Organizar Eventos

O que é um Workshop, por que e como organizar um? Descubra aqui!

Escrito por: Fernanda Lins

Que a vida profissional é repleta de desafios, todo mundo sabe! O sonho de entrar em uma faculdade, rapidamente, ganha outros degraus: trilhar um caminho de sucesso. Além das aulas, trabalhos, programas de estágio, busca de qualificação para o mercado de trabalho, que tal organizar eventos, como um workshop, para ter a oportunidade de vivenciar tudo na prática?

Vamos entender como você pode ser um organizador de eventos profissional e, se estiver organizando eventos na faculdade, de quebra, turbinar seu currículo com essa experiência? Aproveite o texto que a gente preparou para você!

Aqui você vai encontrar temas como:

O que é um workshop?

Um workshop é a oportunidade de aliar a teoria às atividades práticas. Nesse tipo de evento, um grupo de pessoas se reúne para discutir e se aprofundar em algum tema escolhido pelos organizadores. E com a ajuda de mediadores, especialistas e treinamentos os participantes se capacitam e aproveitam ainda mais tudo que o universo do conhecimento tem a oferecer. Alguns exemplos desse tipo de evento são:

  • Workshop empresarial
  • Workshop de negócios
  • Workshop de culinária
  • Workshop de Marketing

E aí, deu para entender como um workshop funciona? Para clarear ainda mais as suas ideias confira a diferença entre esse tipo de evento e um curso – aposto que você tem alguma dúvida sobre essa definição!

Workshop x Curso

workshop

Você sabe qual é a diferença de um workshop para um curso? Essa com certeza é uma pergunta que ainda não foi respondida na mente de um monte de gente. Isso porque estamos falando de 2 formatos de atividades muito similares que tem como foco principal o compartilhamento do conhecimento. A gente pode até tratá-los como irmãos mas – assim como em toda família – existem diferenças visíveis entre eles. Olha só!

Tempo de duração

Enquanto o curso tem um tempo longo que pode se estender à meses de duração – com a ideia de compartilhar um conhecimento geralmente profissionalizante ou para o aperfeiçoamento de habilidades dos participantes. O workshop te dá a chance de receber um monte de informações relevantes em um curto espaço de tempo. A média de duração é de 6 a 8 horas de aula teórica e prática sem esquecer da pausa para o coffee break e do networking que, a gente sabe, uma boa xícara de café ajuda a promover.

Formato

Quer uma forma simples de identificar esse tipo de evento? Descobrir o seu formato pode ajudar bastante! Embora ambos tenham uma dinâmica parecida com a de uma palestra, os workshops tem uma característica muito marcante que é: o foco em ensinar através de uma didática prática. Isso não significa que o conhecimento teórico não esteja presente nesse evento mas o foco está em realizá-lo em apenas um dia e tirar o máximo de proveito dele nesse curto espaço de tempo.

Os cursos não tem necessariamente essa preocupação já que podem durar meses – como vimos anteriormente -, isso facilita na divisão dos assuntos que precisam ser tratados e da a chance de um aprofundamento maior em cada um. Agora descubra por que você deveria organizar um workshop!

Workshop: por que organizar um?

Muitas vezes, o ambiente acadêmico é conhecido por estimular pouco a vivência do que se aprende em sala de aula – e quanto mais jovens os alunos mais esse comentário é comum! A universidade é um ambiente de ensino, extensão e pesquisa, porém, cada dia mais, vem se adequando, remodelando as grades curriculares e a relação com o mercado e a vida profissional.

O workshop é um exemplo desse tipo de atividade e visto o interesse dos alunos em vivenciar o aprendizado ele acaba se mostrando uma boa opção de escolha para você que está na dúvida de qual tipo organizar. Em uma tradução livre do inglês, a palavra significa oficina. O termo já é usado como sinônimo de workshop e está na lista dos eventos acadêmicos, mas para entender melhor a importância dessa modalidade, pensa em uma oficina mesmo, de carros, motos, bicicletas, móveis…

Nestes lugares que citamos, todo mundo coloca a mão na massa e aprende fazendo, não é?! A ideia é exatamente essa! Olha a listinha de vantagens que a gente pensou pra te incentivar a organizar um workshop:

  • Pode ser realizado em curtos períodos de tempo,
  • Pode rolar mais de uma vez no ano
  • Reúne pequenos grupos
  • Estimula a interação
  • Incentiva o networking
  • Discute temas relevantes
  • Aplica a teoria na prática

#DicaDoity – Além de organizar um evento, existem outras formas de se destacar na faculdade. Listamos sete dicas, é só conferir, colocar em prática e o resultado virá!

Etapas para organizar um workshop incrível

workshop

Agora que você já sabe o porquê de organizar um workshop – se quiser saber mais, olha esse texto – a gente te explica quais etapas você deve seguir para que seu evento seja, além de um sucesso de público, uma ótima experiência para quem participar. Vamos lá!

Planejamento

É muito importante ter noção de tudo que vai precisar ser feito no seu evento, sistematizar as etapas e anotar tudo. Nessas horas, estar no controle é essencial! A dica é usar uma planilha como essa que tem tudo bem detalhadinho. Ela vai ser super útil para definir objetivo, tema, público-alvo do evento e muito mais.

Equipe

Pense bem na hora de montar sua equipe. Vai convidar os colegas de sala? Vai envolver alguém que conhece do centro acadêmico? Pensa em contratar uma agência de eventos? Não importa a escolha, o foco deve ser gente comprometida, pronta para lidar com imprevistos e que, claro, saiba trabalhar em grupo.

Programação

Pense sempre em uma programação com novidades – isso vale para os temas abordados e profissionais capacitados para serem convidados -,  que se proponha a discutir assuntos atuais e relevantes. Isso pode até parecer clichê, mas funciona: o público, no fim da contas, está sempre em busca de conteúdo. Assim, o investimento de tempo e dinheiro vale a pena!

Inscrições

Que tal investir em um site que terá informações de palestrantes, programação, edições anteriores, será um canal de comunicação com o futuro participante e por lá você ainda vende as inscrições? É seguro e rápido para quem compra e quem vende. Vê mais sobre isso nesse texto da Aline, e baixa o e-book abaixo para melhorar suas vendas!

Quer saber como lotar seu evento?

Confira nossas dicas e estratégias para vender mais e fazer do seu evento um sucesso!

Baixe aqui

Divulgação

Muitas vezes, o sucesso do seu evento está ligado à forma como você vai divulgá-lo. Então, pense em maneiras estratégicas de tornar seu workshop conhecido. Elabore um plano de marketing – aqui tem sete dicas para fazer um -, invista nas redes sociais e até em técnicas como o marketing de guerrilha.

#DicaDoity – Mesmo que seu evento seja de pequeno porte, é muito importante ter algum investimento, por menor que seja, para impulsionar (patrocinar) alguns conteúdos na internet. A Alanda dá o passo a passo nesse material. Confere!

Parceria

Nem sempre é possível criar um evento com grana própria, principalmente, no período da faculdade, em que o orçamento está apertado, não é mesmo? Invista em parcerias! Procure parceiros que possam se alinhar à proposta do seu evento e te oferecer do apoio financeiro ao logístico, permutas com brindes para sorteios ou coffee-break, por exemplo. Ajudas são sempre bem-vindas! E se você quiser saber mais dicas, a Karina te ajuda, dá play nesse vídeo e confira!

Credenciamento

Depois de trabalhar tanto para organizar o seu workshop você jamais vai querer que no dia do evento os participantes se chateiem com coisas como a demora para credenciar e filas enormes que geram atraso para as palestras. Evite tudo isso e fique bem na fita! A nossa dica se resume a uma palavra: automatize. E isso não é sonho, existem plataformas que são uma mão na roda, dá uma olhada!

Certificados

Além do conhecimento, quem participa de eventos acadêmicos e científicos também busca carga horária complementar. Então, oferecer certificados de participação vai deixar seu evento muito mais interessante e com mais credibilidade. Ah, se acha que emiti-los dá trabalho, a gente tem uns modelos editáveis e você ainda consegue enviá-los com poucos cliques se seguir a dica da plataforma que falamos aí em cima – só vejo vantagens, viu?!  

Pesquisa

Se você gostar mesmo dessa ideia de realizar workshops, além de outros eventos acadêmicos, vai precisar saber o que os seus participantes estão achando de tudo: do pré ao pós-evento. Então, envia uma pesquisa de satisfação, esteja aberto a ouvir as sugestões e críticas. É assim que se constroem ótimos eventos e grande experiências.

#DicaDoity – Conhecer um passo a passo para construir o seu evento do jeito certo vai te ajudar a ter sucesso. Mas você já parou pra pensar em como participar de um workshop pode ampliar a sua visão sobre a montagem e dinâmica desse evento? Pois é, se tornar um participante é um ótimo investimento, afinal, eventos mudam as pessoas, os pontos de vista e podem te ajudar a planejar o seu de um jeito inovador! 

E aí, ainda tem dúvidas se o seu futuro evento vai ser tudo de bom pra você e pra quem participa? Acho que não! De uma coisa a gente tem certeza: colocar em prática o que se aprende é muito mais que a principal característica de um workshop, é a melhor maneira de mudar o mundo a sua volta. E como é sempre hora de começar, clica no banner abaixo, baixa o manual e manda ver!  

Planilha de Planejamento de Eventos Acadêmicos

Organize-se e realize os melhores e mais completos eventos científicos!

Baixe aqui
Fernanda Lins

Fernanda Lins

Gerente de marketing e de conteúdo. Uma jornalista que já quis ser escritora, apaixonada por palavras, praia e futebol.

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos





Pin It on Pinterest