Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Música para eventos: não saia do tom e acerte na escolha

Música para eventos

A música tem capacidade de completar. Seja uma obra prima, como Let It Be, dos Beatles, sinfonia nº 9, do Beethoven, as inconfundíveis notas do piano de Águas de Março, do Tom Jobim, ou qualquer canção que te revele boas sensações. E no nosso universo não é diferente: você vai conhecer a importância da música para eventos e saber como a trilha sonora perfeita vai deixar tudo ainda mais incrível. 

A gente preparou um guia repleto de dicas para você entender como uma seleção musical vai fazer toda diferença no resultado final do seu evento. Com o perdão do trocadilho: vai dar ritmo à experiência do seu participante, deixar todo mundo mais envolvido, à vontade e ainda dar aquele gás na turma da organização, afinal, a máxima de que música é o alimento da alma bem que ajuda nessas horas!

Aceita o convite?! Prepara o som, continue a leitura e confira nesse texto: 

Música para eventos: como não ficar fora do tom

Não é porque a música é algo tão importante que não existem algumas regrinhas a serem seguidas – bom senso nunca é demais, além de ser de graça. Rsrsrs! É simples: que uma playlist bem construída vai deixar tudo melhor, nós concordamos, mas a linha do mau gosto pode ser tênue por fatores como o volume do som, ritmo, proposta e público. Portanto, dá uma olhada nas dicas pra não errar!  

Por que usar?

Além de causar uma boa impressão desde os primeiros contatos do participante com o seu evento – inscrição, atendimento, site etc -, o dia do evento é a cereja do bolo! Receber bem, ter um credenciamento ágil, manter um ambiente pra networking e uma programação cheia de conteúdo e atividades fazem parte da construção da experiência do participante – a Aline contou uns segredos incríveis aqui, dá uma olhada. E a música também integra esse pacote.

A memória musical das pessoas se confunde com a afetiva. Pense rápido: uma música que te lembre uma viagem, alguém querido, um amor, um amigo… Sem medo de generalizar: todo mundo tem alguma referência musical. Já pensou se seu evento entra pra essa coleção de bons momentos com notas inesquecíveis?! 

Os participantes, convidados e até seu time vai adorar, eu tenho certeza: a música é terapêutica e usá-la de forma adequada em um evento só tem vantagens: 

  • Ajuda a relaxar
  • Deixa as pessoas mais alegres
  • Diminui a sensação de espera 
  • Confraterniza
  • Torna o ambiente mais aconchegante
  • Evita ruídos de móveis, algum reparo necessário, barulhos externos etc

Onde usar?

Tudo vai depender do tipo de evento que você está organizando. O bom senso – ele de novo! – vai ser seu maior aliado no uso da música para eventos. Alguns ambientes são ideais independentemente do formato. A gente sugere esses três abaixo: 

Hall de recepção – A música vai dar as boas vindas a quem chega e já pode deixar o participantes com aquela ideia de que o dia promete ótimas surpresas.

Credenciamento – Uma trilha nesse espaço vai super te ajudar enquanto o participante aguarda crachá e o material e pode ser bem útil se, por acaso, houver algum problema com check in ou filas – faça de tudo para evitá-las!

Coffee break – Esse momento costuma ser de descontração, então, vale a pena dar play. Mas cuidado! Como é um lugar muito usado para networking e aquele bate-papo no intervalo, fique atento ao volume do som.

#DicaDoity – Uma ótima ideia é colocar músicas nos intervalos das palestras e/ou outras atividades do dia, como feira de negócios e exposições. Às vezes, sobra um tempinho pra se distrair e dá pra curtir um som legal. A depender do formato e plateia, cabe investir em iluminação e algum ritmo com mais energia.

Outra ideia é pensar em apresentações artísticas ao vivo, de voz e violão, ou até uma banda completa que poderá animar tanto o happy hour – mais abaixo eu conto uma experiência! -, quanto o encerramento do evento. A depender do porte, pense em fechar parcerias que viabilizem isso. Além de ser divertido, é mais um argumento para a venda de inscrições. E se quer saber mais, baixa o e-book abaixo! 

Saiba como bombar as vendas e lotar seu evento!

Confira as dicas no guia completo que preparamos para você!

Baixe aqui

Que ritmo usar?

O seu público é quem vai guiar a escolha das músicas. Porém, já saiba que não será possível agradar a todos, claro! Se o seu evento for mais formal, prefira músicas mais sóbrias, uma trilha instrumental, ou algo entre jazz, blues e soul para ambientes externos. MPB também é uma boa pedida para esse tipo de evento. 

Se a pegada do evento for mais descontraída, informal ou tiver um formato mais livre, como exposições, feiras, ou roadshows, considere músicas mais modernas, como eletrônicas, pop e artistas que estejam bombando no showbizz. O público costuma adorar! 

RD Summit: além de conteúdo, música

Considerado o maior evento de marketing e vendas da América Latina, o RD é um ótimo exemplo do uso de música para eventos. Em 2018 estive na sexta edição e deu pra conferir que eles pensam em cada detalhe! A música está presente desde o acesso ao evento até as maiores palestras. 

Mas o que chama mesmo atenção é que não há apenas o som: o hall de entrada tem iluminação, painéis de led, espelhos, gelo seco e todo – todo mesmo! – clima de boate a partir das 9h da manhã e durante todo o dia! Nas maiores arenas, entre um painel e outro, tem mais música em alto volume. Uma curiosidade: a organização está sempre animada e dançando, literalmente! 

Ao final de cada dia de evento, também rolam apresentações ao vivo e o happy hour é mais uma maneira de estimular o networking e a troca de conhecimento, enquanto todo mundo se diverte ao som de artistas em um palco montado próximo à praça de alimentação dentro do centro de convenções. 

Lembra que falei lá em cima sobre se adequar ao perfil e formato do evento? Embora possa parecer difícil de imaginar isso, tudo era super convergente com a proposta e, principalmente, com o propósito do participante se apaixonar pelas ideias e entrar de vez nos três dias de imersão. Vale a pena conhecer!

Música para eventos e o direito autoral

Toda criação, se registrada, tem a segurança da propriedade intelectual e dos direitos autorais. Se você vai executar músicas no seu evento e não quer ter problemas, é preciso enviar ao Ecad – Escritório Central de Arrecadação, órgão responsável por músicas executadas em locais públicos, toda a programação musical do evento, com o nome dos compositores e intérpretes de cada canção. 

A cobrança é feita a depender do período de uso de cada música, da situação e da forma que será reproduzida: arquivo digital ou ao vivo. Outra coisa que também conta para o valor do Ecad é se houve a cobrança de ingresso para o acesso ao evento, como em shows. O pagamento pode ser feito via boleto bancário e tudo é simples de resolver. A ideia é colaborar! Pra saber mais detalhes, visite o site do escritório. 

Playlist – Música para eventos

Surpresa! Preparamos uma playlist pra você abrir a mente e começar a elaborar as trilhas sonoras do seu evento. Como não sabemos o tipo de evento, público e como pretende usar as músicas, optamos por algo que não tem como errar: clássicos! Se seguir essas dicas, todos estarão bem servidos. Agora, é só aumentar a lista, equilibrar o som e ótimo evento para você! 

Ficou inspirado para escolher uma trilha que tem a cara do seu público?! A ideia é essa! Usar música para eventos é usar uma das melhores maneiras de deixar o participante se sentindo especial, satisfeito e quem sabe sair por aí cantarolando que seu evento foi incrível! Ah, se quiser saber mais sobre criar experiências positivas em eventos, baixa o e-book que fizemos com todo carinho pra você! 

Faça um evento incrível e conquiste o participante!

Surpreenda todo mundo com uma experiência única para quem participar do seu evento!

Baixar e-book

P.s.: Claro que escrevi esse texto ouvindo música! E você, também leu curtindo um som?! 🙂

nv-author-image

Fernanda Lins

Gerente de marketing e de conteúdo. Uma jornalista que já quis ser escritora, apaixonada por palavras, praia e futebol.