Organizar Eventos

Como organizar eventos religiosos acolhedores e atrativos

Escrito por: Aline Braz

Se você é um organizador de eventos religiosos, conhece bem as particularidades que esses eventos possuem. É preciso cuidado e atenção na hora de desenhar a experiência dos seus participantes, de escolher um ambiente acolhedor e de transmitir a mensagem principal.

Por isso, na hora de organizá-los é preciso escolher bem as ferramentas que vão te auxiliar. E nesse texto a gente te mostra como uma plataforma de eventos pode tornar as etapas do pré ao pós evento mais simples, eficientes e automatizadas!

O que são eventos religiosos?

Eventos religiosos são encontros para celebração da fé e dos valores de uma comunidade. São oportunidades criadas para se trabalhar a espiritualidade, por isso alguns eventos religiosos podem estar ligados ou não a uma religião.

O principal objetivo nesses eventos é promover a conexão de ideias, unindo pessoas diferentes em torno do mesmo propósito, tendo sempre como foco a mensagem que será transmitida. Por isso, é muito comum que eventos religiosos sejam organizados a partir de um tema principal.

É importante destacar também que a experiência desses eventos deve incluir elementos como: sentimento acolhedor do ambiente – isso também no digital, tá? – conforto e segurança.

#DicaDoity: Aprenda a desenhar a experiência que deseja que os seus participantes vivam no seu evento religioso, para torná-lo inesquecível, através do nosso e-book exclusivo!

E-book Design de Experiência para Eventos

Descubra as vantagens em utilizar o Design de Experiência e como implementar essa estratégia em seu evento

Baixar e-book

Conheça os tipos de eventos religiosos

É muito comum que sejam organizados alguns tipos de eventos religiosos ao longo do ano, dentro de uma comunidade religiosa. Essa é uma estratégia que busca oferecer momentos específicos de aprendizado e conexão para os diversos públicos que a compõem.

Por isso, reunimos abaixo os principais tipos de eventos religiosos, com todas as informações que você precisa saber. Confira!

Cultos e missas

Os cultos e as missas são os mais conhecidos tipos de eventos religiosos. Sim, eles são um evento! É que por serem tão frequentes, até esquecemos desse detalhe. Mas esses eventos semanais precisam de toda uma logística, organização prévia, investimento e estrutura para que aconteçam.

São encontros que buscam cultivar a fé e o aprendizado, além de estimular a comunhão e a vida em comunidade.

Retiros espirituais

Os retiros espirituais também entram na lista dos eventos religiosos mais realizados, claro que não na mesma frequência que os cultos e missas. Além disso, não precisam seguir uma linha religiosa, já que a ideia de se trabalhar a espiritualidade independe de crenças.

Eles podem ter diferentes formatos, duração e oferecer múltiplas atividades para estimular a convivência em grupo, como também experiências individuais e de autoconhecimento.

Os retiros espirituais são eventos que demandam um pouco mais de logística e organização, já que buscam oferecer uma pausa na rotina em locais distantes e mais reclusos, a fim de garantir o distanciamento da rotina acelerada.

O principal objetivo desse tipo de evento religioso é unir a experiência de bem-estar e conexão espiritual, favorecendo momentos únicos de aprendizado e autoconhecimento.

Encontros 

Os encontros são eventos anuais que buscam trabalhar os diferentes aspectos da vida dos públicos da comunidade, de maneira mais didática. Eventos como esses contam sempre com apresentações musicais, teatrais, palestras, dinâmicas e, claro, sorteios.

Congressos, seminários e conferências

Até parece que estamos falando sobre o universo corporativo ou acadêmico, mas ainda estamos no mundo dos eventos religiosos. É que é muito comum que sejam organizados congressos, seminários e conferências para se trabalhar algum tema específico na comunidade.

Os congressos e conferências podem durar até mesmo uma semana e incluir em sua programação palestras, oficinas e workshops. Já os seminários têm um formato mais simples e uma menor duração, mas sempre contam com palestras e apresentações musicais.

Aliás, é muito comum que esses eventos recebam bandas e cantores convidados para fazerem suas aberturas e encerramentos.

Culto ecumênico

Um culto ecumênico é uma reunião religiosa que contempla os ritos de diferentes religiões em uma mesma cerimônia. Esse tipo de evento é bastante comum em formaturas, por exemplo, onde estão reunidas pessoas que professam uma fé diferente.

#DicaDoity: Quer aprender mais sobre a organização de eventos no geral? Então dá uma olhada no nosso curso online, totalmente gratuito, construído no formato de passo a passo para te ajudar nessa missão!

10 maneiras de como a Doity pode ajudar no seu evento religioso

A Doity é uma plataforma de eventos criada para se adaptar a todo tipo de evento. Nossa intenção é cuidar de todos os detalhes burocráticos e gerenciais para te deixar livre para focar no que realmente importa: a experiência dos seus participantes.

E nós listamos algumas funcionalidades que podem ser muito úteis e exploradas nos seus eventos religiosos. Dá uma olhada!

1 – A Doity é do time “faça você mesmo”

Caso você não saiba, o termo Doity vem do inglês “Do it yourself” que significa “faça você mesmo”. Isso explica o porquê de toda plataforma ser intuitiva e fácil de usar. Tudo foi pensado para que você, organizador, gerencie e automatize cada etapa do seu evento, sem precisar de ajuda técnica.

2 – Cadastre afiliados para te ajudar nas vendas!

Temos na nossa plataforma uma ferramenta de cadastro de afiliados. Através dela você consegue cadastrar vendedores individuais de inscrições do seu evento através de um link exclusivo.

Esses vendedores ganham uma comissão em cada inscrição feita através deste link, enquanto seu evento ganha ainda mais, em alcance e vendas. Essa ferramenta é ideal para fazer o seu evento chegar ainda mais longe!

Já pensou em contar com os grupos jovens, ou as equipes mais engajadas da sua comunidade religiosa para fazer as vendas do seu evento bombar?

3 – Promova sorteios pela plataforma

Sorteios e eventos são um match perfeito! E nada melhor realizar essa etapa, tão divertida e bacana, sem dor de cabeça.

E foi pensando em facilitar sua vida que desenvolvemos a ferramenta de sorteios automática, que usa os dados de cada participante cadastrados na plataforma para te ajudar na hora dos sorteios.

4 – Faça pesquisa de satisfação

Ir em busca do feedback dos seus participantes é essencial para tornar o seu trabalho como organizador de eventos mais efetivo. Isso porque essa análise te ajuda a compreender como tornar seus próximos trabalhos ainda mais incríveis!

E na Doity você conta com a ferramenta de pesquisa de satisfação, onde você mesmo consegue editar, colocando as perguntas que achar mais úteis, e enviar automaticamente por e-mail, para todos os envolvidos no evento.

5 – Nosso site tem o tradutor de Libras

Além de criar um site exclusivo para o seu evento, do zero e sem precisar de ajuda, esse site ainda pode contar com a integração do tradutor de sites da Hand Talk para Libras. Ou seja, você pode deixar o site do seu evento acessível na língua brasileira de sinais. Demais, né?

6 – Já pensou em um app exclusivo e personalizado do seu evento?

Essa é uma ferramenta completa e exclusiva, desenvolvida para facilitar a vida de quem participa do seu evento e a sua também! Isso porque você mesmo consegue habilitar e editar todo o aplicativo, de forma intuitiva e sem estresse.

Através desse app o seu participante terá acesso a todas as informações, conseguirá montar seu próprio cronograma, terá acesso ao mapa do local, poderá marcar suas atividades favoritas e baixar o certificado do evento por lá mesmo!

7 – O dinheiro das inscrições cai em 2 dias úteis na sua carteira digital

Na Doity, quando o participante paga a inscrição, ela é confirmada e o valor fica disponível na sua carteira digital após 2 dias e você já pode solicitar o saque.

Essa foi uma solução encontrada para que você possa utilizar o dinheiro para pagar os fornecedores e evitar todo o estresse de só receber o valor das inscrições após a realização do evento.

8 – Crie um site para o seu evento

Já pensou em criar um site completo do zero, onde possa vender as inscrições, sem se preocupar em contratar uma equipe técnica para desenvolvê-lo? Com a Doity é possível!

É que a plataforma possui a funcionalidade de criação de sites, com quatro diferentes templates para serem customizados, de layouts simples até os mais completos, para que você deixe ele a cara do seu evento.

9 – Edite e envie certificados

Nada de ficar horas preparando e imprimindo certificados, sem falar nos gastos! Com a Doity você edita e envia todas as certificações do seu evento de forma automática, garantindo ainda a padronização que a gente ama, tudo com a cara do seu evento!

10 – Facilidade na hora de enviar emails  

Comunicação é essencial e indispensável para qualquer evento! E na Doity você consegue criar e enviar, automaticamente, emails para todos os seus participantes, antes, durante e depois que o seu evento terminar, falando da programação, atrações surpresas, alterações de última horas e muito mais.

Temos o espaço ideal para transmissão do seu evento online

A tecnologia nos aproximou no momento em que precisamos ficar distantes. Trazer os eventos religiosos para o virtual foi a solução encontrada para que esses encontros continuassem como um canal de fé e esperança.

Mas esse formato não foi apenas uma solução temporária, ele veio para ficar e você já deve ter percebido isso! Por isso, é muito importante investir nas transmissões dos seus eventos religiosos, para deixá-las ainda mais organizadas e acolhedoras.

Pensando em todos esses aspectos, a Doity desenvolveu a Doity Play, o ambiente virtual ideal para todo tipo de evento, garantindo o conforto, a qualidade e a segurança que você procura.

Doity Play: o ambiente virtual perfeito para o seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes

Durante toda a transmissão os seus participantes contam com um chat para interagir e você pode utilizar a ferramenta de enquetes para envolvê-los ainda mais. É possível também criar salas exclusivas, para o caso de diferentes palestras no mesmo horário, e fazer a apresentação de slides e vídeos por lá mesmo, com a ajuda de outras ferramentas.

Além de tudo isso, a Doity Play conta com o espaço de stands virtuais para os seus patrocinadores e com a possibilidade de transformar todo o seu conteúdo em um curso online!

Não é à toa que a Doity surgiu da vontade de atender às necessidades de quem participa e organiza eventos. Todas essas funcionalidades surgiram através do contato direto e diário que temos com organizadores de eventos.

E que tal ter a gente como parceiros dos seus eventos religiosos também? Não perca tempo, clique no link abaixo e faça um evento teste para conhecer melhor nossa plataforma e suas vantagens!

Encontre as melhores soluções para a gestão do seu evento!
Crie o site e comece a vender em 5 minutos
Mais de 80 mil eventos em 9 países
Mais de 5 milhões de inscrições
Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos





Pin It on Pinterest