Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Confira dicas incríveis para produzir eventos inovadores

Quando o assunto é eventos inovadores logo vem à mente o uso da tecnologia. Sabe por quê? Utilizar recursos como ferramentas modernas ajuda a tornar os eventos mais atrativos e funcionais. Investir nessa área pode trazer um bom retorno financeiro já que agrega valor ao evento e traz ótima experiência para o participante.

Nesse texto você vai descobrir como dar um up na experiência dos inscritos e ainda conferir um #Top3 com alguns exemplos de organizadores que apostaram na inovação e colheram resultados incríveis. Aproveite todas as dicas e inspire-se. Boa leitura! 

Quer fazer eventos inovadores? A palavra da vez é experiência!   

Não é preciso ser super criativo para transformar o seu evento em uma experiência incrível. Muitos organizadores ainda não se preocupam tanto em estruturar uma programação inovadora ou criar um ambiente diferente para receber o participante de um jeito único. 

Como não existe muito investimento – principalmente em eventos de pequeno porte – mudanças sutis são muito mais fáceis de serem percebidas. Vamos listar algumas ideias criativas que você pode aplicar e se destacar! 

Boa leitura!

Local

Todo mundo sabe que para um evento acontecer é preciso reunir pessoas em um ambiente. Mesmo que a ideia seja fazer uma transmissão on-line é necessário estabelecer um ponto de acesso em comum para todos os participantes  encontrarem o conteúdo programado. 

Geralmente o inscrito cria uma expectativa em relação ao local, imagina como será a recepção, se o espaço será agradável e propício para networking. Aí a gente te pergunta, porque não aproveitar essa oportunidade para agregar valor ao espaço do evento? 

Em vez de escolher um auditório comum para realizar a sua palestra, por exemplo, que tal buscar um lugar que tenha a cara do seu evento? É um tipo de solução que demanda investimento consciente, você pode se planejar e encontra o ambiente certo, dentro do seu orçamento, claro. 

Ah! outra opção super válida e que ajuda a personalizar o local é investir em cenografia, decoração e iluminação. Se o seu evento vai tratar sobre tecnologia você pode utilizar telões e luzes coloridas, outra ideia é deixar a disposição totens para recarga de eletrônicos e assim estimular a convivência do pessoal sem deixar de lado a essência do evento. 

Programação

Uma programação atrativa, que fuja dos padrões convencionais também costuma fazer muito sucesso, por isso, mostre dinamismo ao participante. Inclua atividades extras, coffee break, selecione palestrantes de referência da área temática que vai abordar. Você também pode contratar uma atração ou realizar uma exposição – principalmente se o seu evento for de grande porte – para entreter nos intervalos e melhorar a experiência dos inscritos. 

Tecnologia

Outra forma de inovar é investir em um aplicativo específico para a programação do evento. Essa é uma ferramenta útil e que substitui os folhetos, que geralmente são entregues no credenciamento para ajudar o participante a se guiar e ter em mãos todos os horários das palestras, atividades, minicursos e todo o planejamento. Se quiser saber mais sobre isso, dá uma olhada aqui

A tecnologia ajuda muito nesse processo afinal, a maioria das pessoas utiliza o smartphone nos eventos, registram os momentos, compartilham e buscam informações. Se elas estão conectadas naquele momento, porque não deixá-las antenadas com a programação do seu evento? Isso facilita a vida do participante e de brinde elimina os custos com materiais gráficos. Ou seja, todo mundo ganha! 

Experiência sensorial

Talvez você nunca tenha parado para pensar que a maioria dos eventos trabalha exclusivamente com estímulos áudio-visuais. Slides, projeções, palestrantes, mesas redondas, stands, tudo pensado para ser visto e ouvido. Dificilmente o participante é convidado a tocar, provar e executar algo novo. Tá aí um espaço bacana para ser explorado.

Você pode investir em exposições interativas como realidade virtual – se o seu evento for de tecnologia, por exemplo, ou oferecer atividades dinâmicas para colocar o conhecimento adquirido nas palestras em prática, como aula de primeiros socorros, caso o evento seja da área da saúde. Existem várias maneiras de deixar tudo mais exclusivo e inesquecível!

Outra aposta que costuma funcionar muito bem é o investimento em um coffee break diferenciado. A dica é escolher um cardápio que faça referência à identidade do seu evento. Você também pode fechar parcerias com empresas que tenham uma ligação com a sua temática. Se for direcionado para um público jovem que tal oferecer energéticos? O alvo é mais conservador? Um cafezinho free pode agradar!

Tá difícil criar? 

Você pode estar se perguntando: é possível produzir eventos inovadores sem gastar muito? Como eu posso me destacar no meio de tantas ideias que já foram colocadas em prática? Calma, a gente te explica. Hoje em dia para inovar é preciso reciclar. Ter ideias que nunca foram pensadas é muito difícil, mas você pode se inspirar no que deu certo e adequar de acordo com a necessidade do seu evento. 

Aqui vai uma lista de eventos inovadores que deram certo e podem ser esse ponta pé inicial para refrescar a sua mente. Clica e confere o site desse #TOP3! 

Para produzir eventos inovadores o segredo é observar os detalhes. Que tipo de experiência está faltando nos outros? Tire um tempinho para analisar o mercado e perceba as brechas. É ali que você vai se destacar! E aí, gostou da leitura? Que tal descobrir quais são as tendências de tecnologia para eventos inovadores em 2019? A gente preparou esse texto para te apresentar 6 delas. Vale a pena conferir!

nv-author-image

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas