O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

01/06/2019 até 24/09/2019

Submissão de trabalhos e oferta de minicursos e oficinas:

  • Envio de trabalhos: até 24/09/2019;
  • Divulgação de trabalhos aprovados: 25/09/2019;
  • Envio de propostas de oficinas e minicursos: 15/09/2019 (seguir modelo do Regulamento);
  • Inscrição em oficinas e minicursos: disponível a partir de 20/09/2019;
  • Trabalho Completo 12 páginas (seguir modelo do Template).

Todos os autores e co-autores deverão efetuar o pagamento da inscrição.

O valor será o mesmo para ambos os tipos de inscrição no evento (conforme quadro de valores). A inscrição, no entanto, se refere à participação no evento como ouvinte. A apresentação de trabalhos será garantida somente após apreciação e julgamento de uma comissão específica.

Áreas temáticas para inscrição de trabalhos:

  • Eixo Ensino e Aprendizagem em Geografia
  • Eixo Geografia física
  • Eixo Geografia humana e cultural
  • Eixo Teorias e métodos em Geografia

Observações: Embora, o evento seja de Geografia, serão aceitos também trabalhos de outras áreas do conhecimento, desde que apresentem diálogo com a Geografia e as áreas temáticas supracitadas. Os trabalho, por sua vez, será objeto de apreciação por uma comissão especial de docentes do Campus Sertão - UFAL.

Sejam bem-vindos! IV EGSA - 2019 SOBRE O TRABALHO A SER APRESENTADO:

 

Normas para envio de resumos expandidos:

1 – O resumo expandido deve conter no mínimo 04 e no máximo 06 laudas, incluindo referências e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Veja padrão de normatização de trabalhos acadêmicos da UFAL no endereço eletrônico: http://www.sibi.ufal.br/Padrao_Ufal_de_Normatizacao.pdf

 

1.1 Serão desclassificados sumariamente os resumos expandidos que desrespeitarem os limites estipulados acima.

 

2 – Formatação: O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx; não serão aceitos arquivos em .pdf), configurando a página para tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser empregada a fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 linhas em todo o texto. O alinhamento deve ser justificado, à exceção do título que deve aparecer centralizado. As páginas devem ser numeradas embaixo e à direita, em algarismos arábicos.

 

2.1 Serão desclassificados sumariamente os resumos expandidos que vierem em formato pdf.

3 – Título: Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14.

 

4 – Autoria do trabalho:

 

4.1 Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 linhas), identificar o(s) autor(es) do trabalho, seguido(s) de nota de rodapé com titulação, curso, unidade e e-mail de cada autor.

 

4.2 A identificação do professor orientador segue a mesma forma de identificação, em nota de rodapé. Colocar o(s) nome(s) do(s) professor(es) orientador(es), apresentando a titulação destes (Es – para Especialista, Me – mestres, Dr – doutor, pos doc), além do endereço institucional (curso, unidade e núcleo a que pertence) e o endereço eletrônico (e-mail).

 

5 – Resumo expandido: Deverá abranger breves e concretas informações sobre o Objeto do trabalho acadêmico, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, sem parágrafos ou identificação. Deverá conter os seguintes elementos constitutivos:

 

5.1 A introdução: deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado.

 

5.2 Os objetivos (Geral e específicos): devem expressar de maneira clara e objetiva, a ideia central que o autor propõe com a realização do trabalho acadêmico.

 

5.3 A metodologia: também elaborada de forma concisa e clara, deve fazer com que o leitor entenda os procedimentos metodológico utilizados na elaboração do trabalho acadêmico.

 

5.4 Dos resultados e discussões: devem, à luz da fundamentação teórica utilizada no trabalho de pesquisa, evidenciar a análise e discussão dos dados obtidos. Podem-se usar recursos ilustrativos como figuras, gráficos, tabelas ou mapas, desde que, seja feita uma leitura do elemento indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

 

5.4.1. Dos recursos ilustrativos (figuras, gráficos, tabelas ou mapas): recomenda-se que os autores convertam todos os elementos ilustrativos para o formato JPG ou JPEG, com exceção dos mapas, que devem manter a mesma formatação do programa de origem ao qual forem confeccionados.

 

5.5 As conclusões ou considerações finais: deverão ser elaboradas com verbos no presente do indicativo. Deverão considerar os objetivos explicitados e os resultados indicados no Resumo Expandido.

 

6 – Palavras-chave: Estas não devem estar presentes no TÍTULO. Na linha imediatamente abaixo do resumo, devem vir as palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.

7 – Financiamento: No caso de projetos que foram financiados, destacar, na linha imediatamente abaixo das palavras-chave, o(s) órgão(s) financiador(es) da produção acadêmica.

 

8 – Referências: Deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT.

 

 

Os artigos revisados pela comissão científica do evento serão enviados aos autores e terão um prazo de 15 (quinze) dias para efetuar as correções necessárias e serem reenviados a essa respectiva comissão; o não envio no prazo estabelecido implicará em cancelamento automático da publicação do artigo. A apresentação oral dos trabalhos inscritos e aprovados é pré-requisito para emissão dos certificados.

Normas para apresentação do trabalho

O formato da apresentação tipo “oral”: O “slide” deve conter na primeira página o título do trabalho em MAIÚSCULO E NEGRITO, com alinhamento centralizado. Em seguida e na mesma página deve (m) estar o(s) nome(s) do(os) autor(es), com maiúscula apenas a primeira Letra, seguidos da instituição a que pertence(m) e seus respectivos e-mails. Salvar o arquivo em formato “.ppt” (para Windows). Logo em seguida, então, as demais páginas para apresentação.

 

Normas para envio do trabalho digitado

Após a realização do IV EGSA, os autores de alguns trabalhos poderão ser convidados a publicar o resumo ou versão completa na Revista Caburé. Para este momento, todos os autores que concordarem em publicar seus trabalhos na edição especial da referida revista, deverão seguir os padrões de publicação disponíveis no site da mesma. Link da Revista Caburé: http://www.seer.ufal.br/index.php/cabure

O livro de resumos constará nos anais do evento e não incluirá as publicações de artigos na revista “CABURÊ. Todos os trabalhos inscritos deverão conter os seguintes itens: título, resumo (200 palavras, espaçamento simples), introdução, justificativa, metodologia, discussões/resultados, considerações finais e referências bibliográficas.