MINICURSOS
Minicursos presenciais e on-line oferecidos no V PorUs.
MINICURSOS PRESENCIAIS
MC01 - Lugares e papéis do texto no ensino da língua
- Prof. Dr. José Carlos Azeredo (UERJ)
Ementa: A abordagem do texto como estratégia de ensino da língua: refletindo sobre a relação texto/gramática em três tempos dos manuais didáticos de português no século XX. O interesse pelo texto na linguística contemporânea: aspectos teóricos e pedagógicos.
MC02 - Variação e Mudança Semântica: Mecanismos Cognitivos e Causas
- Prof. Dr. Augusto Soares da Silva (UCP)
Ementa: O minicurso explora os modelos teóricos da Sociolinguística Cognitiva, da Semântica Histórica Cognitiva e da Gramática de Construções Diacrónica no estudo dos tipos, processos cognitivos e causas da variação e da mudança lexicais e gramaticais em variedades nacionais do português. Serão analisadas, com base em estudos de caso, a variação e a mudança semasiológicas e onomasiológicas no léxico e na gramática, os fatores de alternância construcional e de construcionalização, os efeitos de prototipicidade e de sedimentação na variação e mudança semântica, e ainda os mecanismos cognitivos de inovação lexical e gramatical, como metáfora, metonímia, perspetivação e (inter)subjetivação, entre outros, e os mecanismos sociais de convencionalização das inovações lexicais e gramaticais.
MC03 - Língua em Uso, Metodologia e Análise de Dados
- Prof. Dr. Monclar Guimarães Lopes (UFF)
Ementa: Neste minicurso, temos por objetivo apresentar cinco testes estatísticos que auxiliem o pesquisador a aferir o grau de associação entre variáveis preditoras e variáveis de desfecho na análise de fenômenos da língua em uso, a saber: a) árvores de decisão; b) gráficos de dispersão; c) qui-quadrado de independência; d) regressão logística; e) análise colostrucional.
MC04 - Funcionalismo e ensino de língua portuguesa
- Prof. Dr. Edvaldo Balduino Bispo (UFRN)
Ementa: Pressupostos teóricos básicos e aspectos metodológicos da Linguística Funcional norte-americana. Orientações curriculares nacionais para o ensino de língua portuguesa. Interface Funcionalismo linguístico e ensino de língua portuguesa no contexto brasileiro. Proposta funcionalista de trabalho com tópicos gramaticais na sala de aula da Educação Básica.
MC05 - As Realidades Linguísticas dos Diferentes Países de Língua Portuguesa: Políticas Linguísticas e Uso Real da Língua
- Prof.ª Dr.ª Maria João Marçalo (UEVORA)
Ementa: A língua portuguesa é falada em diferentes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas, apesar de ser a mesma língua, ela apresenta variações no seu uso de acordo com a região onde se fala, seja em termos de vocabulário, gramática, pronúncia e até mesmo em algumas expressões mais relacionadas a aspetos culturais. A CPLP é composta por países de quatro continentes, e a língua portuguesa, como resultado, possui uma grande diversidade.
MINICURSOS ON-LINE
MC01 - A Linguística Funcional Centrada no Uso
- Profa. Dra. Mariangela Rios de Oliveira (UFF/CNPq)
- Prof. Dr. Ivo da Costa do Rosário (UFF/CNPq)
Ementa: Este minicurso apresenta, discute e ilustra, a partir de dados do PB contemporâneo, os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso (Rosário, 2022). Trata-se da perspectiva analítica mais recente do Funcionalismo, caracterizada pela adoção da abordagem construcional da gramática, de viés cognitivista, conforme se encontra em Traugott e Trousdale (2021 [2013]), em que se confere maior equilíbrio na relação função x forma.
MC02 - Usos Linguísticos e Metáfora
- Profa. Dra. Solange Vereza (UFF)
- Dr. Dalby Dienstbach (Instituto DX)
Ementa: Neste minicurso, abordaremos usos linguísticos da metáfora, com especial atenção na forma como metáforas conceptuais se instanciam na linguagem. Para isso, recorreremos às noções, entre outras, de metáforas situadas, metáforas, metáforas multimodais e metaforicidade. Por fim, trataremos de procedimentos metodológicos voltados a tarefas de identificação de expressões metafóricas no discurso, bem como à aferição da sua metaforicidade.
MC03 - A Polarização Sociolinguística do Brasil: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
- Prof. Dr. Dante Lucchesi (UFF)
Ementa: O algoritmo da polarização sociolinguística do Brasil busca apreender, por um lado, a concentração de renda que caracteriza a sociedade brasileira e, por outro lado, os efeitos linguísticos do contato do português com as línguas indígenas e africanas. Desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa variacionista, esse algoritmo se articula em torno do conceito de norma sociolinguística. O curso vai apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos dessa formulação e seus potenciais aplicações à pesquisa empírica.
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