ST06 - Português em Uso: Abordagem Sociolinguística

Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva (UESB/PPGLin)Prof. Jurgen Alves de Souza (UESB/ProfLetras)

  • Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva (UESB/PPGLin)
  • Prof. Jurgen Alves de Souza (UESB/ProfLetras)

Ementa: Este simpósio temático tem como objetivo reunir pesquisas relacionadas ao português em uso que se amparem na Sociolinguística Variacionista, na Sociolinguística Histórica ou na Sociolinguística Educacional, a fim de difundir estudos sobre os diferentes usos da língua em diversos contextos, sobre os processos de variação e mudança linguística que ocorreram ao longo do tempo e sobre o tratamento de fenômenos variáveis no ensino de língua materna. Sob a ótica da Sociolinguística Variacionista, é possível notar a heterogeneidade, a variabilidade e sistematicidade da língua por meio do leque de variantes utilizadas por seus falantes para expressar a mesma informação, evidenciando, assim, a grande diversidade linguística do português em uso. Por sua vez, sob a ótica da Sociolinguística Histórica, é possível notar os processos de variação e mudança linguística ocorridos no passado por meio de registros escritos da língua em épocas anteriores, permitindo, assim, o conhecimento de estágios pretéritos e da consequente evolução do português em uso. Já sob a ótica da Sociolinguística Educacional, é possível notar a importância do acesso de estudantes da educação básica às diversas formas de uso da língua por meio da abordagem de fenômenos variáveis no ensino da língua portuguesa, fomentando, assim, o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade linguística do português em uso. Diante disso, serão aceitos trabalhos que apresentem: 1) análise sincrônica de fenômenos variáveis, evidenciando os processos de variação que caracterizam o português em uso atualmente; 2) análise diacrônica de fenômenos variáveis, demonstrando os processos de mudança pelos quais o português em uso passou ao longo do tempo; 3) análise do tratamento dado aos fenômenos variáveis nas aulas de língua portuguesa da educação básica, propondo ações interventivas ou relatos de experiência acerca do ensino adequado do português em uso.

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