MINICURSO 5 - Etnobotânica, povos tradicionais e conservação da biodiversidade - Dr. Luiz José Soares Pinto - UFRJ/Museu Nacional
1. INTRODUÇÃO
A Etnobotânica é o estudo interdisciplinar do uso das plantas por populações humanas. Atualmente debates científicos sobre domesticação de plantas e paisagens elevam as discussões sobre agricultura e manejo de florestas para níveis altamente complexos, colocando os povos tradicionais como protagonistas fundamentais para a conservação da biodiversidade e a manutenção do patrimônio genético alimentar. O mini-curso oferecerá conteúdo teórico e prático atualizado aos alunos e profissionais, possibilitando uma discussão única entre ciências humanas e naturais.
2. PÚBLICO-ALVO
? Profissionais e Estudantes de Biologia, Ciências Agrárias e Humanas
3. OBJETIVOS
- Caracterizar o que são povos tradicionais (indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, assentados em reforma agrária, etc), e sua importância para conservação para conservação da biodiversidade e o patrimônio genético alimentar.
- Caracterizar o que é Etnobotânica e qual a sua importância para a pesquisa, a conservação e manutenção das diferentes culturas.
- Capacitar profissionais para atuação com comunidades tradicionais, baseado no respeito e valorização da cultura local.
- Auxiliar na construção de metodologias de pesquisa e intervenção in situ e ex situ.
- Planejamento, logística e execução de trabalhos de campo em locais remotos e de difícil acesso.
- Sensibilização e envolvimento dos diversos profissionais para atuação no campo da pesquisa bio-antropológica
- Realização de troca de saberes
Número de Vagas: 30