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Descubra aqui como engajar participantes no evento

Como engajar participantes no evento

O sucesso de um evento não depende somente do potencial da organização, planejamento e execução de todas as atividades com excelência. Para que tudo corra bem e, o mais importante, dê resultado, você vai precisar entender como engajar participantes no evento.

Neste texto vamos falar de ações que podem ajudar nessa tarefa. Você vai entender como é possível deixar o ambiente – no Dia D – mais agradável e assim tornar toda a experiência do participante favorável do início ao fim. Ficou interessado? Então dá uma olhada nessas 6 dicas a seguir!

Como engajar participantes no evento através da experiência?

Tão válido quanto participar de um evento é estar inserido em uma experiência. Tente pensar como um participante: estar em um ambiente para ouvir palestras, observar debates entre especialistas parece uma boa opção para quem quer absorver conhecimento e ter contato com novos pontos de vista. 

Mas, admita, seria muito melhor imergir em um ambiente que é possível se identificar, que proporcione uma vivência, não só teórica, mas também prática dos temas abordados, te ofereça brindes e ainda promova o networking profissional ao som de muita música boa, não é?

Você deve promover um espaço capaz de estimular quem participa, ajudá-los a lembrar do evento e, quem sabe, até influenciar as pessoas do convívio pessoal a comparecerem nas próximas edições! Se você quer fazer isso, mas não sabe por onde começar, dá uma olhada nesse texto. Tem várias dicas incríveis!

Ofereça recompensas

Quem não gosta de ganhar brindes e presentes? A gente sabe o valor que ações como essa têm quando o assunto é criar uma conexão com o participante. Acredite, esse tipo de troca gera empatia e aproxima o seu evento do inscrito. Mas, calma, a ideia aqui não é sair distribuindo brindes para todo mundo e esperar que isso tenha um resultado efetivo. Para engajar a galera do jeito certo você pode colocar em prática a ideia da “moeda de troca”. 

Mas como assim? É simples, para ganhar é preciso executar uma ação. Como isso será feito fica ao seu critério. Aqui vai um exemplo: Você pode utilizar o Instagram. Quem postar uma foto no feed ou story marcando o evento e utilizar a hashtag pré-definida pode ganhar um copo exclusivo ou uma pasta personalizada – calcule que parte do seu orçamento pode ser destinada a essa etapa do evento e faça a escolha certa!

Incentive ações de patrocinadores

A resposta para a pergunta: como engajar participantes no evento também pode ser respondida através deste tópico. Olha só, além das recompensas que falei acima, uma boa oportunidade de promover a interação no Dia D é dar liberdade para os patrocinadores criarem situações, montar cenários e até promover atividades que envolvam quem está no local.

Se o seu evento for de tecnologia – pensado para atender os jovens interessados em descobrir novas ferramentas no mercado, por exemplo, um bom parceiro seria uma empresa de venda de energéticos. Ela poderia, não só oferecer as bebidas mas também divulgar a marca através de uma disputa saudável entre os participantes – será que eles seriam capazes de adivinhar os sabores de cada latinha na brincadeira? Essa certamente pode ser considerada uma experiência imersiva e que gera bons feedbacks se bem realizada. 

E se você quer investir nessas ações mas não sabe bem por onde começar, a gente te convida à assistir esse vídeo e descobrir 5 dicas ótimas para conquistar os melhores patrocinadores para o seu evento. Dá play!

Utilize a música!

Você deve estar se perguntando: Como engajar participantes no evento pode ser possível através da música? Vou explicar. Pensar em uma experiência agradável dificilmente vai trilhar um caminho oposto à felicidade, bem estar e conforto. Já parou pra pensar que essas palavras podem muito bem ser aplicadas às sensações que a música nos traz? 

É isso, canções tornam a experiência do participante muito mais agradável – ela é capaz de relaxar, contagiar as pessoas e até suavizar o tempo de espera em alguma atividade como, pode acontecer, no momento do credenciamento. 

Além disso, os inscritos, convidados, a sua equipe – e até mesmo você – vão criar uma conexão muito mais íntima e assertiva com o evento e, quem sabe, lembrar de bons momentos quando aquela música que marcou o evento tocar! 

#DicaDoity – A Fernanda escreveu esse texto super legal explicando o que você, deve saber para não sair do tom e fazer a escolha certa quando o assunto é a escolha da música para o seu evento. No final ainda tem uma playlist feita exclusivamente para clarear as suas ideias de repertório e te ajudar nessa seleção. Vale a pena ler!

Invista em sorteios

Quem não gosta de sentir aquele friozinho na barriga momentos antes do mediador anunciar o ganhador do sorteio? Eu gosto, rs, e acredito que você também deve ficar cheio de expectativa antes de saber se foi o sortudo da vez. Esse é mais um exemplo de como engajar participantes no evento!

Ações como essa, além de agradar os inscritos, dá credibilidade para o evento. Isso porque para sortear é preciso de um brinde e para isso é necessário firmar uma parceria – caso a ideia seja reduzir custos, claro. Ter boas empresas engajadas vai ajudar a melhorar a imagem do evento e consequentemente ampliar o seu alcance. Ah! Se você quer aprender a fazer um sorteio efetivo de um jeito super prático – sem perda de tempo – confira esse texto!

Viu que tem como engajar participantes no evento sem investir em práticas mirabolantes? Geralmente, a solução para os problemas, como o de engajamento, é mais simples do que você imagina. Basta um olhar atento e, claro, muito planejamento para que iniciativas como essas sejam colocadas em prática e deem, muito resultado positivo!

Conteúdo é a chave de tudo!

A criação de conteúdo, seja em blog, redes sociais, disparo de e-mail etc, também ajuda a criar engajamento. Isso porque é através desses meios que o seu participante vai se comunicar com você e interagir com os outros envolvidos no evento. Se o conteúdo for relevante e bem construído o público será estimulado a compartilhar e assim se tornar um canal indireto de divulgação. Não é ótimo?

Ah! Se a ideia é expandir o evento, alcançar novos participantes e engajar os inscritos a participarem de outras edições ou até novos eventos organizados por você é preciso investir em um pós-evento estratégico. Para entender tudo sobre essa etapa dá uma olhada nesse texto – explicamos tudo o que você não pode deixar de fazer para ter sucesso! 

Para te ajudar ainda mais a gente preparou esse e-book de e-mail marketing que vai te ensinar a adotar estratégias de vendas desde o primeiro contato na web com o participante. Clique no banner e baixe o material gratuitamente!

Escreva e-mails atraentes e conquiste participantes!

Neste e-book ensinaremos como formular ótimos e-mails, focando em conteúdo e estratégia para lotar o seu evento

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Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas