Equipe do blog, Talkstars
Todo o processo de organização exige que sejam feitas muitas escolhas, e uma das mais importantes é a dos palestrantes para eventos online. E essa pode representar o sucesso ou o fracasso da produção!
Independentemente da quantidade de pessoas que vão participar do seu evento, quem está nos bastidores tem uma tarefa difícil, a de fazer a escolha correta.
É necessário muitas pesquisas e análises de uma série de fatores para identificação de palestrantes para eventos online ideais. Vale lembrar que nem sempre o mais barato ou mais famoso é a melhor opção para a sua necessidade!
Sabendo disso, listamos as melhores práticas para auxiliar, você, neste desafio.
Quais são os pontos a serem observados no perfil de palestrantes para eventos online?
Antes de iniciar a pesquisa do palestrante ideal é necessário entender primeiro o perfil do seu público. Pode parecer até clichê passar essa informação para você, porém, acredite, têm muitos eventos errando nesse item!
Por isso, procure entender quais as motivações dele, suas dores, quais os conteúdos que consomem, se ele é mais visual ou não. A partir dessas informações fica muito mais fácil encontrar o perfil de palestrante ideal!
Depois dessa análise, você precisa observar alguns pontos como:
- Qual o objetivo pretende alcançar com o conteúdo para o seu público?
- Vai ter despesas para contratar um palestrante?
- O palestrante será famoso ou não?
- O palestrante precisa ter experiência em uma ferramenta específica de eventos online?
- O palestrante em análise demonstra domínio sobre o tema escolhido para o seu evento online?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas e analisadas antes de começar as pesquisas para que você não perca tempo, dinheiro e não tenha prejuízo em seu evento online!
Além disso, observe se o perfil do palestrante em questão se relaciona com o conteúdo e objetivo do seu evento online. Pois há vários profissionais que já possuem algo pronto, e isso é pode prejudicar a satisfação da sua audiência.
#DicaDoity: Você sabia que o Webinar é o formato perfeito para começar a organizar eventos online? Clique aqui e conheça todas as suas possibilidades!
Onde encontrar palestrantes para eventos online?
Essa etapa normalmente é a mais demorada, pois envolve muita prática, conversas e dúvidas também! Porém, existem alguns canais que podem facilitar o acesso para encontrar o palestrante ideal.
Abaixo estão listados alguns canais que você pode encontrar palestrantes para eventos online:
Indicação
Sem dúvidas a indicação é o meio mais confiável de você pesquisar essa atividade, pois a pessoa indicada, certamente, já foi assistida ou contratada por quem a indica. Porém, as tentativas de contato e o tempo de resposta para obtenção das informações principais é muito mais lento, e para quem trabalha com eventos, cada minuto é precioso.
O Linkedin é a rede corporativa mais utilizada entre profissionais do mercado em qualquer cargo e função. Pois, através dela é possível fazer conexões e até enviar uma mensagem direta. No entanto, não é uma ferramenta específica para encontrar palestrantes.
O Instagram é uma das redes socias mais queridinha dos últimos tempos. Isso porque tem crescido o número de pessoas que utilizando essa rede para fins profissionais. A vantagem é que você pode ver algumas fotos e vídeos, como também comentários sobre o profissional. No entanto, ela não é uma rede específica e, por isso, confiável para contratação.
Agência de palestrante
Normalmente, quando não encontramos nenhum contato ou não temos ideia de onde buscar um profissional, os bancos de palestrantes são boas opções, porém a demora da resposta, a burocracia e o timing, tornam a opção não muito atrativa.
Talkstars
Nessa lista não poderemos deixar de fora o marketplace da Talkstars, a grande vantagem entre as outras é que a tecnologia ajuda você a ser mais produtivo e eficiente através de filtros inteligentes. Além disso, o retorno da resposta dos palestrantes é muito mais rápida. Se você quiser saber mais sobre como a Talkstars pode te ajudar é só clicar aqui!
O que eu preciso levar em consideração antes de fechar a parceria?
Antes de fechar qualquer acordo de parceria é necessário tirar algumas dúvidas. Assim, você não corre o risco de ter surpresa desagradáveis no dia do evento! Para isso é recomendável que você faça uma ligação de alinhamento antes de fechar qualquer contrato, para que não fique nenhuma dúvida entre você e o palestrante.
É nesse momento você deve observar se o profissional conhece a ferramenta que será utilizada e se ele já trabalhou com o formato de evento que você está planejando.
Além disso, não esqueça de verificar se o palestrante possui uma conexão de internet adequada para o evento. E, a depender do formato do evento online, é preciso alinhar até a forma dele se vestir. Todos esses pontos são extremamente importantes!
O grande desafio do digital é utilizar a tecnologia para transmitir o conteúdo, mas não perder a humanização. E para te ajudar nessa missão, vou deixar logo abaixo um checklist:
- O palestrante dispõe de uma conexão de internet com boa qualidade?
- A iluminação do local é de boa qualidade?
- O palestrante já definiu como será a interação com o público?
- O conteúdo terá apoio de apresentações gráficas?
- O palestrante possui um artigo, vídeo, lives algo referente ao conteúdo que vai abordar?
Essas perguntas são apenas sugestões de perguntas que podem ser feitas durante a conversa de alinhamento. Lembre-se que o seu evento é único e, por isso, fique à vontade para direcionar a conversa da maneira que achar conveniente. O importante é que ninguém saia dessa reunião com dúvidas!
#DicaDoity: Se você deseja fazer um evento um pouco mais curto e objetivo, talvez a melhor opção seja organizar um workshop. Clique aqui e saiba tudo sobre esse formato!
Como fazer a proposta e fechar a parceria?
Há várias possibilidades de você criar parcerias com os palestrantes. E não se esqueça, nem sempre o palestrante mais caro é o melhor! Tudo depende do objetivo do seu evento.
Em muitos casos, por exemplo, o evento pode não dispor de capital para contratar os palestrantes. Porém, uma das alternativas nesse tipo de negociação é oferecer algo de valor para o profissional como, por exemplo:
- Geração de leads, se o evento online for aberto ao público;
- Disponibilização de todo o material gravado – para que o palestrante possa utilizar em suas redes sociais ou da maneira que achar válida;
- Divulgação de produto/serviço durante o evento.
Caso você tenha interesse e budget disponível para a contratação de palestrantes para eventos online, irei passar a estimativa do que o mercado está cobrando atualmente:
- Palestrantes de mercado: R$1.000 a R$5.000;
- Palestrantes renomados: Acima de R$10.000.
Esses valores são apenas uma estimativa do mercado, já que tudo vai depender da quantidade de pessoas e do formato do seu evento, por exemplo.
Mas, independentemente se o palestrante é pago ou gratuito, você precisa fazer um contrato. Isso traz segurança para ambos, já que nessa negociação estão envolvidas outras questões importantes como direito de imagem, por exemplo.
O que fazer depois que o evento online terminar?
É muito importante ter um feedback do seu público sobre todo o evento e, claro, sobre os palestrantes. Então, verifique se a sua audiência gostou ou não, se a didática utilizada pelo profissional foi boa, através de uma pesquisa de satisfação, por exemplo.
Por isso, aproveite o pós-evento para entender o que deu certo e o que pode melhorar na sua próxima edição!
Agora que você já sabe como contratar bons palestrantes para eventos online, que tal aprender sobre os benefícios de uma plataforma para eventos? Clique aqui e aprenda como escolher a melhor!