Categories
Vida Acadêmica

Liga acadêmica: o que é e por que você deveria participar de uma

As ligas acadêmicas surgiram no século XX como uma estratégia extracurricular, com o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula. Desse modo, uma liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos, que busca complementar a formação do aluno.

Para tanto, promove o senso crítico do acadêmico e também o raciocínio científico, agregando valor ao seu conhecimento. E como nem sempre é possível aprender a teoria e a prática em classe, investir em atividades extracurriculares e complementares é visto como um grande diferencial na vida acadêmica.

Você está em dúvidas se precisa participar de uma liga? Entenda mais sobre o assunto e convença-se!

  1. Estrutura da liga acadêmica
  2. Importância da liga acadêmica para os alunos
  3. Como fundar uma liga acadêmica
  4. Relação das ligas acadêmicas com os eventos

Compreenda o que são as ligas acadêmicas

Como o próprio nome sugere, as ligas acadêmicas são entidades criadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesse no tema abordado.

A primeira delas surgiu no Brasil em 1920 — a Liga de Combate à Sífilis, que desenvolve projetos até hoje. Décadas mais tarde, porém, a partir do período da ditadura militar, foi que se deu o maior interesse dos acadêmicos em aprofundarem seus conhecimentos intelectuais teórico-práticos, resultando na criação de novas ligas.

Sem fins lucrativos e com tempo indeterminado de duração, elas realizam atividades extraclasse, tendo as suas ações voltadas para a educação relacionada ao tema de estudo (saúde, administração, comunicação, direito, computação, engenharia, entre outros).

Desse modo, os temas trabalhados são relacionados ao que é estudado em classe. Normalmente, apresentam os objetivos detalhados abaixo (sendo que cada instituição de ensino pode ter mais de uma liga acadêmica por curso):

  • ensino: realizar reuniões e aulas sobre o assunto relacionado;
  • pesquisa: estudar o tema, escrever artigos científicos, fazer banners e apresentar os dados em eventos;
  • extensão: atender à comunidade nos eventos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos;
  • laboratorial: coletar dados e analisar as amostras coletadas.

Essas atividades envolvem trabalhos voluntários, treinamentos, reuniões científicas, seminários, encontros e demais tipos de eventos. Como a ideia é aprofundar os conhecimentos teóricos e publicar artigos científicos, é importante ter um professor como coordenador para nortear os estudos, que envolvem a teoria, mas também a prática.

Cada instituição costuma ter as suas próprias regras e normas para a composição e objetivos da liga, bem como o calendário de atividades a serem realizadas durante o ano letivo. Contudo, em regras gerais, cada uma deve apresentar pelo menos um trabalho científico e a prestação de serviços à comunidade.

Saiba qual é a estrutura da liga acadêmica

Os organizadores precisam fazer um curso introdutório, enquanto os alunos que têm algum interesse em participar devem realizar um curso e uma prova para testar os conhecimentos aprendidos. Realizado o teste de admissão, os candidatos são selecionados de acordo com a sua nota — geralmente, a equipe conta com cerca de 20 a 30 estudantes.

Para que esse projeto aconteça, também é importante a ajuda de parcerias, tanto das instituições de ensino quanto do Governo. Em termos de estrutura, elas são compostas por uma diretoria, em que os membros ocupam os seguintes cargos:

  • presidente;
  • vice-presidente;
  • diretor financeiro;
  • diretor acadêmico;
  • diretor científico;
  • diretor de comunicação.

Além disso, como já citamos anteriormente, o coordenador precisa ser um professor da entidade de ensino correspondente — ele supervisiona, norteia e tira todas as dúvidas dos alunos.

Cada liga deve criar um estatuto, que é aprovado pela instituição de ensino. Nesse documento, devem constar todas as informações necessárias para o bom andamento do projeto (cargos, como vai funcionar, quem participará, processo seletivo, curso introdutório, prova, quantidade de participantes).

Entenda a importância para os alunos

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) reconhecem a prática das atividades da liga acadêmica e incentivam essas ações nas entidades de ensino, porque que se trata de uma importante ação para agregar conhecimento e valor à vida do estudante.

Esse incentivo e sugestão parte do princípio de que a grade curricular dos cursos de graduação não é o suficiente para que o cidadão saia preparado para lidar com as turbulências do mercado de trabalho. Isso acontece em todas as áreas de ensino.

Por isso, há grande valor e prestígio pelos candidatos que, além da graduação, investem os seus conhecimentos extraclasse para aprender a teoria e prática. Assim, fica muito mais fácil ingressar no mercado de trabalho estando preparado para atender às necessidades do cargo.

Para que a liga aconteça nas instituições, não é uma tarefa complicada: basta haver interesse e motivação dos alunos em se dedicarem fora do seu horário escolar para realizar pesquisas sobre os assuntos abordados em sala de aula.

A grande vantagem de investir em uma liga acadêmica é que esse aspecto é importante tanto para o estudante, que sai graduado com grande bagagem e conhecimento, quanto para a comunidade, que se beneficia com as pesquisas e os eventos.

Conheça as melhores ferramentas pra te ajudar na faculdade

Separamos as principais ferramentas que vão te dar mais produtividade, trazer mais conhecimento e fazer você ter melhores resultados na faculdade. Confira!

Ver ferramentas

Como fundar uma liga acadêmica?

Fundar uma liga acadêmica pode ser uma ótima maneira de se envolver em atividades extracurriculares e aprimorar seu conhecimento em um campo específico. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para fundar uma liga acadêmica:

  1. Identifique uma área de interesse: escolha um campo de estudo que você goste e queira se aprofundar. Certifique-se de que há interesse suficiente em sua comunidade acadêmica para justificar a criação de uma liga.
  2. Encontre outros estudantes interessados: converse com outros estudantes que compartilham seu interesse e discuta a possibilidade de formar uma liga. Considere a criação de um grupo nas redes sociais para atrair outros interessados.
  3. Desenvolva uma proposta: crie uma proposta que descreva o objetivo da liga, seus objetivos, atividades e orçamento. Se possível, inclua um cronograma com um plano de ação.
  4. Procure apoio de um professor: encontre um professor que esteja disposto a ser o orientador da liga. Eles podem fornecer orientação acadêmica e ajudar a garantir que a liga cumpra os requisitos acadêmicos.
  5. Registre a liga: para formalizar a liga, é necessário registrar-se na sua instituição de ensino. Verifique com o departamento de estudantes ou outra entidade responsável por registros de organizações estudantis para entender os procedimentos de registro.
  6. Organize a primeira reunião: uma vez que sua liga esteja registrada, organize uma reunião inicial para discutir os objetivos e atividades da liga. Nesta reunião, os membros podem eleger um conselho executivo e discutir projetos futuros.
  7. Divulgue a liga: divulgue a liga para outros estudantes e professores em sua instituição. Use as redes sociais, cartazes e e-mails para informar as pessoas sobre a liga e suas atividades.

Com esses passos, você pode criar uma liga acadêmica de sucesso e se aprofundar em um campo de estudo de sua escolha. Boa sorte!

Veja a relação das ligas acadêmicas com os eventos

As ligas acadêmicas têm um importante papel na criação e organização de eventos. Para você ter uma ideia, elas são uma das maiores realizadoras de eventos nas universidades. Eles podem ser criados tanto para os alunos e público interno da instituição de ensino, entre as ligas acadêmicas de outros cursos ou localizações, quanto para a comunidade em geral.

#DicaDoity: Hoje em dia é muito importante estar atento também ao universo online! Organizar um webinar, por exemplo, pode custar muito menos e apresentar muito mais vantagens. Clique aqui e conheça todas as possibilidades desse formato de evento!

Tendo isso em vista, tais atividades podem consistir em palestras, seminários, painéis e workshops para aprofundar conhecimentos específicos de uma disciplina, por exemplo, assim como em outras ações, como:

  • cursos;
  • gincanas;
  • jogos interativos;
  • congressos;
  • minicursos;
  • jornadas acadêmicas;
  • encontros das ligas acadêmicas;
  • fóruns das ligas acadêmicas.

Como vimos, a liga acadêmica é uma entidade criada pelos acadêmicos, sendo composta por alunos interessados no tema. Coordenada por um professor, envolve a criação de ações, estudos e eventos que beneficiam não só o aluno (pela experiência, vivência e agregando valor ao seu currículo), como também a comunidade em geral (pelos eventos e pesquisas). As ligas acadêmicas são um processo extremamente importante na formação dos alunos.

Neste post, você conferiu o que é e alguns motivos para participar de uma liga acadêmica. Se gostou do nosso texto, que tal agora saber como se destacar na faculdade?!

By Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exit mobile version