Juliana Marília Coli

Universidade Federal do Espírito Santo

É Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no curso de licenciatura em Música. Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2010, como professor Adjunto A no Departamento de Pedagogia e na Universidade Federal de São Carlos no (Ufscar) no Departamento de Música - (2012-2013).em formação em Ciências Sociais ( mestrado e doutorado voltados para a sociologia da música) e graduação em canto lírico pela Unicamp e pesquisas voltadas para a música vocal, cantoterapia, musicologia histórica.

Paula Gomes-Ribeiro

Universidade Nova de Lisboa

INFELIMZENTE A NOSSA CONVIDADA NÃO PODERÁ COMPARECER POR MOTIVOS DE DOENÇA!

LAMENTAMOS MUITO OCORRRIDO E DESEJAMOS PRONTA RECUPERAÇÃO!

Musicóloga. Professora do Departamento de Ciências Musicais, Investigadora integrada no CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, e In2Past, Laboratório associado para a investigação e inovação em património, artes, sustentabilidade e território, da Faculdade de Ciências Musiciais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Concluiu o Doutoramento e o Mestrado em Musicologia na Universidade de Paris 8. Coordena o SociMus e coordenou o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM durante 8 anos. Gere o projeto Música Media e Públicos - Portugal 1974.Fundadora do CysMus Núcleo de Estudos em Som e Música nos Media Digitais Audiovisuais, e o NEGEM Núcleo de Estudos em Género e Música. Foi vice-presidente da direcção da SPIM e integrou a Direção do CESEM. Organiza regularmente colóquios especializados, é frequentemente requisitada para a apresentação de palestras e a integrar júris académicos. É responsável pela orientação de diversas teses de Mestrado e Doutoramento. Colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional de S. Carlos na redação de textos musicológicos. Fez crítica e crónica musical para vários jornais. Como encenadora assinou várias produções de ópera. Publica regularmente em revistas especializadas e generalistas. Os seus domínios de especialização são: sociologia da música; música, media e mediações; estudos de ópera e teatro musical e música sécs. XX-XXI. Por entre os seus livros saliente-se a coordenação de Log in live on: música e cibercultura na era da internet das coisas (Lisboa, Húmus) ou a autoria de Le drame lyrique au début du XXe siècle – Hystérie et Mise-en-abîme (Paris, Harmattan).

Ricardo Santhiago

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Ricardo Santhiago é historiador e comunicólogo. É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de história pública e história oral, comunicações e artes, teoria e metodologia de pesquisa. Entre seus trabalhos recentes, estão o livro "Entrevistas imprevistas: Surpresa e criatividade em história oral", organizado com Miriam Hermeto. No momento, trabalha na finalização de um amplo projeto sobre a cantora e compositora brasileira Miriam Batucada (1947-1994).

Regina Machado

Unicamp

Regina Machado é cantora, compositora e violonista, Livre Docente em Práticas Interpretativas (IA Unicamp 2022), Doutora em Letras (FFLCH USP 2012). É docente do departamento de música, atuando na graduação e na pós- graduação. Possui 6 CDs lançados (“Sobre a Paixão”(2000), “Pulsar” (2004), “agora o céu vai ficando claro” (2010), “Multiplicar-se única- canções de Tom Zé” (2015) , “Enquanto o tempo para” (2022) e “Canções guardadas nas dobras do tempo” (2023)). Vencedora do Premio Profissionais da Música 2023, na categoria Professor Universitário de Canto cuja cerimônia de premiação ocorreu em Brasilia entre os dias 1 a 4 de junho de 2023. Em 20 de maio apresentou-se como convidada na Ocupação Consuelo de Paula no Teatro Maria Dudé (SP), com o show “Pássaro Futuro” contendo as canções compostas por ambas durante a pandemia. Entre os dias 17 a 28 de março de 2023 gravou com Déa Trancoso, na cidade de Belo Horizonte, através de edital da prefeitura local, o disco Canções guardadas nas dobras do tempo, reunindo as composições resultantes da parceria das duas artistas e que contou com as participações de Luiza Brina, Consuelo de Paula, Sonia Guimarães, Pedro Moraes, Letícia Bertellei e Ná Ozzetti. Em 27 de abril de 2023 apresentou-se no Teatro de Arena da Unicamp, com seus alunos da modalidade Voz Popular, da graduação em Música, acompanhados pela Orquestra Sinfonica da Unicamp, com regência da maestrina Cinthia Alireti no concerto Universo Caymmi., dedicado à obra desse importante compositor brasileiro. Em 2022 teve publicado o capítulo Facing Covid-19 during the Bolsonaro Regime and the Aldir Blanc Emergency Bill, escrito em conjunto com a etnomusicologa Suzel Ann Reily para o livro Sounds of Pandemic (Routeldge); e o artigo Em busca da sonoridade no contexto da música popular escrito com Luisa Meirelles e Jonatas Manzolli para a Revista Vortex.

Raphael F. Lopes Farias

Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, ambos como bolsista CAPES. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, onde foi bolsista de Iniciação Científica, e é também Licenciado em Música. Estudou piano clássico, participou de corais e atuou como professor em escolas livres, técnicas e de ensino regular. Pesquisador no Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid (UNIP) e no grupo ContemporArte (UFMT). É um dos organizadores dos Encontros Internacionais de Música e Mídia e membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. Tem se dedicado principalmente à pesquisa da "canção das mídias" no Brasil, especialmente nas décadas de 1940, 1950 e 1960, e suas relações com a cultura midiática. Participou de projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq e pela FAPESP sobre canção, memória e nomadismo. É um dos organizadores e coautores do livro "Uma vereda tropical: A presença da música hispânica no Brasil", Letra e Voz, 2020. 

Leo Morel

ESPM e Universidade de Nova York

Léo Morel é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Master em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ com dissertação acerca da difusão dos serviços de streaming no mercado brasileiro de música e possui um MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas, instituição para qual lecionou entre 2012 a 2018. Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.

Léo é analista do mercado da música, elaborando estudos e participando de projetos de pesquisa para empresas como Chartmetric, Music Ally e MIDiA Research. Como pesquisador coordenou o projeto Análise do Mercado Independente da Música no Brasil para a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) nos anos de 2021 e 2022. Trabalha como A&R Manager para a distribuidora digital Tratore desde 2020 sendo responsável pela coordenação do projeto Mês das Crianças realizado entre Galinha Pintadinha e Amazon Music em 2022. É autor dos livros "Música e tecnologia" (Azougue, 2010), "Monobloco: uma biografia" (Azougue, 2015) e co-autor do livro "Inovação em serviços na economia do compartilhamento" (Saraiva, 2019) com capítulo sobre inovação nos setores da música, vídeo e editorial. 

Magda Pucci

Estúdio Mawaca

Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo edas musicalidades indígenas, educadora musical e curadora de festivais e ações deformação. Formada em Música pela USP, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical, arranjadora, cantora e fundadora do Mawaca, grupo que recria canções de várias partes do mundo, interpretadas em mais de 20 línguas,buscando mostrar a diversidade sonora de grupos minoritários.

É autora de seis livros relacionados à temas indígenas e educação musical eministra oficinas e cursos de músicas. Tem desenvolvido projetos musicais em colaboração com comunidadesindígenas como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui, Waujá, Ikolen-Gavião, Fulni-ô e outros, além de projetos sociais com crianças em ONGs e refugiadosem São Paulo. Em 2019 esteve em turnê pelo projeto Sonora Brasil (SESC) viajando por45 cidades do Norte e Nordeste ao lado da cantora indígena Djuena Tikuna. É curadora do Festival de Músicas Indígenas (Indígenas.BR) do Centro Culturalda Vale do Maranhão em parceria com indígenas como Renata Tupinambá e DjuenaTikuna e organiza cursos sobre tradições musicais indígenas em instituições como aserie Constelações Musicalidades indígenas realizado pela Escola Itaú Cultural com aparticipação de 10 mestres indígenas.

É gestora e curadora do Estúdio Mawaca onde desenvolve uma série deatividades artístico-pedagógicas sempre com enfoque nas musicalidades nãohegemônicas.É autora de trilhas sonoras para teatro e dança como As Troianas (AntunesFilho), Os Lusíadas (Iacov Hillel), Quixote (Fábio Namatame), Lenda das Cataratas (KikoCaldas), Quixote Caboclo, Samaúma (Cia. da Tribo) dentre outros.Seus interesses incluem musicologia cultural, músicas indígenas, pedagogiasabertas, pesquisa artística, pesquisas sobre músicas do mundo em processos artísticose educativos, etnomusicologia aplicada e/ou participativa, música comunitária,performance e antropologia indígena.É coordenadora estadual da seção brasileira do FLADEM - Fórum Latino-Americano de Educação Musical. É associada do International Council of TraditionalMusic and Dance- ICTMD - desde 2013 e participa da Junta Diretiva do Grupo deEstudos de Músicas Latino-americanas e do Caribe do ICTM. Publicou artigos nasrevistas Música Popular da UNICAMP, Vibrant, ABEM, além de capítulos em livros

Fernando Pedro Moraes

MusiMid

Doutor, Mestre e MBA em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista. Especialista em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo SENAC. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade São Francisco - Bragança Paulista. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid (UNIP). Desde 2020 é membro efetivo de pesquisa e um dos organizadores dos Encontros Internacionais de Música e Mídia - MUSIMID. Participa do Projeto "Sous le ciel de Paris: memória e nomadismo da canção francesa no Brasil", financiado pela FAPESP. Pesquisa as áreas de Comunicação, Mídias, Streaming, Algoritmos, Inteligência Artificial aplicada as áreas da Música

Estrela Ruiz Leminski

Escritora, compositora e baterista

Estrela Leminski é escritora, compositora e baterista curitibana. 
Tem dois livros de poesia lançados. Junto com Téo lançou o disco "São Sons"  (2011)  e em 2017 o álbum visual "Tudo que não quero falar sobre amor" ganhando o prêmio de artista rock do ano pelo Prêmio profissionais da Música. Gravou o álbum “Leminskanções” (2014) com as composições de seu pai, Paulo Leminski, fazendo seu lançamento no palco do Ibirapuera. Fez parcerias com Alzira Espíndola,  Ceumar, Beto Vilares, Rodrigo Lemos, Lívia Lakomy, Rogéria Holtz, Bernardo Bravo e já foi gravada por Juliana Kehl, Validuaté, Janaína Fellini, Juliana Cortes entre outros. Participou do TEDx 2019 como tema “A história da Música Brasileira como você nunca viu”, abordando as mulheres na história da música.

Márcia Ramos de Oliveira

UDESC

 

Historiadora pela Universidade do Rio Grande do Sul, onde realizou mestrado (1995) e doutorado em História (2002). Em 2017, desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Aveiro (Portugal), e atuação como professora visitante. Professora associada do Departamento de História/UDESC, professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Música (CEART/UDESC). Participante de vários grupos de pesquisa, incluindo o MusiMid.Sua pesquisa se orienta pela História do Tempo Presente, História Cultural envolvendo aproximação com a Musicologia Histórica e Etnomusicologia. Pesquisou, dentre outros temas, a participação de Carmen Miranda e Amália Rodrigues no cinema, biografia e canção de Lupicínio Rodrigues, História do samba, Radiodifusão, Audiovisual, História e Mídia, Plataformas digitais, mobilizando conceitos/categorias de análise relativos a representação e oralidade, narrativa e ficção, memória no âmbito da História do Tempo Presente.

 

Heloísa de A. Duarte Heloísa

PPGCOM- UNIP/ MusiMid

Heloísa de A. Duarte Valente: é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)com pós-doutoramento em Cinema, Rádio e Televisão (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP tem, como principais linhas de investigação a semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. Tem uma dezena de livros publicados. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e editora-chefe da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia.

Carlos Palombini

UFMG/ Unirio

Carlos Palombini recebeu de Sir Peter Ustinov o título de doutor pela Faculdade de Artes da Universidade de Durham (Dunelm) em 1993, quando obteve ainda o prêmio Sir Jack Westrup de musicologia. De volta ao Brasil, passou pelo programa de comunicação e semiótica da PUC-SP, pelo CDMC-Basil/Unicamp e pelo departamento de antropologia da Unicamp como bolsista do CNPq e da Fundação Rockefelker. Foi professor visitante no departamento de música da UFPE, no programa de pós-graduação em música da Universidade Nacional Autônoma do México, professor de musicologia na UFMG e membro permanente do programa de pós-graduação em música da Unirio. É pesquisador visitante da Faperj no programa de pós-graduação em antropologia social do Museu Nacional, UFRJ, e bolsista PQ-CNPq 1C.

Leonardo Corrêa Bomfim

Universidade Federal Fluminense - UFF

Músico, compositor, violonista, educador musical e pesquisador. Doutor em Música
(Etnomusicologia) pela UNIRIO. Mestre em Música pela UNESP. Graduado em Música
(Licenciatura) pela UFOP. Professor de Música (Dedicação Exclusiva) da Universidade
Federal Fluminense, com lotação no COLUNI-UFF, tendo sido Coordenador da Área de
Arte, Corpo e Cultura (2021-2022) na mesma instituição. Possui formação direcionada ao
violão, trabalhando com composição, arranjo e ensino-aprendizagem. Como pesquisador
tem experiência/interesse nas áreas de Etnomusicologia, Música Popular, Educação
Musical, Estudos Culturais e Antropologia. Participa dos Grupos de Pesquisa: “Centro de
Estudos em Música e Mídia - MUSIMID", "Música: História, Memória, Acervos"
(UNIRIO) e "Laboratório de Etnomusicologia (UFRJ)".

Tânia da Costa Garcia

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora livre docente em História da América do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista e do curso de
Pós graduação em História da mesma Instituição. É coordenadora do grupo de pesquisa História e Música, filiado ao CNPq. Autora dos livros Do Folclore à militância. A canção latino-americana no século XX. São Paulo. Editora Letra e Voz, 2021, e O it verde e amarelo de Carmen Miranda (1930-1945) Annablume/FAPESP, 2005, além de outros trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Sandro Figueredo

Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Membro efetivo do Musimid, tradutor e professor, pesquisa as relações identitárias na música. Apresentou e produziu por três anos um programa de rádio dedicado à cena musical alemã. 

Rafael Righini

Centro Universitário Armando Álvares Penteado - FAAP

Doutor em Comunicações e Mestre em Artes pela USP; é Bacharel em Composição e Regência pela UNICAMP e Bacharel em Música pela FASM-Faculdade Santa Marcelina. Obteve recentemente o seu Pós-Doutorado pela Universidade Paulista, sob orientação de Heloísa Valente. Cursou o seu Aperfeiçoamento em Composição, Regência e Orquestração no Conservatório de Genebra, na Suíça.
Atua como Diretor Musical, Regente e Produtor Musical em Musicais Brodway no Brasil, além de criar trilhas sonoras para o cinema e televisão. Atualmente é professor titular da FAAP - Centro Universitário Armando Álvares Penreado nos cursos de Cinema, Animação, RTV e Produção Audiovisual. E integra a equipe do MUSIMID.

Sheila Negro

Cantora e professora/ Acontece Arte e Cultura

Doutora em música, Sheila Negro é cantora, professora de canto, de música, palestrante, mãe, mulher empreendedora e co-fundadora da agencia Acontece Arte e Cultura. Sua formação musical foi construída sobre o repertório da música clássica, porém a grande paixão por suas suas origens - a música popular brasileira -, a impulsionou a divulgar o repertório da canção: seja ela de origem popular ou erudita. O desejo por um mundo melhor a levou ao universo da Educação e sua atividade docente tem como premissa a busca pela identidade vocal, seja no trabalho com cantores profissionais ou amadores. Sua visão contemporânea sobre como a Arte pode melhorar o mundo se reflete nos projetos desenvolvidos pela Acontece Arte e Cultura e sua atuação artística mais recente como solista se destaca pela atuação junto a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, com repertório de música colonial e no recente lançamento do álbum “Canções de Amor” com canções compostas em parceria por Claudio Santoro e Vinicius de Moraes.