Muitos organizadores já começam o processo de organização com a questão de serem eventos online pagos em vez de gratuitos definida. Até porque, essa escolha implica diretamente na maneira de organizar um evento online!
Mas, qual a melhor escolha, afinal? Fazer eventos online pagos em vez de gratuitos é mesmo mais vantajoso? Caso você ainda esteja com dúvida, apresentaremos alguns argumentos do porquê investir em eventos online pagos em vez de gratuitos. Dá só uma olhada!
1- Custeie as despesas com a venda das inscrições!
O primeiro argumento não poderia ser outro, já que nem sempre é possível organizar todo um evento sem contar com algum investimento ou previsão de retorno futuro. Nestes casos, optar por um evento online pago pode ser a solução.
Pois com a venda das inscrições é possível, sim, contribuir com custos do seu evento! E o eventos online, embora também precisem de investimento, economizam em coisas como locação de espaço, buffet, segurança e muito mais.
O ideal nesses casos é trabalhar a partir de um planejamento realista e baseado em pesquisa de público, para que não surjam surpresas indesejadas depois do evento ir ao ar. Ah, e não esqueça de investir em uma boa divulgação, ferramentas de transmissão e, claro, no seu conteúdo!
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2 – Conquiste a ideia de “compromisso” com o seu evento
As pessoas, no geral, tendem a dar mais credibilidade a coisas pagas, justamente pela ideia de investimento que está sendo feito. Você, por exemplo, já se inscreveu em algum curso ou evento online gratuito que tinha temas interessantes, mas acabou não participando? Pois é essa a lógica que quero trazer aqui!
É importante pensar também que a pessoa que pagou para participar do seu evento é alguém que sentiu afinidade com a sua marca e isso acaba gerando um público ainda mais qualificado, no sentido de que essas pessoas podem se tornar seus potenciais clientes!
3 – Ofereça diferentes experiências para o seu participante
Um evento online precisa oferecer a melhor experiência possível aos participantes! Isso pode ser feito através de um chat exclusivo, um espaço para networking durante o evento, salas de bate papo, entre outras possibilidades. A experiência que será ofertada é muito importante e irá comprometer, inteiramente, na forma do público consumir o conteúdo.
Ou seja, colocar um evento online no ar envolve muito mais que um palestrante e uma ferramenta de transmissão. É preciso preparar todo o caminho para o encontro entre o participante e o conteúdo! Acontece que para isso é preciso optar por ferramentas especializadas, e essas exigem um investimento um pouco maior e nem sempre um evento gratuito conseguirá ofertar isso!
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4 – Mais recursos para investir em campanhas de divulgação na internet
Uma etapa muito importante em qualquer tipo de evento é a sua divulgação! E cuidar dessa etapa sem investimentos é quase uma missão impossível. É necessário ter capital para produzir materiais e fazê-los chegar até o seu público-alvo através de campanhas de divulgação no Facebook e Instagram, por exemplo.
É preciso contar também com uma ferramenta para o disparo de e-mails personalizados e direcionados para o seu público-alvo, no intuito de nutrir e prepará-lo para o evento. Além disso, contrate um responsável para planejar e produzir conteúdo para as redes sociais.
Toda essas ações são investimentos, pois esperar retorno apenas pelo resultado das buscas orgânicas pode não ser suficiente para alcançar o resultado esperado. Se você quer ampliar o alcance do seu evento online e aproveitar a liberdade de chegar a muito mais pessoas, é preciso ter recursos necessários para investir na criação de conteúdo e campanhas pagas!
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5- Ofereça conteúdo e material exclusivo
Em um evento online pago você tem mais liberdade para criar e divulgar materiais exclusivos! Afinal, o conteúdo que irá compartilhar é algo único e em um evento gratuito não é possível ter controle sobre esse material.
Fica mais fácil selecionar o público que se interessa pelo seu conteúdo para ter sucesso no processo de compartilhamento. Isso porque as pessoas que estão ali, são as que, de fato, se identificam com as suas ideias.
Ótimos exemplos de eventos para compartilhar seus materiais são as oficinas, workshops exclusivos e até mesmo bate-papo com palestrantes. Você pode organizar um networking para pacotes especiais e, assim, oferecer mais vantagens e canais para disparo de conteúdo.
Além disso, conseguir orçamento pode possibilitar, em alguns casos, contratar palestrantes mais conhecidos e assim deixar seu evento mais atrativo e profissional!
6 – Use ferramentas online mais profissionais!
Falamos mais acima sobre a importância de investir na experiência dos participantes. Para fazer com que seu evento online ofereça a melhor possível será preciso contar com o auxílio de algumas ferramentas profissionais.
O que acontece é que a maioria dessas ferramentas oferecem serviços para eventos gratuitos, mas algumas funcionalidades exclusivas ficam restritas a eventos pagos, por cobrar alguma taxa.
Um ótimo exemplo de ferramenta profissional para eventos é a Doity, que além do gerenciador de evento, que dá autonomia para o organizador cuidar de todos os detalhes do evento de um só lugar, como a venda de inscrições, credenciamento, site do seu evento, criação e envio de certificados, além do acompanhamento financeiro, com relatórios, e ainda oferece o ambiente virtual ideal para o seu evento online, a Doity Play.
Nesse local é possível criar salas para transmissão simultânea com chat exclusivo. Além disso, é possível fazer enquetes, oferecer um estande para os patrocinadores, parceiros e muito mais! Então, clique no link abaixo e saiba como pode bombar o seu evento online com essa ferramenta!
7- Cobre uma taxa apenas para a emissão dos certificados
Já pensou na possibilidade de disponibilizar o seu evento online gratuitamente e só cobrar alguma taxa pela emissão do certificado de participação? Então, essa é uma excelente alternativa para tornar o conteúdo o evento mais acessível e de aumentar o alcance!
Dessa forma, os participantes podem se inscrever, participar de todas as atividades propostas e escolher se querem ou não a certificação ao final do evento.
8 – Utilize o valor das inscrições para ajudar alguma causa social!
Você ainda pode destinar uma parte do valor das inscrições para alguma instituição que atenda a uma causa social na sua comunidade, por exemplo. Essa alternativa, além de ser uma atitude muito bacana, pode atrair mais pessoas e ainda dar mais credibilidade ao seu evento. Então, fique atento e pesquise por instituições sérias e que estejam precisando de ajuda.
Agora que você já refletiu a respeito do eventos online pagos e gratuito, que tal criar um evento online teste na Doity? Se clicar aqui vai descobrir como é simples e prático!