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LISTA DE MINICURSOS E OFICINAS

OFICINA 01
Ensino de Geografia: uso de experiências didáticas de Geografia vivenciadas no Programa Residência Pedagógica
Proponentes: Luana Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) e Mayara Luise do Nascimento Barboza (Universidade Federal de Alagoas)
Descrição: Esta proposta de oficina permeia questionamentos e análises sobre o ensino de Geografia, por meio de experiências didáticas que foram desenvolvidas durante o Programa Residência Pedagógica, em consonância conosco residentes e a professora preceptora. Essa oficina enquanto um instrumento viabilizador e de aperfeiçoamento didático oferece o desenvolvimento de diálogos através de experiências com novas didáticas, na construção do conhecimento, em uma abordagem reflexiva.
Inscrição: https://forms.gle/nf2pWL1rmaDj3rZF6 
Vagas: 30

OFICINA 02 - LOTADO
Reconhecendo os solos do Alto Sertão de Alagoas: elaboração de recurso didático para o ensino/aprendizagem em sala de aula
Proponentes: Cosme Avelina (Universidade Federal de Alagoas), Daiane da Silva Lima (Universidade Federal de Alagoas), José Arnaldo da Silva (Universidade Federal de Alagoas), Natália Santos (Universidade Federal de Alagoas) e Stefam Matheus Martins Cardeal (Universidade Federal de Alagoas)
Descrição: O solo é o principal material para o desenvolvimento e aprimoramento de diversas atividades e da vida na terra, apresenta-nos como um dos principais meios de condição da vida principalmente para os médios e pequenos produtores que dependem da agricultura para garantir sua renda e subsistência alimentícia, sendo assim, se faz necessário conhecer suas características, potencialidades, processos de formação e suas limitações para poder se fazer de um melhor uso e aproveitamento deste. A presente proposta de oficina busca mostrar por meio teórico, metodológico e prático a importância de se trabalhar o solo no ensino básico de forma didática para uma melhor compreensão dessa área além de possuir a importante função de conscientizar sobre seu uso e ocupação. Será desenvolvida uma proposta didática simples de ensino aprendizado para o uso dos professores ou futuros docentes de geografia utilizarem em suas respectivas salas de aula, com o uso de garrafas “PET” transparentes, tendo em vista a representação dos tipos de solo do Sertão de Alagoas e suas devidas caracterizações conceituais, permitindo montarem nas escolas vários perfis de solo, desde o menos desenvolvido até com o maior desenvolvimento, facilitando a explicação do professor e possibilitando o ensino pela prática além da teoria.
Inscrição:
https://forms.gle/1s9DTHVKK7vaNzr9A 
Vagas: 25

MINICURSO 01
A expansão do uso de agrotóxicos no campo brasileiro e os reflexos no semiárido

Proponentes: Karla Christiane Ribeiro Tanan (Universidade de São Paulo), Wanubya Maria Menezes da Silva (Rede Estadual de Ensino de Alagoas), Érica Franciele da Silva Lima (Universidade Federal de Alagoas) e Jefferson Araújo Nascimento (Universidade Federal de Alagoas)
Descrição: A expansão do uso de agrotóxicos no espaço agrário brasileiro é impulsionada com a aquisição do pacote tecnológico da revolução verde na década de 1970. Esse processo apresentava como característica o aumento da produção e da produtividade através do uso de insumos químicos, sementes geneticamente modificadas (transgênicos), técnicas de irrigação e máquinas agrícolas. Nesse processo de reestruturação produtiva, outros fatores também estão intrínsecos como a concentração fundiária e a redução da mão de obra. No final do século XX, a atual política do agronegócio ganha força, promovendo ainda mais o avanço do capital no espaço agrário. Nesse sentido, constrói-se um discurso ideológico de que os problemas do campo são resolvidos a partir do aumento da produção e da produtividade e não nas condições de vida da população que vive no campo. Nesse sentido, o Brasil tem liderado desde 2009, o consumo mundial de agrotóxicos e, atualmente, o país responde pelo consumo de 1/5 de todo o agrotóxico produzido no mundo. Perante essa realidade atualmente as políticas de governo não tem sido a de fiscalização e controle mais rígidos no uso de agrotóxicos, mas sim a flexibilização em ritmo acelerado. Deste modo, a proposta do minicurso é proporcionar o debate e uma reflexão critica sobre as causas e consequência do avanço do uso de agrotóxicos no campo brasileiro. Abordaremos os reflexos das políticas de flexibilização do uso de agrotóxicos e as implicações na região do semiárido, com destaque, para o território do Alto Sertão Alagoano, no qual a agricultura irrigada passa a ocorrer com maior intensidade a partir da construção do canal do sertão.
Inscrição: https://forms.gle/Afr3tC2vQydW6Rc2A 
Vagas: 25

MINICURSO 02
Análise da biodiversidade da vegetação do bioma caatinga: um estudo desenvolvido no PIBID

Proponentes: Alice Oliveira da Silva (Universidade Federal de Alagoas), Rafaella Luisa Pereira Santos (Universidade Federal de Alagoas), Thiago Bezerra dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) e Vinicius Valdir dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)
Descrição: O presente minicurso tem o intuito apresentar a bioversidade da vegetação do Bioma Caatinga, analisando sua importância para a dinâmica do bioma, relações medicinais e sociais. Neste interim faremos uma abordagem das características gerais do bioma, bem como o processo de degradação que o bioma vem sofrendo e como a vegetação ajuda no processo de reversão desse fato. Esse estudo foi realizado dentro de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Inscrição: https://forms.gle/97Wn6HNR9TZK4GP49 
Vagas: 20

MINICURSO 03 - LOTADO
O Nordeste Brasileiro no despontar do novo milênio: uma análise do espaço geográfico do semiárido
Proponente: Paul Clívilan Santos Firmino (Universidade de São Paulo)
Descrição: As discussões acerca do Nordeste e do Semiárido nordestino sempre tiveram presentes nas pautas e debates, não somente na Geografia como em diversas outras Ciências, muitas vezes tomadas e apresentadas de formas errôneas ou equivocadas, apresentando uma região homogênea, onde a seca sempre surge como característica principal, assim como região brasileira sedenta por recursos públicos. Esses foram e ainda são, em certos casos, os discursos daqueles que almejam usufruir em seus próprios benefícios das desigualdades e miséria de um povo que vive sendo marginalizado e excluído pelas imposições verticalizadas dos detentores das normas e regras que regem o sistema atual. No entanto, é preciso não se deixar guiar por discursos falaciosos acerca de uma região rica, não somente econômica como social e culturalmente diversificada, que tem apresentada na transição do século passado para este século XX uma dinamicidade significativa, principalmente em áreas tidas como de seca e miséria. Sendo assim, o presente minicurso pretende apresentar e debater a partir do espaço geográfico do semiárido, a grandiosidade e importância que a região Nordeste tem para seu povo e para o Brasil de forma geral.
Inscrição:
https://forms.gle/roh85SEmy7i3Qs7s9 
Vagas: 20

MINICURSO 04
Perspectivas decoloniais nos saberes afroindígenas

Proponente: Angela Maria Araújo Leite (Universidade Estadual de Alagoas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Descrição: Este minicurso propõe apresentar e discutir, a partir de uma perspectiva decolonial, caminhos outros para a pesquisa sobre os saberes afroindígenas. Para tanto, a desobediência sobre uma perspectiva acadêmica única é fundamental. Para tanto, utilizaremos autores como Eduardo Barcelos, Walter Mignolo, Boaventura de Souza Santos, Rodolfo Kusch, Maria Aparecida Bergamaschi, Aníbal Quijano, Patricio Guerrero Arias e Fernanda Brabo Souza.
Inscrição: https://forms.gle/ugmBMmFjXTAP4ooh8 
Vagas: 20

MINICURSO 05
Pesquisa qualitativa e o uso dos instrumentais de pesquisa

Proponentes: Patrícia Quirino Rocha (Universidade Federal de Sergipe) e Daniele Luciano Santos (Universidade Federal de Sergipe)
Descrição: A abordagem qualitativa nos dá inúmeras possibilidades de estudo dentro das diversas áreas da ciência. Nesse contexto diverso, o objetivo do minicurso é abordar as possibilidades metodológicas da pesquisa qualitativa, bem como os instrumentais de pesquisa que auxiliam na construção da pesquisa. Para tanto, destacamos a relevância do planejamento para toda e qualquer pesquisa sem, contudo, assumir uma estrutura engessada. Entendendo que o pesquisador deve estar preparado para lidar com as técnicas e os instrumentos de forma criativa e flexível, e suas adoções deve ser em consonância com o aporte teórico-metodológico e com o alcance dos objetivos da pesquisa.
Inscrição: https://forms.gle/z9cn7RdGC2umnzL68 
Vagas: 20

MINICURSO 06
The big questions in Geography: reflexões sobre grandes questões na Geografia

Proponentes: Ramon Brilhante Gonçalves Araújo Ramos (Universidade Federal de Alagoas), Erick Ruan Barros Souza (Universidade Federal de Alagoas) e Kleber Costa da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Descrição: Este curso pretende pensar sobre o que foi colocado no artigo “The Big Questions in Geography” (CUTTER; GOLLEDGE; GRAF, 2002, p.305) para refletirmos acerca de sentidos e razões das grandes questões da Geografia no nosso cotidiano. Buscamos uma oportunidade de diálogo sobre aportes teóricos e construção de sentidos metodológicos para estudantes de licenciatura em Geografia e para todos aqueles que estejam construindo planos de iniciação científica e/ou de produção de TCC´s.
Inscrição: https://forms.gle/hWJXwaTquvhctLX6A 
Vagas: 40