ST04 - Português em Uso: Pesquisas sobre Articulação de Cláusulas

Prof.ª Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ)Prof. Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ)

  • Prof.ª Dr.ª Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ)
  • Prof.  Dr. Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ)

Ementa: As pesquisas acerca dos diferentes tipos de orações e dos elementos que as encabeçam vêm evidenciando usos não considerados pela abordagem gramatical tradicional. As análises revelam o quão frutífero é o estudo da sintaxe que contempla os níveis textual, cotextual e contextual, e que identifica as relações estabelecidas entre as orações pelo resultado da articulação entre elas e não, simplesmente, pela presença de um tipo de conector. Portanto, objetivamos reunir, neste Simpósio, trabalhos que contribuam para uma descrição mais acurada da conexão e uso das cláusulas e das diversas normas de uso no que concerne aos seus conectores, a fim de alcançar generalizações explicativas sobre a sintaxe das cláusulas em Língua Portuguesa e seu ensino. Serão bem-vindas pesquisas que: abordem fenômenos relativos à predicação, complementação e adjunção em diferentes gêneros textuais; proponham um confronto entre as variedades do português ou destas em relação a outros idiomas;  investiguem sincronias passadas, com vistas a compreender os usos atuais dessas variedades; analisem relações estabelecidas entre sentenças pelo resultado da articulação de umas com as outras; problematizem questões pertinentes ao ensino dos fenômenos sintáticos, no âmbito da educação básica e superior. Pretendemos, portanto, fomentar reflexões teóricas sobre a articulação de cláusulas (coordenação, justaposição, hipotaxe, subordinação e correlação), sobre os fenômenos do desgarramento e da insubordinação, bem como sobre os usos de conectores em perspectiva sincrônica ou diacrônica, nas variedades do português, com base em corpora orais e/ou escritos, em diferentes abordagens teóricas. Acreditamos que a possibilidade de observar um fenômeno linguístico a partir de diferentes aportes teóricos contribui para o maior conhecimento da língua, suscitando uma reflexão produtiva para o avanço dos estudos linguísticos contemporâneos, cuja direção parece apontar para a necessidade de uma maior interrelação entre os níveis de análise linguística.

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