SIMPÓSIOS TEMÁTICOS PRESENCIAIS



 

ST01 - Português em Uso: História das Ideias Linguísticas 

Prof.ª Dr.ª Marli QuadrosProf.ª Dr.ª Maria João Marçalo

Coordenação:

  • Profa. Dra. Marli Quadros Leite
  • Profa. Dra. Maria João Marçalo

Ementa: Este simpósio temático visa ser um espaço de debate e investigação, convocando os linguistas pesquisadores que se ocupam em observar e descrever como, ao longo da vida da humanidade, as questões linguísticas foram pensadas, quais as ideias predominantes nas obras publicadas em diferentes ambientes socio-culturais e políticos. Sendo central a observação das obras gramaticais, nas suas vertentes normativa e descritiva, neste simpósio dar-se-á lugar a investigações sobre outros documentos de carácter pluridisciplinar, como cartas particulares, inventários, testamentos, jornais, etc, que permitam contextualizar historicamente o florescer de determinadas ideias e pressupostos teórico-metodológicos. Não podemos ignorar, na esteira de Auroux, que a história das ideias linguísticas é feita de interações e desenvolvimentos, como é demonstrado pela concepção das partes do discurso herdada da Grécia.

 

 


ST02 - Português em Uso: Abordagem Funcional-Cognitiva

Prof.ª Dr.ª Nilza Barrozo Dias (UFF) Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian (UFMG)Prof.ª Dr.ª Erotilde Pezatti (Unesp – São José do Rio Preto)

 Coordenação: 

  • Prof.ª Dr.ª Nilza Barrozo Dias (UFF)
  • Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian (UFMG)
  • Prof.ª Dr.ª Erotilde Pezatti (Unesp – São José do Rio Preto).

Ementa: O Funcionalismo considera que a forma de enunciados não é vista de modo independente de suas funções, por isso, entende-se que a gramática deva compreender o estudo da forma, do significado e do uso. No estudo das línguas, observa-se que há uma integração entre a organização gramatical das línguas naturais e a teoria global de interação social. Este simpósio, portanto, abarcará resultados de pesquisa que envolvem o Funcionalismo como um sistema de modos de expressão com propósitos definidos em uma situação de uso; um sistema voltado mais para o discurso e a interação, cada um tendo sua própria padronização, interagindo e influenciando-se profundamente em todos os níveis; como a proposta da Linguística Baseada no Uso, que pressupõe o Funcionalismo e os domínios cognitivos, cujos padrões linguísticos se constroem pela repetição de padrões na interação verbal, ampliando as redes compartilhadas, entre outras possibilidades. São, portanto, pontos centrais deste Simpósio trabalhos que abordam o uso de construções gramaticais; o significado versus a forma; o social em relação ao uso individual, as estruturas conceptuais; as redes expandidas e outras acepções que estejam associadas aos modelos que se apoiam no uso.

 


ST03 - Português em Uso: Funcionalismo e Ensino

Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/CNPq/Faperj)Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC/PPGL/PROFLETRAS)

Coordenação:

  • Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/CNPq/Faperj)
  • Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC/PPGL/PROFLETRAS)

Ementa: Nos últimos anos, observa-se um avanço significativo nas abordagens de ensino de língua portuguesa, que têm superado a visão estrutural da gramática para incorporar perspectivas que articulam forma, função, uso e interação social (são exemplos, Travaglia, 2003; Neves, 2003, 2017; Antunes, 2014; Martins; Vieira; Tavares, 2014; Casseb-Galvão; Neves, 2017; Faraco, 2017; Vieira, 2018; Vieira; Brandão, 2018; Wiedemer; Oliveira, 2021, 2022; Neves; Coneglian, 2023; Linhares; Viana; Kanthack, 2024; dentre outros). O foco deslocou-se para uma perspectiva que valoriza o funcionamento da linguagem em uso, considerando o contexto, a produção de sentidos e a interação social. Como consequência, a análise gramatical não pode ser dissociada dos usos linguísticos, pois é no discurso que os recursos expressivos ganham sentido e funcionalidade. Nessa direção, os documentos curriculares recentes, como a BNCC (2018), orientam práticas pedagógicas que articulem múltiplas linguagens e promovam abordagens mais críticas da língua e do discurso. As práticas de leitura, escrita e análise passaram a ter papel central no ensino, e a gramática, por sua vez, é abordada de forma integrada à produção de significados, respeitando as condições de uso da língua em diferentes contextos. Além disso, a expansão da cultura digital e das novas tecnologias impacta diretamente as práticas comunicativas e demanda um ensino atento aos diferentes formatos textuais e às dinâmicas da informação. O consumo e a produção de discursos em ambientes digitais impõem desafios que vão desde a interpretação crítica de conteúdos até a verificação da credibilidade das informações (Aguiar; Carvalho, 2024). Questões como a propagação de desinformação e o uso de ferramentas de inteligência artificial tornam essencial o desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes não apenas compreender, mas também atuar de forma ética e reflexiva no universo digital. Diante desse panorama, neste simpósio, convidamos pesquisadores e professores a debaterem trabalhos que dialoguem com a perspectiva funcionalista e outras abordagens interdisciplinares, propondo discussões/práticas e/ou relatos de experiências que evidenciem a relação entre ensino de língua, tecnologias e práticas discursivas contemporâneas.

 


ST04 - Português em Uso: Abordagem Cognitiva

Coordenação:

  • Prof.ª Dr.ª Jussara Abraçado (UFF)
  • Prof.ª Dr.ª Maíra Avelar (UESB)
  • Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN)

Ementa: Este simpósio tem por objetivo  criar um espaço destinado à socialização de pesquisas pautadas em fenômenos que envolvam uma ou mais variedades do português em uso.  Ao conceber  a cognição como culturalmente engajada, a Linguística Cognitiva  ampliou seus campos de atuação tanto em nível teórico quanto metodológico, descritivo, analítico, experimental e de aplicação. Com base no princípio de que a linguagem é regida por processos cognitivos de domínio geral e, portanto, não exclusivamente linguísticos, este simpósio pretende  ser palco para apresentação e discussão de resultados de estudos que se baseiem em análise de dados extraídos de uma ou mais variedade do português em uso e que abordem aspectos de natureza cognitiva, social, discursiva, histórica e semântico-pragmática na explicação dos fenômenos em análise. Considerando-se que o indivíduo necessariamente imprime à fala sua identidade sociocultural, no tempo e no espaço, e que as condições de interação e as necessidades discursivas, mediadas pela cognição, influenciam a gramática de uma língua, são bem-vindas pesquisas desenvolvidas sob o viés da Linguística Cognitiva, da Sociolinguística Cognitiva e de outras correntes que com a Linguística Cognitiva estabelecem interface, na esteira de autores como Langacker (2006, 1991,1987),  Fauconnier &Turner (2003), Fauconnier (1999), Lakoff (1990, 1987), Geeraerts (2005), Silva & Kristiansen (2009),  entre outros.  Nesse viés, são convidados a participar do presente simpósio trabalhos que se proponham a (i) examinar processos de mudança em uma ou mais variedades do português em uso; (ii) discutir questões relacionadas ao português como língua pluricêntrica, (ii) relacionar (inter)subjetificação a processos de mudança linguística; e (iii) incitar estudos preocupados em discutir e aprofundar o conhecimento acerca da relação entre cognição e sociedade,  variação e cognição.

 

 


ST05 - Português em Uso: Abordagem Construcionista da Gramática

Prof. Dr. Diogo Pinheiro (UFRJ)Prof.ª Dr.ª Amanda Heiderich Marchon (UFES)

Coordenação:

  • Prof. Dr. Diogo Pinheiro (UFRJ)
  • Prof.ª Dr.ª Amanda Heiderich Marchon (UFES)

Ementa: A Gramática de Construções Baseada no Uso (GCBU), vertente de orientação cognitivo-funcional da Gramática Construções, pode ser definida a partir de três princípios fundamentais, quais sejam: (i) o conhecimento linguístico do falante tem a forma de um inventário de construções gramaticais interconectadas, que podem ser combinadas entre si; (ii) esse conhecimento é moldado e permanentemente impactado pela experiência linguística do falante (isto é, pelo uso); e (iii) esse conhecimento depende de mecanismos de funcionamento que operam na cognição geral (isto é, não linguística). Neste simpósio, serão aceitos trabalhos que, alinhados ao espírito da GCBU, considerem a inter-relação entre conhecimento linguístico, experiência linguística (uso) e cognição (ou pelo menos dois dos elementos dessa tríade). Nesse sentido, são bem-vindos, entre outros, estudos que se qualifiquem como (i) descrições sincrônicas de construções ou família de construções particulares; (ii) descrições do processo de emergência e/ou mudança de construções ou família de construções particulares; (iii) análises contrastivas, voltadas para a comparação entre construções de línguas distintas; (iv) análises de corpus ou experimentais  voltadas para a elucidação do funcionamento de fatores associados à experiência linguística do falante (frequência token, frequência type, variabilidade do input, etc.) ou de mecanismos cognitivos de domínio geral (analogia, esquematização chunking, etc) que afetem o conhecimento linguístico; (v) reflexões acerca de questões teórico-conceituais relevantes para a superação de obstáculos enfrentados atualmente pela GCBU, a fim de contribuir para seu avanço como modelo de representação do conhecimento linguístico; e (vi) propostas de aplicação da GCBU a áreas como ensino de línguas e tradução, dentre outras.

 


ST06 - Português em Uso: Abordagem Sociolinguística

Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva (UESB/PPGLin)Prof. Jurgen Alves de Souza (UESB/ProfLetras)

Coordenação:

  • Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva (UESB/PPGLin)
  • Prof. Dr. Jurgen Alves de Souza (UESB/ProfLetras)

Ementa: Este simpósio temático tem como objetivo reunir pesquisas relacionadas ao português em uso que se amparem na Sociolinguística Variacionista, na Sociolinguística Histórica ou na Sociolinguística Educacional, a fim de difundir estudos sobre os diferentes usos da língua em diversos contextos, sobre os processos de variação e mudança linguística que ocorreram ao longo do tempo e sobre o tratamento de fenômenos variáveis no ensino de língua materna. Sob a ótica da Sociolinguística Variacionista, é possível notar a heterogeneidade, a variabilidade e sistematicidade da língua por meio do leque de variantes utilizadas por seus falantes para expressar a mesma informação, evidenciando, assim, a grande diversidade linguística do português em uso. Por sua vez, sob a ótica da Sociolinguística Histórica, é possível notar os processos de variação e mudança linguística ocorridos no passado por meio de registros escritos da língua em épocas anteriores, permitindo, assim, o conhecimento de estágios pretéritos e da consequente evolução do português em uso. Já sob a ótica da Sociolinguística Educacional, é possível notar a importância do acesso de estudantes da educação básica às diversas formas de uso da língua por meio da abordagem de fenômenos variáveis no ensino da língua portuguesa, fomentando, assim, o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade linguística do português em uso. Diante disso, serão aceitos trabalhos que apresentem: 1) análise sincrônica de fenômenos variáveis, evidenciando os processos de variação que caracterizam o português em uso atualmente; 2) análise diacrônica de fenômenos variáveis, demonstrando os processos de mudança pelos quais o português em uso passou ao longo do tempo; 3) análise do tratamento dado aos fenômenos variáveis nas aulas de língua portuguesa da educação básica, propondo ações interventivas ou relatos de experiência acerca do ensino adequado do português em uso.

 


ST07 - Português em Uso: Estudos Gramaticais

Prof.ª Dr.ª Vera Pacheco (UESB)Prof.ª Dr.ª Elisângela Gonçalves da Silva (UESB)Prof.ª Dr.ª Cristiane dos Santos Namiuti (UESB)

Coordenação:

  • Prof.ª Dr.ª Vera Pacheco (UESB)
  • Prof.ª Dr.ª Elisângela Gonçalves da Silva (UESB)
  • Prof.ª Dr.ª Cristiane dos Santos Namiuti (UESB)

Ementa: Colocações de diferentes estruturas fonológicas, morfológicas ou sintáticas podem revelar importantes funcionamentos da língua em uso. A preferência  de uma unidade sonora em lugar de outra, a escolha de uma regência verbal ou nominal em substituição a outras possibilidades, ou, ainda, o uso de uma construção sintática com mais frequência que outras da língua, por exemplo,  revelam a sua riqueza estrutural e funcional. Assim, partindo do pressuposto de que uma língua possui diferentes estruturas com implicações em seus usos, este simpósio agrega pesquisas que trazem para discussão a língua em uso em seu aspecto fonético-fonológico, ou morfológico, ou sintático e suas interfaces em diferentes perspectivas teóricas.

 


ST08 - Português em uso: semântica, texto e discurso.

Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva (UESB)Prof.ª Dr.ª Edvania Gomes da Silva (UESB) Prof.ª Dr.ª Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)

Coordenação: 

  • Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva (UESB)
  • Prof.ª Dr.ª Edvania Gomes da Silva (UESB) 
  • Prof.ª Dr.ª Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)

Ementa: O presente simpósio abre espaço para agregar trabalhos que investiguem a linguagem em uso, focalizando precipuamente os empregos linguísticos concretos, em contexto sócio-histórico, tendo em vista a interface da Linguística do Texto, da Semântica e da Análise de Discurso. 1) A respeito do texto, voltamos nossa atenção para trabalhos que o investigue como enunciado multimodal completo, único e irrepetível, que se conclui como unidade de comunicação e que é reconhecível por sua unidade de coerência; e trabalhos que investiguem o texto em ações de ensino-aprendizagem, para atender às demandas educacionais da sociedade contemporânea. 2) No que diz respeito à Semântica, nosso interesse é na discussão de trabalhos que consideram a constituição dos sentidos a partir dos estudos enunciativos, abordando aspectos tais como a argumentação na língua, a temporalidade, o político e o espaço de enunciação em diferentes textos que circulam em nossa sociedade. 3) Em relação à Análise de Discurso, acolheremos trabalhos que, sob perspectivas teórico-metodológicas da análise do discurso, tematizem questões relacionadas à relação entre memória e discurso, sob as tensões dos já ditos e dos deslocamentos de sentido; e processos de significação e efeitos discursivos, considerando a historicidade e o movimento dos sentidos e dos sujeitos, entre o silenciamento e a resistência.

 



SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ON-LINE



 

ST01 - Português em Uso: variação e mudança linguística

Prof.ª Hebe Macedo de Carvalho (UFC)Prof. Wendel Silva dos Santos (UFMA)

Coordenação:

  • Prof.ª Hebe Macedo de Carvalho (UFC)
  • Prof. Wendel Silva dos Santos (UFMA)

Ementa: O simpósio Variação e mudança linguística busca reunir pesquisas de base teórico-metodológica da Sociolinguística variacionista (Labov, 1968; 1972; 1994; 2001) acerca do português em suas diferentes variedades. São bem-vindos estudos já realizados e com resultados, bem como estudos em andamento de fenômenos variáveis do português e suas variedades, sob a perspectiva da produção e da avaliação/percepção linguística. Tendo em vista que o objeto de investigação são fenômenos variáveis do português em uso, o simpósio em tela busca congregar pesquisadores.as, pós-graduandos.as, alunos.as de graduação em Letras, professores.as de língua portuguesa interessados.as em questões de linguagem com enfoque na variação e mudança do português. Espera-se que essa atividade vinculada ao V Seminário de estudos linguísticos do português em uso proporcione diálogos, trocas e novas redes de pesquisa entre universidades brasileiras e estrangeiras voltadas para a natureza variável do português como língua dinâmica e de difusão em continentes diversos.

 


ST02 - Português em Uso e Cognição

Prof.ª Dr.ª Sandra Bernardo (UERJ)Prof. Me. João Paulo Nascimento (UFRJ/UERJ)

Coordenação:

  • Prof.ª Dr.ª Sandra Bernardo (UERJ)
  • Prof. Me. João Paulo Nascimento (UFRJ/UERJ)

Ementa: O simpósio Português em Uso e Cognição tem como objetivo reunir pesquisas que abordem a língua portuguesa sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, considerando suas manifestações oral, escrita e multimodal. Busca-se fomentar discussões teóricas e metodológicas sobre a construção de sentido e os modelos gramaticais, proporcionando um espaço para o intercâmbio de investigações que contribuam para a compreensão da cognição linguística. As propostas submetidas devem estar alinhadas às grandes áreas da Linguística Cognitiva, incluindo a Semântica Cognitiva, que abrange estudos sobre categorização, metáfora, metonímia, frames e esquemas imagéticos na construção de significado, e a Gramática Cognitiva, que investiga a relação entre forma e significado, as construções linguísticas e a emergência do sentido na interação. Além disso, o simpósio acolhe pesquisas sobre o processamento e aquisição da linguagem, analisando como a cognição humana influencia o uso e a aprendizagem do português em suas diversas modalidades, bem como estudos sobre multimodalidade e cognição, explorando a interação entre linguagem verbal, gestual e outros recursos semióticos na produção de sentido. Destinado a pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos interessados na interface entre língua(gem) e cognição, o simpósio incentiva diálogos interdisciplinares e contribui para o avanço dos estudos cognitivistas no português, esperando que as discussões resultantes desta iniciativa fortaleçam a compreensão da linguagem como fenômeno dinâmico e cognitivo, refletindo sobre seu funcionamento em contextos diversos.

 


ST03 - Português em Uso: Descrição e Gramática

Prof.ª Dr.ª Márluce Coan (UFC)Prof.ª Dr.ª Maria Alice Tavares (UFRN)

Coordenação:

  • Prof.ª Dr.ª Márluce Coan (UFC)
  • Prof.ª Dr.ª Maria Alice Tavares (UFRN)

Ementa: O simpósio O Português em Uso: Descrição e Gramática objetiva congregar pesquisas sobre fenômenos linguísticos em diferentes níveis gramaticais, considerando-se modulações fonológicas, morfológicas, sintáticas ou semânticas instanciadas, dentre outras premissas, por multifuncionalidade, prototipia, variação, motivações internas/externas ou processos de mudança. Para além da perspectiva descritiva, interessam-nos esses fenômenos em perspectiva aplicada, seja ao ensino de análise linguística em diferentes níveis educacionais (como propostas de incorporação às sequências didáticas pelo próprio professor), seja para a (re)formulação de manuais de ensino.

 


ST04 - Português em Uso: Pesquisas sobre Articulação de Cláusulas

Prof.ª Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ)Prof. Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ)

Coordenação:

  • Prof.ª Dr.ª Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ)
  • Prof.  Dr. Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ)

Ementa: As pesquisas acerca dos diferentes tipos de orações e dos elementos que as encabeçam vêm evidenciando usos não considerados pela abordagem gramatical tradicional. As análises revelam o quão frutífero é o estudo da sintaxe que contempla os níveis textual, cotextual e contextual, e que identifica as relações estabelecidas entre as orações pelo resultado da articulação entre elas e não, simplesmente, pela presença de um tipo de conector. Portanto, objetivamos reunir, neste Simpósio, trabalhos que contribuam para uma descrição mais acurada da conexão e uso das cláusulas e das diversas normas de uso no que concerne aos seus conectores, a fim de alcançar generalizações explicativas sobre a sintaxe das cláusulas em Língua Portuguesa e seu ensino. Serão bem-vindas pesquisas que: abordem fenômenos relativos à predicação, complementação e adjunção em diferentes gêneros textuais; proponham um confronto entre as variedades do português ou destas em relação a outros idiomas;  investiguem sincronias passadas, com vistas a compreender os usos atuais dessas variedades; analisem relações estabelecidas entre sentenças pelo resultado da articulação de umas com as outras; problematizem questões pertinentes ao ensino dos fenômenos sintáticos, no âmbito da educação básica e superior. Pretendemos, portanto, fomentar reflexões teóricas sobre a articulação de cláusulas (coordenação, justaposição, hipotaxe, subordinação e correlação), sobre os fenômenos do desgarramento e da insubordinação, bem como sobre os usos de conectores em perspectiva sincrônica ou diacrônica, nas variedades do português, com base em corpora orais e/ou escritos, em diferentes abordagens teóricas. Acreditamos que a possibilidade de observar um fenômeno linguístico a partir de diferentes aportes teóricos contribui para o maior conhecimento da língua, suscitando uma reflexão produtiva para o avanço dos estudos linguísticos contemporâneos, cuja direção parece apontar para a necessidade de uma maior interrelação entre os níveis de análise linguística.

 


ST05 - Português em Uso: Variedades do Português Africano, Brasileiro e Europeu

Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Soares Santos (Universidade de Santiago - Cabo Verde)

Coordenação:

  • Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Soares Santos (Universidade de Santiago - Cabo Verde).

Ementa: O português, como língua pluricêntrica, apresenta uma diversidade de usos e formas que refletem os contextos sociolinguísticos e históricos das comunidades falantes. Este simpósio propõe um espaço de discussão sobre as variedades africanas, brasileira e europeia do português, considerando suas especificidades estruturais, dinâmicas de contato e processos de adaptação. As variedades africanas do português emergem em contextos de multilinguismo, nos quais o contato com línguas autóctones e com o crioulo influencia a estrutura e o uso da língua. Nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), o português convive com línguas nacionais e se transforma em função das práticas sociais e culturais locais. Já no Brasil, o português apresenta traços distintivos que resultam de sua história de colonização, do contato com línguas indígenas e africanas e das influências de processos migratórios. Esse contexto dinâmico reflete-se tanto na fonética e na sintaxe quanto nas práticas discursivas e identitárias. O português europeu, por sua vez, também está inserido em processos de variação e mudança, especialmente no cenário migratório, no qual há um crescente contato com falantes de português brasileiro e africano, além da influência de outras línguas em contextos urbanos e globais. Ao reunir pesquisas que abordam essas diferentes variedades do português, este simpósio visa a contribuir para o debate sobre a variação linguística, os desafios da normatização e a relação entre língua, identidade e sociedade. Buscamos promover um diálogo que contemple tanto abordagens teóricas quanto estudos empíricos, refletindo sobre o futuro do português em uma perspectiva globalizada e dinâmica.

 


ST06 - Português em Uso: Neurociências e Aprendizagem

Prof.ª Dr.ª Renata Vicente (UFRPE)Prof.ª Dr.ª Cristina Lopomo Defendi (IFSP)

Coordenação: 

  • Prof.ª Dr.ª Renata Vicente (UFRPE)
  • Prof.ª Dr.ª Cristina Lopomo Defendi (IFSP)

Ementa: Serão bem-vindos trabalhos de pesquisadores do campo da linguagem, bem como de outras áreas que abordem conceitos de neurociências sobre neuro (a)tipicidade, tais como Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção - TDHA, Transtorno de Aprendizagens Específicos (Afasias, Dislexia, Disgrafia, Disnomia). Também acolheremos trabalhos sobre estratégias neurocognitivas, estratégias (meta)cognitivas de aprendizagem e estudos de linguagem a partir de fMRI.

 


ST07 - Português em Uso: Abordagens Funcionalistas

Prof. Dr. Sávio André de Souza Cavalcante

Coordenação:

  • Prof. Dr. Sávio André de Souza Cavalcante

Ementa: O Funcionalismo é uma corrente de estudos linguísticos cujo enfoque é descrever e analisar a língua em situações efetivas de uso. Tendo como pressuposto, principalmente, a adaptabilidade da gramática, a variação e a mudança, considera-se que a codificação linguística é reflexo, principalmente, de motivações interacionais, contextuais e cognitivas. Nesse viés, o simpósio “Português em uso: abordagens funcionalistas” objetiva reunir pesquisadores que proponham trabalhos cuja base teórica seja uma das vertentes do Funcionalismo (Linguística Sistêmico-Funcional, Gramática Funcional, Gramática Discursivo-Funcional, Funcionalismo Clássico, Linguística Funcional Centrada no Uso etc.). Também são bem-vindas pesquisas que considerem as articulações teóricas entre o Funcionalismo e áreas afins, como, por exemplo, a Sociolinguística, a Linguística de Texto, a Linguística Cognitiva etc.