Escola Técnica Estadual de São Paulo

 

O ensino de Espanhol nas escolas públicas da comunidade manauara

 

Seminário internacional de ensino de línguas: o ensino de línguas no ensino médio na fronteira - a formação do professor em perspectiva

 

Na ponta da língua: sons, cores e sabores românicos

 

A BNCC e o ensino de línguas: diálogos possíveis em região de fronteira

 

Programa de nivelamento em Língua Espanhola no Instituto de Natureza e Cultura-INC: foco na oralidade

 

Aprendizagem de Língua Espanhola: praticando a oralidade por meio do gênero textual poema

 

Poesía con sabor a historias de mujeres migrantes. ¿Recetas de vida?

 

A importância da prática durante o processo de formação inicial do professor de Língua Espanhola

 

A inclusão da Língua Espanhola nas escolas públicas municipais de Manaus

 

Marcadores culturales en Don Segundo Sombra: hacia una propuesta didáctica para el aula de ELE

 

La enseñanza de ELE para la tercera edad: relato de experiencia FUNATI/ UEA

 

 

 

ENSALAMENTO – FRONTEIRA BRASIL/COLÔMBIA/PERU

PÔSTERES

06/11/2019 – Quarta-Feira – 16h30 às 17h30

UFAM Benjamin Constant

Centro de Convivência – Instituto de Natureza e Cultura

Projeto escolar: ritmos latinos

 

Uma análise das metodologias utilizadas por professores de Língua Espanhola no ensino médio

 

O ensino do Espanhol no Alto Rio Negro/AM: a importância dos projetos de extensão no curso de Letras-Língua Espanhola em São Gabriel da Cachoeira

 

O ensino de Espanhol nas escolas públicas da comunidade manauara

 

Seminário Internacional de Ensino de Línguas: o ensino de línguas no ensino médio na fronteira - a formação do professor em perspectiva

 

Na ponta da língua: sons, cores e sabores românicos

 

A BNCC e o ensino de línguas: diálogos possíveis em região de fronteira

 

Programa de nivelamento em Língua Espanhola no Instituto de Natureza e Cultura-INC: foco na oralidade

 

Aprendizagem de Língua Espanhola: praticando a oralidade por meio do gênero textual poema

 

Comitê de Espanhol no Fórum ONU CEMETRO

 

MINICURSOS

09/11/2019 – Sábado – 19h00 às 21h00

Escola Municipal Olavo Bilac - Benjamin Constant

SALA 1

SALA 2

SALA 3

Educação indígena intercultural bilíngue – a experiência mexicana

De la lengua meta a la lengua propia y de vuelta a la lengua que queremos aprender. Un enfoque metodológico innovador centrado en el alumno y sus resultados

Poesía, literacidad, desarrollo léxico

 

SALA 4

SALA 5

SALA 6

A parte oral do Celpe-Bras sem mistérios: preparando hispanofalantes para a interação face a face do exame

 

El uso de las TIC en la educación

(17h30 às 19h00)