Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva

(UESB)

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (2001), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: sentidos, semântica do acontecimento, semântica, sentido e enunciação.

Prof.ª Dr.ª Amanda Heiderich Marchon

(UFES)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2007), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (Bolsista PNPD CAPES 2020-2021). É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL-UFES) da mesma universidade e líder do Grupo de Pesquisa ELUs - Estudos da Língua em Uso (UFES). Atua como pesquisadora dos seguintes grupos: Núcleo de Estudos do Português em Uso - PorUs (UFF); Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexões de Orações - CCO (UFF); Centro Interdisciplinar de Análise do Discurso - Ciad-Rio (UFRJ). É filiada aos seguintes grupos de trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL): Linguística do Texto e Análise da Conversação (GTLAC) e Descrição do Português (GTDP), sendo vice-coordenadora do último (2023-2025). É editora de seção da Revista (Con)Textos Linguísticos. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: conexão de cláusulas e conectivos sob a perspectiva do funcionalismo clássico e da abordagem construcional da gramática; argumentação e multimodalidade sob a ótica de teorias da enunciação.

Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian

(UFMG)

Professor da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Grupo de Pesquisa Tipologia e Descrição Gramatical das Línguas Naturais (TDG) certificado pelo CNPq. É licenciado em Letras (português e inglês) pela Universidade Estadual de Maringá com período de mobilidade acadêmica na Universidade da Califórnia, Berkeley. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo realizado mestrado sanduíche no Departamento de Linguística da Universidade da Califórnia, Berkeley. Os interesses de pesquisa são: o tratamento cognitivo-funcional da interface sintaxe-semântica-pragmática na descrição gramatical; descrição dos usos do português; dependências universais; ensino de gramática; a construção histórica do saber em gramáticas da tradição do português. Atualmente é coordenador do Comitê de Linguística na Graduação, da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É coordenador do Grupo de Trabalho "Linguistic Typology and Multilingual Corpus Annotation", vinculado ao Projeto "Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology (UniDive)" COST Action.

Prof. Dr. Augusto Soares da Silva

(UCP - Braga)

Doutor em Linguística pela Universidade Católica Portuguesa – Braga (1997), possui ampla experiência na área, com atuação em pesquisas e projetos voltados para o desenvolvimento e aplicação do conhecimento linguístico.

Prof.ª Dr.ª Cristiane dos Santos Namiuti

(UESB)

Mulher autista, mãe e ciclista, Cristiane Namiuti é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lotada no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB), atua como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB) e do Colegiado dos Cursos de Letras da UESB, ministrando disciplinas na área dos estudos gramaticais (sintaxe e morfologia). Também atua como orientadora de iniciação científica, mestrado e doutorado, coordenadora de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FAPESB e idealizadora/coordenadora/vice-coordenadora dos Laboratórios de Pesquisa: (i) Laboratório de Pesquisa em Sintaxe e Semântica (LAPESS); (ii) Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC); e (iii) Laboratório Virtual de Humanidades Digitais (LAVIHD). Obteve o título dr Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal (2006). Realizou pesquisa de pós-doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008-2010) e fez parte das equipes fundadoras do Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe (1998-2010), sendo bolsista da FAPESP de 1999 à 2008 (da graduação à pós-graduação). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e metodologias automáticas de busca de dados em textos escritos, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança linguística, história do português, sintaxe, linguística de corpus e humanidades digitais. Atualmente, Integra uma das equipes de pesquisa do C4AI - Centro de Inteligência Artificial da USP (FAPESP/IBM), trabalhando com a constituição de corpus para o processamento de linguagem natural em português, no âmbito do Laboratório Virtual de Humanidades Digitais - LaViHD-C4AI (http://lavihd.fflch.usp.br/lavihdc4ai).ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1451-8391Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Cristiane-Namiuti

Prof.ª Dr.ª Cristina Lopomo Defendi

(IFSP)

Doutora e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Letras - Português pela FFLCH/USP. É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo e coordenou o subprojeto PIBID Letras - campus São Paulo (editais 61/2013, 7/2018, 2/2020 e 23/2022). Atua como membro do grupos de pesquisa: "Linguagem e cognição - LinC" (USP-CNPq) e é líder do "Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP - GELIFSP" (IFSP-CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramaticalização, Mudança Linguística, Livro didático de LP, Leitura e produção textual, Ensino de Língua Portuguesa.

Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert

(FGV)

É doutor em Linguística pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em Letras, com habilitação em tradução (português e inglês), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador do Instituto Democracia em Xeque (Instituto DX), com bolsa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem participado e contribuído com grupos de pesquisa e de extensão relacionados com linguística cognitiva; metáfora no discurso; linguística computacional; linguística de corpus; análise de discurso. Tem atuado acadêmica e profissionalmente nas áreas de ensino superior; pesquisa aplicada; revisão, formatação e normalização de textos; produção e tradução de conteúdo; análise de redes sociais on-line.

Prof. Dr. Dante Lucchesi

(UFF)

Professor Titular aposentado da Universidade Federal Fluminense e Professor Visitante do Programa da Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Também é bolsista de produtividade em Pesquisa, nível 1B, do CNPq, tendo sido membro titular do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, de outubro de 2016 a julho de 2019. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português do Estado da Bahia, na UFBA. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015) Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti (2 Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: análise sociolinguística, história da linguística, contato entre línguas e história da língua portuguesa.

Prof. Dr. Diogo Pinheiro

(UFRJ)

Tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado da UFRJ, membro titular do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e um dos coordenadores do LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva). Atuou como Pesquisador Visitante na Universidade de Lancaster (Reino Unido), onde realizou estágio de pós-doutoramento. Com atuação inserida no campo da Gramática de Construções Baseada no Uso e da Linguística Cognitiva, tem se debruçado sobre a relação entre linguagem e intersubjetividade. Sua pesquisa recorre principalmente a métodos quantitativos (incluindo tanto análise de corpus quanto técnicas experimentais) para investigar, sincrônica e diacronicamente, construções gramaticais intersubjetivas.

Prof. Dr. Edvaldo Balduino Bispo

(UFRN)

Mestre (2003) e Doutor (2009) em Estudos da Linguagem pela UFRN. É Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Câmpus de Natal, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa, na graduação, e de Linguística, na pós-graduação. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), biênios 2015-2017 e 2017-2019, e o GT Descrição do Português da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), biênio 2016-2018. Realizou estágio pós-doutoral sênior em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da FAPERJ. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editor-chefe da Revista do GELNE. Líder do Grupo de Estudos Discurso Gramática/UFRN, desenvolve projetos e orienta trabalhos contemplando temas relacionados à morfossintaxe do português em perspectiva funcional e construcionista, além de questões atinentes ao ensino de língua portuguesa na Educação Básica. É coautor do livro Sintaxe da Língua Portuguesa (SEDIS-UFRN, 2023) e coorganizador dos livros Orações relativas no português brasileiro: diferentes perspectivas (EDUFF, 2014), Variação e mudança em perspectiva construcional (EDUFRN, 2018) e Pesquisas funcionalistas: da versão clássica à perspectiva centrada no uso (EDUFRN, 2021).

Prof.ª Dr.ª Edvania Gomes da Silva

(UESB)

Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Doutorado em Linguística (2006) e Mestrado em Lingüística (2004) pela mesma instituição e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Durante a Graduação, foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Atualmente, é Professora Titular/Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (CAPES / UESB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CAPES / UESB). Atua na área de Linguística, área de concentração em Análise de Discurso, com ênfase nos seguintes temas: discurso religioso; polêmica discursiva e interdiscurso; aforização.

Prof.ª Dr.ª Elisângela Gonçalves da Silva

(UESB)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB) e é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi vice-coordenadora do Colegiado dos Cursos de Letras de 10 de abril de 2017 a 11 de dezembro de 2017; coordenadora pro tempore desse Colegiado de 12 de dezembro de 2017 a 04 03 de 2018 e coordenadora efetiva desse mesmo Colegiado de 05 de março de 2018 a 05de março de 2020. Participou como co-editora do periódico Estudos da Língua(gem). É membro do "Grupo de Pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem" (UESB/CNPq), do "Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem" (GPEL/UESB/CNPq) e do "Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em Sociofuncionalismo" (UESB/CNPq). Tem experiência na área disciplinar de Linguística, com ênfase em Gramática, Linguística Histórica e Linguística de Corpus, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, português brasileiro, português medieval, oralidade e escrita. Também tem se dedicado à pesquisa em Humanidades Digitais, fazendo parte da Associação das Humanidades Digitais - AHDig (http://ahdig.org), trabalhando na construção de um corpus oral digital anotado da Região Sudoeste da Bahia.

Prof.ª Dr.ª Erotilde Pezatti

(Unesp – São José do Rio Preto)

É graduada em Letras (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e concluiu Pós-Doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pela Universidade de Amsterdam - Holanda (2005) e pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional em Lisboa - Portugal (2012). Professora Associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de São José do Rio Preto, atua na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP, na linha de pesquisa Descrição e análise funcional de língua falada e escrita, tendo sido coordenadora do Programa no período de 2013 a 2017. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994 (Atualmente, nível 1B), e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Faz parte da FDG Community e do FDG Discussion Group, ambos promovidos pela International Functional Discourse Grammar Foundation, com sede na University of Amsterdam (Amsterdam, Holanda). É associada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Foi coordenadora da Área de Linguística da FAPESP de abril de 2013 a outubro de 2020. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente no desenvolvimento de temas como: ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É autora do livro "A ordem de palavras em português", e coautora dos livros "A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência" e "As interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro: uma abordagem discursivo-funcional", e organizadora dos livros "Pesquisas em Gramática Funcional: descrição do português", "Construções subordinadas na lusofonia: uma abordagem discursivo-funcional" e "Construções coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem discursivo-funcional".

Prof. Dr. Gonçalo Fernandes

(UTAD)

Professor Catedrático de Ciências da Linguagem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Licenciado em Humanidades-Via Ensino pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva pela Universidade do Porto, Doutor em Linguística Portuguesa pela UTAD, e Agregado em Ciências da Linguagem, especialização em Linguística Portuguesa, pela UTAD, é o Diretor do Centro de Estudos em Letras (CEL) desde 2017 e investigador colaborador em redes internacionais que abrangem universidades no Japão, Brasil, Países Baixos, França e Espanha. As suas áreas fundamentais de investigação são a Historiografia Linguística Portuguesa e Latino-Portuguesa e a Linguística Missionária dos países do Padroado Real Português, em particular Angola, Moçambique, Índia, Japão, China e Vietname. A sua produção científica inclui artigos e capítulos de livros publicados por algumas das mais prestigiadas revistas e editoras mundiais, tais como a Cambridge University Press, Oxford University Press, Routledge e Taylor & Francis (Reino Unido), John Benjamins (Países Baixos), Nodus Publikationen (Alemanha) e Peeters (Bélgica). As suas responsabilidades profissionais incluem também a direção do Departamento de Letras, Artes e Comunicação (2009-2013), e alguns cursos de licenciatura, mestrados e doutoramentos, e ainda a presidência do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais (2017-2021). Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//3B1E-D970-A75A ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5312-6385

Prof.ª Dr.ª Gessilene Silveira Kanthack

(UESC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (2021). É professora (titular pleno) da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/BA. Atua no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Tem experiência na área de sintaxe e desenvolve pesquisas voltadas, particularmente, para padrões de usos que evidenciam mudança linguística na língua portuguesa.

Prof.ª Dr.ª Hebe Macedo de Carvalho

(UFC)

Professora do Departamento de Letras Vernáculas - Nível Associado IV, Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Linha de pesquisa Descrição e Análise Linguística. Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desenvolve estudos sobre a variação e mudança de categorias verbais e pronominais na fala do português brasileiro sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista.

Prof. Dr. Ivo da Costa do Rosário

(UFF)

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF) e especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu pós-doutorado em Estudos de Linguagem (UFRN). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. É o atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF (2022-2026), docente permanente e orientador no mestrado e doutorado. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É perito judicial cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Língua Portuguesa e Educação. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2024). É coordenador da comissão científica da área de Sintaxe da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.

Prof. Dr. Jorge Augusto Alvez da Silva

UESB

Professor Pleno do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor Titular Pleno das disciplinas Língua e Literaturas Latinas. Professor do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística e do Mestrado Acadêmico em Letras (ProfLetras). Doutor em Letras (Área de Concentração em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente, desenvolve estudos sobre a Sócio-história do Português do Brasil, com ênfase no Português Popular (urbano, rural, rurbano, afro-brasileiro, variedades de minorias, incluindo línguas-de-santo e de manifestações linguísticas de religiões de matriz africana). Conjuga a Teoria da Variação aos estudos filológicos. Dedica-se ainda a estudos voltados às línguas em uso. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Prof. Dr. José Carlos Azeredo

(UERJ)

Possui graduação em Lingua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Gramática da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, argumentação, análise do discurso, língua literária e ensino de português.

Prof.ª Dr.ª Jussara Abraçado

(UFF)

Jussara Abraçado é Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade científica do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva: na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra. Margarida Salomão. É editora associada da revista Gragoatá, desde 2018. É membro do Grupo de Investigação Linguagem, cognição e sociedade, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Atua na coordenação do Grupo de Pesquisa Galego e Português, que reúne pesquisadores brasileiros (da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e espanhóis (da Universidade de Santiago de Compostela), e na coordenação do Núcleo de Estudos Linguísticos sobre o português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF, USP, UFES e UESB. É também coordenadora do Projeto Gramática do Português da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados ao estudo da língua portuguesa. Desenvolve pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitiva, com ênfase na interface entre Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (inter)subjetividade, tempo e modalidade, vozes verbais e ordem de palavras.

Prof. Dr. Jurgen Alves de Souza

(UESB)

Graduado em Letras Português pela Universidade de Brasília (2007), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2017). Professor Adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde integra o quadro efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atua nas áreas de Sociolinguística, Sociofuncionalismo, Linguística Histórica e Língua Portuguesa, pesquisando sobre o uso variável de diversos aspectos morfossintáticos em variedades populares do português brasileiro e sobre o ensino de fenômenos linguísticos variáveis na educação básica.

Prof.ª Dr.ª Márcia Helena de Melo Pereira

(UESB)

Márcia Helena de Melo Pereira é doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DELL), campus de Vitória da Conquista, onde atua na graduação em Letras (Modernas e Vernáculas) e no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB). É pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem (GPEL/UESB), Grupo O Círculo de Bakhtin em diálogo (UEPB) e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEB/Unesp Assis). É membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. No campo teórico, desenvolve pesquisas sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase na subárea de Linguística de Texto, além dos seguintes assuntos: gêneros discursivos (incluindo os digitais), autoria, estilo, ensino-aprendizagem, etc. Também atua como Coordenadora da banca de correção do Projeto Lápis na Mão, iniciativa da TV Sudoeste, Bahia, afiliada da Rede Globo.

Prof.ª Dr.ª Márluce Coan

(UFC)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Pós-Doutorado em Linguística Histórica pela Universidade de Santiago de Compostela (2019-2020). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordena o grupo de pesquisa Línguas e Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica) e é pesquisadora do grupo SOCIOLIN-CE (Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista, Funcionalismo, Sociofuncionalismo e Linguística Histórica.

Prof.ª Dr.ª Maria Alice Tavares

(UFRN)

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística (área de concentração: Sociolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com um período de estágio na Carnegie Mellon University (EUA), em 2001. Pesquisas com ênfase em variação discursivo-pragmática, sociolinguística comparativa, socioestilística, gêneros e sequências textuais produzidos em entrevistas sociolinguísticas.

Prof.ª Dr.ª Maria Célia Lima-Hernandes

(USP)

Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora (Ano Sabático 2024-2025) do Instituto de Estudos Avançados - IEA-USP. Orientadora de Mestrado do Programa de Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE). Orientadora de Iniciação Científica e supervisora de pós-doutorandos no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas-FFLCH. Orientadora de doutorandos e supervisora de Pós-doutorandos junto ao Programa Interdisciplinar Integração da América Latina (PROLAM-USP). Pesquisadora PQ Processo: 302772/2018-9. Coordenadora do Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição estudo contrastivo, em parceria com o Instituto de Psicologia, Instituto de Física, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Laboratório de Ressonância Magnética do Hospital das Clínicas (USP), LARAMARA, instituto Luiz Braille de Jundiaí. Pós-doutorada pela Universidade de Macau (China, 2010-2011, com bolsa CAPES, sob tutoria de Alan Baxter), Estágio de Pesquisa em 2015-2016, com Bolsa FAPESP, na Universidade de Macau, sob a supervisão de Maria José Grosso. Doutora pela Unicamp (orientação de Maria Luiza Braga) em Linguística Teórica (Linguística Histórica, com qualificações em Linguística Antropológica e Sociolinguística). Mestre pela USP (orientação de Angela Rodrigues) em Filologia e Língua Portuguesa, com bolsa CNPq [Processo: 135207/1996-7] de 03/1998 a 08/1998 e Mestre em Neurociências (Universidad Europea Miguel de Cervantes - IAEU - Espanha) em 2016. Especialista em Gramática (Lato Sensu - S.Judas Tadeu), graduada pela FEC-ABC (Letras-Inglês) e São Judas Tadeu (Letras-Francês). Foi professora visitante em: Universidad de la Republica (Uruguai) em 2010; Sichuan University of Foreign Studies (China) em 2015; Universitè de Lille (França) em 2019; e na Universidade de Évora (2021). Estudiosa de temas relacionados ao contato intercultural num viés da cognição e da linguagem em áreas fronteiriças do conhecimento. Líder do grupo de pesquisa "Linguagem e Cognição" (LinC-USP) com produção destacada no estudo das relações entre usos linguísticos e processos cognitivos. Participa como pesquisadora-membro de: Grupo de Pesquisa multinacional "LP no Mundo", Português em Uso (PORUS/UFF). Associada da Linguistic Society of America, da Associação Brasileira de Linguística, da ALFAL, da AOTP e da Associação Internacional de Linguística Portuguesa, da qual foi segunda secretária (de 2010-2014 com gestão na RAEM-China), primeira secretária (2015-2018) e vice-presidente (2020-2025) com sede em Portugal). Ciência ID 8F18-6F10-B3B6.

Prof.ª Dr.ª Maria Helena Dias Rebelo

(UMa)

Sendo licenciada e mestre pela Universidade de Coimbra, Helena Rebelo é, desde 1998, docente na Universidade da Madeira. Realizou uma qualificação em Ciências da Educação na Universidade Aberta. Doutorou-se em Linguística Portuguesa, na Universidade da Madeira, e desenvolveu um pós-doutoramento, na Universidade de Aveiro. Dedica-se aos Estudos Linguísticos, estando ligada ao Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, mais precisamente ao Grupo de Estudo da Variação Linguística, nomeadamente ao AMPER - Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico, e ao Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, no Grupo de Estudos da Paisagem. É membro de diversas associações, incluindo a Associação Internacional de Lusitanistas (com a coordenação do congresso da Madeira em 2008), e tem participado em múltiplos encontros científicos. Publica regularmente, sendo colaboradora da revista ET AL. da Associação Académica da Universidade da Madeira. Foi uma das vencedoras do Prémio Maria Aurora da Câmara Municipal do Funchal de 2017 e dirige o Mestrado em Estudos Regionais e Locais da UMa desde 2019.

Publicações: http://orcid.org/0000-0002-8345-9436

Prof.ª Dr.ª Maria João Marçalo

(EUVORA)

Possui doutorado em Linguística pela Universidade de Évora (2005). Pós doutorado pela Carneggie Mellon University (USA, 2009). Provas de Agregação em Linguística, Universidade de Évora, 2012, Mestrado em Linguística Portuguesa, Universidade de Évora (1992) Graduação em Línguas e Literaturas Modernas, Português/ Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1983-1987). Docente na Universidade de Évora, Portugal. Idealizadora e criadora, com Maria Célia Lima Hérnandes do evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Participou na organização do I e do II SIMELP (São Paulo USP, e Évora, UÉvora). É diretora do Doutoramento em Linguística na Universidade de Évora desde 2014 e vice-presidente da Associação Internacional de Linguística do Português desde 2017.

Prof.ª Dr.ª Marli Quadros

(USP)

Marli Quadros Leite é Professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, nos programas de graduação e de pós-graduação, na Universidade de São Paulo, pesquisadora da Biblioteca Guita e Mindlin (BBM USP) e pesquisadora associada do Laboratoire dHistoire Théories des Linguistiques (HTL), Paris. Tem mestrado (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela University of Pennsylvania (EUA) em 1999/2000; pela Université de Paris VII, Denis Diderot, no ano acadêmico 2000/2001 (Projeto CAPES/COFECUB/USP); Estágio Sênior (período avançado de pesquisa) na Université de Paris VII, Denis Diderot, no período de 2017/2018 (CAPES). É líder de dois Grupos de Trabalho (CNPq): Gramáticas: história, descrição e discurso e Projeto NURC/SP-Núcleo USP, no qual atuou na coordenação sua juntamente com o Prof. Dr. Dino Preti e hoje é a coordenadora do Projeto. É coordenadora de um acordo de cooperação internacional da USP com a Université de Paris VII, Denis Diderot (desde 2005). É autora de livros, capítulos e artigos que versam sobre temas científicos e didáticos. Atualmente é Pró-Reitora de Cultura e e Extensão Universitária da USP e foi Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: historia das ideias linguísticas, norma e uso linguísticos, discurso, texto, oralidade e escrita. Está atuando como Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária (gestão 2022-2025).

Prof.ª Dr.ª Mariangela Rios de Oliveira

(UFF)

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) no biênio 2015-2017 e membro do Conselho Deliberativo da entidade de 2018 a 2021. É sócia honorária da ABRALIN e coordenadora do Grupo de Estudos "Discurso Gramática- UFF". É bolsista PQ 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Foi chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF em três gestões e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem em duas gestões. Ex-coordenadora do GT Descrição do Português da ANPOLL nos biênios 2012-2013 e 2014-2015. Foi editora-chefe da Revista Gragoatá de 2006 a 2016. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/ Faculdade de Formação de Professore, de 2019 a 2021, e professora vistante do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP, no ano de 2023. Atual Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingustica, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe e advérbios.

Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer

(UERJ)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Preto), e cursou ainda o doutorado sanduíche na Erfurt Universität (Erfurt-Alemanha), na área de Linguística, sob a orientação do Prof. Dr. Christian Lehmann. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciado em Letras-Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Está realizando estágio Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob a supervisão de Marcia dos Santos Machado Vieira (2024-2025). Atualmente é professor associado de linguística - 40 horas com dedicação exclusiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Formação de Professores. Foi Coordenador Geral do PPLIN - Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (Stricto Sensu) - gestão (2016-2018/2018-2020) e Chefe do Departamento de Letras (2015-2016) da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) - São Gonçalo/RJ. Foi professor do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG) de 2011-2013. É membro (pesquisador) do Grupo de Estudos Discurso Gramática (UFRJ) e do Grupo de Pesquisas Estudos Sociofuncionalistas - (UFMS) e juntamente com Manuela Correia de Oliveira (UERJ) lidera o Grupo de Pesquisa "Gramática de Construções e Interfaces Linguísticas" (UERJ/UFF/IFRJ/UFRR/UESB). Juntamente com Marcia dos Santos Machado Vieira coordenou o GT-Sociolinguística da ANPOLL (2018-2021). Foi membro do Conselho (Estudos Linguísticos) da ANPOLL (2018-2020) e foi Coordenador da Comissão - Linguística e Cognição - da Abralin (2020-2021). Foi membro do Corpo de Embaixadores da Olimpíada Brasileira de Linguística. Exerceu a função de Vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (2021-2023). Coordenador do Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS/UERJ). Atua na área de docência e pesquisa (graduação e pós-graduação) em: teoria linguística e análise linguística; língua portuguesa. Áreas de interesse: Gramática de Construções; Modelos Baseados no Uso; Linguística Cognitiva; Sociolinguística; Transtorno do Espectro Autista. https://www.researchgate.net/profile/Marcos_Luiz_Wiedemer

Prof. Dr. Monclar G. Lopes

(UFF)

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É coordenador do Curso de Letras (Licenciaturas) da Universidade Federal Fluminense e da disciplina "Introdução à Semântica" do Curso de Letras da Fundação Cecierj. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos DG-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF). Coordena o Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL (Biênio 2024-2025). É autor de artigos publicados em revistas especializadas, materiais didáticos para EAD, livros e capítulos de livros. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso e Ensino de Língua Portuguesa. Site profissional: https://www.professores.uff.br/monclarlopes/

Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Soares Santos

(Universidade de Santiago - Cabo Verde)

Atualmente é pesquisadora integrante do projeto "Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição - estudo contrastivo", financiado pelo CNPq, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Este projeto investiga a aplicação de recursos inferenciais em contextos de metáfora situada e audiodescrição, com o objetivo de entender melhor como esses recursos são processados e compreendidos. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu seu doutorado em Letras. Obteve um segundo doutorado em Linguística pela Universidade de Évora (UÉvora), Portugal, em um convênio de dupla titulação com a USP. Graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), concluiu a graduação em Letras Português-Vernáculas em 2006 e o mestrado em 2012, especializando-se em Língua Portuguesa pela Faculdade Pio X em 2010. Durante seu mestrado, trabalhou com políticas públicas para alfabetização e letramento, avaliando a aplicação da Provinha Brasil e as concepções linguísticas subjacentes. Em seu doutorado, concentrou-se na influência da música na linguagem de idosos brasileiros e portugueses com doença de Alzheimer, focando em Linguística Cognitiva e Consciência Linguística. No seu pós-doutorado, dedicou-se a estudos sobre o Português como Língua de Herança, investigando se a variedade linguística de estudantes brasileiros em Portugal pode ser considerada um fenômeno de Língua de Herança. Atuou como docente no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe, lecionando disciplinas focadas em Língua Portuguesa, Produção Textual e Linguística, de 2008 a 2013. Atuou como coordenadora de Tutoria do Curso de Letras Português do CESAD - Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe, entre 2014 e 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação e Extensão na área de Ciências da Linguagem da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2015 a 2021) e da Faculdade São Luís de França (2012 a 2014). É membro do Grupo de Pesquisa LinC - Linguagem e Cognição, coordenado pela Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes na USP, e faz parte da Associação Internacional de Linguística do Português. Foi presidente da VIII edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp) em 2022.

Prof.ª Dr.ª Nilza Barrozo Dias

(UFF)

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga. Cursou um ano do doutorado na University of Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Thompson. Fez Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal, sob supervisão do Professor Doutor Augusto Soares, Semântica Cognitiva. Desenvolveu trabalho junto à Universidade de Goiás e Universidad del Salermo, sob a supervisão da Prof Vânia Casseb-Galvão. É, atualmente, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no ensino de Graduação e de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em: Funcionalismo; Linguística Baseada no Uso; Semântica Cognitiva e Sociolinguística Interacional versus gramática de base funcionalista. Possui inúmeros trabalhos publicados na área.

Prof. Dr. Paulo Henrique Duque

(UFRN)

Possui graduação em Letras: Português-Inglês e respectivas literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Valença-RJ (CESVA), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem. Suas pesquisas e publicações científicas focam na abordagem ecocognitiva da linguagem, destacando a integração organismo-ambiente (físico e social) na construção de sentidos e o papel fundamental da linguagem nesse processo. Seus estudos focam na complexa relação entre informação ecológica, convenções sociais e ações coordenadas no mundo. É coautor do livro "Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências" e coorganizador do livro "Cognição e Práticas Discursivas". Tem interesse em temas que entrelaçam cognição e linguagem, incluindo jogos de linguagem e formas de vida.

Prof. Dr. Paulo Osório

(Universidade Aberta – Portugal)

Paulo Osório é Professor Catedrático de Linguística da Universidade Aberta. Depois de uma breve passagem pelo Ensino Secundário e Politécnico, possui uma carreira universitária com mais de duas décadas, iniciada em 1999, na Universidade da Beira Interior (UBI). Licenciado em Humanidades (Português, Latim e Grego) pela Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa (1994) e Mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1998), prestou, em 2002, as suas provas de Doutoramento e, em 2009, as de Agregação, na UBI, chegando a Professor Catedrático de Linguística Portuguesa, na referida instituição, por concurso internacional, em abril de 2021. Desenvolve investigação em Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa, Variação do Português (com foco no Português Europeu, Português do Brasil e Português de Angola) e em Português Língua Não Materna. Nesses domínios, tem orientado inúmeras dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento, bem como vários projetos de pós-doutoramento. Tem lecionado cursos de curta duração e profere regularmente conferências em vários países (destacando-se Brasil, Espanha, Polónia, Macau, Alemanha, Cabo Verde, Angola, Venezuela, EUA, França, Reino Unido, Itália, entre muitos outros) e é autor de diversos livros, capítulos de livros e de artigos, integrando, também, o Comité Científico de revistas internacionais no âmbito das suas especialidades. É membro de organizações científicas internacionais e nacionais da área, tendo presidido à Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) entre 2014-2017. É Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Filologia e membro da Direção da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina). É perito da A3ES, tendo igualmente participado em painéis de avaliação da FCT.

Prof.ª Dr.ª Renata Barbosa Vicente

(UFRPE)

Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de pós-graduação acadêmico PROGEL na Linha 1 - Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas. É doutora e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade - LINCS na FFLCH-USP e vem atuando no projeto guarda-chuva Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição? estudo contrastivo, junto à equipe interdisciplinar. É líder do grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição ? LATEC com produção destacada no campo da Cognição. Dedica-se aos estudos de cognição e linguagem, tendo interesse em neurociência, pesquisando temas sobre inputs e outputs provocados pelos gatilhos mentais, sobre memória e Alzheimer. Tem grande interesse pela pesquisa-ação e coordena projeto de extensão para a terceira idade (melhor idade). Orienta trabalhos interdisciplinares no âmbito do letramento digital e tecnologia digital a favor da leitura e escrita. Foi presidente evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP (2019)

Prof. Dr. Samuel Figueira Cardoso

(Universidade de Varsóvia)

Samuel Figueira-Cardoso é docente de linguística e português como língua estrangeira (PLE) no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Varsóvia. Doutor em Linguística pela Universidade de Varsóvia. Mestre em Letras Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, título reconhecido pela Universidade de São Paulo - Mestre em Filologia e Língua Portuguesa. É licenciado em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Oeste do Pará e em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade do Algarve, Portugal. Seus interesses de pesquisa incluem ensino e aprendizagem de língua portuguesa como língua estrangeira/adicional, linguística textual, sociolinguística e análise da conversação. Também tem interesse nas línguas e culturas indígenas brasileiras. É vice-coordenador do IANDÉ Brazilian Languages and Cultures Research Group (Grupo de Pesquisa em Línguas e Culturas Brasileiras), vinculado à Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Varsóvia. Tem dois livros editados em colaboração, publicados pela editora do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, University of Warsaw Press e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi congressista na Harvard University, Jagiellonian University, Adam Mickiewicz University, Universidad de Sevilla, Universidad Complutense de Madrid, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Maranhão e outras universidades de prestígio nacional e internacional. Foi Visiting Scholar na Indiana University, Bloomington USA, em Agosto de 2022. Já participou de programas de estudos e projetos de pesquisa financiados pelo governo brasileiro (PIBIC-Jr/FAPESP/UFPA; Programa de Licenciatura Internacionais/CAPES, PIBIB - UFOPA) e pela Comissão Europeia, Programa EuroInkaNet (Europe and Latin America Sustainable Innovation and Knowledge Academic Network, Erasmus Mundus) Universidade do Porto, coordenado pela Manchester Metropolitan University.

Prof. Dr. Sávio André de Souza Cavalcante

(UECE)

Doutor e Mestre em Linguística, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (PPGL/UFC), em que também foi representante discente dos alunos do Doutorado em Linguística (2017-2019). Graduado no Curso de Letras - Português, com habilitação em Língua Espanhola, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do curso de Letras - Espanhol, do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (POSLA) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto UFC Virtual / Universidade Aberta do Brasil, nos cursos de graduação em Letras-Português e Letras-Espanhol, na modalidade a distância. Foi professor de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa Funcionalismo, Texto e Ensino (FUNCIONAL - UECE) e pesquisador nos grupos de pesquisa Discurso e Gramática (DG - UFRN) e Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF-UFC). Seu perfil científico volta-se à Análise e Descrição Linguística, com especificidade em articulação de orações e usos de conectores na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Atua, também, como parte do corpo editorial da Revista Entrepalavras: Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Prof.ª Dr.ª Sandra Bernardo

(UERJ)

Graduada em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva e lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição - Neluc.

Prof.ª Dr.ª Solange Vereza

(UFF)

Possui Licenciatura em Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, atuando e publicando, principalmente, nos seguintes campos: metáfora, argumentação e leitura. É professora Titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, ministrando cursos e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou o GT Linguística e Cognição da ANPOLL.

Prof.ª Dr.ª Tânia Saliés

(UERJ)

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Letras - Oklahoma State University (1994) e doutorado em Letras - Oklahoma State University (1997). Atualmente é professora titular de Linguística do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLILP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua na área de Estudos Linguísticos com ênfase em Linguística Cognitiva Aplicada. Seus interesses de pesquisa incluem a análise do discurso em múltiplos contextos de uso, inclusive os digitais; o ensino-aprendizagem de línguas adicionais e do Português como Língua de Herança (PLH) sob a ótica sociocognitiva-discursiva e crítica. Entre outros títulos, é autora do livro Linguística da Internet (2013) e Linguística Cognitiva Aplicada (2020). Lidera o grupo de pesquisa Linguagens e Práticas Sociais na Comunicação Mediada por Mídias Digitais e participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho da PUC-Rio.


 

Prof. Dr. Thiago de Oliveira Laurentino

(UFRJ)

Bacharel e Licenciado em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre (2014) e Doutor (2018) em Letras Vernáculas (área de concentração: Língua Portuguesa) pela mesma instituição. Professor Adjunto (nível C-2) do Departamento de Letras Vernáculas (Setor de Língua Portuguesa) da UFRJ. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Linguística e em Letras Vernáculas da UFRJ. Coordenador do Projeto de Extensão Metodologias ativas no ensino de Linguagens - da teoria à prática. Membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL e associado da ABRALIN. Coautor do livro Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval, publicado pela Parábola Editorial (2018). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Linguística Histórica e Língua Portuguesa. Atualmente, tem investigado os seguintes temas: a percepção sociolinguística de fenômenos morfossintáticos do português e insubordinação de orações na história do português.

Prof.ª Dr.ª Valéria Viana Sousa

(UESB)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), possui especialização em Língua Portuguesa pelo PREPES/PUC - MG (2001) e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008). É professora titular da Area de Língua Portuguesa e Linguística (ALPL), no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB desde 1996. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Funcionalismo/Gramaticalização, Sociofuncionalismo e Linguística Funcional Centrada no Uso. Coordena o projeto de pesquisa "Estudos de Fenômenos Linguísticos na Perspectiva Funcionalista a partir da descrição e análise de corpus da comunidade de fala de Vitória da Conquista" e é líder do Grupo de Estudos em Linguística Histórica e em (Sócio) Funcionalismo - CNPq. E membro do Núcleo de Estudos Linguísticos sobre o Português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF,USP, UFES.https://orcid.org/0000-0002-8243-9281

Prof.ª Dr.ª Vera Pacheco

(UESB)

Possui graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pósdoutorado pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Prof.ª Dr.ª Violeta Rodrigues

(UFRJ)

Possui graduação em Português-Literaturas (1990), Especialização em Literatura Infanto-Juvenil (1991), Mestrado em Letras Vernáculas (1994) e Doutorado em Letras Vernáculas (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio Pós-Doutoral (de 01 de agosto 2012 a 10 de abril de 2013 e de 07 de março a 07 de dezembro de 2019) sob supervisão da Professora Doutora Maria Beatriz Nascimento Decat (FALE / POS-LIN / UFMG). É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrando o quadro de docentes permanentes do Departamento de Letras Vernáculas - Setor de Língua Portuguesa -, atuando nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Sintaxe (Processos sintáticos: Subordinação, Coordenação, Correlação, Justaposição); Funcionalismo (Gramaticalização de conectores; Desgarramento e insubordinação de cláusulas), Ensino de Língua Portuguesa e Redação (correção e avaliação). Atualmente exerce a função de Diretoria Adjunta de Pós Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ. É líder do Grupo de Estudos em Conexão e Insubordinação de Cláusulas (GECIC), que se originou dos Projetos desenvolvidos pela pesquisadora, que podem ser acessados em combinacaodeclausulas.webnode.com.br e articulacaodeclausulas.webnode.com

Prof. Dr. Wendel Silva dos Santos

(UFMA)

É mestre (2015) e doutor (2020) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Graduado em Letras, habilitação Português/Inglês, pela Universidade Federal do Maranhão (2011). É professor do Departamento de Letras da UFMA e dos Programas de Pós-Graduação em Letras de Bacabal (PPGLB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PG-Letras). Está como Coordenador de Parcerias Internacionais (CPI) na Diretoria de Relações Internacionais (DRI/AGEUFMA) da UFMA. Vem se dedicando ao estudo da descrição, avaliação e percepção da variedade sociolinguística do português maranhense, em seus diferentes níveis de análise linguística.

Prof. Dr. Xiang Zhang

(Universidade Politécnica de Macau)

Possui licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (2017) pela Universidade Jiaotong de Lanzhou, mestrado em Letras - Língua Portuguesa e Estudos Interculturais - Linguística Aplicada (2019) pela Universidade de Macau (UM) e doutorado em Letras - Filologia e Língua Portuguesa (2022) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor assistente na Universidade Politécnica de Macau, onde atua nos cursos de Licenciatura em Tradução/Interpretação Chinês-Português/Português-Chinês, Licenciatura em Português e Mestrado em Tradução/Interpretação Chinês-Português. Tem experiência na área de Linguística, Linguística Aplicada e Estudos de Tradução, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nas seguintes temas: processo cognitivo da tradução Chinês-Português, interfaces entre pragmática e competência em tradução, ensino-aprendizagem de línguas adicionais e de herança, como português e chinês, na China, em Macau e no Brasil, respectivamente. Desde 2019, integra o grupo de pesquisa "Linguagem e Cognição" - USP, liderado pela profa. Maria Célia Lima-Hernandes e é pesquisador convidado no Instituto de Estudos sobre os Países de Língua Portuguesa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, China.