Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Os principais sites para encontrar artigos científicos

Os principais sites para encontrar artigos científicos

Todo estudante universitário sabe que no decorrer da sua vida acadêmica vai se deparar com a necessidade de encontrar bons sites de artigos científicos para buscar referências e fundamentar os seus trabalhos.  

Nessas horas é comum que a primeira fonte de busca que venha à cabeça seja o Google, mas ele não é um site especializado em artigos científicos e pode além de limitar a sua pesquisa, trazer fontes pouco confiáveis e sem filtro de informações.

Para te ajudar a encontrar uma base de dados científicos confiáveis e enriquecer os seus trabalhos com o que há de melhor em artigos e periódicos, listamos os principais sites de pesquisa nacionais e internacionais.

Ficou curioso? Continue a leitura!

Scielo

scielo

O Scientific Electronic Library Online (Scielo), possui uma seleção de periódicos e artigos científicos de países da América do Sul, Europa e África. O acervo da biblioteca eletrônica é enorme, com mais de 570 mil artigos dos mais diversos assuntos, a ferramenta tem suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Por isso e muito mais, ele ocupa o primeiro lugar da nossa lista!

Clique aqui para conhecer!

Scopus

scopus

Se o seu foco é encontrar um grande acervo de artigos científicos, resumos e citações, você precisa conhecer o Scopus. Ele é o maior banco de dados desse segmento, suas revistas, livros e publicações abrangem temáticas ligadas à ciência, tecnologia, artes e muito mais. Além disso, as pesquisas desse site são submetidas à revisão por pares – isso significa que 2 avaliadores revisam os artigos antes de aprová-los – o que deixa o processo muito mais seguro. O site é inteligente e oferece ferramentas de monitoria, análise e visualização didática – inclusive, são muito elogiadas pelos estudantes.

Clique aqui para conhecer!

Google acadêmico

google-academico

Quem diria que o Google ofereceria uma ferramenta específica para encontrar artigos científicos e outros tipos de produção acadêmica? No Google Acadêmico é possível encontrar periódicos, artigos acadêmicos, jornais universitários, anais de eventos e até trechos de livros acadêmicos de uma forma bem simples. A ferramenta é uma das mais usadas pelos estudantes exatamente pela quantidade de informação disponível. Um ponto negativo, é que o site não oferece filtro de pesquisa, como por exemplo, por área de conhecimento.

Clique aqui para conhecer!

Science direct

science-direct

É uma plataforma da Elsevier – maior editora de literatura médica do mundo. Voltada para estudantes e profissionais da área da saúde, o site disponibiliza trabalhos e artigos com temática científica, técnica e revistas internacionais – todos revisados por pares de avaliadores. Lá, é possível realizar as pesquisa de maneira intuitiva, baixar a maioria dos materiais de forma gratuita e o melhor, depois da leitura dos artigos, você pode salvá-los sem problemas.  

Clique aqui para conhecer!

Periódico CAPES

capes

O periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual com o melhor da produção científica nacional online. A ferramenta é super completa e disponibiliza artigos científicos, livros, enciclopédias e conteúdo técnico como normas e estatísticas, além de material audiovisual. Bom, né?

Clique aqui para conhecer!

BDTD

bdtd

BDTD faz referência a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Integra várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras e, por isso, disponibiliza um grande número de trabalhos acadêmicos no seu acervo. O Ibict – criador e coordenador do projeto – estimula o cadastro e a publicação das teses e dissertações disponíveis no site. O bacana é que as publicações podem ser visualizadas aqui no Brasil e fora do país – uma ótima chance de aumentar a visibilidade dos estudantes, profissionais e pesquisadores.  

Clique aqui para conhecer!

SiBi

sibi

É uma base de dados com mais de 16.000 periódicos, artigos científicos, livros e revistas de diversas áreas de conhecimento. A biblioteca digital foi criada pela USP e abrange todas as publicações científicas da universidade. A SiBi também disponibiliza trabalhos de parceiros externos – outras instituições de ensino qualificadas como referência no ramo de pesquisa.  

Clique aqui para conhecer!

Science.gov

science.gov

Foi criado pelo governo norte-americano para facilitar o processo da pesquisa científica nas universidades. Conta com o suporte de agências e órgãos dos Estado Unidos para abastecer o seu banco de dados. Possui um acervo enorme que dá acesso a sites de mais de 12 agências federais. Além disso, o site – que é considerado o portal da ciência – possui versões em inglês e espanhol.  

Clique aqui para conhecer!

World Wide Science

World-Wide-Science

Este site te dá acesso a base de dados e portais científicos de vários países dos mundo. Sua pesquisa é rápida e de fácil leitura, já que os resultados – independente da língua original – são traduzidos simultaneamente para o idioma desejado. Seu foco principal são as áreas da ciência, medicina, agricultura e tecnologia. Os resultados das pesquisas são classificados por relevância e todo o seu conteúdo científico é confiável e eficiente.

Clique aqui para conhecer!

Scholarpedia

Scholarpedia

A ideia é inspirada na enciclopédia livre – Wikipédia. O site traz textos acadêmicos e artigos científicos gratuitos, escritos e revisados por especialistas do mundo inteiro. Os artigos ficam disponíveis para leitura online e cada um é devidamente assinado pelo seu autor, facilitando a identificação.   

Clique aqui para conhecer!   

Esses sites são super confiáveis, cheios de conteúdo relevante, informação de caráter científico nacional e internacional e vão te ajudar a encontrar as melhores referências para os seus trabalhos acadêmicos gratuitamente e sem sair de casa.

Agora, você tem tudo o que precisa para escrever os melhores artigos científicos, é só praticar!

Ah, e quer uma dica para deixar sua vida acadêmica ainda mais proveitosa? Organize eventos na faculdade!

Além disso, é muito importante também conhecer o potencial dos eventos acadêmicos e científicos! Por isso, clique aqui e conheça todas as possibilidades que esse universo oferece!

.

Agora que você já sabe quais são os principais sites para realizar uma busca eficiente, de artigos científicos. Que tal, aprender como ter sucesso na escrita dos seus trabalhos? Fizemos esse material especialmente para você, clique e baixe gratuitamente!

Manual completo para organizar os melhores eventos acadêmicos

Guia feito por especialista para planejar, executar e entregar um evento acadêmico ou científico com sucesso.

Baixe aqui
nv-author-image

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas