Ana Pizarro

Universidad de Santiago - Chile

Doutora em Letras pela Universidade de Paris. É professora e pesquisadora na Universidad de Santiago de Chile. Especialista em temas relacionados a estudos de cultura, literatura e história na América Latina e no Caribe. Autora de diversos textos, possui experiência como professora e palestrante em diversas universidades da América Latina, dos Estados Unidos, do Canadá e da Europa. Coordenou e atuou em vários projetos, entre os quais: Oralidad: testimonio y memoria en Amazonia, Conformación de discursos culturales en áreas de história colonial: América Latina 1910/2010, Diseño cultural del área amazónica, Formulación estética y discurso de mujer: escritora de la primera mitad del siglo XX en América Latina.

Carlos Henrique Lopes de Almeida

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduado em Letras: Português e Espanhol (2000). Possui mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003). É doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-americana, atuando na área de ensino de Língua Espanhola como língua adicional e literatura latino-americana. Suas áreas de interesse de pesquisa são: Memória, Ensino de Língua e Literatura, Língua  Adicional, literatura da América Latina; Literatura e Historia; Nueva Novela Histórica; Literatura Contemporânea; Literatura do (des)cobrimento. Atua no Programa de Pós-Graduaçao em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literaturas de Língua Espanhola. É membro do grupo de pesquisa  NARRARES (UFPA) e do grupo Literatura, Arte e Mídia (UNITINS). Atuou na organização do 17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol.

Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Universidade Federal de Sergipe

Possui Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014), com período de Doutorado Sanduíche na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri/Espanha, sendo bolsista CAPES. Possui Mestrado em Letras (Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Espanhol LE) pela Universidade Federal Fluminense (2007), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura (2004) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (2003). É professora associada da Universidade Federal de Sergipe e atua na graduação no Departamento de Letras Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS). Atualmente é chefe do Departamento de Letras Estrangeiras, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol de 2016 a 2019, coordenadora adjunta de Língua Espanhola do PNLD 2017 e avaliadora de Língua Espanhola do PNLD 2018. Foi presidenta da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH - (biênio 2016-2018) e é presidenta do Conselho Consultivo da ABH (biênio 2018-2020). Participa da Comissão pela permanência da disciplina Língua Espanhola no currículo escolar sergipano (Fica Espanhol/SE). Lidera o Grupo de Pesquisa "DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos" da UFS e também participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa "PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano" da UFBA. É Coordenadora Regional da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, focando os seguintes temas: formação intercultural de professores de línguas, decolonialidade, epistemologias do sul, identidades socioculturais e materiais didáticos.

Elysio Soares Santos Junior

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

É graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 1999. Atuou como professor de Inglês de 2001 a 2014, sendo os últimos 7 anos como professor pela Casa Thomas Jefferson, reconhecido centro binacional em Brasília, DF. Atualmente é Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC). Seus interesses envolvem: 1) a avaliação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras), 2) o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em comunicação mediada por computador, e 3) o estudo sobre colaboração e autonomia de aprendizagem.

Elzimar Goettenauer de Marins Costa

Universidade Federal de Minas Gerais

É Doutora em Letras Neolatinas (Espanhol) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com estágio pós-doutoral na USP e na Universidade Pompeu Fabra - Barcelona. Foi professora dos Ensinos Fundamental e Médio no Rio de Janeiro de 1979 a 2000. Lecionou na Universidade Estadual de Londrina de 2001 a 2004, onde desenvolveu diferentes projetos. Atualmente é Professora Associada de Espanhol na FALE/UFMG. É coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Práticas de letramentos nos livros didáticos de Espanhol aprovados pelo PNLD 2017 e 2018" e "A (des)construção da argumentação no gênero notícia". Sua área de pesquisa abrange formação de professores, avaliação e produção de materiais didáticos e leitura/letramento crítico. É co-autora da coleção didática para o Ensino Médio Sentidos en Lengua Española, publicada pela editora Moderna e aprovada pelo PNLD 2018.

Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues

Universidade Federal de São Carlos

É professora da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos desde 2008. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1996 - Licenciatura e Bacharelado), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela mesma universidade. Possui Pós-Doutorado como Pesquisadora Colaboradora do Centro de Pesquisa Políticas, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades (POEHMAS) do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2018). Tem Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (2018) pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Desenvolve e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de Língua Espanhola no Brasil, políticas linguísticas, direitos linguísticos, legislação linguística, legislação educacional. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Foi Diretora do Instituto de Línguas da UFSCar de 2016 a 2017. É Membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).

Fernando Trujillo Sáez

Universidad de Granada - España

Doutor em Língua e Linguística Aplicada. Professor titular no departamento de Linguística Aplicada na Universidad de Granada. Atua na Faculdade de Educação, Economia e Tecnologia de Ceuta, sendo especialista em educação e ensino de idiomas. Entre seus temas de interesse, investiga sobre currículo e formação de professores, e sobre conhecimento voltado à ação social. Foi Vice-Decano de Pesquisa e Relações Internacionais e responsável pelo setor de Linguística Aplicada. Atuou como Conselheiro Assessor de Política Linguística na Junta de Andaluzia e foi membro do Comitê para Elaboração do Projeto Linguístico de Centro da Consejería de Educación de la Junta de Andalucía. Coordenou o Grupo iCOBAE (Innovación sobre Competencias Básicas en Educación) e o Grupo METECO para o ensino de Espanhol como nova língua no contexto escolar. Participou do Grupo de Coordinación del Proyecto LEA do Centro Europeu para as Línguas Modernas (Conselho da Europa, Graz) e foi associado ao Proyecto ConBat +. Coordenou o Proyecto de Innovación Docente Educar21 (http://educar21.es).

Flávio Reginaldo Pimentel

Instituto Federal do Pará

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Concluiu Especialização em Estudos Culturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Pará, na área de concentração em Estudos Literários, na linha de pesquisa em Literatura, Memórias e Identidades. Tem se dedicado aos estudos em Literatura Espanhola e Literatura Hispano-americana. É professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Pará (IFPA-Campus Belém). Atualmente, está cursando o Doutorado em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde desenvolve pesquisa sobre memória e identidade em Os ríos profundos, do escritor peruano José María Arguedas, e Três Casas e um rio, do escritor brasileiro Dalcídio Jurandir. É ainda presidente da APAPLE (Associação Paraense de Alunos e Professores de Espanhol) e foi Coordenador do 17º CBPE.

Iván Alejandro Ulloa Bustinza

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

É Graduado em Letras. Possui Doutorado pela Universidade de Vigo, Espanha (2008). Foi professor de Espanhol AECI (Agência Espanhola de Cooperação Internacional) na Universidade Federal do Rio de Janeiro no período janeiro de 2010 a dezembro de 2012, participando de vários Cursos de Aperfeiçoamento para professores de Espanhol como Língua Estrangeira. Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Literatura Hispano-americana e Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol). Atualmente é professor de Espanhol na Universidade para a Integração Latino-americana (UNILA), onde desenvolve pesquisa sobre a criação de materiais didáticos para o ensino de Espanhol no contexto da integração latino-americana, focando em questões discursivas e intercultrais.

José Gilberto Rojas Flórez

Consulado General de Colombia en Manaos

É Médico Veterinario Zootecnista, especialista em Mercado Agropecuário, em Ecologia, Meio Ambiente e Desenvolviemento, bem como em Gestão Social e Ambiental. Atuou como Representante Legal de MAROVA; como Diretor Geral da Corporación para el Desarrollo Sostenible del Norte y Oriente Amazónico, Guainía, Guaviare y Vaupés - C.D.A.; como Diretor Departamental da Caja de Compensación Familiar Campesina COMCAJA; e como Profissional Especializado de B&S Ltda. No Governo de Guainía ocupou os cargos de Secretário de Educação, de Chefe de Planejamento da Secretaria de Saúde, foi Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e do Meio Ambiente no Estado e, atualmente, é Cônsul Geral da Colômbia em Manaus.

 

Luciana Maria Almeida de Freitas

Universidade Federal Fluminense

É docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. Ocupou, de 2015 a 2018, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como licenciada em Letras (Português-Espanhol) e em licenciada e bacharel em História. Realizou estágio pós-doutoral na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Sevilla, Espanha. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. Foi presidente da APEERJ - Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro e da ABH - Associação Brasileira de Hispanistas, sempre atuando intensamente em defesa da educação linguística em língua espanhola no Brasil. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadora de obras acadêmicas e coautora de Sentidos en lengua española, coleção didática para o Ensino Médio aprovada no PNLD 2018. Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin e dos estudos sobre o trabalho docente. É mãe de Antônio, de 11 anos, e atua como voluntária no apoio e no aconselhamento do aleitamento materno, por meio do Grupo Virtual de Amamentação.

Marcia Paraquett Fernandes

Universidade Federal da Bahia - CNPq

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1970), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977), Doutorado em Letras (Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2002), pela Universidade de Santiago do Chile (2015) e pela Universidade de Murcia/Espanha (2015). É professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, sendo também professora associada da Universidade Federal da Bahia. É autora de três livros; organizou uma revista e quatro livros, além de ter diversos artigos publicados em coletâneas e revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisa e orienta teses/dissertações sobre ensino/aprendizagem de línguas, formação de professores, interculturalidade e políticas de ensino de línguas, em particular referentes ao Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e líder do Grupo de Pesquisa PROELE: formação de professores e espanhol em contexto latino-americano, inscrito no CNPQ.

Monica Nariño Rodríguez

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), e doutorado em Letras - UFRGS (2017) . Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Espanhola, aquisição de L2, aquisição de LE e material didático. Também coordena atualmente o projeto PIBID/ESPANHOL- UFRGS e o Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão da UFRGS. É uma das idealizadoras do movimento #FicaEspanhol.

Pedro Cortegoso Fernández

Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil

Foi subdiretor geral de Formação e Mobilidade de Pesquisadores do Ministério de Educação e Ciência e secretário geral da Consejería de Educación da Embaixada da España na Argentina. Foi vocal asesor do Gabinete da Subsecretaria do Ministério da Economia e Competitividade e, atualmente, é Conselheiro de Educação na Embaixada da Espanha no Brasil. Nascido en Tui (Pontevedra) en 1972, Cortegoso é Licenciado em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidad de Navarra, com pós-graduação em Economia Ecológica pela Universidad de Buenos Aires, sendo membro do Cuerpo Superior de Administradores Civiles del Estado.

Rainer Enrique Hamel

Universidad Autónoma Metropolitana - México

Doutor em Linguística pela Universidade de Frankfurt. É professor de Linguística no Departamento de Antropologia da Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa, México, D.F. É Diretor do Programa “Comunidad Indígena y Educación Intercultural Bilingüe” CIEIB,  Coordenador do Proyecto “Políticas del lenguaje en América Latina” da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL). Suas principais disciplinas de atuação são Antropologia linguística, Sociolinguística, Psicolinguística, Linguística Aplicada, Políticas e Planejamento linguístico, Língua e Educação, e Análise do Discurso. Seus principais temas de investigação são: bilinguismo, conflito linguístico, deslocamento e preservação de línguas, educação intercultural bilíngue, aquisição e ensino de segundas línguas, plurilinguismo e pluriculturalismo, políticas e planejamento de línguas e globalização, políticas de línguas nas Ciências e no Ensino Superior, uso de línguas, interação verbal e relações de poder nas instituições.

Renato Pazos Vázquez

Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e APEERJ

Possui graduação em Letras pela UFRJ, Especialização pela UERJ com foco no Espanhol Instrumental para a Leitura, Mestrado pela UFRJ em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) e Doutorado em Letras na UFRJ. Tem experiência como professor de Espanhol na Educação Básica e no Ensino Superior, como coordenador em Cursos Livres de Idiomas, parecerista de Material Didático e atualmente supervisor PIBID e Professor efetivo do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ). É Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro (APEERJ).

Xoán Carlos Lagares Diez

Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Filologia Hispânica - Galego Português pela Universidade da Coruña (1994), mestrado em Filologia Hispânica - Galego Português pela Universidade da Coruña (1996) e doutorado em Linguística, Literatura no Âmbito Galego Português pela Universidade da Coruña (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: galego-português, história social e cultural da língua e política linguística.