INSCRIÇÕES SOMENTE PRESENCIALMENTE

As formas de pagamento boleto e débito são desativadas 3 dias antes do início do evento devido ao prazo de compensação bancária.

O IV EGSA visa, a partir da interação com profissionais de excelência em suas áreas de atuação, discutir o contexto da Geografia além das fronteiras da região, propiciando a todos os participantes um contato com o estado da arte das investigações nas diversas áreas que compõem a Geografia. O ENCONTRO acontece bianualmente e constitui o principal evento na área de Geografia no Sertão Alagoano.

A Geografia, em seu processo de desenvolvimento histórico como área do conhecimento, veio consolidando sua posição como uma ciência que busca conhecer e explicar as múltiplas interações entre a sociedade e a natureza. Isso significa dizer que possui um conjunto muito amplo de interfaces com outras áreas do conhecimento científico. Assim, coloca-se a necessidade de compreender essa realidade espacial, natural e humana, não de uma forma fragmentada, mas como uma totalidade dinâmica.

A Geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica (campos novos ou renovados como geoecologia, teoria das redes geográficas, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.), quanto em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural).

Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação não apenas do geógrafo-pesquisador (técnico e planejador), mas também para o geógrafo-professor do ensino fundamental, médio e superior.

A atual dinâmica das transformações pelas quais o mundo passa, com as novas tecnologias, com os novos recortes de espaço e tempo, com a predominância do instantâneo e do simultâneo, com as complexas interações entre as esferas do local e do global afetando profundamente o cotidiano das pessoas, exige que a Geografia procure caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar esta realidade dinâmica.

Os geógrafos e licenciados em Geografia, como quaisquer outros profissionais, necessitam discutir teorias, materiais, métodos, formas de representação, atuação profissional, bem como divulgar suas ações. É nesse sentido que tal fórum de divulgação de trabalhos de pesquisa científica se articula e se complementa. A obtenção de recursos de custeio será para cobrir gastos do evento, incluindo a vinda de pesquisadores nacionais, que já aceitaram o convite, e cuja presença propiciará uma interação maior entre a comunidade acadêmica nordestina.

Ressaltamos ainda a importância do apoio para a realização do IV EGSA, visto o momento acalorado de discussão sobre o papel da Geografia na formação do profissional de ensino e de pesquisa, bem como nas repercussões dos problemas ambientais nas diferentes esferas e escalas espaciais.

O tema do evento – “A produção de saberes Geográficos no Sertão de Alagoas foi pensado a partir das transformações socioespaciais ocorridas nos últimos anos no sertão alagoano, bem como no caráter interdisciplinar e na indissociabilidade dos principais temas norteadores: geografia física, humana e ensino de geografia. Temos como expectativa para O IV EGSA, um público de mais de 300 participantes, com trabalhos sendo apresentados nos seus 03 eixos propostos, vindo a se caracterizar como um evento de médio porte. Será um momento de diálogo, intercâmbio e parcerias entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes partes do país, como da UFPE, UFRN, UFS, UFCG, USP, a UNEAL, IFAL dentre outras Instituições de Ensino Superior e Pesquisa.

Além de cumprir um dos nossos objetivos como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, a UFAL – Campus do Sertão mostrará também sua competência e capacidade de mobilização e integração de profissionais e pesquisadores da área da Geografia e afins. O Evento constituirá uma oportunidade para que a instituição e seus setores apresentem sua infraestrutura instalada, suas competências, seus interesses e disposição em promover convênios e intercâmbios com outras instituições.

Data do evento

1 de outubro de 2019, 00h00 até 4 de outubro de 2019, 00h00

Local do evento

Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão

Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849

Cidade Universitária, Delmiro Gouveia - Alagoas