Ministrante: Cecília Santos de Oliveira

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Professora Asistente do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6728723212480149

Monitor: João Vitor Costa da Silva.

Licenciando em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. É monitor da disciplina de Bioquímica e participa do Núcleo de Apoio Experimental em Bioquímica (NAEB) da FFP?UERJ.

 

Objetivo geral:

  • Debater sobre os processos de Ensino e Aprendizagem próprios das Ciências Naturais e relacioná-los à produção de conhecimentos escolares específicos da Disciplina Ciências, presente no Ensino Fundamental da Educação Básica, enfatizando o papel das atividades práticas neste ensino.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a Experimentação Didática como uma tradição curricular do Ensino de Ciências.

  • Planejar, desenvolver e avaliar experimentos didáticos que envolvam conteúdos curriculares relacionados ao ensino de Física, Química e Biologia relacionando-os ao ensino de Ciências na Educação básica.

  • Analisar o uso de jogos didáticos como metodologia de ensino na disciplina escolar Ciências.

 

Ementa:

A especificidade da Disciplina Escolar Ciências no ensino fundamental. Diferenças entre experimentação didática e experimentação científica. Usos dos experimentos didáticos como ferramentas de ensino e tradição curricular da disciplina escolar Ciências. Construção de roteiros didáticos. Desenvolvimento de atividades práticas que procurem articular o ensino de Física, Química e Biologia. O papel dos jogos didáticos nas aulas de ciências.

Público–alvo: Licenciandos em Ciências Biológicas

Número de vagas: 20

Compartilhe!

Apoio

Realização

Patrocínio